Pequenas viagens, grandes prazeres.

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Pequenas viagens, grandes prazeres.

Mensagempor Mcas » domingo jan 21, 2007 11:33 pm

Claro que já todos conhecem a Ria de Aveiro, o moliceiros, os mercantéis e os salineiros, as caldeiradas de peixe à Fragateiro, a Arte Xávega, os Ovos Moles, etc, etc. E sabem que há "pouso" em Estarreja, no Bico e na Béstida. Pois...uma região rica turisticamente e a explorar com tempo e de preferência no tempo mais quente. Mas vamos ao título da croniqueta. Sábado. Saída de Aveiro às 10h tendo por objectivo a Torreira e S. Jacinto. Objectivo curto, mínimo, em jeito de "matar o vício". Ao Sábado, em Estarreja, é dia de mercado. Menciono este mercado porque é farto em tudo, da roupa e calçado aos comeres, dos podutos da horta e do mar. Digo isto porque muitas vezes vou ali àprocura de melhor peixe. É verdade...sendo uma vila tem uma praça de peixe melhor que Aveiro!!, sobretudo no pescado da ria: boas solhas e linguados, melhores enguias e excelentes robalos, daqueles "palmeiros", bons para a grelha e para a frigideira...Adiante.
Paragem pois em Estarreja, a propósito de umas cortinas lá para a sala...
Enquanto a A. mercadejava as cortinas, subi à zonas das carnes e dos peixes à procura da ementa para o almoço. Foi fácil: mesmo à minha frente a moça de um talho levava um alguidar cheio de rojões, ainda fumegantes e cheirosos. O pecado da gula é muito feio...mas o homem é pecador na sua condição humana. Assim, paciência...há que pecar...e lá foram uns rojões, umas azeitonas, uma broa de milho, umas batatas e um punhado de feijão verde, tudo cozinhado com vista para o mar, na Torreira, em primeira plateia, juntinho ao mar. Ele há coisa melhor? E ainda me falam de hotéis "tudo incluído"... tudo incluído, aqui, foram 100km, 7€ de almoço e uma grande sesta embalado no barulho das ondas. É claro que já não fui a S. Jacinto...para quê?
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 56 visitantes

cron