viagem Croácia/Eslovenia/Bosnia e outros

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

viagem Croácia/Eslovenia/Bosnia e outros

Mensagempor rui borges » domingo ago 16, 2015 9:31 am

Caros companheiros,
Acabo de chegar da tão sonhada viagem!!! 28 dias fantásticos , com muitos kilómetros percorridos e bastante calor .Realço os pontos altos como sendo as Grutas de Postojna e os lagos Plitvice, bem como a Ljubljana, tudo na Eslovenia, como sabem. Realço ainda Mostar, na Bosnia.

Para o sucesso desta viagem, houve a contribuição de muitas pessoas , em especial utilizadores e participantes deste fórum.

Em primeiro lugar quero agradecer ao Forum, o trabalho excelente que tem feito em prol do Autocaravanismo e com a sua accão permita que desta forma haja intercâmbio de informações e experiências.

Em segundo lugar, agradecer aos participantes em geral, e em especial aqueles que através dos seus relatos de viagem, me ajudaram com as suas dicas e informações , tão úteis e importantes. Não posso no entanto deixar de realçar, não só pela Amizade, mas também pela excelente colaboração que me prestaram, as informações e conselhos ( por vezes "CIRURGICOS" ), os companheiros José Caseiro e Carlos Rodrigues. Para eles em especial o meu abraço de muita Amizade e gratidão.

Em terceiro lugar,( e a ordem não vincula a importância ou relevo !!! ), o agradecimento muito ESPECIAL, ao casal que em boa hora e neste fórum, aceitou o meu desafio/convite, para fazer parte deste projeto. Falo dos companheiros Eugénio Reis e Elisete, que depois de nos conhecermos e "afinarmos as nossas sintonias/gostos/ maneiras de estar e ser", isto claro está após um " estágio de cerca de 4 meses", foram parte integrante deste projeto em comum e tal como eles " suspenso" desde alguns anos até que uma oportunidade surgisse. O sucesso desta viagem, a eles se deve em grande parte, pois para além de excelentes pessoas, de trato irrepreensível, bons companheiros, simpáticos, divertidos e possuem um imenso gosta pela natureza ( tal como nós ). Para além disso e com a sua maturidade , o amigo Eugénio( veterano na idade cronológica, mas também nestas lides do autocaravanismo), foi fundamental para a nossa orientação, condução, planificação, etc. Chegámos a parques, onde mesmo com GPS a sua localização não foi fácil, mas chegámos sempre!!!

Em quarto lugar, o agradecimento ás nossas caras metade, que foram peças fundamentais nesta viagem. Com todo o seu apoio logístico, não faltou ao longo deste longo período, a comida portuguesa, nomeadamente, o leitão da bairrada, bacalhau com grão, roupa velha, grelhados, sempre bem regados com o nosso vinho alentejano Monte Baixo ( branco e tinto ), Viadores , não esquecendo o rosé ( excelente !!! )do Eugénio. Para além desta parte gastronómica, não posso deixar de mencionar , o leite creme, arroz doce e outras mais guloseimas!!!

Em quinto lugar o " meu agradecimento " á minha AC Adria Twin SP, que se revelou ( e ainda éra muito pequenina pois só tinha 8.350 KM !!!), um veículo, versátil, rápido, confortável, linda !!!!! e complementarmente muito económica, nestes cerca de 9000 Km. Apetece-me dizer que apesar de ter um " corpo pequeno, tem uma alma GRANDE!!! ) e recomenda-se.

Por último, um agradecimento muito especial á minha esposa -Alice , que foi excecional como sempre

Um bem haja a todos com votos de excelentes férias

Rui Borges
procuro informações/ajuda para voagem á Republica Checa
rui borges
 
Mensagens: 27
Registado: sábado jun 06, 2009 10:54 pm
Localização: coimbra

Re: viagem Croácia/Eslovenia/Bosnia e outros

Mensagempor fluis » terça ago 18, 2015 2:22 pm

Boa tarde,

Obrigado pelo feed bak. Folgo em saber que a viagem correu bem, e gostaram. Já pensaram em fazer um relato de viagem para publicar?
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: viagem Croácia/Eslovenia/Bosnia e outros

Mensagempor rui borges » terça ago 18, 2015 5:30 pm

Boa tarde
Caro companheiro Luis

A viagem foi efetuada seguindo duma maneira geral as descrições dos companheiros nos respetivos relatos aqui no fórum. Desse modo não fazia muito sentido que tendo em conta os excelentes relatos, nomeadamente com fotos e indicações precisas como parques ( com coordenadas e demais), houvesse digamos uma repetição de lugares visitados, e todo o resto, dado que os pontos visitados são basicamente todos aqueles que toda a gente visita. Por essa razão e também por opção própria, não efetuei qualquer registo especial desta viagem. Guardo a recordação real das coisas, documentada por fotos ( muitas fotos ).Não se trata de "egoísmo", mas por certo compreendem. No entanto e se necessário, alguma dica ou ajuda possível e útil, terei muito gosto em prestar os esclarecimentos tidos por convenientes. Um abraço Rui Borges
procuro informações/ajuda para voagem á Republica Checa
rui borges
 
Mensagens: 27
Registado: sábado jun 06, 2009 10:54 pm
Localização: coimbra

Re: viagem Croácia/Eslovenia/Bosnia e outros

Mensagempor rui borges » quarta ago 19, 2015 7:51 am

Bom dia,
Complementarmente e com base na experiência vivida, alerto/ faço as seguintes considerações. possivelmente válidas para aqueles que venham a fazer esta viagem:

Globalmente as pessoas nos países Bálticos são, afáveis, simpáticas e prontas a ajudar, mesmo quando não falam qualquer língua para além do nativo.
Nestes países, não se sente falta de segurança, apesar de praticamente não se ver policia na estrada e cidades. Vi mais policia na fronteira que durante toda a estadia.
Chamo a especial atenção para o facto de os Croatas e Bósnios, serem claramente " assassinos do asfalto/estrada", pois é tal a perigosidade com que conduzem que não chega irmos atentos " ao burro e ao cigano". Para eles não existem traços contínuos, curvas, lombas, pontes, passadeiras semáforos e tão pouco respeitam os limites de velocidade. Fazem autênticos ganchos/ângulos retos nas ultrapassagens que nós temos que nos " encolher ". Protestam connosco se vamos a cumprir os limites de velocidade ou se os " não deixamos passar ", brindando-nos , logo que o façam com protestos, apitadelas e mãos no ar.
Na Bosnia, foi o único Pais em que senti que tinha poder de compra .Nota-se claramente nestes países a dedicação essencialmente para o turismo.

Na Alemanha e apesar de termos ficado num parque de campismo /Resort 5 estrelas, toda a informação estava única e simplesmente em alemão e na receção a funcionária, apenas se preocupou em falar alemão. Senti no ambiente geral ( 99,9% dos utentes eram alemaes) alguma descriminação negativa.

Na Suiça, o comportamento dos automobilistas em geral é de "intolerância" para com os estrangeiros ( penso que provavelmente mais para connosco, mas posso estar errado, pois não vi, com alemaes e holandeses, a mesma postura, mas admito poder estar errado!!!) tendo em conta que numa rotunda ou viragem para qualquer dos lados, se houver uma hesitação de 3/4 segundos é-se brindado com uma buzinadela. O mesmo acontece nas passadeiras, pois mesmo como foi um dos casos em que o peão não se encontrava na respetiva entrada da mesma e portanto não poderia adivinhar que iria passar, fui alvo de linguagem diria insultuosa ou menos agradável- deduzo eu, pois tal foi o " dinamismo" com que gesticulou. Buzinam por tudo e por nada. Recordo a subida de Interlaken com subida sinuosa e muito inclinada em que a velocidade para uma AC é na ordem dos 30/40Km , 2ª/3ª velocidade e em que circulam depois de nós e naturalmente outros veículos, que quando nos passam buzinam insistentemente e nos reprovam como se a estrada seja propriedade deles! - Estes exemplos dizem respeito basicamente a estradas secundárias.

Pronto tudo isto vale o que vale, mas julgo que estes alertas poderão ter alguma utilidade. Caso não tenham, ainda bem.

Um abraço
Rui Borges
procuro informações/ajuda para voagem á Republica Checa
rui borges
 
Mensagens: 27
Registado: sábado jun 06, 2009 10:54 pm
Localização: coimbra

Re: viagem Croácia/Eslovenia/Bosnia e outros

Mensagempor Joel Lourenço » sábado Oct 31, 2015 12:10 pm

rui borges Escreveu:Bom dia,
Na Suiça, o comportamento dos automobilistas em geral é de "intolerância" para com os estrangeiros ( penso que provavelmente mais para connosco, mas posso estar errado, pois não vi, com alemaes e holandeses, a mesma postura, mas admito poder estar errado!!!) tendo em conta que numa rotunda ou viragem para qualquer dos lados, se houver uma hesitação de 3/4 segundos é-se brindado com uma buzinadela. O mesmo acontece nas passadeiras, pois mesmo como foi um dos casos em que o peão não se encontrava na respetiva entrada da mesma e portanto não poderia adivinhar que iria passar, fui alvo de linguagem diria insultuosa ou menos agradável- deduzo eu, pois tal foi o " dinamismo" com que gesticulou. Buzinam por tudo e por nada. Recordo a subida de Interlaken com subida sinuosa e muito inclinada em que a velocidade para uma AC é na ordem dos 30/40Km , 2ª/3ª velocidade e em que circulam depois de nós e naturalmente outros veículos, que quando nos passam buzinam insistentemente e nos reprovam como se a estrada seja propriedade deles! - Estes exemplos dizem respeito basicamente a estradas secundárias.

Pronto tudo isto vale o que vale, mas julgo que estes alertas poderão ter alguma utilidade. Caso não tenham, ainda bem.

Um abraço
Rui Borges


Estive na Suiça e fiz tambem essa subida e outras secalhar mais complicadas, fiz ate algumas filas mas nao chegaram a buzinar,em relação a transito há paises bem piores e sem compreensão do que é uma Autocaravana, em termos de visita em si, claramente que não são muito simpaticos, contudo encontrei alguns portugueses no atendimento da loja onde me prestaram um bom atendimento.
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes