O encontro de Abrantes

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

O encontro de Abrantes

Mensagempor Haddock » segunda abr 27, 2009 10:31 am

Estamos a tentar "digerir" o que presenciámos no encontro de Abrantes.
As nossas espectativas eram talvez demasiado altas e, por isso, sentimo-nos defraudados.
Julgámos que neste tipo de encontros os novatos eram de certo modo ajudados e acarinhados; sendo a nossa"primeira vez" não tivémos qualquer tipo de apoio.
Presenciámos "cenas" que nos deixaram boquiabertos! Vamos reflectir se devemos discorrer sobre elas, ou antes, tentar esquecer.
Por outro lado, a grande participação internacional foi fortemente positiva. Falámos com pessoas e estabelecemos contactos interessantes.
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Avatar do Utilizador
Haddock
 
Mensagens: 101
Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm
Localização: Azeitão/Portugal

Mensagempor Luis Agostinho » segunda abr 27, 2009 11:31 am

Bom dia Haddock :wink:

Deixe-me dar-lhe as boas vindas ao Autocaravanismo em Portugal.

Só foi pena ter descoberto esse "mundo maravilhoso" prematuramente e o "encanto"... se ter quebrado.

E será nesta altura que vai ter de tomar a decisão que muitos de nós já tomaram... continua?!...ou simplesmente sai fora?!

Deixe-me que lhe dê os parabéns pela sua franqueza...porque muito poucos teriam a ousadia de escrever aquilo que o Haddock escreveu...no mundo do Autocaravanismo Português Faz de Conta....

Um abraço,

Luis Agostinho

NB: Òbviamente "isto" não é critica à organização do evento, mas antes ao espirito do "faz de conta".
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor CS-UMP » segunda abr 27, 2009 10:02 pm

Companheiro Haddock, boas noites, eu também sou um novato nestas coisas, gosto do autocaravanismo , pela forma como viajamos, mas no que respeita aos agrupamentos tenho tido algumas reticências.
Muito obrigado pela sua opinião, tenho seguido as suas intervenções nos fóruns, dai que o seu comentário merece-me toda relevância.
Obrigado.

BASTOS
Bastos1964@hotmail.com
http://picasaweb.google.com/bastos1964
CS-UMP
 
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 02, 2009 12:42 am
Localização: SETÚBAL

Mensagempor fluis » terça abr 28, 2009 3:10 pm

Boa tarde,

Penso que ninguém melhor do que a direcção do CPA, para se pronunciar sobre o assunto aqui levantado pelos companheiros.

Apesar disso, e adiantando a minha experiência, posso referir que a situação deverá ser extensiva à maior parte dos grandes encontros. Lembro-me na altura em que compareci a uma concentração do clube 2cv/dyane e tive a mesma sensação, aliás na altura para mim foi a primeira e última.

Basicamente, em encontros com um número tão elevado de participantes (tanto quanto sei, estariam perto de 300 AC’s), penso que é difícil para a organização conseguir fazer a ponte e a integração entre os veteranos e os novatos, e também não há meio da organização obrigar os veteranos a confraternizar com os novatos.

Em jeito de curiosidade, os 3 elementos da administração do CampingCarPortugal estiveram presentes neste evento, e durante todo o sábado, estiveram identificados usando uma t-shirt do CCPortugal para assim poderem eventualmente ser contactados pelos novos elementos inscritos no fórum e que estivessem presentes no encontro. Infelizmente por uma razão ou outra tal não aconteceu.

Irei brevemente dar a minha opinião sobre este evento, na secção de autocaravanismo, no qual estive presente motivado mais pela componente do colóquio, do que pela parte lúdica do encontro.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

abrantes

Mensagempor José Real » terça abr 28, 2009 3:14 pm

boa tarde companheiros cs-ump.a748-2.haddock eu como vcs tambem sou novato ando nisto +- 5 anos e tambem notei que nos convivios os companheiros mais velhos de forma nenhuma sabem receber os companheiros mais novos quando se diz que querem juntar e unir o pessoal td estao bem enganados porque assim nao vao a lado nenhum ate chegarem ao ponto de nos olhar de lado eu tenho uma maneira de ver as coisas assim acho que os mais velhos podiam ensinar algumas coisas e ajudar a entegrar nos grupos ai talvez ia ser mais facil termos forca no autocaravanismo porque fora dos convivios ai tenho notado e encontrado companheiros muito bons o ano passado nas ferias encontrei no sul de espanha uns companheiros portugueses sr alberto de sines e o lacerda tambem de sines e o manel de lisboa que foram umas pessoas espetaculares isto sim vale a pena encontrar pessoas assim fica aqui um alerta ao pessoal mai (velho )que tentem receber o pessoal mais novo de outra forma um abraço e boas viagens
José Real
challenger 102
Arruda dos vinhos
José Real
 
Mensagens: 22
Registado: segunda abr 14, 2008 4:04 pm
Localização: Arruda Dos Vinhos

Mensagempor Haddock » terça abr 28, 2009 4:00 pm

Que diferença abissal entre o acolhimento que temos tido no fórum e a que tivemos no primeiro encontro em que participámos.
Não, companheiro A748-2, não vamos desistir ainda.
Por um lado o autocaravanismo em si está a maravilhar-nos: saímos de casa, estivemos em Tomar, fomos para Abrantes, estamos em Cáceres, vamos para Mérida e Zafra. Vamos à Marina da Amieira e depois passar uns dias de praia na Isla Cristina se a meteo o permitir; depois vamos para o encontro do CAB nas Minas do Lousal.
Ainda há seis meses não pensavamos que esta liberdade fosse possível.
Do que não estamos certos se vamos desistir é do movimento associativo mas, mesmo isso não vamos fazer até acumular experiências negativas que a isso nos obriguem.
E depois, sejamos optimistas, talvez não seja o caso!!!!!
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Avatar do Utilizador
Haddock
 
Mensagens: 101
Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm
Localização: Azeitão/Portugal

tratamento diferente

Mensagempor decarvalho » terça abr 28, 2009 5:12 pm

Meu caro Capitao Haddock
e demais amigos autocaravanistas

Estou consigo.

Importa porem notar que não é por se ser autocaravanista que as amizades brotam mais rapido e serao mais duradodouras do que me qualquer outro grupo humano ...seja de futebolistas, de poetas, de ex alunos do colegio militar etc etc...

O facto é que os grandes encontros primam pela quantidade. que normalmente desvanece a qualidade e a autenticidade. Ha porem quem goste de fazer turismo de massas, politica de massas, e autocaravanismo de masssas ( e estao no seu pleno direito, e são necessarios estes eventos)

Ha quem goste mais do isolamento e do individualismo, e por isso faça turismo, autocaravanismo e etc, de forma mais individuada, quiça egoista, mas tambem mais independente. (tambem estao no seu direito e é indispensavel que exista esta tipologia de autocaravanistas)

E depois, há o meio termo, a terceira via, o equilibrio possivel que nem por isso deixa de pdoer ser interveniente, pro-activo e socialmente responsavel. Neste sector esta o conjunto mais ou menos espontaneo de amigos e que se deslocam ludicamente em grupo de poucas pouquissimas autocaravanas..2/3..por vezes até 6/7...ou que se reunem em pequenos clubes formalmente ( ha varios que se formaram desde o verao de 2008) ou ainda que se congregam informalmente em outras instituições que prezam também o espirito gregario, a cultura e o turismo, mas que alem disso assumem uma atitude de estudo e reflexao sérios sobre os problemas do autocaravanismo. (claro que estes tambem têm direito a assim se comportarem)

Por exemplo o MIDAP e o CAB entre nós. Nestes casos ha limitaçao de autocaravanas...e de inscritos, pois o que se procura não é nenhuma exibição de quantidade, mas sim o convivio de qualidade, a experiencia ludica e cultural de qualidade, e a contribuição de qualidade para o sector em geral do autocaravanismo.

Espero pois que que depois do III encontro do CAB nas minas do Lousal, (Grandola) da visita cultural as minas, da experiencia gastronomica ao jantar com os cantares alentejanos e da reunião de debate sobre o autocaravanismo, se sinta ( e os que consigo assim pensam) com motivaçao para participar no I seminario nacional de autocaravanismo que o MIDAP promove em Cascais no dia 23 (limite de 30 autocaravanas) e ainda numa outra iniciativa do MIDAP em Lisboa, sabado dia 30 de MAio limitada a 15 autocravanas mas cuja natureza nao me cabe a mim, nem aqui, estar a revelar.... mas que garanto que vale a pena reservar a data... das 12h de sabado dia 30 ate as 17,30h do mesmo dia....

e entretanto, boas voltas e reviravoltas!
decarvalho
Editado pela última vez por decarvalho em terça abr 28, 2009 9:28 pm, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Helder » terça abr 28, 2009 8:29 pm

Boa noite a todos.
Sou muito novato, apenas fiz uma viagem numa AC alugada e estou para adquirir uma ainda antes do verão para poder assim usufruir da liberdade de ir para onde quero e quando quero.
Relativamente a novatos, eu faço parte de uma associação e é normal existirem ja pequenos griupos dentro do grupo "associação". O grande problema é que se os novatos não forem convidados a partilhar o que a familia "associação" tem para partilhar é logico que irão ficar de parte até um dia cansarem e mudarem de ares.
Eu posso até entender, mas...
A titulo de exemplo, é mais facil solicitar por vezes conselhos a autocaravanistas estrangeiros "sites" do que por vezes até aqui no nosso.
Claro que não é generalizado, e estas palavras não são de certeza para alguns companheiros que partilharam aqui relatos. Saliento alguns que em tudo o que é sites de autocaravanismo, as suas ajudas preciosas constam lá, até nos estrangeiros. Porque será? pergunto eu...
Também estive em Abrantes, sem AC é claro, mas fui ver o ar que se respira nesses encontros, e posso dizer que é um ar sympatico.
Desculpem ter entrado sem bater.
Helder
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Mensagempor zejorge » terça abr 28, 2009 9:44 pm

Boa noite companheiro Decarvalho

Que o meu amigo queira promover o encontro do CAB, está no seu pleno direito, mas já não me parece correcto, denegrir os eventos onde surgem grande número de autocaravanistas, procurando dizer que quantidade não é sinónimo de qualidade.
Nem sempre esta metáfora se aplica, porque se assim fosse, então talvez fosse óptimo realizarmos encontros de duas autocaravanas, nós e o nosso melhor amigo........... .

Cumprimentos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor majv » terça abr 28, 2009 9:57 pm

Eu compreendo o sentimento do companheiro Haddock.
No lugar dele, e sem conhecer ninguém, "cair" numa concentração de centenas de AC's (ou de qualquer outra coisa), era mesma cair de para-quedas.
Mas ele que tenha calma, porque vai ver que não é assim.
Eu, confesso, tive sorte.
Fui a Aljubarrota (CAB) e ficou para domingo um grupinho de 6 AC's.
Passeata até á Nazaré, almoço em conjunto e logo ali se criou amizades.
Das outras 5 AC's, 3 foram a S.P.Sul, e como amigo puxa amigo, graças a alguns deles conheci mais uns quantos, como o José Vieira, o Matos, o Vitor Andrade, e vários outros.
Pelo meio, 2 delas também fizeram parte do passeio de 16 AC's a Mérida e Cáceres....e mais amizades se fizeram....
E assim, tipo bola de neve, se vai ampliando os conhecimentos.
Ainda na semana passada, me fui encontrar com o companheiro António Resende, para me ajudar na preparação da minha aventura marroquina, e não nos conheciamos pessoalmente.
Haddock amigo, acredite que há mesmo AMIZADES e AMIGOS no autocaravanismo.
MV
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor albi » terça abr 28, 2009 10:48 pm

E mais que tudo não ficar parado há espera que alguém venha meter conversa connosco ou perguntar se é a nossa 1º vez, há que não ter vergonha e falar nem que seja com o vizinho só sobre o tempo que faz, é preciso é conviver indo há procura dos acontecimentos e não ficar esperando por eles, pois pode passar todo o encontro sem eles nunca chagarem ao pé de nos.
Por isso Haddock não desista e não tenha medo de conversar pois por enquanto o pessoal mais velho ainda costuma falar quando é interpelado e depois com a continuação vai ficar a conhecer muitos mais.
E quanto maior o grupo de ACs no encontro pior, no caso de não se conhecer ninguém.


Saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

zejorge

Mensagempor decarvalho » quarta abr 29, 2009 7:17 am

Meu caro Zejorge
(Jose Vieira)

Denegrir não é coisa que me ocupe o tempo. Construir sim.
Por outro lado não em atrevo a julgar os outros de correcto ou não correcto. E muito menos tentar por em cheque em público, e coartar a liberdade de opinião de outrém.

aqui vai a frase que lhe causou engulhos para reler, e verá que nela nao ha nada de critica negativa. Mas leia do principio ao fim.

facto é que os grandes encontros primam pela quantidade. que normalmente desvanece a qualidade e a autenticidade. Ha porem quem goste de fazer turismo de massas, politica de massas, e autocaravanismo de masssas ( e estao no seu pleno direito, e são necessarios estes eventos)

entretanto nao está a ser promovido o encontro do CAB...a minha nota reporta-se ao Haddock...que ja esta inscrito no encontro do CAB...e assim deve ser lida essa frase, sem duplos subentendidos, veja sobre isso a referencia de um post posterior de MAJV...

e no meu post tambem se fala num encontro do MIDAP...

Nao procuro dizer. digo mesmo.
Ha pelo menos tres tipologais possiveis de encontros de autocaravanistas, cada um para seus gostos e paladares, todas possiveis, todas necessrias, todas adequadas aos respectivos fins.

e fico-me por aqui.
com os habituais desejos de boas voltas e reviravoltas, incluindo de neurónios.

PS.
1. O amigo ze jorge (e todos os demais frequentadores deste forum) são benvindos ao III encontro do CAB, e ao I seminario do MIDAP, ate ao limite da lotação prevista de inscrições.
2.quanto ao Encontro de Abrantes do CPA, em que o amigo Zejorge tanto se empenhou, fico a aguardar a divulgaçao pelos seus promotores dos resultados obtidos pois têm decerto interesse para o Movimento dos Autocaravanistas.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor zejorge » quarta abr 29, 2009 2:39 pm

Caríssimo Decarvalho

[Por exemplo o MIDAP e o CAB entre nós. Nestes casos ha limitaçao de autocaravanas...e de inscritos, pois o que se procura não é nenhuma exibição de quantidade, mas sim o convivio de qualidade, a experiencia ludica e cultural de qualidade, e a contribuição de qualidade para o sector em geral do autocaravanismo.

É curioso que não tenha citado esta frase, onde se aponta como modelo ideal em termos de qualidade, aqueles que são promovidos pelo MIDAP eo CAB, já que "não existe nenhuma exibição de quantidade"......... .

Não voltarei ao tema........

Cumprimentos

Zejorge
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

pois é

Mensagempor decarvalho » quarta abr 29, 2009 2:58 pm

Ora vivam

Fica pois claro que num encontro maxi (isto é grande, e cujo fim acima de tudo é a confraternizaçao decorrente da mobilizaçao de muitas autocaravanas) se privilegia um objectivo numerico de massas, e que num mais reduzido se privilegiam outros objectivos como aqueles que o jose vieira transcreve da segunda parte do meu post.

Ambas as soluções são possiveis, desejaveis e praticaveis. Bem como a do autocaravanista individual que viaja sozinho, ou em família.

Como tudo na vida.... o ideal é o pluralismo, e em sociedade manter-se o direito de opinião plural, sem julgamentos populares na praça pública.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor forum_admin » quarta abr 29, 2009 3:11 pm

Boa tarde,

Queremos pedir a vossa atenção para os seguintes pontos:
  1. Para questões pessoais usem a facilidade que o fórum disponibiliza, ou seja as MP.
  2. Mantenham o tópico para expor as vossas opiniões sobre a forma como decorreu o encontro que lhe deu o nome. Estarão assim a prestar um óptimo serviço a quem não esteve presente mas gostaria de ter informações sobre como correu.
  3. As sugestões de melhoria e pedidos de explicação sobre o que ocorreu menos bem neste evento, devem ser feitas no canal adequado, neste caso no CPA, que foi o organizador.
  4. É preferível criar um tópico novo para cada evento, de modo a que se possa trocar impressões separadamente sobre cada um, sem entrar em comparações directas.
    Atendendo ao calendário preenchido de Abril e Maio, não faltarão sem dúvidas os tópicos a seguir com interesse.


Obrigado a todos pela compreensão.
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Próximo

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes