Áreas de serviço e estacionamentos

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Áreas de serviço e estacionamentos

Mensagempor nuno soares » quinta set 07, 2006 8:23 pm

:roll:

Gostaria de deixar aqui algumas notas sobre alguns locais para pernoitar no nosso país.

Para quem não conhece e vai em direcção a Espanha por Vilar Formoso, existe um parque para autocaravanas em Vilar Formoso. È sair na primeira indicação para a V.F. e o parque fica a 500 m ao lado esquerdo. É um local sossegado.

Quem regressa de Espanha pelo sul, aconselho a visitar CAstro Marim, uma dos poucos locais Algarvios onde as caravanas são bem recebidas. Em frente ao campo de futebol existe um estacionamento onde pernoitam caravanas. Parque sossegado. Para abastercer àgua dirigir aos balneários públicos e aí poderemos encher o depósito sem qualquer problema, assim como esvaziar a cassete.

Depois de Castro Marim podemos também pernoitar em Monte Gordo em estacionamento improvisado a Oeste da cidade um metro antes do sinal que proíbe o estacionamento a caravanas...

Na quarteira junto ao mar, a oeste da cidade, em local descampado. Desde que a Camara não pretenda montar o circo nesse local, não há problema.

Em Porto Covo, existe um parque de estacionamento para caravanas e aqui estas são bem recebidas. Neste parque gratuito temos àgua e local para águas cinzentas. É um local muito concorrido. Na última sexta-feira de agosto contei 77 caravanas a pernoitar neste local.

Estação de serviço para autocaravanas em Pombal, no último sábado de Agosto dirigi-me a estação de serviço para pernoitar, mas lamentavelmente cortaram o transito devido a uma festa religiosa, não podendo aceder ao local.

Coimbra. O Presidente da Camara prometeu e cumpriu. Já não é possivel estacionar na Praça da Canção junto ao rio Mondego. Foram já colocados sinais de proíbição de estacionamento a autocaravanas.

Furadouro. Uma Vila onde as caravanas são bem vindas. Um estacionamento junto à praia bem iluminado, peca por ter uma discoteca nas redondezas. É habitual pernoitarem várias caravanas neste local ao longo do ano.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor Spider » quinta set 07, 2006 11:31 pm

As placas de proibição de estacionamento exclusivamente para autocaravanas são ilegais. O que distingue uma autocaravana de uma não autocaravana? O tamanho? O nº de janelas? wc a bordo? se for uma AC utilizada para outros fins - biblioteca ambulante, posto de enfermagem, escritorio ambulante, ... - já pode estacionar? já nos bastava a enorme confusão, lançada pelos ignorantes, da diferença entre estacionar e acampar, para agora ter que aturar a prepotencia de um qualquer dono de dominios publicos.

Agradecia que algum forista de Coimbra confirmasse, neste forum, com uma foto.

Se assim for, está na altura de passar à acção:PROVIDENCIA CAUTELAR

QUE ESTE CASO NÃO FQUE SEM RESPOSTA

Obrigado Nuno Soares
Spider
 
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 18, 2006 6:29 pm
Localização: Suevilandia

Mensagempor nuno soares » sexta set 08, 2006 7:33 pm

:)
Spider,

Lamentavelmente não é só em Coimbra que isto acontece, mencionei Coimbra devido à polémica atitude do presidente da Camara que teve resposta em carta aberta pelo CPA.
Neste verão percorri a costa Espanhola desde Gandia, passando por benidorm, Alicante, LA manga, Marbella,etc., só quando cheguei a Monte Gordo é que vi a primeira placa de proibição de estacionamento a autocaravanas. Logo a seguir mais placas em Albufeira e Lagos, placas que tenha visto.
A aumentar o nº de placas dentro de pouco tempo os unicos sitios em que podemos estacionar é em casa e no parque de campismo.
Nota-se claramente que os autocaravanistas não são bem vindos em muitos locais do n/ país. Não compreendo como é que por ex. o Algarve que é o maior centro turístico do país não tem estações de serviço para autocaravanas. Se não temos locais apropriados para estacionar, vamos estacionar onde?

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor pedro novais » sexta set 15, 2006 6:02 pm

Eu este ano pelos pequenos passeios que dei, também fiquei alarmado com a quantidade de sinais de proibição que vi. Na praia do Furadouro em Ovar, a qual frequento com alguma regularidade também já tem sinais de proibição de estacionamanto de Autocaravanas, mas ainda é possivel estacionar lá em algumas zonas. Embora que nesta zona que é possivel estacionar ainda este ano vi barbaridades como por exemplo abrirem os toldos montar mesas e cadeiras num parque de estacionamento para os veículos, ocupando assim 2 parques de estacionamento, assim não me admira que as autoridades locais para o Ano, venham a proibir também os estacionamento neste parque, até porque fica paredes meias com um grande parque de campismo.Tem que haver uma grande pressão sobre "CERTOS" autcaravanistas e também junto das autoridades porque senão não sei aonde isto vai parar.
Viver em liberdade é bom
fordfafe@iol.pt
pedro novais
 
Mensagens: 20
Registado: quinta nov 17, 2005 7:32 pm

Mensagempor Spider » sexta set 15, 2006 7:12 pm

É certo que há campistas que acampam onde não devem mostrando total desrespeito pelos outros. Estas pessoas provavelmente fazem o mesmo no dia a dia. O que não aceito, é que se utilize o exemplo daqueles que não cumprem a lei, para justificar medidas ( proibições e sei lá que mais ) ilegais que restringem direitos que temos consagrados pela lei e pela constituição. Exemplificando: Em Vila do Conde no 3º Domingo de Agosto, no parque de estacionamento junto ao castelo, estavam cerca de 20 ACs correctamente estacionadas. Estava tambem uma caravana desatrelada, ocupando 2 lugares de estacionamento e uma AC que tambem resolveu tambem ocupar 2 lugares. Pergunto: O que fazer? Chamar a autoridade para multar os imcumpridores, avisa-los logo ali, ganhando, provalmente, uma guerra, deixar-lhes um bilhete com as boas normas a observar para beneficio de todos, ... ?
Não é só em Portugal que se observam este tipo de comportamentos. Há de tudo por todo o lado.
Não nos deixemos intimidar, nem encaremos o assunto como uma fatalidade sem solução.

Cumprimentos
Spider
 
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 18, 2006 6:29 pm
Localização: Suevilandia

Mensagempor nuno soares » sexta set 15, 2006 7:16 pm

Pedro,

Finalmente encontro alguém no forum que frequenta o Furadouro. Não estaciono no furadouro porque tenho a minha caravana no referido parque de campismo.
Onde é que estão os sinais de proibição?
No furadouro apenas conheço um unico sinal que fica junto à praia. Mas mesmo ao lado do sinal têm umextenso parque onde as caravanas podem aparcar. Para além deste parque temos o parque de estacionamento ao lado da discoteca.
Tal como referiste é uma apena abusarem do local. Durante alguns fins-de.semana no Verão este parque parece um autêntico acampamento, com direito a esplanadas, estendais, etc. Com comportamentos destes dentro de pouco tempo não vai ser possivel estacionar no furadouro.
O furadouro é um exemplo de como as autocaravanas não são uma ameaça de concorrência aos parques de campismo. Estas estacionam a 100 m do parque de campismo e até à data, que tenha conhecimento nunca foram um problema de concorrência para o parque.

Boas viagens,
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor armg » terça set 26, 2006 8:17 pm

Companheiros

Em complemento ao Projecto do CPA, aqui fica um link da minha autoria onde podem ver os vários estudos arquitectónicos de áreas de serviço e pernoita para Autocaravanas .

http://s42.photobucket.com/albums/e321/ ... arcamento/




Armg
Avatar do Utilizador
armg
 
Mensagens: 32
Registado: segunda mai 22, 2006 8:26 am

area de serviço da Batalha, inauguração a 13 de janeiro

Mensagempor decarvalho » terça jan 09, 2007 9:22 am

:D

Companheiros,

Sábado, dia 13 de Janeiro pelas, 11:00 horas será inaugurada mais uma Área de Serviço e de Pernoita para Autocaravanas. Desta vez será na Batalha.

A cerimónia de inauguração será acompanhada pela certificação do equipamento por parte do CPA, que na ocasião assinará com a Câmara Municipal da Batalha um Protocolo de Colaboração que visa a dinamização do turismo local e a melhoria das condições oferecidas aos autocaravanistas no Concelho, em que se inscreve a construção desta área de serviço.

A Câmara Municipal da Batalha (que oferece um Porto de honra) e a Direcção do CPA convidam todos os autocaravanistas portugueses a testemunharem este momento histórico e a desta forma manifestarem o seu reconhecimento ao excelente trabalho da Autarquia da Batalha na promoção das condições oferecidas aos autocaravanistas.

Este equipamento, localizado bem no centro da Vila da Batalha, integrado na zona desportiva, conta com duas plataformas de serviço apoiadas por uma máquina multi-usos (de utilização gratuita: despejo, água e energia), um espaço de estacionamento para 12-15 autocaravanas, uma pequena zona de pic-nic, excelente iluminação e acesso à Internet por Wireless. Os recipientes para a recolha do lixo (e até dos caninos) não foram esquecidos. A seu tempo também as placas de sinalização surgirão nos pontos estratégicos de acesso. Nada foi deixado ao acaso!

Como o painel de informação turística a instalar no local bem documenta, não faltam ao Município da Batalha pontos de interesse turístico (mesmo sem falar numa das "Maravilhas de Portugal").
Pois bem, a partir do próximo fim-de-semana os autocaravanistas portugueses passam a dispor de mais um motivo para visitarem esta simpática Vila: a sua área de serviço para autocaravanas com uma qualidade muito acima da média.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor EMAN » terça jan 09, 2007 4:57 pm

Boas

É sempre bom saber que apesar dos contratempos sempre há quem acredite, facilite e quem consiga as condições para que o Autocaravanismo possa demonstrar que é uma actividade a considerar.
Ainda bem que na Batalha assim será e esperemos que muitas mais Batalhas apareçam. :wink:

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor easy rider » terça jan 09, 2007 6:57 pm

Fico muito satisfeito por saber desta inauguração :D e dou os meus parabéns a todos os que contribuiram para que esta área se tornasse realidade, e que além do mais se situa num local maravilhoso.
Bem hajam!
Easy Rider

Benimar Anthus LG
Porto/Portugal
Avatar do Utilizador
easy rider
 
Mensagens: 45
Registado: terça nov 28, 2006 5:50 pm
Localização: Porto

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça jan 09, 2007 7:17 pm

Muito boa noticia. 8) Um excelente investimento numa área do país com picos de turismo proveniente de todo o mundo. Parabéns a todos os que fizeram este projecto possivel.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor fluis » terça jan 09, 2007 11:40 pm

Boa noite,

Excelente noticia esta. Pela descrição, parece estar bem localizada dentro da Batalha,a qual não precisa de mais elogios. Tem tudo para ter bastante utilização, quer dos companheiros estrangeiros, ávidos do nosso património arquitectónico, e também pelos portugueses. E como na Batalha não falta comercio, estão criadas as condições para que, quer os autocaravanistas, quer o município de Alcobaça fiquem a ganhar com esta abertura.

Façamos votos para que os companheiros que a frequentam não manchem o trabalho desenvolvido pelo CPA e pela autarquia.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

As placas do nosso contentamento?

Mensagempor decarvalho » sexta jan 12, 2007 5:44 am

Boas madrugadas....

Neste forum e bem, há um tópico de mensagens as placas da vergonha, como em outros foruns havera o muro das lamentações...

O certo é que aqui e ali despontam iniciativas positivas, que muitas vezes não têm a atenção e o registo, por parte dos autocaravanistas, que poderiam e deveriam ter, até para estímulo dos seus responsaveis e emulação dos mais inactivos. Um exemplo pela positiva? a Area de pernoita do Santuário de Fátima...

Por esse motivo sugeri em outro local, que para lá do muro das lamentações houvesse o muro das sugestões, como aqui agora sugiro que para além do tópico das placas da vergonha, se crie outro, o tópico das placas do nosso contentamento

A título de exemplo há duas situações que já aqui estão referidas pela minha mão, Alcobaça e Alenquer e noticiadas igualmente com detalhe no Blog da assinatura deste post, que desde 9 Maio de 2006, já teve mais de 11.000 visitas, prova provada do crescente interesse do movimento autocaravanista pelo seu sector de actividade...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor EMAN » sexta jan 19, 2007 12:19 pm

Boas

Se para nós que desejamos e queremos que as AS sejam uma realidade, porque bastante falta fazem para apoio ao turismo itinerante, o que dirá este?

:D :lol: :D :D



Imagem

Eu digo, saudações rolantes :wink:
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Pluma Vermelhinho » domingo jan 21, 2007 7:11 pm

Belo modelo! :lol: Quem é o representante dessa marca em Portugal?
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Próximo

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 80 visitantes