GPS - Actualmente, o que comprar?

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

GPS - Actualmente, o que comprar?

Mensagempor rl_feliciano » terça abr 13, 2010 10:43 am

Boas

Uma vez que a pesquisa no forum revelou tópicos algo desactualizados, resolvi colocar novo post, com o intuíto de perceber o que existe actualmente no que diz respeito a GPS.
Penso ser um post util, na medida em que as coisas evoluiem e outros colegas poderão deparar-se com a mesma dificuldade.

Assim, preciso de um GPS com mapas da Europa, e apesar de já ter umas noções do que existe, não aprofundei a parte tecnica, pelo que não estou certo do que deverei valorizar numa perspectiva de actualização futura do aparelho.

Não preciso do ultimo grito. Neste momento previligio a relação custo/funcionalidade, sendo que com o tempo irei aprendendo a lidar com a máquina e a evolui-la (se possível) e na medida das necessidades.

É para uso quase exclusivo na autocaravana (e eventual uso a pé nos destinos turisticos), e queria algo a rondar os 100-150€.
Não estou com muita vontade de gastar muito dinheiro anualmente com actualizações, apesar de não estar fora de questão (não sou grande adepto de piratarias...embora não seja santo).

Logicamente que não existem coisas perfeitas...sei que os TOMTOM dão para carregar pontos de interesse, etc. Já vi várias referencias positivas aos navigon...
Interessam-me facilidades como saber onde é que poderei fazer a manutenção da caravana na europa (abastecer água, desejar resísuos), onde é aconselhável pernoitar etc, e logicamente fiabilidade nas direcções.

Aos mais entendidos, conselhos?
Um abraço
Ricardo Feliciano
rl_feliciano
 
Mensagens: 14
Registado: segunda abr 05, 2010 2:30 pm

GPS

Mensagempor Paulo MB » terça dez 28, 2010 5:39 pm

Caro rl_feliciano,
Tenho um NDrive com mapas de toda a Europa e dentro do preço que indica. Não traz de origem coordenadas para áreas de serviço. Tive de carregar nos favoritos o ficheiro (só com as portuguesas) disponível neste fórum. Sempre que conheço mais uma, coloco-a à mão.
Se houver quem conheça melhor processo, agradeço.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Mensagempor ahlagos » terça dez 28, 2010 9:14 pm

Depois de ter tido um garmin e de agora ter um TOMTOM topo de gama, considero que a cartografia da GArmin é muito mais completa e fiável (não sugere itenerários por vias proibidas) e o Garmin tem a opção veículo pesado, que evita encaminhar-nos para ruas estreitas, onde passa um carro mas não uma autocarava!
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Mensagempor Duarte » quarta dez 29, 2010 12:05 am

ahlagos Escreveu:Depois de ter tido um garmin e de agora ter um TOMTOM topo de gama, considero que a cartografia da GArmin é muito mais completa e fiável (não sugere itenerários por vias proibidas) e o Garmin tem a opção veículo pesado, que evita encaminhar-nos para ruas estreitas, onde passa um carro mas não uma autocarava!


Olá Boa Noite

Não é a cartografia da garmin que é mais completa e fiável do que a do tomtom.
É sim a cartografia da navteq que é mais fiavel do que a cartografia da teleatlas. O garmin usa cartografia da navteq e tomtom da teleatlas. O navigon por exemplo têm cartografia da navteq e também tem o sistema de opção de pesados, mas isso para nós têm um senão é que nos tira a componente cénica da viagem encaminhando-nos sempre pelas vias mais largas e por vezes fazendo-nos percorrer muitos mais quilometros.
Nada como ter 2 Gps com as duas cartografias (Navteq e Teleatlas) e navegar com os dois ao mesmo tempo :D e ai vamos constatar que há varias diferenças.
Em termos de calculo de rotas todos os softwares são mais ou menos fiáveis desde que minimamente tenham um mapa actualizado. Não vejo que o garmin possa calcular melhor as rotas do que outros softwares.

Agora há softwares que calculam ao mesmo tempo várias alternativas para um determinado destino e isso é bom pois dá-nos a possibilídade de escolher o itinerário que melhor nos serve como o caso do navigon My Routes.
Imagem

Outro software é o iGO8 com a Skin Gurjon que faz o melhor dos 3 mundos sim eu disse 3 mundos pois podemos instalar no iGO 8 para além da cartografia Navteq, a Teleatlas, também a cartografia Top Map que é especialista nos paises do Leste.
Imagem

Para alem disso o iGO8 têm ainda muitas mas funções como por exemplo o multicalc\multidraw que têm a mesma função do My Routes do Navigon.
Podem ver na imagem em baixo (que tem vários quadros) o iGO8 a trabalhar com uma Skin baseada na Skin Dimka e muito parecida á Gurjon Skin e que tem por nome diMkaMegaduck99_v1142
Imagem

Para mim este iGO8 aliado a estas skins são o melhor dos 3 mundos como disse é o meu software de eleição, pois para alem de poderem usar vários tipos de cartografias fazem tudo os que os outros fazem e ainda tem a vertente gráfica que é superior a todos os outros sofwares do mercado , não esquecendo que os graficos também têm o relevo do terreno a 3D bem como os edificios e os monumentos a 3D nas principais cidades.

Softwares que usam Navteq:
iGO8
Garmin
Gamba
Destinator 9
Magellean
Becker
Dell
Airis
Falk
IGN
Magellan
Medion
Packard Bell
Navigon
Nokia
Route 66
JVC
Mondialcom
Panasonic
Pioneer
Sony
VDO Dayton

Gps com Teleatlas:
Blaupunkt TravelPilot
VDO Dayton
Tomtom
Mio
Navman
Automapa
Mireo
iGO8
Ndrive possui mapas Teleatlas / Infoportugal (para o mapa português) e os novos são também Navteq

Bem esta é a opinião do Guru do GPS
Duarte
Guru do GPS
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor spinto » quinta jan 20, 2011 10:39 pm

Na secção Noticias (penultima pagina) desta edição da revista VIAJAR em autocaravana, fala num GPS especifico para autocaravanistas com rotas adequadas.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Mensagempor txinho » sexta jan 21, 2011 11:00 am

Bom dia a todos,

Caro companheiro Duarte,
No meu caso detenho um gps Ndrive G800 com somente os mapas IBERIA TA, e PORTUGAL IP (não sei a razão pelo que tenho os dois já vinha assim), á cerca de 2 ano actualizei para a versão 9 e juntamente a actualização dos mapas. Desde de 2010 existe a versão 10 que actualiza os mapas que tenho, no caso até estava a pensar em adquirir mais o mapa de França (na altura a minha opção recaiu sobre o Ndrive pelo facto de poder adquirir somente os mapas que ia necessitando).
Posto isto solicito ajuda, devo ou não actualizar para a nova versão bem como os mapas ou devo optar pela troca do gps, se sim qual seria melhor.
Abraço
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Mensagempor Duarte » sexta jan 21, 2011 3:33 pm

Olá companheiro
Acho que não precisa de trocar de GPS.
Deve fazer a actualização para a versão 10 pois acho que os novos mapas rodam na versão 10 são muito mais actualizados.
O Ibéria TA quer dizer que o mapa é teleatlas e IP infoportugal.
Por favor consulte a sua caixa de mensagens.

Duarte
Guru do GPS
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor Amendoeira » sexta jan 21, 2011 8:59 pm

Boa noite companheiro txinho.

Relativamente ao Ndrive, posso informar que tinha a V9 no meu PDA e fiz a cerca de 2 semanas a actualização para a V10 e digo-lhe que estou muito desiludido com a mesma.

A nível de cobertura de mapas não dei por diferença na cobertura e a nível de planeamento piorou em todos os sentidos. Actualmente se não cumprir a rota planeada a única coisa que ele faz e mandar fazer informação de marcha sem se adaptar ao novo percurso. Acho que também ficou mais lento nos vários menus, perdeu a opção de actualizar o trânsito (ou pelo menos não consigo dar com ela) e a parte dos monumentos a 3D também não está lá grande coisa.

acho que sinceramente que não vale a pena fazer a evolução, e se quiser trocar, no meu ponto de vista o melhor acaba por ser o Tomtom, pela qualidade dos equipamentos em si, facilidade e fiabilidade de utilização.

Espero ter ajudado.
Amendoeira
 
Mensagens: 74
Registado: sexta set 12, 2008 8:54 pm
Localização: Azambuja

Mensagempor nelsontiago » quinta fev 03, 2011 7:01 pm

Duarte,

Está-me a falhar é onde encontrar aparelhos com esse Software IGO8, ou são aparelhos da propria IGO8? é que procurei na Pixmania e só la vejo Garmin, TomTom, Mappy, Navigon e Takara.

Já agora, ninguem usa a solução Portátil + antena GPS + software(qualquer q seja ele)?
Avatar do Utilizador
nelsontiago
 
Mensagens: 58
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm
Localização: V.N. Santo André

Mensagempor Duarte » quinta fev 03, 2011 9:12 pm

nelsontiago Escreveu:Duarte,

Está-me a falhar é onde encontrar aparelhos com esse Software IGO8, ou são aparelhos da propria IGO8? é que procurei na Pixmania e só la vejo Garmin, TomTom, Mappy, Navigon e Takara.

Já agora, ninguem usa a solução Portátil + antena GPS + software(qualquer q seja ele)?


Olá
Qualquer pda com windows mobile roda o iGO8 ou um Pna com o WinCE 5 ou WinCE 6 ou no iPhone.
O Takara usa o IGo8 mas atenção costuma trazer versoes muito desactualizadas e alguns são exquisitos para actualizar.

Com um telefone pda com gps embutido pode ter vários softwares de gps ao msmo tempo nomeadamente Tomtom, iGO8, automapa, etc.
Para PC existe o Automapa que por sinal é bem bom, pena é que seja um software feito mais para o mercado alemão e polaco e não tem menus em PT bem como vozes.
Já vi algures uma versão modificada do iGO8 rolar em PC. :D

A surpresa por vezes está nas mensagens :idea: :twisted:




Duarte
Guru do GPS
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor nelsontiago » quinta fev 03, 2011 9:31 pm

Pois é, enquanto esperava por uma resposta andei a ler por ai e já tinha quase chegado à conclusão que o IGO8 é para PDA's. Ora tendo em conta que as minhas compras de telemoveis baseiam-se em ir à loja e fazer a seguinte questão:

-Qual é o Nokia mais barato que têm?

já é o segundo q compro nestes termos e aconselho vivamente, a bateria dura eternidades, mesmo considerando a muito útil lanterna que eles trazem. 8)

explicado isto, o IGO8 tá fora de questão para mim.

Estou a considerar o NAVIGON 70 PLUS que está na pixmania ( http://www.pixmania.com/pt/pt/6052626/art/navigon/gps-70-plus-europa.html ) a 165eur. Penso estar a fazer uma boa compra, mas agradeço comentários.

Já agora mais uma dúvida quanto aos ecrãs;

- 3,5" (Não será pequeno demais?)
- 4,3" (Será que chega?)
- 5" (Grande demais, ou quanto maior melhor?)

este q estou a considerar tem um ecrã de 5"
Avatar do Utilizador
nelsontiago
 
Mensagens: 58
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm
Localização: V.N. Santo André

Mensagempor Duarte » quinta fev 03, 2011 9:48 pm

nelsontiago
Consulte a sua caixa de mensagens pessoais do forum :idea:
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor cookie » sexta fev 04, 2011 9:57 am

vou dar o meu testemunho pessoal:

tenho um nokia 5230 com GPS integrado e estou muito satisfeita com o telefone. o único senão é que não tem wifi mas de resto impecável e os mapas do GPS nokia são gratuitos (para todo o mundo).

ando com um aparelho apenas (não é todo XPTO) e serve perfeitamente.

já o usei na finlândia, estónia, espanha, frança e portugal e até agora tudo tem funcionado bem.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor barradas » sexta fev 04, 2011 3:02 pm

cookie Escreveu:vou dar o meu testemunho pessoal:

tenho um nokia 5230 com GPS integrado e estou muito satisfeita com o telefone. o único senão é que não tem wifi mas de resto impecável e os mapas do GPS nokia são gratuitos (para todo o mundo).

ando com um aparelho apenas (não é todo XPTO) e serve perfeitamente.

já o usei na finlândia, estónia, espanha, frança e portugal e até agora tudo tem funcionado bem.

boas camarada cookie tb tenho um mas de vez em quando cobra-me €s e nao entendo o porque!
barradas
 
Mensagens: 30
Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm
Localização: evora

Mensagempor cookie » sexta fev 04, 2011 3:12 pm

barradas Escreveu:
cookie Escreveu:vou dar o meu testemunho pessoal:

tenho um nokia 5230 com GPS integrado e estou muito satisfeita com o telefone. o único senão é que não tem wifi mas de resto impecável e os mapas do GPS nokia são gratuitos (para todo o mundo).

ando com um aparelho apenas (não é todo XPTO) e serve perfeitamente.

já o usei na finlândia, estónia, espanha, frança e portugal e até agora tudo tem funcionado bem.

boas camarada cookie tb tenho um mas de vez em quando cobra-me €s e nao entendo o porque!


isso aconteceu-me... em frança!!! tive uma surpresa considerável com a conta de roaming mas agora já sei como fazer.

vá a:
aplicações > localização > posicionamento > métodos de posicionamento e mantenha activada apenas a opção GPS integrado.

irá demorar um pouco mais a apanhar o sinal mas assim funciona apenas com os mapas que tem em memória e já não lhe aparecerão gastos surpresa do roaming/rede.

apenas um conselho: se precisar do gps para uma viagem, 10 min. antes de arrancar, active o GPS para que o mesmo já tenha sinal no momento do arranque. normalmente não demora tanto tempo mas convém dar uma folga.

experimente.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Próximo

Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes