cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (?)

Legislação, truques e astúcias para tornar mais agradável a vida a bordo dos nossos companheiros.

cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (?)

Mensagempor cookie » sexta dez 09, 2011 4:47 pm

boas.

inicio este tópico para que possa ser preenchido com informação potencialmente útil: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos.

parece que a decisão sobre o direito de admissão do canito à zona de consumo fica a cargo do proprietário. é verdade? existem? alguém conhece? onde são? ou tudo não passa de um mito?
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor fj2011 » sexta jan 06, 2012 10:39 am

Cookie

No meu caso sempre fui habituado a viver com Cães ao longo da minha vida, tanto em casa dos meus familiares como na minha própria casa .... assim como agora, há pouco tempo numa autocaravana.
Já no passado, sempre que viajava ou ía de férias tinha que os levar e nunca tive conhecimento que algum proprietário (café/restaurante) tenha aberto a porta a permitir a entrada a animais (nomeadamente canitos) e confesso q caso houvesse um restaurante q o fizesse, também não me agradaria muito frequentá-lo.
Daí fui sempre habituado a frequentar cafés e restaurantes com esplanadas ...pois aí nunca ninguém se opôs e se o fizesse procurava outro local sem reclamar, pois os proprietários estão no seu direito.

Até porque há cães e cães e no caso de ser permitido a sua entrada em cafés ou restaurantes não poderia haver excepções...embora vivamos num País de excepções...penso q tal nunca deveria acontecer.

Daí penso q tudo não passa de um mito...

só mais um exemplo...
há "amigos" meus que evitam de ir à minha casa exactamente pelo facto de ter os meus cães e não gostam de cães ou animais ... pois quem me quiser visitar terá q entrar pelo sitio onde todos entramos e conviver com todos os habitantes da casa e nunca os prenderei no páteo ou em qq lugar para receber os meus amigos...
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor cookie » sexta jan 06, 2012 8:04 pm

companheiro

nós, lusos, não somos nem mais nem menos que os restantes, em particular aqueles que estão situados mais a norte, na europa.

bem, arrisco-me a dizer que somos menos na medida em que tendencialmente proibimos e não educamos... aí somos menos, bastante menos... e este aspecto não é de somenos importância, bem pelo contrário.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor fluis » quarta jan 11, 2012 5:20 pm

Boa tarde,

Cookie a ideia é excelente! Não tenho é infelizmente conhecimento de algum local para alimentar a lista.
Lá fora em países pouco "civilizados" como a França ou Alemanha, é mais habitual vermos os donos a entrar com os animais quer nos transportes públicos, quer em cafés ou em outras lojas, mas cá parece que isso seria impensável.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor fj2011 » quinta jan 12, 2012 3:19 pm

acrescento que,
em inglaterra (só podia ser)até há bares q servem bebidas especiais para cães.
Se a moda pega :D :D
vejam aqui:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Mu ... id=2231151
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor João Plácido » sexta jan 13, 2012 1:29 pm

PROIBIDA ENTRADA A ANIMAIS
Esplanada



Nos estabelecimentos de Restauração e Bebidas, não é permitida a entrada de animais, salvo quando se tratar de cães de assistência e desde que cumpridas as obrigações legais por parte dos portadores destes animais.
A entidade titular da exploração deve afixar, em local destacado, junto à entrada do estabelecimento, a restrição à admissão de animais, exceptuando os cães de assistência.
A área de serviço é de acesso reservado ao pessoal do estabelecimento, sendo estritamente proibida a entrada e permanência de animais vivos nas zonas que a integram.

A área destinada aos clientes do estabelecimento corresponde ao espaço reservado ao público que compreende as salas de refeição, zona de acolhimento e de recepção, bar, balcão, bengaleiro, instalações sanitárias e, quando existentes, as esplanadas e as salas ou espaços destinados a dança e ou espectáculo. Assim, a proibição de permanência de animais é aplicável nas esplanadas e nos locais de confecção, preparação e distribuição de alimentos.
(Portaria 215/2011 de 31-05)
Avatar do Utilizador
João Plácido
 
Mensagens: 20
Registado: terça jan 04, 2011 10:58 am
Localização: Sines - Litoral Alentejano

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor cookie » sexta jan 13, 2012 2:33 pm

sim sim, somos o país das palhaçadas, a verdadeira república das bananas onde a proibição cega reina e a educação e formação cívica são varridas para debaixo do tapete. posturas típicas de países de terceiro mundo e nisso, estamos muito próximos do top europeu... :roll:

ainda assim há algumas excepções, pelo menos no que diz respeito a alojamentos turísticos.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor fj2011 » domingo jan 15, 2012 1:18 pm

desconhecia essa Portaria... :( :(
mas há uns meses estive numa esplanada e nada me disseram... vou ter mais atenção!
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor cookie » domingo jan 15, 2012 2:11 pm

segundo o que me foi transmitido é proibida a presença de animais vivos onde a preparação de alimentos é efectuada mas regra geral a proibição faz-se dentro de portas. nas esplanadas não é proibido, a não ser que o proprietário queira. aliás, essa proibição cega era impossível de efectivar, a não ser que não houvesse pássaros, moscas e outros animais afins... para além dos humanos porque a maioria das pessoas esquece-se que também nós somos animais.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor João Plácido » terça jan 17, 2012 2:18 pm

Saudações,
Desde já esclareço que tenho um fiel amigo há oito anos, um Labrador Retriever, logo nada tenho contra os fiéis amigos. Ao colocar a Portaria 215/2011 de 31-05, só tive a intenção de informar que esta Legislação está em vigor, logo este tópico deveria ser: "Cafés e Restaurantes que não cumprem a Lei". Se alguém fôr confrontado com esta situação saberá que a mesma está em vigor e o proprietário do estabelecimento não estará a ter uma atitude menos correta. O artº 9º e o artº 12º da referida Portaria complementam-se.Proíbem o acesso de animais à área total dos estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, incluindo esplanadas. Claro que para as moscas, ou outros animais não domésticos a Lei também obriga os proprietários dos estabelecimentos a terem os eletrocutores e contratos com empresas que efetuam o controle de pragas. Penso que isso não será importante para o assunto. Seguindo a ideia da transmissão de conhecimentos que é uma das muitas mais valia deste fórum, e para que "reforce" a imagem social dos autocaravanistas será bom termos em conta a Lei que está em vigor.
Se está bem ou mal feito... !? Eu não sou legislador, mas sou eleitor !

Cumprimentos e bons passeios.
Avatar do Utilizador
João Plácido
 
Mensagens: 20
Registado: terça jan 04, 2011 10:58 am
Localização: Sines - Litoral Alentejano

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor cookie » terça jan 17, 2012 3:17 pm

o Decreto-Lei n.º 234/2007 não proibe nada, apenas menciona que, existindo, essa informação deve ser afixada em local visível. a portaria já proibe activamente.

lá está o que escrevi anteriormente... e quanto às esplanadas, todos sabemos que esse controlo é impossível de realizar por isso é patético o extremismo. por muitos aparelhos para matar moscas e afins que se instalem, somos sempre importunados por elas... já para não falar do resto.

:roll:
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor lino » terça jan 17, 2012 9:31 pm

Eu costumo por vezes precisamente escolher um estabelecimento que tenha esplanada pra minha cadela que me acompanha poder estar por perto!
Penso que se o proprietário do mesmo decidir aplicar essa mesma lei a unica solução será levantar-me e abandonar o local!
Simples e eficaz!
Até a data nunca tive problemas!
Tenho sete cães todos eles abandonados sabe-se lá por quem e o que os mesmos já passaram!
Será que ninguém se lembra de criar uma lei que castigue quem mal trata estes nossos dignos amigos de quatro patas!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor cookie » quarta jan 18, 2012 10:55 pm

subscrevo na íntegra companheiro.

é uma pena mas estou certa que com tempo (demasiado mas enfim...) as coisas mudarão...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor cookie » quinta jan 19, 2012 10:34 am

companheiro, ainda não apresentou os seus 7 patudos à sociedade!
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: cafés e restaurantes que permitem a entrada de canitos (

Mensagempor lino » quinta jan 19, 2012 8:58 pm

Vou tratar de selecionar umas fotos pra ficarem a conhecer os meus 7 Amigos de 4 patas e ainda de mais uma fiel e grande companheira de 4 patas que o ano passado deixou de nos acompanhar...
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira


Voltar para Os nossos animais de companhia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes

cron