Emisso/Receptor CB

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Emisso/Receptor CB

Mensagempor zejorge » segunda Oct 20, 2008 3:34 pm

Olá

Admito a hipótese de adquirir, um rádio CB portátil, para utilizar na AC.

Penso que a escolha é dificil, atendendo à diversidade de aparelhos, no entanto se alguem me puder ajudar, ficar-lhe-ia grato.

A minha primeira condição é, se possível, conjugar preço e qualidade, ou seja, dentro do económico, alguma qualidade.

A segunda é, se devo optar por um rádio portátil, ou por um fixo.

A terceira tem a ver, com a ventual instalação da antena, que segundo o que já tenho ouvido, tem alguns truques.

No fundo, para quem não sabe nada, sobre esta matéria, todas as dicas são úteis.

Fico à espera......

Cumprimentos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor PJCC » segunda Oct 20, 2008 4:20 pm

Olá.

Uso um rádio CB há alguns anos. O Alan 42

http://www.rms.pt/produtos/alan_42.htm

Tem uma vantagem que é o facto de ser portátil. Pilhas na base e pode sair da AC com o rádio, mas a cobertura é fraca.

A instalação da antena é fácil, desde que feita por quem saiba pois convém medir as estacionárias e estar num local com "visibilidade" a 360º, o que por vezes nas Capuchinhas é difícil.

Repare que se quiser o rádio para orientar manobras mais vale os VHF ou PMR que reagem muito melhor a pequenas distâncias.

Agora para falar com os camionistas e saber o que se passa na estrada venha o AM/FM.

A licença é vitalícia e barata. Ver ICP.
Vimara/Knaus 500 TKM
Toyota Hilux 3.0 D4D
Avatar do Utilizador
PJCC
 
Mensagens: 105
Registado: segunda mar 03, 2008 3:19 pm
Localização: Algueirão/Sintra

Mensagempor ampguerra » segunda Oct 20, 2008 10:23 pm

Companheiro José Jorge,

Eu comecei por adquirir um radio Alan 78 plus (apenas com AM e FM) na RMS, que utilizava em todo o terreno. É uma boa opção, simples a acessível, para comunicar em caravana.
Posteriormente comprei um President Jackson II (com AM, Fm, LSB e SSB). Este rádio permite falar para o Brasil, quando as condições atmosféricas o permitem. Mas isto é para quem gosta de utilizar a Banda do Cidadão para comunicar também com outros lugares.
Para utilizar em passeios AC, penso que o Alan 78 plus (que é multinorma) é uma boa opção. Aposte sim numa boa antena, pois ter um bom rádio e uma fraca antena de nada serve. Eu tenho uma Santiago 1200 modificada.
Pode consultar o site /www.pedronevada.pt/index2.html.
O mais importante de tudo é afinar as ondas estacionárias, pois caso contrério pode danificar o rádio.
Se tiver dúvidas disponha
Um abraço
Avatar do Utilizador
ampguerra
 
Mensagens: 4
Registado: quarta Oct 15, 2008 8:09 pm
Localização: Coimbra

Mensagempor manchanegra » quarta nov 05, 2008 1:20 pm

Boas!
Já está praticamente tudo dito.
Eu tenho um Alan 78 plus com uma antena Santiago 1200 e porta-se muito bem. A utilização é essencialmente fora de estrada onde por vezes a cobertura não é a melhor mas nunca tive problemas de maior.
Convem que a montagem seja feita por alguem que saiba e que a alimentação seja directa á bateria para evitar interferencias. Relativamente á antena é conveniente medir e afinar as estacionárias.
A RMS (link abaixo) é uma boa opção que conheço pessoalmente.
Se for para ajudar nas manobras então um par de PMR sem licença é mais que suficiente. Nas promoções do Lidl custam +/- 25 euros e são excelentes.

Abraço
AS
Alberto Sequeira aka manchanegra
www.forum-tt.com / http://caravanismoportugal.livreforum.com
____________________________
Adria 440TQ
Toyota Land Cruiser KZJ95
UMM Alter 2
Avatar do Utilizador
manchanegra
 
Mensagens: 73
Registado: quinta Oct 16, 2008 9:16 am
Localização: Prior Velho

Mensagempor MCR » quarta nov 05, 2008 2:13 pm

Olá eu tenho um Cobra 200 gtl dx com uma antena superstar 145 e na minha carrinha e um Dirland 9353 com painel destacável com uma antena Santiago 1200.
MCR
 
Mensagens: 8
Registado: quinta Oct 16, 2008 8:59 am

Mensagempor MCR » quinta nov 06, 2008 9:28 am

Peço desculpa de estar novamente a colocar outra mensagem de seguida mas surgiu-me uma dúvida, em que canal e em que onda emite/conversa o pessoal autocaravanista? :D obrigado
MCR
 
Mensagens: 8
Registado: quinta Oct 16, 2008 8:59 am

Mensagempor Duarte » quinta nov 06, 2008 10:13 am

Bom dia
Geralmente no 27 AM

saudações
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor JorgeAlmeida » quinta nov 13, 2008 9:36 pm

Carissimos
Estou a pensar comprar um Alan 42,a ideia era utilizar tanto no tt como na AC,qual a vossa opinião sobre as antenas de base magnetica?
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida
 
Mensagens: 211
Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm
Localização: Oliveira de Azemeis

Mensagempor manchanegra » quinta nov 13, 2008 10:25 pm

JorgeAlmeida Escreveu:Carissimos
Estou a pensar comprar um Alan 42,a ideia era utilizar tanto no tt como na AC,qual a vossa opinião sobre as antenas de base magnetica?


As bases magnéticas aguentam-se bem, mas, são duas situações de uso opostas.
Se tiveres uma boa superficie onde a fixar na AC parece-me uma boa opção. No TT prepara-te a ir buscar ao chão todas as vezes que a vegetação for mais densa.
Quanto mais alta a antena estiver, melhor. Ora na AC possivelmente não terás em cima uma superficie metálica onde fixar a base. No TT, quanto mais alta ela estiver, maior a probabilidade de bater num qualquer ramo e vir parar ao chão. Claro que quanto maior a antena, maior esta probabilidade.
Se comprares uma Santiago 1200 (que tem 2 mts de comprimento) por exemplo, com a base ela vai andar sempre a cair ou a deslocar-se em cima do jipe. Se for uma 600 esse efeito não se notará tanto.
Tens que ponderar isto tudo.
Pessoalmente, tendo em conta estes factores, optaria por montar uma base fixa. Tens adaptadores que podes aparafusar por exemplo á mala do jipe ou numa calha de tejadilho, e, o mesmo é válido na AC. É relativamente simples de montar.
Outra coisa que tens que ter em conta é a alimentação do rádio. Convem ligar directamente á bateria e passar os fios para dantro do habitáculo. Os Alan tem depois umas fichas que permitem desligar o rádio dentro do carro mas estas fichas não são vendidas avulso (pelo menos eu não encontrei). A solução que encontrei foi comprar dois pares de fichas para os carros telecomandados e fazem o serviço. Podes sempre ligar á ficha de isqueiro, mas, normalmente provocam interferencias.
Fica a minha opinião.
Alberto Sequeira aka manchanegra
www.forum-tt.com / http://caravanismoportugal.livreforum.com
____________________________
Adria 440TQ
Toyota Land Cruiser KZJ95
UMM Alter 2
Avatar do Utilizador
manchanegra
 
Mensagens: 73
Registado: quinta Oct 16, 2008 9:16 am
Localização: Prior Velho

Mensagempor zejorge » terça mai 26, 2009 10:03 pm

Boa noite

Estou em vias de montar um rádio CB na AC, e por isso gostaria que alguem me desse dicas sobre o problema das ondas estacionárias.
Que tipo de medidor se deve adquirir, como se efectua a medição etc etc, são algumas das dicas que eu vos agradeço.

Zejorge
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor Esteves » quarta mai 27, 2009 1:16 pm

zejorge Escreveu:Boa noite

Estou em vias de montar um rádio CB na AC, e por isso gostaria que alguem me desse dicas sobre o problema das ondas estacionárias.
Que tipo de medidor se deve adquirir, como se efectua a medição etc etc, são algumas das dicas que eu vos agradeço.

Zejorge


Boas!!!

Quanto ao medidor se é só para uso pessoal este da EUROCB SWR-430 chega perfeitamente, é pequeno e económico. cerca de 12 € + iva

Características:

EUROCB SWR-430
Frequência: 26 ~ 28 MHz
Escalas de potência: 10 e 100 W
Dimensões: 85x56x60 mm
Fichas tipo PL

Agora como se faz a medição das estacionarias (SWR)

Convêm sempre ter valores +/- iguais em todos os canais que vai operar, o nivel pretendido do SWR (estacionarias) deve rondar 1.1 a 1.5.

Como afinar antena:

Deve por o rádio num canal intermédio ( Canal 20 ) calibrar o medidor na função CAL levando o ponteiro até o final onde aparece CAL ou SET (depende do modelo do medidor) uma vez calibrado então passa o medidor para a função SWR, de seguida sem mexer nos valores vai ao canal 1 e 40 para ver os valores, se no canal 40 tiver mais que no canal 1 então deve baixar a haste caso tenha mais no canal 1 deve subir a haste, no caso de baixar e no afinador não der mais tem mesmo de cortar a ponta, atenção cortar só 1 cm de cada vez.

Fica um exemplo como deve estar as estacionarias, como indica na imagem as estacionarias nunca devem atingir valores superiores as 2.0 como nunca devem ficar a menus de 1.0.

Imagem




Atenção é muito importante que a antena tenha uma boa ligação estrutura do carro, no caso das AC aconselho a por no capot ou como eu tenho por detrás do embelezador da dobradiça superior, no caso da minha Ford ficou impecável, como podem ver nas fotos, como eu disse a massa (plano terra) é muito importante para afinação das estacionarias (SWR).
O suporte para a minha fui eu que fiz, muito simples uma tira de chapa com 15cm por 3.5cm 1 furo para fixar a PL (ficha) mais 1 para fixar no lugar do parafuso da dobradiça, foi só moldar a feição da coluna do para brisas e já está, com 1 euro fiz a festa e um suporte sempre custa 15 euros.

Imagem

Imagem



Mais alguma duvida é só apitar.

Se é que há por aqui CBistas eu sou a estação Fantasma e também Radioamador CT2IGO
Avatar do Utilizador
Esteves
 
Mensagens: 65
Registado: terça jan 22, 2008 7:20 pm
Localização: Viseu/Portugal

Mensagempor zejorge » quarta mai 27, 2009 2:19 pm

Companheiro Esteves

Quero agradecer-lhe os seus esclarecimentos, que me irão ser muito úteis.
Já agora agradecia-lhe me informasse onde posso adquirir o medidor a que se refere.
Desde já grato pela resposta.

Zejorge
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor Esteves » quinta mai 28, 2009 12:04 am

zejorge Escreveu:Companheiro Esteves

Quero agradecer-lhe os seus esclarecimentos, que me irão ser muito úteis.
Já agora agradecia-lhe me informasse onde posso adquirir o medidor a que se refere.
Desde já grato pela resposta.

Zejorge


Boas!!!

não tem nada que agradecer os foruns é para isto mesmo ajudar uns aos outros, se precisar de mais algo apite, claro se eu souber..

Aqui fica de onde pode mandar vir o medidor
http://www.ibershop24.com/store/_viewItem.asp?idProduct=350
Avatar do Utilizador
Esteves
 
Mensagens: 65
Registado: terça jan 22, 2008 7:20 pm
Localização: Viseu/Portugal

Mensagempor JorgeAlmeida » terça jun 02, 2009 10:17 pm

Companheiro Esteves

Como Cbista peço que me desfaça uma dúvida:
O radio Alan78 plus multi é ou não legal para circular em Portugal?
Em outos foruns onde costumo andar têm aparecido informações algo contraditorias!
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida
 
Mensagens: 211
Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm
Localização: Oliveira de Azemeis

Mensagempor zejorge » quarta jul 01, 2009 2:32 pm

Boa tarde a todos

Instalei na minha AC um rádio que funciona muito bem em termos de emissão/recepção, mas com um problema que acho deveras esquisito.
Acontece que, sempre que emito, o indicador do nivel de gasóleo desce para o zero, quando acabo de emitir volta à posição correcta.
A que se deverá tal "fenómeno" ???? - Terá solução ?????
Será que me arrisco a avariar aquele indicador ????
Será que alguém me pode dar umas dicas sobre isto ?

Antecipadamente grato

Zejorge
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Próximo

Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes