Como escolher um GPS

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Como escolher um GPS

Mensagempor Papa Léguas » terça mar 03, 2009 12:33 am

O PASSADO DO “FUTURO HOJE” DÁ UMA AJUDA


Um “GPS” substitui um mapa? Não totalmente. Mas o uso deste tipo de aparelhos é indiscutivelmente útil aos autocaravanistas.

Sabendo como funciona um “GPS” (ver Global Positioning System) coloca-se a cada autocaravanista (e não só) reflectir sobre que tipo de aparelho deve a escolha recair.

O Papa Léguas sugere que se dê preferência a marcas que se dediquem preferencialmente ao fabrico de “GPSs”.

Leia todo o artigo e veja um pequeno video no Blogue do Papa Léguas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor alfacinha » segunda mar 09, 2009 4:17 pm

Boa tarde, Companheiros,
É minha intenção comprar um G.P.S. para a minha autocaravana que seja fácil de usar e que dê para inserir coordenadas. Já me disseram que o melhor era comprar um TOM TOM. Fiz uma pesquisa no Continente e encontrei os seguintes:
-XL Europa 2008, com mapa de 31 países - 219 Euros.
- Touch X2, com mapa de 23 países - 249 Euros.
- XL Europa 2008, com mapas da Europa Ocidental e países de Leste - 249 Euros.
- Go 630, com mapa de 22 países - 299 Euros.
- Go 730, com mapas da Europa Ocidental e Central - 329 Euros.
Qual será o que se adequa melhor ao que pretendo?
Pedia uma pequena ajuda para a escolha.
Muito agradecido.
Adelino Alfacinha.
alfacinha
 
Mensagens: 40
Registado: segunda jan 07, 2008 3:11 pm
Localização: Barreiro

Mensagempor Nuno Pires » segunda mar 09, 2009 4:49 pm

Boa tarde a todos.

Companheiro Alfacinha, a esta altura do "campeonato" e como a tecnologia vai evoluindo o GPS perfeito é difícil de encontrar tente sim estabelecer o que quer e para onde (Ibérico ou europa) e ver a utilização que lhe vai dar.

Eu tenho o TomTom6 dá na perfeição, tendo em conta que os azimutes são sempre os mesmo independentemente da marca do aparelho, trabalha que é uma maravilha.

Faça bem as contas, utilização preço.
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor zejorge » segunda mar 09, 2009 5:32 pm

Companheiro Alfacinha

Para além do TomTom, pode também analisar a gama Garmin, porque são também excelentes equipamentos, com cartografia para toda a Europa, incluindo a Europa do Leste.

Cumprimentos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor las2855 » segunda mar 09, 2009 11:57 pm

Aliás a Garmin foi a pioneira nos GPS automóveis...
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Duarte » terça mar 10, 2009 12:17 pm

Olá companheiro Alfacinha.
Em termos de Gps a escolha pode ser um pouco tormentosa.
1.º como disse o companheiro nuno tem que ver qual a sua real necessidade em termos de mapas pois a realidade nua e crua é só uma os mapas que vêm no gps que vai comprar estão desactualizados. Assim desta forma compra o gps com os mapas que necessita de momento e mais tarde adquire mapas de outros paises que eventualmente necessitará, muito mais actualizados e desta forma poupa algum dinheiro e tira melhor partido da maquina.

2.º compre sempre uma máquina que tenha uma entrada de cartão no caso do tomtom SD para que possa fazer upgrades futuros com vários mapas.

Eu sou suspeito pois tenho preferencia por outros softwares diferentes do tomtom, embora o interface maquina utilizador do tomtom seja fácil, fica muitos furos atrás do I-Go 8. http://www.navngo.com/pages/global/eng/ ... escription

Em termos de mapas são iguais (desde que sejam da mesma data) tecnologia teleatlas e estes ficam muito atrás dos mapas da Navteq que são os mapas utilzados pelo Navigon e pelo Garmin.
Agora a Garmin é sem duvida um gps de muita qualidade mas só faz um upgrade de mapas por ano enquanto a tomtom por exemplo faz vários, tudo a pagar claro tanto num caso como outro.

Se gosta do tomtom compre da serie GOxxx qualquer um deles serve são todos iguais a unica diferença são os mapas (go 530 até ao go 930), eu optava pelo 530 ibéria que é mais barato.

Para mim e como sou suspeito e já mexo nestas coisas desde 1995 o rei de todos os softwares de navegação para estrada é o Navigon.
Para tecnologia Bluewater ou seja mar rios etc, bem como para todo o terreno é o Garmin.

Navigon --> http://www.navigon.com/site/int/en/cebit09/navigon7310

Este trabalha como mapas da Navteq que na minha opinião são muito melhores que os mapas da teletalas e pelo menos tem 2 actualizações por ano.

Mas nem sempre os melhores são a escolha certa para certos utilizadores que não estão familiarizados com este tipo de programas e aqueles mais faceis de fazer actualizações ou mesmo de operar com eles são a escolha certa para utilizadores menos experientes e neste campo a Tomtom, como já disse atrás tem uma interface utilizador / máquina muito boa o que lhe permite facilmente mexer sem grandes conhecimentos na máquina.

Eu uso Pda e tenho vários sistemas de navegação, o Navigon, o I-Go 8 o Tomtom, Route 66, e o Destinator. Ultimamente tenho utilizado mais o I-go e está claramente á frente do Tomtom em termos de navegação bem como gráficamente pois está todo em 3D e os mapas são iguais em termos de estradas.
A nivel de pontos de interesse é facil adcionar-los no I-Go bem como no Tomtom.
Ainda não tive tempo de testar a ultima versão do Navigon o MobileNavigator 7 mas quando estes meninos querem andam sempre á frente dos outros pelo menos foi o que constatei neste anos de que levo de mexer nestas coisas.

Se precisar de falar comigo directamente para mais esclarecimentos tem o meu mail na equipa do portal em colaboradores e posso depois lhe dar o meu contacto móvel para falarmos pessoalmente e lhe esclarecer de mais pormenores acerca dos tomtom que de certo vai gostar de saber.
Saudações rolantes
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

GPS

Mensagempor ampguerra » terça mar 10, 2009 4:53 pm

Olá companheiros,
Vou aproveitar a boleia de estarem a discutir o assunto dos GPS, para solicitar a v/ajuda.
Como tenho um computador portátil que levo sempre a AC, andei a pesquisar pela net e encontrei um programa da Garmin que "faz" o pc funcionar como um GPS.
Algum dos companheiros tem conhecimento desse material. Será que é tão rápido como o GPS.
Mando o link que a Garmin me enviou. É que para eles são tudo rosas.
http://www.garmin.pt/?p=ProdDetail&Prod ... fragment-3
Desde já o meu obrigado

António Guerra
Avatar do Utilizador
ampguerra
 
Mensagens: 4
Registado: quarta Oct 15, 2008 8:09 pm
Localização: Coimbra

Escolher um GPS

Mensagempor Mcas » quarta mar 11, 2009 12:43 am

O meu GPS é um TomTom.

O que pesou na minha decisão no acto de compra (Fnac) foi ter lido os comparativos neste link:

http://www.lesnumeriques.com/article-317.html

O preço é o mesmo, sensivelmente, por toda a Europa...

Boas compras...
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor alfacinha » segunda mar 16, 2009 7:11 pm

Boa tarde, Companheiros,
Queria agradecer a todos os Companheiros pela ajuda que me deram na escolha do GPS.
Estou a pensar em seguir os conselhos dos Companheiros Duarte e Mcas, pois não tenho qualquer experiência na utilização de GPS e, parece-me, pelo que li e pelo que me disseram, que o TOM TOM é mais prático ( em princípio vou optar pelo TOM TOM GO).
Muito obrigado a todos.
Adelino Alfacinha.
alfacinha
 
Mensagens: 40
Registado: segunda jan 07, 2008 3:11 pm
Localização: Barreiro

Mensagempor hnunes2 » domingo mar 22, 2009 7:32 pm

Boa tarde.

Acabo de tomar conhecimento dum GPS que me parece bem para a nossa actividade de lazer.

Quem quer que esteja interessado poderá consultar o seguinte site:

http://www.snooper.fr/GPS.pour.camping. ... -cars.html

Os meus melhores cumprimentos

Hnunes
hnunes2
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm
Localização: S. João da Madeira

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 23, 2009 12:34 am

Boa noite hnunes,

Excelente dica. Ainda por cima um GPS que nos aconselha as estradas em função do tamanho da AC...melhor que isto, só mandando alguém à frente para ver se nós conseguimos passar!!! :lol:

Presumo, é que o português faça parte do menu de audio e texto!
Bem...com espanhol já me contento.
Não são muito claros nas caracteristicas, ou pelo menos não consegui encontrar nada que se refira a isso.

Obrigado,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor ruca » segunda mar 23, 2009 9:13 am

Bom dia, companheiro hnunes, e aqui em portugal onde podemos encontrar este modelo?
grato pela informação
ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Mensagempor josegon_calves » segunda mar 23, 2009 12:53 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Sobre o assunto em análise, não serei certamente a pessoa mais entendida, mas, pelos comentários que já ouvi aqui e ali, de técnicos de telefones e de informática, esse sistema é de todo inútil em Portugal.

O sistema "GO" da "TomTom" seria o único com essa característica mas de todo inválida em Portugal e na maior parte das estradas da Europa.

Como disse, não sou técnico para garantir estas palavras, portanto, não há como "tirar a limpo esta história".

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor Duarte » segunda mar 23, 2009 3:51 pm

Olá Companheiros
A minha opinião acerca desse Gps é não tem nada de especial em relação ao actividade de Campingcar.
Parece-me que usa o software do destinator, usa mapas navteq que são bons mas está uns furos atrás do Igo e do Navigon que já tem 3D landmarks, 3D city maps, Digital Elevation Model
Imagem
Imagem
Imagem

Tecnologia Avançada de Indicação de Faixa de Rodagem
Imagem Imagem

, tendo o Tomtom também esta ultima (Tecnologia Avançada de Indicação de Faixa de Rodagem)
Imagem
bem como a Tecnologia TomTom IQ Routes™.
Imagem

Podem ver mais um shots do igo nesta pagina
http://navngo.com/pages/global/eng/screenshots

Não vejo que este gps seja melhor que os outros que enumerei a cima.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor hnunes2 » quarta mar 25, 2009 11:01 pm

Boa noite companheiros e companheiras.

Tive um Garmin vários anos mas avariou e agora tenho um TomTom GO730 que comprei em 2008.

O que me chamou a atenção neste "snooper" foi o facto de enquadrar as medidas da AC e, evitar o que frequentemente me acontece, querer passar em ruas onde a AC não cabe... já tive vários episódios, alguns que me sairam caro.

Quanto à navegação, a experiência das 2 marcas que já usei, têm defeitos e virtudes.

O nosso companheiro Duarte deixa-me muito interessado nas alternativas que apresenta pois, se estas alternativas tiverem as característica de evitarem a entrada em ruas em que a AC não caiba, apesar do meu gps ser muito recente, ponderarei em o abandonar.

Tal como diz o companheiro A748-2 - coisa que já faço ou pelo seguro não vou - melhor que isto, só mandando alguém à frente para ver se nós conseguimos passar!!!

Os meus melhores cumprimentos.

Hélio Nunes
hnunes2
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm
Localização: S. João da Madeira

Próximo

Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 16 visitantes