Lagarada Celeirós

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Lagarada Celeirós

Mensagempor Mario » segunda set 24, 2007 8:28 pm

Pequena história sobre o nosso fim de semana.
Depois de algumas sugestões apresentadas no índice em boa hora o companheiro Luís Camelo mandou a "boca" da lagarada.
Sem nada combinado decidimos então rumar ao Douro.
A24 até á proximidade de Sabrosa rumo a Celeirós,aldeia no coração do Douro vinhateiro,chegados ao local logo um simpático desconhecido nos aconselhou a estacionar por ali,depois de uma curta conversa descobrimos o Luís Camelo e esposa e outro casal que os acompanhava Augusto Martins e esposa por sinal ambos muito simpáticos.
Longe de nós imaginar tão calorosa recepção que teve continuidade na visita á aldeia com um ambiente genuíno,onde a palavra bem receber sem formalismo é soletrada com toda a propriedade,verdadeiramente surpreendidos com a alegria das coisas simples "barraquinhas de comes e bebes,doces vinho,tudo prata da casa nada comercial só gente da terra que se dispôs a brindar os visitantes com a sua simpatia gostos e saberes.Muita farra pisa,festança,provas dos petiscos á disposição.
Pernoita em Alijó,percorrendo no Domingo o coração do Douro via Castedo, Póvoa ,Casal de Loivos, Vilarinho de Cotas, Pinhão
Percurso curto mas lento para saborear-mos o que a paisagem nos oferece com o deslumbramento próprio de quem se sente extasiado.
Realmente o Douro profundo é único.
Algumas fotos que tentam ilustrar a nossa experiência.

Imagem

Imagem



Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Mario em terça set 25, 2007 7:10 am, num total de 1 vez.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor seco » segunda set 24, 2007 9:26 pm

Boas

Afinal não foram só os "gauleses" que andaram a fazer vinho de "chulé"!!!!
Espero que os vapores etílicos não tenham toldado os nosso amigos........
Confesso que não sei se provarei a colheita deste ano das quintas referenciadas!!!!!! :roll:

Um abraço

seco

PS. devo confessar que uma das experiências melhores da minha vida foi num fim de tarde, à porta de uma adega, em pleno Douro, saborear um copo de "vinho fino"(acabado de retirar da pipa com um provador) com aquela paisagem indescritível, absorvedora, brutal mas voluptuosa a meus pés!
Sensações que valem uma vida!
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Luis Agostinho » segunda set 24, 2007 10:54 pm

Boa noite, Mário

Ainda não consegui perceber, se voçês também andaram a pisar o vinho, ou foram só para a "prova"?

Imagino, que para baixo veio o vosso filho mais novo a conduzir...?! :lol:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor EMAN » terça set 25, 2007 8:55 am

Bom dia

Parece-me que vou deixar de beber vinho e especialmente o de determinada zona do Douro. :D

Agora a 1ª foto tem uma situação gira:
Mário - Symington.
Luís Camelo e cara 1/2 - Qtª Alfarela
Augusto M. e idem - Qtª do Crasto

Hummm, quase parece jogada comercial :D .


Espero e parece que sim, que tenha sido um FS em pleno.

Saudações rolantes
Editado pela última vez por EMAN em terça set 25, 2007 9:20 am, num total de 2 vezes.
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Mario » terça set 25, 2007 9:10 am

Eman tu andas a portar-te mal e então agora queres-me trocar de mulher,por acaso a Srª de azul não é a minha esposa a Teresa ficou de serviço á maq.fotográfica :oops: :oops:
Depois um desgraçado que vai á lagarada é que fica toldado :lol: :lol: :lol:
Não deixes de beber vinho principalmente pisa de 2007 :mrgreen: :mrgreen:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor EMAN » terça set 25, 2007 9:25 am

Re bom dia

Pronto pronto, já refiz o meu post. O meu pedido de desculpas.
Não volta a contecer.
Estava só a tentar provocar o pessoal já que isto de vez em quando a brincadeira também faz parte do ambiente.

No fundo o que interessa é que pelos vistos foi um FS de 5*.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

CELEIRÓS DO DOURO – LAGARADA TRADICIONAL

Mensagempor Porcina Camelo » terça set 25, 2007 2:10 pm

Imagem


Este fim-de-semana, foi passado lá para o Douro e de forma bem animada :D . Já tinha a pulga atrás da orelha :twisted: , pois o Professor José Hermano Saraiva, há algumas semanas atrás, tinha referenciado no seu programa televisivo a Festa da Lagarada Tradicional, em Celeirós do Douro no concelho de Sabrosa.
Nós e os companheiros Jorge e Fernanda chegamos a Celeirós na sexta-feira ao fim da tarde e entrámos com a autocaravana pela aldeia abaixo, mas com muita dificuldade :roll: , pois as ruas eram estreitas demais e quase... quase... que não vínhamos aldeia acima!... Felizmente estávamos a ser seguidos por um morador atento, que nos deu todas as indicações para que não ficássemos “encalhados” e, assim conseguimos um lugar de cinco estrelas.
A pé, pelo meio da aldeia, fui-me apercebendo da alegria e empenhamento que os habitantes punham em tudo que faziam. Onde parássemos, havia sempre motivo para troca de palavras e brincadeiras, parecendo até, que já fazíamos parte daquela gente!
Numa adega antiga estavam oito enormes lagares comunitários, feitos de granito, interligados entre si e já com mais de 200 anos. Havia uma correria constante de pequenas camionetas de carga, vindas de diversas quintas a despejarem as uvas nos lagares e, claro está, que se ia depenicando aqui, ali e acolá!...
Os preparativos para a festa não paravam, envolvendo pessoas de todas as idades, pois havia muita vontade de trabalhar e trabalho para toda a gente. Foram montadas pequenas barraquinhas onde iria funcionar a Feira dos Acepipes e do Artesanato.
Já era bem tarde quando recolhemos, mas o trabalho daquela gente estava bem longe do fim :?: .
Surpresa nossa no sábado., após o almoço apareceram os companheiros Teresa e Mário, casal muito simpático, que não conhecíamos pessoalmente (apenas via Fórum) e que foram logo desafiados para participarem na Lagarada :oops: .Um grupo de Gaiteiros de Miranda do Douro e outro grupo de Concertinas de Felgueiras, não paravam de tocar, fazendo as pessoas vibrar de alegria. Já tínhamos feito a inscrição prévia e estávamos devidamente equipados, para a pisa do vinho. Entrámos para um dos lagares e então foi um tal pisar, conversar, rir, cantar, brincar, dançar... :D :lol: :lol: Nunca tinha experimentado sensação igual e fiquei pasma como é possível ir buscar tantas energias a convívios tão singelos como este.
Se forem a alguma lagarada, tenham cuidado, pois as pernas ficam a doer bastante e os pés ficam mesmo da cor do vinho.
Bem haja quem promove eventos como este, pois em Portugal temos muitas tradições que merecem não se perderem com o tempo.
Um abraço da Porcina
Avatar do Utilizador
Porcina Camelo
 
Mensagens: 1
Registado: segunda set 24, 2007 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor Mario » terça set 25, 2007 2:26 pm

Foi com todo o gosto que li o relato proporcionado pela companheira Porcina Camelo, esposa do Luís Camelo, em boa hora responsáveis pela lagarada em que me meti :wink:
Bom arranque Porcina,agora está obrigada a dar continuidade a esta intervenção no fórum :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Teresa » terça set 25, 2007 2:30 pm

Porcina,seja bem vinda ,todos nós esperamos a sua participação activa neste fórum :wink:
Quanto á Lagarada :lol: :lol: :lol: venha outra
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Luis Almeida » terça set 25, 2007 6:14 pm

Companheira Porcina,

Bem vinda a este fórum.
Espero que o post da Lagarada seja o primeiro de muitos outros.
O difícil é mesmo começar.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Ricardo76 » terça set 25, 2007 8:23 pm

Excelente registo este !Parabéns aos intervenientes e que haja mais convívios assim pois assim é que se vive.
Bem haja para todos.
Ricardo76
Avatar do Utilizador
Ricardo76
 
Mensagens: 288
Registado: sexta ago 17, 2007 10:44 pm
Localização: Santa Maria da Feira

Mensagempor mribeiro » terça set 25, 2007 9:06 pm

Caros companheiros

Parabens pelo brilhante convivio na lagarada...Aqui respira-se autocaravanismo e companheirismo ..
Bem haja aos companheiros Mário e Teresa pela animação que teêm dado a este forum .
Raramente intervenho neste convivio mas sou um leitor atento deste forum...Excelente relato da companheira Porcina.

Cumprimentos
mribeiro
mribeiro
 
Mensagens: 49
Registado: quarta nov 22, 2006 8:37 pm
Localização: Porto

Mensagempor fluis » terça set 25, 2007 11:50 pm

Boa noite,

Companheira Porcina seja bem-vinda ao fórum.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta set 26, 2007 9:05 am

Companheira Porcina, seja muito bem vinda, não deixe de participar neste forum de companheirismo! 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor João » quarta set 26, 2007 5:31 pm

Bem vinda ao Fórum companheira Porcina.
Para o ano não posso perder. Vi o anúncio aqui no fórum mas esse fuoi um fim de semana demasiado ocupado e não deu para ir. Acho que vi a esposa do Augusto Martins ser entrevistada na RTP no Domingo ao almoço.
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Próximo

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 90 visitantes