Estrada Atlântica

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Estrada Atlântica

Mensagempor time_out » terça fev 11, 2014 11:16 am

Bom dia

Já fazia uns anos que não visitava a zona a norte da Nazaré e a sul da Figueira da Foz e em boa altura se resolveu redescobri-la.

Durante um fim de semana fizemos toda essa zona costeira e percorremos a chamada Estrada Atlântica.
Pudemos parar onde quisemos, contemplar o mar sem as multidões de verão, provar a gastronomia local.
Foram cerca de 100 km que mesmo a chover se faz perfeitamente e com inumeras zonas para dormir sem problemas.
Para os que desejarem o percurso está disponivel em ficheiro *KMZ ou *GPX.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por time_out em terça fev 11, 2014 1:34 pm, num total de 1 vez.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor Calita » terça fev 11, 2014 12:14 pm

Conheço bem este percurso,sem duvída belissímo, e com estas fotos a acompanhar ainda o torna mais apetecivel.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor Mario » terça fev 11, 2014 2:11 pm

Olá

A ultima vez que visitamos essa zona foi em fim de Outubro, num fim de semana que mais parecia de verão, sem os constrangimentos naturais da época estival.

Acrescento que para além do passeio em autocaravana, já experimentei a rota como praticante de ciclismo/cicloturismo, há dois anos num "famoso" Porto Lisboa, em Outubro descontraidamente na companhia da família.

Acrescento que grande parte do percurso está servido por uma excelente ciclovia.

Adoramos.
Imagem
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor João Morgado » terça fev 11, 2014 2:48 pm

E o time_out até conseguiu deitar Portugal, tal é a calmaria. :lol: :lol: :lol:
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor Oliventino » terça fev 11, 2014 3:15 pm

Mario Escreveu:
Acrescento que grande parte do percurso está servido por uma excelente ciclovia.

Adoramos.
Imagem


Boa tarde companheiro Mário.

Então mesmo com excelente ciclovia que adora circulam na rodovia, ao lado a 3 metros.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor Mario » terça fev 11, 2014 3:45 pm

Olá

Caro Oliventino

Sem querer ser exaustivo aqui ficam algumas das recentes alterações no que concerne aos ciclistas. :shock:

• Obrigatoriedade dos veículos motorizados deixarem um espaço lateral de 1,5m na ultrapassagem a velocípedes, abrandando também a velocidade.
• Equiparação dos velocípedes, para fins de definição de prioridade, a qualquer outro veículo nos cruzamentos não sinalizados.
• Quando autorizado pelos municípios, os velocípedes poderão circular em faixas BUS.
• Permissão de circulação nos passeios para crianças até aos 10 anos
• Obrigatoriedade de cedência de passagem aos velocípedes quando atravessam as passagens especiais assinaladas para estes.
• Fim da obrigatoriedade de circular o mais à direita possível da via.
Fim da obrigatoriedade de circular na ciclovia.
• Fim da proibição de circular a par.

Poderia tecer aqui muitas considerações sobre o assunto, mas não me parece que num espaço dedicado ao autocaravanismo tenham cabimento. :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor Oliventino » terça fev 11, 2014 8:52 pm

Boa noite.
Isso sabe-se, ( o legislador é ciclista ) assim sobram ciclovias.
O meu comentário foi simples, não tem objectivo.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor luis.sousa.6 » terça fev 11, 2014 11:25 pm

Mario Escreveu:Olá

Caro Oliventino

Sem querer ser exaustivo aqui ficam algumas das recentes alterações no que concerne aos ciclistas. :shock:

• Obrigatoriedade dos veículos motorizados deixarem um espaço lateral de 1,5m na ultrapassagem a velocípedes, abrandando também a velocidade.
• Equiparação dos velocípedes, para fins de definição de prioridade, a qualquer outro veículo nos cruzamentos não sinalizados.
• Quando autorizado pelos municípios, os velocípedes poderão circular em faixas BUS.
• Permissão de circulação nos passeios para crianças até aos 10 anos
• Obrigatoriedade de cedência de passagem aos velocípedes quando atravessam as passagens especiais assinaladas para estes.
• Fim da obrigatoriedade de circular o mais à direita possível da via.
Fim da obrigatoriedade de circular na ciclovia.
• Fim da proibição de circular a par.

Poderia tecer aqui muitas considerações sobre o assunto, mas não me parece que num espaço dedicado ao autocaravanismo tenham cabimento. :!:



por muitos direitos e prioridades que tenhamos, é sempre melhor jogar pelo seguro, preferiria seguir pela ciclovia do que ser atropelado por um condutor desconhecedor deste novo código maravilhoso e morrer cheio de prioridade e razão.......mas estes são só os meus cinco tostões :D
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor benjamim antonio » quarta fev 12, 2014 12:29 pm

Bons dias para todos os autocaravanista e também para aqueles que são utilizadores de autocaravana.
Segundo as regras de ouro o autocaravanista no seu dia a dia deve ser um exemplo de civismo, educação, respeito pelos outros, etc.etc.etc.. Tudo aquilo que no meu tempo nos era transmitido em casa e posteriormente na escola, transmiti os mesmos ensinamentos aos meus filhos e mais tarde aos meus netos, e ainda hoje pugno pelos mesmos.
Muitos maus exemplos poderiam ser dados aqui e dos quais certos individuos nos habituáram a ver depois de 1974.
paradoxo: Tenho orgulho na terra onde nasci, Portugal, mas sinto vergonha de alguns que tanto cá como lá fora negam a fama do povo hospitaleiro e acolhedor.
Meu pai era utilizador da bicicleta e fazia diáriamente de Marvila a VilaNova da Raínha ( cerca de 50km. para lá e outros tantos para casa )´sempre na sua pasteleira e cavaqueando consigo próprio uma vez que não tinha outro companheiro que o acompanhá-se ( a par do outro lado da via descontraidamente e em amena cavaqueira ) Descansavam, ele e a pasteleira, ao Domingo quando por norma não era dia de trabalho. Outros tempos, outros códigos ou quiçá outras formas de viver em sociadade
Finalizando, cito aquele sábio de vida " O MUNDO SÓ PODE SER MELHOR DO QUE ATÉ AQUI, QUANDO CONSIGAS FAZER MAIS PELOS OUTRO QUE POR TI "

Benjamim
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ser autocaravanista é muito mais do que ter uma autocaravana
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio
 
Mensagens: 95
Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm
Localização: arcena, alverca do ribatejo

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor Euroviajante » quarta fev 12, 2014 8:36 pm

Tive conhecimento, no Verão, desta estrada não havia muito transito tem paisagens bonitas e praias agradáveis para andar a pé. Vi que havia uma ciclovia com uma extensão enorme ( cansa só de ver tantos Km), infelizmente não andamos na mesma pois um animal não me deixa. :mrgreen:

Abraços

Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor João Morgado » quarta fev 12, 2014 9:09 pm

Euroviajante Escreveu: infelizmente não andamos na mesma pois um animal não me deixa. :mrgreen:

Maldita preguiça. Tanta vontade que o Manel tinha. :lol: :lol: :lol:
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Estrada Atlântica

Mensagempor RMartins » quarta fev 12, 2014 9:22 pm

benjamim antonio Escreveu:Bons dias para todos os autocaravanista e também para aqueles que são utilizadores de autocaravana.



:lol: :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes