Volta ao Alentejo.

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Volta ao Alentejo.

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta ago 29, 2007 10:03 am

Ora finalmente e depois de quase 1 ano sem férias, lá tenho 15 dias para rolar decentemente com a caravana 8) 8)

Visto ser um grande amante do Alentejo, quer como zona, quer pelas gentes e pela gastronomia (ai a gostronomia... :wink: ), lá irei então passear pelo Alentejo. Gostaria de saber dicas sobre o que visitar e onde comer nas seguintes localidades: Évora, Redondo, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Moura, Serpa, Mértola e Ferreira do Alentejo. Algumas localidades já la estive á uns bons anos atrás e Évora já conheço muito bem, no entanto dicas são sempre bem vindas 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor pauloans » quarta ago 29, 2007 11:13 am

A sul, IMPERDIVEL e IMPERDOÁVEL não visitar minas de S. Domingos.
O restaurante da pensão serve umas plumas e secretos de porco preto que é comer e chorar por mais.
Não tem grande aspecto mas é muito bom.
Se puderes deixar a caravana uma ou duas horas em frente ao posto da GNR, vai visitar as ruínas das minas, e visita o lago de enxofre... parece uma paisagem lunar. Cuidado com crianças.
Acessivel, mas aconselho a deixar a caravana quando acaba o alcatrão, é a visita ao "Pulo do Lobo", sendo o melhor acesso a partir da estrada de beja para Mértola. Andas uma série de Kms, em alcatrão até uma terreola muito pacifica. Deixa aí a caravana e segues de carro até ao pulo do Lobo. (Se optares por levar a caravana na terra de estrada batida, não cometas a asneira de descer com ela o ultimo km. Pode parecer pouco inclinado a principio, mas depois tens fica muito inclinado e já vi jipes a patinar LOLOL)

Em Vila Viçosa, havia um restaurante no meio do Jardim que se comia bem.
Em Borba, quem entra vindo de Estremoz, tem de virar à esquerda numa avenida. Mais ou menos a meio, do lado esquerdo havia um restaurante parecido com um café regional, que servia muito bem.
Em Estremoz, evita os do largo principal. Há muita coisa escondida nas ruas estreitinhas, procura por essas.
Mértola. Os da rotunda costumavam servir bom porco preto, os outros não costumo visitar. Ainda em mértola, visita os museus, as ruinas paleo-cristãs/sinagoga e o castelo, com as escavações arqueológicas.

Se fores antes para o lado norte, aproveita para passar no Cabeço de Vide, piscina natural e Termas, excelente cozinha no restaurante o Rolo, da Estalagem Rainha D. Leonor.
Se tiveres crianças, podes passar também um dia fabuloso nas piscinas das Galveias, embora fique entre Ponte de Sôr e Aviz é fácil lá chegar...
piscinas com escorregas num complexo totalmente novo.
Podes dar ainda um salto à coudelaria nacional de Alter do Chão. Visitas guiadas e pagas (3€ adultos) às 11 e às 15, ... mas telefona antes a confirmar.
Editado pela última vez por pauloans em quarta ago 29, 2007 2:14 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
pauloans
 
Mensagens: 8
Registado: quarta jul 18, 2007 11:20 am

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta ago 29, 2007 11:40 am

Boas dicas, algumas já tinha em mente, outras não. Muito obrigado pela advertencia quanto á caravana mas como tou limitado a parques, não terei muitos problemas com isso.

Já agora, crianças...? Ainda sou um jovem livre como um passarinho, vou viajar na paz dos deuses :wink: :lol:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor juba » quarta ago 29, 2007 5:53 pm

Olá

Alentejo é comigo

O melhor porco preto come-se em Beja, no restaurante D. Diniz (perto do castelo), presa, pluma ou secretos, tudo acompanhado de migas, salada mista, batata frita em rodelas e o melhor puré de maçã, é de comer e chorar por mais.

Alto Alentejo perto de Évora e de Montemor O Novo fica uma terra, por acaso foi onde nasci, que se chama Santiago do Escoural, tem as grutas mais ricas do País, e um dos melhores restaurantes que conheço o Manuel Azinheirinha, entre entradas e pratos principais tudo é delicioso.

Estou a dar estas dicas só de comida por que o companheiro Pluma não gosta nada de comida

Os dois restaurantes fecham à 4ª feira

Abraços
Editado pela última vez por juba em quarta ago 29, 2007 10:29 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
juba
 
Mensagens: 120
Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm
Localização: Algarve

Mensagempor LUIS CORTINA » quarta ago 29, 2007 9:14 pm

Olá boa noite companheiros,

se tiverem oportunidade de passar por Serpa é de ir conhecer o " Molha o bico ", fica perto do Largo da Igreja, uma taberna tipica com saborosos pratos de carne (as plumas, os secretos, etc.) e com um bom vinho.

Saudações e bons petiscos.

Luis Cortina.
Avatar do Utilizador
LUIS CORTINA
 
Mensagens: 25
Registado: sexta mai 26, 2006 3:11 pm
Localização: Setubal

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta ago 29, 2007 11:47 pm

Belas dicas para "encher a mula" 8)

A taberna "Molho o Bico", que o companheiro LUIS CORTINA mencionou já tinha na minha lista, pois já andei a fazer umas pesquisas, assim já sei que vale mesmo a pena. :wink:

Muito obrigado. 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor EMAN » quinta ago 30, 2007 2:30 pm

Boas

Para quem tem dúvidas de que afinal o Alentejo, também faz parte de Portugal e tem muito para oferecer aos visitantes, penso que basta ver as opiniões prontamente dadas para que se possa "embarcar" no desafio da descoberta.

Já agora nas Minas de S. Domingos, junto à praia fluvial existe um bom estacionamento, c/ parque de pic nique e barbeque, além de um agradável bar de apoio, tudo isto numa zona anti stress.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta ago 31, 2007 9:13 am

Realmente o Alentejo é, para mim, uma paixão, nunca me canso de lá ir. Já agora e que tantos companheiros mostram bons conhecimentos da área, alguem já fez por acaso o caminho da antiga linha férrea das minas até Pomarão? Será viável faze-lo com uma bicicleta BTT, tendo em conta que tenho bastante experiencia?
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor pauloans » sexta ago 31, 2007 10:01 am

Eu fiz de carro (Ax 15 Trd) das Minas até Santana de Cambas.
(ou santana de gambas, como lhe chamamos)
E é um passeio giro, principalmente porque se faz mesmo pelas minas.
Quanto à BTT. Até Santana é relativamente fácil... para lá disso já não digo nada, até porque o terreno é muito acidentado... Mas olha que a distância não é assim tão curta quanto parece... Para ires até ao pomarão é de Pro.
:wink:
Avatar do Utilizador
pauloans
 
Mensagens: 8
Registado: quarta jul 18, 2007 11:20 am

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta ago 31, 2007 10:25 am

Segundo me constou por quem já fez a tal linha férrea, são 25km para cada lado, não é nada que me assuste :wink:

Secalhar levo logo a bicicleta no carro e quando lá chegar logo vejo 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor pauloans » sexta ago 31, 2007 2:07 pm

Ok. Isso definitivamente encaixa na minha noção de Pró.
Os primeiros Km, são fantásticos, já que o caminho desde localidade mesmo em si, faz lembrar outro planeta.
No caminho, do lado esquerdo ainda podes encontrar pequenos lagos muito bonitos. O chão é avermelhado, e espetacular para divertimento puro com montes de pequenas crateras e declives etc.
depois da zona de Santana, a paisagem já é a tipicamente alentejana, chegando ao pomarão a inclinação é bem valente mas isto é pela estrada(não sei como é pela linha de comboio mas não deve ser muito inclinado, já que os comboios tem um limite de inclinação muito muito menor.
Leva um máquina fotográfica contigo, vais adorar.
O pomarão é uma aldeiazinha com um porto ribeirinho... porreiro par comer uns caracois na tasquinha e voltar para trás.
:)

Quanto à zona circundante à mina, estás praticamente à vontade, já que é quase totalmente propriedade da empresa espanhola Sabina (que pretende contruir uma central solar na zona) e eles estão-se nas tintas para quem lá anda. Ou seja, se quiseres mesmo fazer algo radical, podes tentar ir da zona da "Tapada Grande" (o maior dos lagos da Mina de S.D.) até ao Pulo do Lobo. Irias era precisar de um GPS hehehehehe
Terias muita exploração a fazer e deverá ser um pouco mais que 25Km para cada lado... what about thar for a chalenge...
Avatar do Utilizador
pauloans
 
Mensagens: 8
Registado: quarta jul 18, 2007 11:20 am

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sábado set 01, 2007 2:08 pm

"what about thar for a chalenge..."

Até seria bem engraçado mas nessas coisas não convem abusar sosinho, se acontece algum azar... tamos fritos :lol:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta set 07, 2007 11:54 am

Ora chegou finalmente a hora, as merecidas férias! Irei estar ausente 15 dias, quando voltar decerto que terei muito para ler, secalhar tenho de tirar mais 1 dia de férias para me actualizar aqui no forum :lol:

Até dia 21! 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor EMAN » sexta set 07, 2007 12:48 pm

É para o Alentejo
Que as férias vais passar
É para o Alentejo
Que a costela vais curar
Quando de bicla
Estiveres a andar
Toma cuidado c/ o Km 15
Para que nada se volte a passar.


Aproveita bem a BT. :D

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL


Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 95 visitantes