S. Pedro do Sul

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

S. Pedro do Sul

Mensagempor rgaiao » quinta abr 20, 2006 9:26 pm

Na semana da Páscoa a minha mulher fez um tratamento na termas de S.Pedro do Sul e lá fomos nós na AC. As termas têm um bom estacionamento mesmo junto à margem do rio Vouga com apoio de wc. Enquanto lá estivemos tivemos a companhia de mais 2 companheiros.
Aproveitámos para conhecer a região e fizemos a rota que os nossos companheiros peninsulares fizeram a quando do bonito gesto de plantar umas centenas de árvores em S. Macário. Gostámos muito da região e é um passeio que vale a pena.
Era bonito que a autarquia de S.Pedro do Sul retribuisse o gesto e construísse uma estacão de serviço para AC's.
Abraços e bons passeios.
Rui Gaião
Rui Gaião
Leiria
http://visitar.no.sapo.pt
Avatar do Utilizador
rgaiao
 
Mensagens: 66
Registado: domingo nov 13, 2005 10:48 pm
Localização: Leiria

Mensagempor João » quinta abr 20, 2006 9:31 pm

Boa noite Rui Gaião

Penso que o companheiro Vitor Andrade anda a "tramar" alguma nesse sentido e mesmo junto às termas.

João
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Mensagempor vitorandrade » sexta abr 21, 2006 12:04 am

Pois é!

Nas termas já temos o local para abrir uma AS. Fica do lado oposto ao estacionamento onde muitos companheiros costumam pernoitar e também junto ao rio.

Era para já estar pronta, mas houve a necessidade de negociar o acesso com uma empresa imobiliária. Isto já está tudo decidido e penso que ainda lá poderemos ficar este ano. Amanhã, não mais logo, já saberei ao certo como estão a andar as coisas, pois tenho uma reunião com o vereador da CM de S. Pedro.

Já agora informo que a 16 de Maio vamos abrir nas termas a "Loja da Serra". Esta loja será um espaço onde se poderão adquirir produtos tradicionais e obter informação sobre percursos e locais (aldeias serranas) onde se poderá ficar em segurança e visitar lespaços e coisas genuínas
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor EMAN » sexta abr 21, 2006 1:26 pm

Boas

Apesar de todos nós sabermos que no nosso País a vida não é fácil no que toca a esta matéria, felizmente há quem tente e vá conseguindo algo.
Neste capítulo temos que tirar o boné ao Vitor Andrade que não haja dúvida é um obreiro persistente e eficaz em prol do AC, nomeadamente neste tipo de área.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor vitorandrade » sexta abr 21, 2006 9:01 pm

Como tinha dito estive em S. Pedro do Sul e vi como se está a desenvolver o processo de acesso à AS das termas.

As obras de construção do prédio já começaram mas ainda não é possível saber ao certo quando temos o acesso pronto.

É preciso ser persistente e ir trabalhando

Mas não seja por isto que deixem de visitar S. Pedro do Sul e toda a região de Lafões. Podem utilizar o estacionamento das termas e quando aí não houver espaço em S. Pedro há um local onde eu costumo ficar muitas vezes e que pouca gente conhece que fica por trás das piscinas municipais e que duraante a noite é vigiado pela GNR e segurança da Câmara, pois é aí que ficam os seus autocarros.

Caso precisem de fazer a manutenção já está em funcionamento a AS do Bioparque
http://www.bioparque.org
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor Paulo » sexta abr 21, 2006 9:46 pm

Muito boas notícias Vitorandrade!!

Caso tenhas corrdenadas GPS das zonas que referes, fico-te grato pelo envio das mesmas, para que possamos divulgar esses locais na secção de Áreas de Serviço do CampingCar Portugal.

Obrigado,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Passeante » sexta abr 21, 2006 10:20 pm

:D`Ó RGaião, então e não se diz nada à malta do fórum? Eh, eh, eh...

É que eu sou o autocaravanista que ficou lá parado uma tarde, perto da entrada do parque de estacionamento.
Vi duas AC lá ao fundo mas...
Não fazia idéia que estava ali pessoal do fórum. Ainda andei a rondar, mas não entabulei conversa pois não vi ninguém na rua. Por acaso passou alguém por mim e ficou a olhar (com um panamá). Seria alguém conhecido?...

Pensei dormir lá mas acabei por ainda arrancar para o meio da Serra e fui visitar duas aldeolas, daquelas perdidas no tempo,sem saída para mais lado nenhum, e acabei por dormir numa.

Falhou o contacto mais uma vez. Culpa minha... podia ter ido bater à porta a perguntar se conheciam um tal de fórum... eh, eh, eh.

Fica para a próxima. Um abraço. :lol:
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor Paulo » sexta abr 21, 2006 10:24 pm

É claro que esta é mais uma situação que denota a falta dos logotipos de identificação dos frequentadores do CampingCar Portugal...mas está a ser tratado! :)
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor vitorandrade » sábado abr 22, 2006 12:05 am

Então já sei quem dormiu em Covas do Monte. É uma aldeia que fica atrás do S. Macário.

Como foi dormir e acordar espreitando pela janela e ver o sol a dar no cimo do monte. Já lá estive com o Zeca no fim de semana antes do gesto ecosolidário e quando acordámos os cimos dos montes estavam todos branquinhos.
De manhã fomos ver a partida da cabras (2500). O mais espectacular é a tarde o regresso delas à adeia. Andamos por lá e de um momento para o outro ficamos no meio de um mar de cabras.

Hoje (dia 21) estive lá, pois é uma aldeia em que estamos a fazer um trabalho de requalificação no âmbito do PROGRIDE.

Para a semana irei lá estar de segunda a quinta a tentar descobrir com as pessoas formas de organização para receber visitas.

Esta aldeia tem um restaurante onde podemos comer algumas coisas muito rústicas tal como uns torresmos que são tirado do pote com a banha e aquecidos na frigideira acompanhados de um arroz com feijão e grelos... perguntem ao Zeca!...

Temos que nos encontrar por lá![/img]
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

S. Pedro Sul

Mensagempor rgaiao » sábado abr 22, 2006 4:06 pm

olá a todos.
São de facto muito boas notícias estas. Acho que a minha esposa ficou fã das termas e, por isso, vamos lá voltar mais vezes. Por mim adoro as serras e as aldeias perdidas, adorei conhecer esta região. Quanto ao passeante... o colega do panamá era um companheiro de Faro que também estava a fazer termas. Vi uma Ac parada onde dizes, e vi um senhor rspeitável de barbas, serias tu? Adorei o parque de pisão, presumo que a estação seja no parque de acampamento ( e não de campismo, qual a diferença?). Como já foi ao fim da tarde gastei todo o tempo a ver os moinhos de água, autentica obra prima. Voltarei concerteza com mais tempo. Já publiquei a minha modesta opinião deste passeio e algumas fotos, no site referido mais em baixo.
Parabéns mais uma vez para o Vitor, pelo trabalho desenvolvido, e também para a autarquia de S. Pedro do Sul.
Até breve, talvez até Cáceres ....
Rui
Rui Gaião
Leiria
http://visitar.no.sapo.pt
Avatar do Utilizador
rgaiao
 
Mensagens: 66
Registado: domingo nov 13, 2005 10:48 pm
Localização: Leiria

Mensagempor Passeante » sábado abr 22, 2006 10:07 pm

:D Ora viva
Fui eu, efectivamente, em Covas do Monte. Antes passei por S. Macário e pela Pena.
Vi foi poucas cabras. À hora a que cheguei já tinham quase todas regressado. Vi o restaurante mas pareceu-me fechado. A paisagem nesta Serra é maravilhosa e como ainda inclui uma viagem no tempo, mais maravilhosa se torna.
Este é o meu tipo de passeio... pelo nosso Portugal profundo.
Para que não conhece o lá quer ir... verifique os travões e trate dessas vertigens. Eu fiz as curvinhas todas a passo de caracol, imaginando quando me aparecia um carro pela frente, sem qualquer possibilidade de nos cruzarmos. Na aldeia da Pena, um senhor de lá dizia-me -Agora já pode ir à vontade que não se cruza com ninguém, já estamos cá todos (11 habitantes). Eh, eh, eh. :lol:

Ó Vitorandrade uma forma de bem se receber visitantes (Em Covas do Monte) é ter uma rotundazinha para virar as nossas meninas, eh, eh, eh. Vi-me e desejei-me... (Aldeia sem saída, e sem entrada para veículos. Estes estacionam fora dela e os espaços para fazer a inversão são ínfimos). Adoro estes lugares.

Quanto à barba, em S. Pedro do Sul (a Célia está ali a rir-se a imaginar-me com barba), não era eu.
Temos mesmo que abrir concurso para criar um logótipo para este pessoal se identificar com alguma facilidade. :D
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor vitorandrade » sábado abr 22, 2006 10:19 pm

Só mais duas coisas.

Quanto ao bioparque ser uma zona de acampamento e não um parque de campismo é que aquela zona já há muito que era utilizada para acampar por pessoas que gostavam do local e por ali ficavam.

A partir de determinada altura sentiu-se a necessidade de alguma organização pois começava a ser insustentável e o próprio local começava a ficar degradado. Assim surgiu a ideia de ir construindo uma estrutura ao mesmo tempo que as pessoas iam utilizando. A lei não perdoa e não é possível ter um parque sem cumprir os requisitos legais chamando-lhe zona de acampamento de apoio ao Parque do Pisão como sempre os locais lhe chamaram.
Neste momento está em fase de licenciamento e a partir daí será um parque de campismo, mas sempre como apoio a uma série de actividades de interpretação da natureza daí Bioparque.

Agora respondendo ao Paulo sobre as indicações GPS. O problema é que eu ainda ando à procura de um para mim. Ainda não me decidi e para fazer isso tenho que pedir um.

Já agora vou dizer outro local para pernoitar perto das termas. É já no concelho de Vouzela em Paço de Vilharigues. Passamos lá quando vamos para as termas saindo da A25. É o parque de estacionamento do restaurante "Eira da Bica". É um restaurante muito simpático onde nos servem 5* e podemos ficar para o dia seguinte. Este restaurante encerra à 2ªfeira.
Muitas vezes aos fins de semana tem animação. Hoje por exemplo está lá a decorrer uma tertúlia à volta destes problemas do que é afinal o desenvolvimento e um workshop sobre dança do ventre. Não estou por lá porque às vezes também tenho que estar por Coimbra.

Falaremos mais por Cáceres
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor vitorandrade » sábado abr 22, 2006 10:42 pm

Isso não vale Passeante!

Acabei de escrever e já estou de novo.

Não me podem pedir que tudo já esteja feitinho.

Na 2ªfeira lá estarei com a minha "levezinha" em Covas do Monte. Tenho como missão durante 3, 4 dias sair de lá com uma lista negociada com as pessoas das obras a efectuar para conseguirmos alguma operacionalidade à aldeia do ponto de vista da utilização pelos turistas, pois pensamos conseguir por essa via alguma sustentabilidade económica.

A curto prazo apenas será possível fazer pequenos melhoramentos pois estamos em mudança de quadro comunitário e as verbas dum já se foram e as do outro ainda não chegaram.

Mas da minha lista, já negociada com a Câmara, está o alargamento do espaço para se efectuar a inversão de marcha e a respectiva sinalização do procedimento de estacionamento.
Estamos já a tratar de colocar sinalização com as precauções a tomar antes de se entrar na descida. Mais, pensamos disponibilizar nas termas (a tal "Loja da Serra") todas as informações e os avisos necessários a quem pretender passar algum tempo naquelas paragens.

O sucesso deste meu trabalho também depende muito de todos os companheiros e das informações que ne forem passando.

Desde já obrigado
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor Passeante » domingo abr 23, 2006 7:06 pm

:lol:
Tavábrincar... :D
Adorei o sítio e 50 m em marcha atrás faz-se bem. Fiz a inversão junto à oficina de mármores (ou granitos).
Por mim gosto daquela pureza, mas compreendo e concordo com as alterações que visem a melhoria da qualidade de vida dos habitantes.

As informações consegui-as no Posto de Turismo das Termas de S. Pedro do Sul e no de Vouzela, e fui bem informado. Os mapas dados lá é que não são famosos (fotocopiados) mas dão para desenrascar. Com as informações planeei bem o passeio, fui dali para a Mizarela e para as Pedras Parideiras e mais tarde para a área do Sátao e de Penalva do Castelo. Antes já vinha de Vouzela.

Por falar em Vouzela, gostei bastante da localidade e pernoitei por aí, no parque de estacionamento junto ao parque, por debaixo da antiga ponte do comboio. No dia seguinte, num passeio a pé ainda descobri um ou dois bons lugares de pernoita. Um deles logo acima desse, ao lado da Igreja Matriz, com a indicação de parque para pesados. :wink:

Um abraço e até um dias destes.
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor vitorandrade » segunda mai 29, 2006 5:27 pm

Acabo de ver a foto da ES do Parque de Campismo do http://www.bioparque.org e isso lembrou-me que este já se encontra aberto ao público desde o dia 26 de Maio.

Mais a ES encontra-se disponível para os ACs que apenas pretendam fazer a manutenção da sua AC.

Boas viagens que são ainda melhores cá pela região centro.
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Próximo

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes