Televisão digital terrestre TDT

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Mensagempor cookie » terça jun 22, 2010 7:48 pm

a nossa televisão da AC não tem porta USB... alguém sabe se existem adaptadores para estas situações?

não sei o nome da entrada/ficha que a tv tem :oops:
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

TDT

Mensagempor psalreta » terça jun 22, 2010 8:32 pm

A televisão não precisa de ter entradas USB, basta ter entrada scart, que praticamente todas as tv´s têm. O descodificador TDT liga-se à TV por essa Scart e o fio da antena liga-o no descodificador. Quando falei em entrada USB era no descodificador TDT, um extra que permite gravar os programas numa "pen".
Paulo J. Salreta
Amadora
Avatar do Utilizador
psalreta
 
Mensagens: 263
Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm
Localização: Amadora

Mensagempor lino » terça jun 22, 2010 8:38 pm

txinho Escreveu:Boa Tarde a todos,

Peço desculpa pela insistencia mas como estou prestes a colocar uma antena na minha AC, e se bem percebi desde que tenha recepcção UHF capta a TDT, certo?
Desde já obrigado pela ajuda

Saudações

Não é bem assim!
Ao comprar a antena pergunte se ela vem preparada para digital!
Eu comprei o ano passado uma antena da marca Teleplus que já vem preparada para captar tdt!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor Fernando Dias Silva » terça jun 22, 2010 9:14 pm

lino Escreveu:
txinho Escreveu:Boa Tarde a todos,

Peço desculpa pela insistencia mas como estou prestes a colocar uma antena na minha AC, e se bem percebi desde que tenha recepcção UHF capta a TDT, certo?
Desde já obrigado pela ajuda

Saudações

Não é bem assim!
Ao comprar a antena pergunte se ela vem preparada para digital!
Eu comprei o ano passado uma antena da marca Teleplus que já vem preparada para captar tdt!


Boas

Para esclarecer as dúvidas. Qualquer antena preparada para recepção UHF e em que a largura de banda contemple até ao canal 69 e os 842 MHZ é indicada para a TDT em Portugal. É importante também os níveis de décibeis, que quanto mais altos melhor. As Teleplus são bastante boas.

Mas para quem se quer já aventurar para ter TDT na sua autocaravana (eu já tenho), neste momento do campeonato tem de ter em consideração 3 importantes factores para ter uma boa recepção:

- o sinal TDT ainda não é estável e forte o suficiente em determinados locais;
- verificar o tipo de antena que temos na autocaravana e se é a ideal para a recepção;
- verificar as ligações e conectores - para não haver perda se sinal.

Se tivermos a certeza que temos todo o equipamento necessário e em bom estado, e não conseguirmos (num determinado local) receber o sinal TDT em condições, então a "culpa" é da potência do sinal. Teremos que esperar que melhore a cobertura a 100% no território nacional.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor txinho » quarta jun 23, 2010 1:39 pm

Antes demais obrigado a todos pela explicação.

Companheiros tendo em conta que já usam, será possivel enviarem-me a referencia das antenas, assim poupo tempo na busca e evito meter os pés pelas mãos :wink: :lol: , pois pelo que já pesquisei algumas que não têm o simbolo TDT, tambem podem ser compativeis.

Obrigado

Saudações



Fernando Dias Silva Escreveu:
lino Escreveu:
txinho Escreveu:Boa Tarde a todos,

Peço desculpa pela insistencia mas como estou prestes a colocar uma antena na minha AC, e se bem percebi desde que tenha recepcção UHF capta a TDT, certo?
Desde já obrigado pela ajuda

Saudações

Não é bem assim!
Ao comprar a antena pergunte se ela vem preparada para digital!
Eu comprei o ano passado uma antena da marca Teleplus que já vem preparada para captar tdt!


Boas

Para esclarecer as dúvidas. Qualquer antena preparada para recepção UHF e em que a largura de banda contemple até ao canal 69 e os 842 MHZ é indicada para a TDT em Portugal. É importante também os níveis de décibeis, que quanto mais altos melhor. As Teleplus são bastante boas.

Mas para quem se quer já aventurar para ter TDT na sua autocaravana (eu já tenho), neste momento do campeonato tem de ter em consideração 3 importantes factores para ter uma boa recepção:

- o sinal TDT ainda não é estável e forte o suficiente em determinados locais;
- verificar o tipo de antena que temos na autocaravana e se é a ideal para a recepção;
- verificar as ligações e conectores - para não haver perda se sinal.

Se tivermos a certeza que temos todo o equipamento necessário e em bom estado, e não conseguirmos (num determinado local) receber o sinal TDT em condições, então a "culpa" é da potência do sinal. Teremos que esperar que melhore a cobertura a 100% no território nacional.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta jun 23, 2010 8:52 pm

Boas

Antena Teleplus:

Imagem

Antena TELEPLUS com amplificador 12/220V

Banda 88-890Mhz

Ganho de 36db
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor txinho » quinta jun 24, 2010 1:31 pm

Boas
Muito obrigado pelo exemplificativo, já poupei o tempo de procura :lol:

saudações
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

TDT França

Mensagempor Mcas » quinta set 09, 2010 11:10 pm

Quando em Agosto andei por França reparei que tinha Tv numas regiões e não noutras. Intrigado, descobri agora que passei por departamentos que já tinham TDT... e outros não.
Portanto, acho que vou tentar encontrar um descodificador adequado... Entretanto aqui vai o quadro de distribuição por regiões e datas.
Imagem


Boas viagens pelo país do galo!!
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor cookie » sexta set 10, 2010 9:11 am

uma pergunta:

para quem ainda não comprou o descodificador e quer ligá-lo à tv da AC, existe algum descodificador que não precise de ser ligado a uma fonte de alimentação, usando este a energia da própria televisão?

os que vimos até agora só funcionam a 220...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor RMartins » sexta set 10, 2010 2:01 pm

Boa Tarde companheiros!

Aproveito para perguntar como saber se a Tv aceita alimentação por 12v ou só 220v

Por exemplo não fazia a minima ideia que as Grundig que neste post falam aceitavam alimentação a 12v.


Cumprimentos,
RMartins
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Mensagempor ZecaSantos » sexta set 10, 2010 2:13 pm

Companheiros,

RMartins, as TV para funcionar a 12V normalmente não trazem a ficha convencional para os 220V, mais sim um transformador, e tem no aparelho um "buraquinho" redondo para a respectiva ficha, por isso o fio é cortado montada uma ficha de isqueiro e ligar directamente aos 12V. Atenção ao montar a ficha não inverter a polaridade e ver se a polaridade do isqueiro está correcta.

No mercado também já apareceram uns aparelhos a 16V o que para nós não serão os mais indicados porque iria obrigar o uso de um conversor.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor Mcas » sexta set 10, 2010 11:24 pm

Para Cookie e outros...
Seguindo este link encontram-se uns descodificadores que se ligam à tomada Scart e que não precisam de outra fonte de alimentação. A questão é saber se os há cá...

http://www.priceminister.com/offer/buy/ ... e-TNT.html
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor spinto » sábado set 11, 2010 8:31 am

Mcas Escreveu:Para Cookie e outros...
Seguindo este link encontram-se uns descodificadores que se ligam à tomada Scart e que não precisam de outra fonte de alimentação. A questão é saber se os há cá...

http://www.priceminister.com/offer/buy/ ... e-TNT.html


ATENÇÃO que este tipo de receptores são para mpeg2 e não funciona no nosso sistema que é mpeg4.
Estes receptores só funcionam em espanha e até se compra mais barato.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Mensagempor cookie » sábado set 11, 2010 8:40 am

spinto Escreveu:
Mcas Escreveu:Para Cookie e outros...
Seguindo este link encontram-se uns descodificadores que se ligam à tomada Scart e que não precisam de outra fonte de alimentação. A questão é saber se os há cá...

http://www.priceminister.com/offer/buy/ ... e-TNT.html


ATENÇÃO que este tipo de receptores são para mpeg2 e não funciona no nosso sistema que é mpeg4.
Estes receptores só funcionam em espanha e até se compra mais barato.


:roll: :roll: e não haverá para mpeg4?
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor Paulo » sábado set 11, 2010 11:05 am

Bom dia,

Comprei em Espanha um descodificador para MPEG2 e custou-me num hipermercado cerca de 20€, na altura do "apagão" espanhol (última Páscoa).

Liga-se via SCART e tem alimentação de 12V (penso que não haverá sem alimentação...). Irei eliminar o transformador e ligar directamente a uma tomada de 12 da AC, como já faço com outros equipamentos.

Se a alimentação do descodificador for de 5V poderá se aplicada uma "ficha" de 12V com saída USB e aí já temos os 5V para alimentar o descodificador (adaptar fichas), caso o consumo do mesmo o permita.

Para Portugal, ainda não encontrei nada semelhante, mas certamente aparecerá quando estvermos também próximos do "apagão" da TV analógica.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

AnteriorPróximo

Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes