Primeira experiência

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Primeira experiência

Mensagempor Mario » segunda set 24, 2007 9:30 am

Depois de muitos anos a viajar só de mapa chegou a era das novas tecnologias á nossa AC.
Gps instalado percurso definido lá fomos nós :roll:
Sim fomos e muito bem escolhemos um fim de semana aí para o Portugal profundo para ver quais os conhecimentos da "máquina" :?: :?:
Revelou-se uma agradável surpresa pois a nossa experiencia de navegação por GPS era absolutamente nula,mesmo no Portugal profundo não se atrapalhou,claro que temos que conhecer as manhas da máquina que é um pouco teimosa principalmente quando há uma estrada cortada por obras não se inibe dos nos mandar pelo quelho mais apertado onde não cabe a AC,mas só está a cumprir ordens :arrow:
Portanto a nossa escolha foi um TOM TOM one v3 Europa muito fácil de utilizar que se revelou uma compra plenamente satisfatória.
Cumpre-me o dever de mais uma vez agradecer a todos os companheiros que contribuíram com a sua experiência na matéria com especial destaque para o Duarte :wink: :wink:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Aleluia » segunda set 24, 2007 1:51 pm

Companheiro, Mário:

Não sei se chegaste a circular durante a noite com o Gps, só te posso dizer que é de grande ajuda nas curvas, pois o mesmo dá-nos o cortorno da curva, o que faz com que nós fiquemos com ideia se a mesma é muito fechada ou mais ligeira.

Para mim, é uma tecnologia de grande ajuda;

Saudações:
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor juba » segunda set 24, 2007 6:02 pm

Olá

O Duarte ficava ainda mais contente se o Mário tivesse comprado o Navigon

Abraços
Avatar do Utilizador
juba
 
Mensagens: 120
Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm
Localização: Algarve

Mensagempor Foklin » terça set 25, 2007 9:22 am

Boas,

De facto o GPs tambem me ajuda bastante a noite nomeadamente nas curvas, já não me imagino a conduzir a minha AC sem esta tecnologia.

Mario,

Boas viagens por essa estrada fora.

:wink:
Avatar do Utilizador
Foklin
 
Mensagens: 98
Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am
Localização: Alverca

Mensagempor Mario » terça set 25, 2007 9:42 am

Concordo plenamente que o GPS definitivamente contribui para uma maior segurança ao contrário daquilo que pensava,para além do perfil da estrada e das óbvias indicações sobre o percurso,ainda nos avisa por exemplo quando ultrapassamos o limite de velocidade estabelecido para a via em que circulamos,acaba de vez com aquela situação que detesto em cidade que é não saber qual a fila em que me devo situar...
Acreditem que recomendo a compra do "aparelhinho"contribui muito para a comodidade a bordo com a descontracção com que nos permite viajar mesmo no mais infernal ambiente urbano sem hesitações sem pressão,para nós revelou-se um acessório que passamos a considerar imprescindível.

Mário&Teresa :wink:
Editado pela última vez por Mario em terça set 25, 2007 11:47 am, num total de 1 vez.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Ricardo76 » terça set 25, 2007 10:25 am

Acho que o Gps já vai começar a ser um acessório indispensavel (tal como o telemovel) na nossa vida.Sendo caravanista e antes campista, turista e viajante recomendo.Só noto que em Portugal tem muito ainda para desenvolver pois em paises como a Alemanha, França ,Belgica e Holanda funciona a 100%.Aqui em Portugal a cobertura anda em media nos 66% devido ao atraso desta tecnologia por cá
Editado pela última vez por Ricardo76 em terça set 25, 2007 8:18 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Ricardo76
 
Mensagens: 288
Registado: sexta ago 17, 2007 10:44 pm
Localização: Santa Maria da Feira

Mensagempor Luis Almeida » terça set 25, 2007 12:29 pm

Boa tarde!

Ao ler este tópico, e precisamente a propósito das manhas da "catarina" (a voz feminina do Tomtom), não resisto a contar aqui uma peripécia que nos aconteceu este ano nas férias, durante a nossa odisseia pela Suíça.

De saída de Lausanne em direcção a Zermatt, já em pleno Furkapass (rota do Glacier Express), ao chegarmos a Realp, a nossa "catarina" informa que devemos "virar à esquerda e apanhar o ferry".
Claro que, em plena estrada de montanha, foi a gargalhada geral, o gozo pela observação da dita. :lol:

E lá seguimos em frente. A estrada começa a subir, curva contra curva, algumas negociadas em 1ª velocidade, o pessoal em sentido contrário a fazer sinais de que não a nossa sanidade mental não sería a melhor. Enfim, só mesmo filmado. :?

Andámos nisto cerca de 2 horas. Sempre em estrada onde mal cabia a AC. Durante muitos kilometros sem qualquer protecção lateral.
Na descida, tive mesmo de encostar durante uns minutos para que os travões conseguissem arrefecer um pouco.
Enfim, uma experiência única, a não repetir. Valeu a paisagem. Sem qualquer dúvida.

Quando finalmente chegámos a Brig, e depois de ler alguma documentação, descobrimos que o que a "catarina" nos queria dizer é que deveríamos apanhar o comboio, que liga Realp a Oberwald, e que nos levaría em cerca de 20 minutos para o outro lado da montanha.
Sem mais comentários.

Conclusão: a "catarina" tem sempre razão; quando ela vos disser para apanhar o ferry, pelo menos párem e consultem bem os mapas.

Saudações para todos. :wink:



Imagem

Imagem
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Foklin » terça set 25, 2007 1:10 pm

Ricardo,

A cobertura que fala deve de ter a ver com os mapas usados, para a europa eu aconselho o uso do Mapa TeleAtlas para uso interno na Tuga aconselho o mapa da Navteq (iberia) que está mais completo que qualquer um para PORTUGAL. :wink:

Mario,

Tambem ja tive algumas peripecias com a "catarina" mas na mior parte das vezes é a minha salvadora e normalmente ela tem razão. :D

RESPECT!
Avatar do Utilizador
Foklin
 
Mensagens: 98
Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am
Localização: Alverca

Mensagempor Pires » terça set 25, 2007 8:43 pm

Tambem ja tive 1 tom tom mas so fiz 1 viagem com ele

A primeira e ultima vez com tom tom

Para exprementar o gps a mulher queria ir a fatima e eu aproveitei e vai de programar o gps fatima e ai vamos nos.
Ia eu muito bem na n1 com ele sempre a dizer vira para aqui e para ali ate que estava a chegar perto de Rio maior quando ele gps me manda virar a direita e claro eu a dizer a maria ves isto do gps ate se poupa ums € caminho mais perto e tal.
Depois de alguns caminhos menos agradaveis e muito estreitos
passado algum tempo estou em estrada de terra e so a ver quintas por todo lado e o gps a chegar perto do destino.
Chegados ao destino endicado pelo gps encontro-me no meio do nada so veijo mato mato
claro vai de por novo destino (fatima) e com o mapa a ajudar la chegamos
por isto e mais coisas chegado a casa foi onde o conprei e troquei por um garmin 310 que a primeira impresao paresse que fiquei mais bem servido
Pires
 
Mensagens: 50
Registado: domingo jul 29, 2007 9:19 am
Localização: Alverca

Mensagempor Mario » terça set 25, 2007 8:54 pm

Viva Pires lamento a tua iniciação surrealista com o TomTom,claro que não sou de modo nenhum um expert na matéria nem tão pouco tenho qualquer interesse na marca.
Alguma coisa estranha deve ter acontecido,ou então esse gps é laico :lol: :lol:
Brincadeira á parte não terá existido algum erro na programação do percurso há varios tipos, e o Pires pode ter cometido algum erro ou então o aparelho estava mesmo avariado :!:
Conforme relatei a minha experiencia é francamente positiva e "Castede"aldeia perdida no douro profundo fica mesmo perdida e o TomTom deu com ela.
Desejo-te melhor sorte com o substituto :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Pires » terça set 25, 2007 9:17 pm

O tom tom ao que parece nao estava bom
e o rapaz da loja disse que eu ficava mais bem servido com o garmin ainda tive que largar mais uns euros
mas tambem vos digo a assistencia do representante da marca(Garmin) e pessima
Pires
 
Mensagens: 50
Registado: domingo jul 29, 2007 9:19 am
Localização: Alverca

TomTom

Mensagempor Mcas » terça set 25, 2007 10:56 pm

Vivam!
Parece-me, caro Pires, que teve relamente azar. Mas não fique triste. Um amigo que tem um Garmin igual ao seu acabou no meio de umas aldeias alemãs quando queria ir para Colónia, exactamente do lado oposto. Coisas...
Não estou de forma alguma decepcionado com o meu TT 710. Depois de cerca de 16000km (mais) com ele, atravessando Paris, Munique, Oslo e mais uma quantas cidades sem o mínimo erro, não é para estar. O único percalço deve-se ao facto de ter deixado esgotar por completo a bateria interna ...e ter que fazer um "reset" par repor os valoresde origem. Portanto recomendo que logo que o indicador de bateria fraca avisar mudem para alimentação externa. Mais nada...até acertou com todos os ferries na Noruega!!!
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor Luis Agostinho » terça set 25, 2007 11:12 pm

Boa noite,

Por ter escolhido no menu a lingua espanhola como "voz" baptizei o meu GPS (Garmin NUVI 660) com o nome de "Lolita". Acho mais melodiosa, e para receber ordens de uma mulher... é bom que seja uma voz melodiosa!!! :wink:

A minha dúvida no inicio era a definição de "trajecto mais curto" ou "trajecto mais rápido" ???
Até que cheguei á conclusão que o trajecto mais curto podia incluir estradas de 10ª categoria sujeito a apertos e caminhos de cabras por montes e vales em que eu era o único por aquelas paragens. :shock:
Por isso opto sempre pelo trajecto mais rápido, por vezes fazendo mais Km,s mas por estradas mais de acordo com o tamanho da AC.

Já agora se o Pires me puder responder: A versão que têm instalada no seu GPS, já é a V10 ou já foi actualizada?
Se quizer depois posso-lhe dizer como funciona as actualizações dos mapas, caso precise.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Paulo » terça set 25, 2007 11:19 pm

Boa noite,

A minha experiência com o TomTom e o Navigon tem sido completamente positiva. Posso dizer que estes assistentes de navegação são uma ajuda preciosa nas nossas viagens.

Relativamente aos reset, aconselho vivamente a fazerem um backup no cartão ou na zona "iPAQ File Store" (no caso dos PDA HP).

Se houver uma reinicialização do equipamento, com reposição dos valores iniciais, carrega-se o dito backup e pode-se voltar a utilizar o PDA/GPS como dantes. Não havendo backup, a uns milhares de Km de casa, temos uma situação muito desagradável...pois encontrar áreas de serviço para ACs e campings, fica mais difícil.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor António » quarta set 26, 2007 3:14 pm

Pois cá por casa á 3 GPS de estradas.
E o meu embora já " velhinho " com quase 5 anos ( tecnologia é desgraçada fica-se velho rápidamente) não troco pelos mais novos.
O meu é o Magellan RodMate 800 Europe, é um pouco mais lento a calcular a rota mas nunca se enganou e tenho ido a sitios bem escondidos de Portugal e alguns paises da Europa só tem um contra e grave não dá para colocar coordenadas sem ser por ligação ao PC.

O Garmin Nuvi 300 Iberico do rapaz é super rápido mas rapidez não é perfeição engana-se diversas vezes e depois " inversão de marcha" até irrita.

O TomTom da mulher é com mapa Iberico não se costuma enganar, e para o preço de custo tem cumprido com a missão, embora nas ruas de pequenas localidades desconheça muitas.
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Próximo

Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes