Opinião para Volta até ao Parque do Gerês (Volta Realizada)

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Opinião para Volta até ao Parque do Gerês (Volta Realizada)

Mensagempor Stereolab » sábado Oct 18, 2014 1:24 pm

Viva a Todos,,,
Estou aqui a magicar uma voltinha para fazer brevemente na menina,,o objectivo era fazer alguns kms para me ir habituando e visitar alguns locais que não conhecemos tendo como ponto mais alto no pais o Parque do Geres,tinha esta voltinha em baixo em mente,começo na Nazaré porque dai para baixo já conheço +/- e fiz á pouco tempo de carro 3 dias pela zona,,podia também ir directo para o geres e passar a totalidade das pernoitas lá por cima,,,Gostava que me podessem dar dicas e possiveis locais de paragem ou passagem para tornar a volta mais agradavel,,,, a Todos Obrigado,,, Abraços


PINHAL NOVO
NAZARÉ
SÃO PEDRO DO MOEL
PRAIA DA VIEIRA
PRAIA DE PEDROGAO
PRAIA DE LAVOS
FIGUEIRA DA FOZ
GAFANHA DA ENCARNAÇAO
PRAIA DA BARRA ------------------ (NOITE 1 - PERNOITA)
AVEIRO
ESPINHO
GAIA
PORTO
BRAGA (Bom Jesus)
GERES ------------------ (NOITE 2- PERNOITA)
Cascatas e Trilhos pela Zona
GERES ------------------ (NOITE 3 - PERNOITA)
PORTELA DO HOMEM
LOBIOS
LINDOSO
SOAJO
ARCOS DE VALDEVEZ
PONTE DA BARCA
TERRAS DE BOURO
COVIDE
CAMPO DO GERES
GERES ------------------ (NOITE 4 - PERNOITA)
VIEIRA DO MINHO
GUIMARAES
PESO DA RÉGUA ------------------ (NOITE 5 - PERNOITA NA ASA)
LAMEGO (Santuário de Nossa Senhora dos Remédios)
CASTRO DE AIRE
SÃO PEDRO DO SUL (Termas)
CARAMULO (Visita ao Museu do Automóvel)
TONDELA
SANTA COMBA DAO
PENACOVA
COIMBRA ------------------ (NOITE 6 - PERNOITA) Portugal dos Pequeninos com o Pikeno
LOUSA
CASTANHEIRA DE PERA (Praia das Rocas)
FIGUEIRO DOS VINHOS (Praia Fluvial de Aldeia Ana de Aviz / Fragas de S. Simão)
SERTA
VILA DO REI (Praia Fluvial Penedo Furado)
SARDOAL
ABRANTES ------------------ (NOITE 7 - PERNOITA NA ASA)
CONSTANCIA
ALMOUROL (Castelo)
VILA NOVA DA BARQUINHA (Limpeza de Aguas na ASA)
PINHAL NOVO
Editado pela última vez por Stereolab em sábado nov 15, 2014 2:13 am, num total de 2 vezes.
Stereolab
 
Mensagens: 12
Registado: quinta set 25, 2014 8:19 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Opinião para Volta até ao Parque do Gerês

Mensagempor diabloooo06 » sábado Oct 18, 2014 10:19 pm

Boa noite companheiro na minha opinião a 1 noite deveria rumar o mais a norte possível, talvez ficasse em Aveiro mas na costa nova, e mais tranquilo, junto a ria não dorme nada de jeito a não ser que tenha sono muito pesado pq fica junto ao viaduto e os carros a passar por cima das juntas de dilatação é um barulho ensurdecedor, e quanto mais para norte rumar mais aproveita no gerês, eu no ano passado estive lá uma semana e não deu para quase nada, a 2 noite aconselhava a ficar em Guimarães é uma cidade com muita história e cultura merece a pena ver, fica-se junto ao castelo no estacionamento, estão lá muitas AC'S, e no 3 dia rumava direito a Braga sentido ao gerês, mas a saída de Guimarães tem o santuário de s.Torcato que merece uma visita, dei com ele por acaso que nunca tinha ouvido falar e mereceu a pena, ao passar por Braga tem a sé, e a zona historica, tem o bom Jesus de Braga e mais a cima o Sameiro, podendo descer a povoa de Lanhoso que tem uma vista no castelo espetacular, logo de seguida a poucos km tem o gerês, onde deve ir ao turismo buscar o mapa para ver os melhores locais e cascatas, tem o s.Bento da porta aberta,ao fim de semanas as rumarias são muitas e não da para ver muito bem mais vale ir de semana, o estacionamento no gerês e a saída para cima, tem uma fonte, estacionamento grande e sossegado, os donos da churrasqueira são autocaravanistas, para passar a Portela do homem tem de se passar cedo antes das 9h depois fecham a fronteira (tem de se pagar portagem ao parque natural), já que passa a fronteira deve aproveitar as termas, mas não sou apologista de pernoitar junto as termas pois a guarda civil chateia um pouco pelo menos no verão, mas já que esta desse lado da fronteira pode entrar em Portugal pelo lindoso, soajo, arcos de válvez e pernoitar em ponte da barca, depois de volta para o gerês convém regressar por terras de Bouro e melhor para a AC, eu subi de ponte da barca direito ao campo do gerês pelo GPS e é uma subida um tanto ou quanto virtiginosa em calcada e existe uma aldeia no cimo onde a AC não passa nada fácil... Mas com o mapa do gerês vai descobrir muitos recantos magníficos, pedra furada, cascata do arado etc, de regresso pode descer/subir a Mondim de basto, vila real, lamego (pernoita calma e serena no campo da feira)Aproveite. Abraço e boa viagem.
diabloooo06
 
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm
Localização: TORRES VEDRAS

Re: Opinião para Volta até ao Parque do Gerês

Mensagempor cookie » domingo Oct 19, 2014 7:35 am

Este ano não sei como esta maas antigamente a portagem na Portela do homem so existia no verão. Em os baños, depois do hotel tem área de ac num local muito mais tranquilo e bonito, é rudimentar mas existe. Castro Laboreiro e lamas de mouro tb são muito bonitos...
Do outro lado da vila, em campo do Gerês tem o parque de campismo de cerdeira, muitoooo bonito. E perto yem o trilho da aguia do sarilhao, da geira ou da mata da slbergaria. Tb pode ir ver a bsrragem e a aldeia de vilarinho das furnas (se o nível da água permitir) e claro, omuseu etnográfico que fica na porta do Gerês em campo.
Editado pela última vez por cookie em terça Oct 21, 2014 1:03 pm, num total de 1 vez.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Opinião para Volta até ao Parque do Gerês

Mensagempor Stereolab » terça Oct 21, 2014 10:44 am

Boas,,

Caros amigos, Muito Obrigado pelas dicas, segui alguns dos vossos conselhos e alterei as pernoitas para ter tempo de conseguir ver as vistas,,,a ideia deste croki é +/- para ter uma ideia da viagem e onde será mais interessante passar e parar,,, não precisa de ser seguido á risca, o bom do auto caravanismo é mesmo puder ser livre de puder alterar trajectos e pernoitas,,,,
já me ando a munir de mais info, PDFs, e possíveis locais de interesse +/- na rota indicada,,, dps quando fizer o passeio dou noticias,,,Obrigado a Todos,

Abraços
Stereolab
 
Mensagens: 12
Registado: quinta set 25, 2014 8:19 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Opinião para Volta até ao Parque do Gerês

Mensagempor Stereolab » sábado nov 15, 2014 1:54 am

Boas,,

Viagem realizada, foram 1534 km que me ficarão na memoria por muito tempo, não podia ter corrido melhor,,,eu, a esposa e o pikeno adoramos a experiência,,
fiz a viagem toda em estradas secundarias que me permitiram ver paisagens e sítios que de outro modo não era possível,,,,zero problemas e ainda ajudei um autocaravanista francês a sair do sitio de pernoita no Castelo de Guimarães, aqui que minha auto pikena não me deixou mal, coitado do francês que devido ter um rabo muito grande bateu na rampa de saída do estacionamento e dali já não saia sem danificar mais, valeu a minha ajuda e dum senhor de ao ouvimos o estrondo mandamos parar e conseguimos umas tábuas no parque para elevar a auto para puder sair dali,,,,,

fica aqui voltinha seguida por mim,,,

Nazaré, São Pedro de Moel, Praia de Vieira, Praia de Pedrogão, Figueira da Foz, Costa Nova, Praia de Lavos, Aveiro, Estarreja, Guimarães, Braga, Geres, Torneiros (Galiza), Soajo, Arcos de Valdevez, Ponta da Barca, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Peso da Régua, Lamego, São Pedro do Sul, Caramulo, Coimbra, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pombal, Leiria, Batalha, Fátima, Tomar, Constância, Almourol

A todos os que ajudaram o Meu Muito Obrigado

Ficam aqui umas fotozitas e algumas das áreas de pernoita :)

Cascado do Arado - Geres
Imagem

Fragas de Sao Simao - Figueiró dos Vinhos
Imagem

Geres
Imagem

Castelo de Guimaraes
Imagem

Area Serviços Autocaravanas do Peso da Régua
Imagem

Estrada Terras do Bouro
Imagem

Mini Cascata - Geres
Imagem

Aldeia do Soajo
Imagem
Aldeia do Soajo
Imagem
Castelo do Lindoso
Imagem
Geres
Imagem
Geres
Imagem
Bom Jesus do Monte - Braga
Imagem
Castelo de Guimaraes
Imagem
Nazaré
Imagem
Miradouro da Pedra Bela - Geres
Imagem
Castelo de Leiria
Imagem
Area Serviços Autocaravanas de Constancia
Imagem
Area Serviços Autocaravanas do Peso da Régua
Imagem
Area de Pernoita - Coimbra
Imagem
Editado pela última vez por Stereolab em quarta nov 19, 2014 6:12 am, num total de 1 vez.
Stereolab
 
Mensagens: 12
Registado: quinta set 25, 2014 8:19 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Opinião para Volta até ao Parque do Gerês (Volta Realiza

Mensagempor Luis Agostinho » domingo nov 16, 2014 11:44 am

Bom dia Stereolab,

Excelentes fotografias mas se permite a sugestão se colocar legendas nas fotografias sabemos por onde andou :oops: e assim permite a outros companheiros fazer esse passeio.
Obrigado mais uma vez pela exposição fotográfica, mesmo sem querermos somos uma mais valia para essas terras e aldeias pelas fotografias que aqui colocamos e com isso fomentamos o turismo por essas paragens.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Opinião para Volta até ao Parque do Gerês (Volta Realiza

Mensagempor Stereolab » quarta nov 19, 2014 6:04 am

Obrigado pelas palavras,,Excelente ideia, divulgar o que Portugal tem de melhor,,,, vou editar e colocar os locais,,

Abraço
Stereolab
 
Mensagens: 12
Registado: quinta set 25, 2014 8:19 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Opinião para Volta até ao Parque do Gerês (Volta Realiza

Mensagempor gfilipe » quarta nov 19, 2014 10:33 am

espetacular...
uma volta a ter em conta sem duvida!
obrigado pela partilha!!!
Avatar do Utilizador
gfilipe
 
Mensagens: 51
Registado: sexta jun 07, 2013 9:46 pm
Localização: Coimbra

Re: Opinião para Volta até ao Parque do Gerês (Volta Realiza

Mensagempor diabloooo06 » sexta nov 21, 2014 6:59 pm

O nosso Portugal é magnífico todo ele, mas o gerês é único, cada visita nova descoberta:-) toda a gente deveria passar lá uns dias .

Abraço e boas viagens a todos :-)
diabloooo06
 
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm
Localização: TORRES VEDRAS


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes