Preciso de ajuda para planear a viagem!

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Preciso de ajuda para planear a viagem!

Mensagempor FabioPires » quinta mar 30, 2017 8:49 am

Olá a todos,

Estou a planear a minha primeira viagem de AC para o final deste ano (Outubro) e gostaria de contar com a vossa experiência para vos pedir opiniões/ajuda. O que sei sobre a temática é o que tenho pesquisado/lido pois sou novo nestas andanças.

A AC vai ser alugada e o tempo de duração da viagem serão 15/16 dias.
A rota pensada é Leiria-Corunha-Saragoça-Andorra-Marselha-Mónaco-Génova-Turim-Nice-Barcelona-Valência-Madrid-Salamanca-Leiria.
O objectivo é também visitar algumas cidades que se atravessarem no caminho, sendo que o trajecto será feito maioritariamente pela costa.

Pela pesquisa que fiz já reparei que isto não é parar onde calhar e seguir viagem. Tenho andado a pesquisar sobre estações de serviço, etc, por causa do despejo dos tanques, pernoitas, etc.
Quando fazem uma viagem deste tipo têm esse tipo de paragens já definidas? Ou preferem ir andando e quando chegarem ao local procuram no momento?

Tenho outras dúvidas (mesmo parecendo básicas) que se puderem ajudar agradeço:

- A AC vai ter casa de banho e chuveiro e somos 3 pessoas.
- Segundo a vossa experiência, um uso médio da água e energia dará para quantos dias?
- Reparei que nem todas as estações de serviço tem serviço de reabastecimento. Como fazem se no percurso que estão a pensar fazer não existir? Alteram o percurso de forma a passar por algum sítio que tenha?
- A nível de gasóleo, vão abastecendo ao longo do percurso sempre que possível? (o meu receio é passar um período largo do caminho sem aparecer qualquer estação de serviço)

- Sei que a AC não pode parar para dormir em qualquer lado.
- Como fazem para visitar o centro de uma cidade se não houver estacionamento para as AC?
- É preferível estações de serviço ou parques de campismo para pernoitar?
- Visto que o objectivo é poupar em dormidas e comida, uma vez que temos a AC, como saber se posso simplesmente estacionar para dormir algumas horas?
- Reparei aqui nalguns posts que por exemplo o Mónaco não é muito amante de autocaravanistas, oferecendo para isso um único sítio para estacionar a AC. Alguém sabe como funciona na Andorra?

- Conhecem alguma aplicação para telemóvel que permita descarregar e usar os mapas de países da Europa em modo offline?

Desculpem tanta pergunta, mas quero ter a viagem bem planeada e prefiro perguntar a quem tem experiência!
Muito obrigado desde já.
Um abraço
FabioPires
 
Mensagens: 3
Registado: quarta mar 22, 2017 5:43 pm

Re: Preciso de ajuda para planear a viagem!

Mensagempor jgomes » quinta mar 30, 2017 7:55 pm

Boa noite.
Quer uma opinião sincera!?
Antes de se meter a caminho e fazer muitos planos, arranje um ou mais fim de semana, alugue uma autocaravana, ganhe alguma experiência, pelo memos para saber como funciona o fogão, o frigorífico pois é trivalente, o boiller, etc. e depois diga como foi e tire dúvidas.
É que isto não é só alugar e andar.
Por isso é que muitas vezes alguns "utilizadores" de autocaravanas não resistem e vê-se o que se vê.
Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Preciso de ajuda para planear a viagem!

Mensagempor FabioPires » sexta mar 31, 2017 10:03 am

Boas,

OK.. Vamos então focar-nos no facto de que quero mesmo fazer esta viagem.
Podem simplesmente ajudar respondendo às minhas questões sff?
Cumprimentos
FabioPires
 
Mensagens: 3
Registado: quarta mar 22, 2017 5:43 pm

Re: Preciso de ajuda para planear a viagem!

Mensagempor Salazar » sexta mar 31, 2017 11:43 am

Para navegar offline fora de Portugal uso o heremaps. Grátis, completo e com mapas do mundo inteiro. Junto com o maps da Google, o atlas da Michelin, umas notas impressas ou no tablet e uns quantos routard, chega-me perfeitamente.

Quanto ao resto, só lhe posso alertar para a questão da segurança. Em grandes cidades, optamos sempre por ficar em campings (até porque quase nunca ficamos só um dia) e usamos transportes públicos. Muito cuidado onde estaciona/pernoita no sul de França e em Itália. Ainda ontem, um casal suíço que sigo no IG ficou sem milhares de € em equipamento de vídeo e fotografia (incluindo as memórias dos últimos 3 meses que tem viajado) em Pisa.
Existem por aqui mais tópicos sobre sul de França e Itália. É uma questão de procurar. Também não perde nada em percorrer fóruns estrangeiros.

Por último, por muito que prepare a viagem, prepare-se para o improviso. Porque os imprevistos vão acontecer. É aí que vai ganhar experiência. :)
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Preciso de ajuda para planear a viagem!

Mensagempor ahlagos » sábado abr 01, 2017 3:09 pm

Analise com atenção

http://www.campingcar-infos.com/Francais/accueil.php

tem a informação que precisa, que poderá consultar online e offline e baixar para o GPS e smartphone
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Preciso de ajuda para planear a viagem!

Mensagempor fluis » terça abr 04, 2017 10:21 am

Bom dia,

Aconselho a que vão dando atempadamente uma leitura por alguns relatos de viagem, onde irão ficar com uma ideia de tempos de viagem, locais de visita, locais de estacionamento, etc. Aqui no portal têm isso http://www.campingcarportugal.com/relatosViagens. Para areas de serviço em França, como já foi dito, consultem o campingcar infos (http://www.campingcar-infos.com/). para italia pode tirar daqui: http://www.camperonline.it/area_di_sosta_estero.asp
Veja outros tópicos como por exemplo:
viewtopic.php?f=22&t=8226&p=69886&hilit=di+sosta#p69886
Depois as dúvidas que tiver vã colocando, mas é preferível colocar menos dúvidas em cada post, corre orisco de uma parte delas se perder e ficar sem resposta.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Preciso de ajuda para planear a viagem!

Mensagempor AnaF » quarta abr 05, 2017 11:29 am

Viva!

Não me vou deter sobre questões de gestão e utilização de uma autocaravana.
O único comentário que quero deixar é que é um grande plano para tão pouco tempo. Há que contar com as viagens em estrada e a manutenção. Assim, pergunto: que tempo sobra para visitas, já sem falar em entrar em monumentos - só mesmo visita a cidades por fora!?.

Imagino que por diferentes motivos e gostos queram ir a todos os sítios que menciona, mas a minha sugestão é que redimensionem o passeio para tirar mais proveito de cada lugar.

Os países que quer atravessar têm culturas e vivências diferentes que é muito interessante captar.

Uma dica válida para qualquer viagem será escrever as etapas diárias, contar os quilómetros (somando mais 10% no final) e apontar os tempos de viagem, fazendo contas a uma média de 50 kms./hora (parece pouco, mas não é - atenção que estou a falar em média, não é a velocidade instantânea). No meio de cada semana, convém deixar um dia livre porque pode surgir algo digno de ver que não estava programado, ou uma ida à praia ou uma tarde de descanso.

Saudações autocaravanistas.

AnaF
AnaF
 
Mensagens: 140
Registado: quarta nov 09, 2005 10:03 am


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes

cron