Pernoitar sem parque de campismo

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor Miguel_Silva1984 » sexta ago 14, 2015 2:10 pm

Viva a todos,

sou um novato nas saídas de autocaravana, e há algo que me anda a incomodar...

pensei não ter de recorrer aos parques de campismo, no entanto quando tento "adivinhar" onde vou parar para descansar, juntamente com a Maria e o meu filho de 2 anos, tenho muita dificuldade em obter informação...

nos fóruns vão-se apresentando dicas e parques de estacionamento, no entanto ao continuar a pesquisa é comum ver editais de municipios e outras autoridades e proibir... na verdade a probabilidade de ir a um sitio que foi recomendado o ano passado e ter lá um placa a proibir é muito grande...

como os meus amigos costumam fazer? preocupam-se em saber de antemão onde é autocaravana-friendy ou simplesmente vão e ficam onde vos parecer melhor?

claro que gostaria de ficar junto de outras auto-caravnas e onde somos bem-vindos, ainda que a questão das multas me pareça uma palhaçada e nao me preocupe muito, mesmo aquele momento de sermos acordados pelas autoridades só para chatear já é mau que chegue...

a proposito disto, este ano estou a pensar na zona de praias entre Praia da Tocha, Murtinheira, Costa de Lavos, Leirosa, Pedrogão, Praia da Vieira, São Martinho do Porto e Santa Cruz. alguém recomenda um sitio tranquilo por estes lados?

muito obrigado a todos e boas viagens!
Miguel_Silva1984
 
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 25, 2015 7:59 am

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor MigSou » sexta ago 14, 2015 3:20 pm

Companheiro,

Aqui neste fórum existe uma listagem das áreas de serviço em Portugal.
Quando está no fórum se "clicar" na imagem que diz "Áreas de Serviço e estacionamento - consultar e imprimir" vai lá ter.
Depois é só colocar o distrito que deseja visitar.

Se o ajuda deixo-lhe aqui o link:
http://www.campingcarportugal.com/areasServico

Se o ajudar pesquisar com um mapa, também uso o Camping Car Info, mas é mais para áreas fora de Portugal, cá dentro, o link acima é bem mais completo.
http://www.campingcar-infos.com/index1.htm
(clique na autocaravana, depois em "Chercher/ajouter un aire" e finalmente em Portugal)

Boas viagens
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor Miguel_Silva1984 » sexta ago 14, 2015 7:54 pm

Viva companheiro,

Obrigado pela sua resposta. De facto já tinha visto esse resumo e acho muito interessante. Fico é um pouco desconfiado de ver espaços que foram introduzidos em 2008 ou 2009.. Penso qu não haverá muitas praias actualmente onde é possível estacionar sem ser incomodado...

Obrigado
Miguel_Silva1984
 
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 25, 2015 7:59 am

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor time_out » domingo ago 16, 2015 9:34 am

Miguel_Silva1984 Escreveu:Viva companheiro,

Obrigado pela sua resposta. De facto já tinha visto esse resumo e acho muito interessante. Fico é um pouco desconfiado de ver espaços que foram introduzidos em 2008 ou 2009.. Penso qu não haverá muitas praias actualmente onde é possível estacionar sem ser incomodado...

Obrigado


Bom dia
Noto nas suas palavras que não faz a distinção entre estacionar e pernoitar!
Praias onde é possível estacionar a autocaravana existem várias, apesar de ser mais frequente que os parques de estacionamento mais próximos das praias tenham as famosas barreiras de altura!
Praias onde é possível pernoitar não existem! A lei é bem clara e não permite.

A base de dados é alimentada pelos membros desta comunidade e se não há retorno de problemas encontrados a mesma nunca pode estar em dia. Cabe a cada um de nós passar a informação sobre o que se passa em cada um dos espaços.

De salientar que é normal numa zona junto ao mar encontrar com facilidade lugar para estacionar mas unicamente fora dos meses de verão.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor Miguel_Silva1984 » domingo ago 16, 2015 11:56 am

Viva,

Quando diz que não é possível pernoitar nas praias, está a referir-se a uma limitação exclusiva das praias ou de pernoitar em geral?

Sou da zona da praia da Barra de Aveiro e da Torreira e nestas duas praias existem sítios em que estão todo o ano dezenas de autocaravanas, ao longo de todo o ano. Estas duas são a excepção?

Obrigado pela ajuda
Miguel_Silva1984
 
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 25, 2015 7:59 am

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor romão » domingo ago 16, 2015 3:35 pm

Boas, companheiros.
Contrariando um pouco o que disse o companheiro Time-out, eu direi que é possível estacionar e pernoitar em algumas praias
do nosso litoral. Aliás o próprio Miguel-Silva já mencionou duas onde isso acontece. Eu estive já este mês em S.Martinho do Porto
e constatei que varias ACs pernoitavam junto a praia do lado sul, na Consolação(Peniche) pernoitam dezenas de ACs junto á praia
durante todo o ano, em Porto Covo, para além do parque próprio para ACs, existe um parque de estacionamento junto à praia o qual
está dividido em duas partes, uma para ligeiros e outra para ACs onde também pernoitam. estes são só alguns exemplos. Esta história
das pernoitas junto ás praias depende muito dos parques de campismo verso autarcas.
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor time_out » domingo ago 16, 2015 6:35 pm

Miguel_Silva1984 Escreveu:Viva,

Quando diz que não é possível pernoitar nas praias, está a referir-se a uma limitação exclusiva das praias ou de pernoitar em geral?

Sou da zona da praia da Barra de Aveiro e da Torreira e nestas duas praias existem sítios em que estão todo o ano dezenas de autocaravanas, ao longo de todo o ano. Estas duas são a excepção?

Obrigado pela ajuda


Boa noite

Não sou eu que digo que não é possivel, é a legislação em vigor!
Claro que nem todos seguem as regras existentes e por isso é que há multas, coimas, etc...
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor time_out » domingo ago 16, 2015 6:47 pm

romão Escreveu:Boas, companheiros.
Contrariando um pouco o que disse o companheiro Time-out, eu direi que é possível estacionar e pernoitar em algumas praias
do nosso litoral. Aliás o próprio Miguel-Silva já mencionou duas onde isso acontece. Eu estive já este mês em S.Martinho do Porto
e constatei que varias ACs pernoitavam junto a praia do lado sul, na Consolação(Peniche) pernoitam dezenas de ACs junto á praia
durante todo o ano, em Porto Covo, para além do parque próprio para ACs, existe um parque de estacionamento junto à praia o qual
está dividido em duas partes, uma para ligeiros e outra para ACs onde também pernoitam. estes são só alguns exemplos. Esta história
das pernoitas junto ás praias depende muito dos parques de campismo verso autarcas.


Boa noite
É sempre possível ir-se contra a lei e até há situações que passam impunes mas também tem havido relatos de fiscalização por parte das autoridades.
Discordo completamente quando diz que "a história das pernoitas junto ás praias depende muito dos parques de campismo verso autarcas." o que por vezes se passa e certamente já observou que algumas dessas autocaravanas passam a usar os espaços como se estivessem num parque de campismo provocando a ira dos veraneantes e dos habitantes locais que levam a que a fiscalização seja chamada.

No caso que menciona de Porto Covo não se trata de um estacionamento mas sim de uma área de serviço (não fica junto à praia e portanto não se enquadra na legislação em vigor!)
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor Miguel_Silva1984 » segunda ago 17, 2015 1:23 pm

Agradeço a todos os vossos comentários. Mas estou um bocado preocupado com estas férias... Para não ser incomodado/multado terei de ir para parques de campismo?
Miguel_Silva1984
 
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 25, 2015 7:59 am

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor cfilipe » segunda ago 17, 2015 6:11 pm

Boa tarde,

Não tendo autocaravana, não tenho qualquer experiência relativamente aos locais de pernoita, apenas posso dizer o que vejo e o que vi este ano em Armação de Pera na semana que estive de férias.
No parque de estacionamento junto à praia dos pescadores em Armação de Pera estiveram sempre alguns companheiros (Portugueses e estrangeiros) a pernoitar, sem aparentemente qualquer problema. Alguns apenas por uma noite, outros mais (3,4). O que também vi, foi um grande respeito pelas chamadas "regras de ouro", que tirando uma ou outra janela aberta foram respeitadas por todos.
Sei que não é a zona para a qual está a pensar ir, mas é apenas um relato do que vi à 15 dias.
Apenas uma sugestão, antes de estacionar para pernoitar, fale com as autoridades (GNR/PSP) locais para ver os locais onde pode fazê-lo sem chatices posteriores.

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor Miguel_Silva1984 » segunda ago 17, 2015 6:16 pm

Viva,

É uma óptima sugestão, acho que vou mesmo fazer isso!

Muito obrigado
Miguel_Silva1984
 
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 25, 2015 7:59 am

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor romão » segunda ago 17, 2015 8:52 pm

Boas, companheiros.
Estou em completo desacordo com aqueles que ao utilizarem uma AC fazem da mesma uma "barraca de campismo". Tanto quanto
sei, e corrijam-me se estou em erro, a lei geral sobre transito e estacionamento de veículos, não especifica que uma AC não pode
estacionar junto a uma praia, e também não conheço nenhuma lei que proíba, no geral, que não se possa dormir dentro de uma AC.
As "leis" que "proíbem" ambas estas situações são emanadas das câmaras municipais por diversas razões e interesses. Acrescento que
eu estive em S. Martinho do Porto mas acampado dentro do parque de campismo e amanhã vou para o algarve mas para um parque de campismo igualmente. Quanto ao Porto Covo, ainda lá não fui este ano, mas no ano de 2014 havia uma área de serviço para ACs á entrada da vila junto ao parque de campismo e junto á praia da vila existia um parque de estacionamento que estava dividido em
duas partes, uma para veículos ligeiros e a outra reservada a ACs com placa indicativa, acredito que este ano já seja diferente porque
quanto a regras de ouro, estamos conversados.
cump
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor Miguel_Silva1984 » segunda ago 17, 2015 10:33 pm

Então afinal o que é proibido? A AC sem qualquer apetrecho pode ter gente dentro de noite?
Miguel_Silva1984
 
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 25, 2015 7:59 am

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor jgomes » terça ago 18, 2015 8:45 am

Bom dia.

Claro que pode, senão para que servem os sofás, as camas e a mesa»?!
Se for a isto que chama apetrechos..., tudo bem, para ser uma autocaravana, tem que estar equipada com os respectivos apetrechos, senão será um simples furgão. Será assim ou não?

Cumprimentos e boas férias.

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Pernoitar sem parque de campismo

Mensagempor MigSou » terça ago 18, 2015 9:32 am

Bom dia a todos,

Companheiro Miguel_Silva1984, se calhar o melhor é dizer para que zona do país está a pensar ir e pode ser que os companheiros lhe consigam indicar exemplos das tais zonas de pernoita.

Outra coisa que lhe pergunto é: se for possível estacionar (de dia) junto à sua praia preferida e ao final do dia tiver que fazer uns 10-15 Km para chegar a uma área de serviço ou a um local de pernoita (não sendo o ideal) é muito incomodativo?

Boas viagens!
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes