Núcleo Museológico do Sal - Figueira da Foz

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Núcleo Museológico do Sal - Figueira da Foz

Mensagempor time_out » segunda fev 10, 2014 10:56 pm

Boanoite

Fica aqui o desafio para uma visita a sós ou em grupo.

Um local para se passar um bom par de horas a descobrir uma arte em vias de extinção. Os acessos (estreitos e em terra) são acessiveis para as autocaravanas e há facilidades de estacionamento (cerca de 12 podem estacionar em simultaneo).
Passamos por lá este fim de semana (não foi o mais indicado) mas as fortes chuvas tinham alagado os passadiços pelo que a visita total foi impossivel mas ficou a promessa de voltar e aproveitar o passeio de barco.



Informação geral
Inaugurado a 18 de Agosto de 2007, fica situado em Armazéns de Lavos, freguesia de Lavos, na Salina Municipal do Corredor da Cobra.
Durante séculos, a produção de pequenos cristais regulares de sal, isentos de impurezas, era utilizada em grandes quantidades pela frota piscatória local (bacalhau e sardinha). O sal subia o rio Mondego até aos diversos entrepostos que posteriormente o distribuíam pelos confins da Beira, para a conservação das carnes e dos queijos. Este sal saía também da barra e, em brigues e escunas, chegava a pontos tão distantes como o Báltico ou a Nova Inglaterra. A partir da década de 1970, as alterações drásticas no mercado e nos circuitos de comercialização levaram a uma desvalorização progressiva do sal produzido artesanalmente.
Gradualmente, as salinas conheceram um processo de abandono.
Por esta razão e pelo facto de as salinas serem um elemento essencial da paisagem e do imaginário da Figueira da Foz, a Câmara Municipal adquiriu, em 2000, a Salina do Corredor da Cobra, no sentido de permitir à comunidade a fruição de todo este legado cultural.

O Núcleo Museológico do Sal é uma extensão museológica do Museu Municipal Santos Rocha, dependente organicamente da Divisão de Cultura, Biblioteca e Arquivos da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a quem cabe a gestão, promoção e divulgação.
O conceito geral do Núcleo Museológico do Sal baseia-se na ideia que as salinas e o sal são uma actividade em que se cruzam múltiplos aspectos: históricos, etnográficos, paisagísticos, ambientais e económicos, e que devem ser explorados de forma integrada.
Por outro lado, actualmente, os museus de sal e outros meios interpretativos em áreas salineiras, constituem instrumentos de valorização da actividade e dos sítios, e não apenas meros depósitos de instrumentos e documentação relacionados com o sal.
No caso da Figueira da Foz, a criação de um núcleo museológico, em plena salina, constitui uma mais valia notável, a que acresce a existência de um armazém e de uma rota pedestre, permitindo que a visita compreenda a integração destes três espaços que se complementam e completam: Marinha do Corredor da Cobra, Armazém de Sal e Núcleo Museológico.

Com a abertura do Núcleo Museológico do Sal, a Câmara Municipal da Figueira da Foz pretende globalmente difundir um espaço aberto, campo de experimentação e produção de conhecimento, estruturante de novas identidades que o constituem, a partir de diferentes formas de relação entre Homem, sociedade, cultura e natureza.
Neste sentido, e dando apoio a uma estratégia global de informação suportada, desde o primeiro momento, na reactivação e manutenção contínua da actividade salineira, a Autarquia procurou igualmente dar condições para que esta salina funcionasse também como área de formação para novos marnotos, como centro interpretativo e laboratorial para diversos estudos de biodiversidade do seu ecossistema-tipo, e como unidade didáctica de lazer e de interactividade fruída pelos diversos públicos que visitam este espaço tão singular e característico.
Assim, a criação de um Núcleo Museológico sito em plena salina – e complementado com a existência de um Armazém de Sal, de uma Rota Pedestre pelo salgado e de uma futura Rota Fluvial pelo estuário do Rio Mondego – permitirá a fruição integrada de diferentes espaços que se devem explorar na complementaridade e riqueza dos seus tributos e significados.

Missão:
Constituído com a missão de interpretar, valorizar e difundir testemunhos singulares reportados à relação secular do Homem com o território das salinas do concelho da Figueira da Foz, o Núcleo Museológico do Sal pretende ainda informar, educar e sensibilizar os diversos públicos para a necessidade de preservação de uma actividade tradicional e de um produto artesanal; funcionar como um centro local e nacional aberto à investigação e informação sobre a riqueza da biodiversidade deste ecossistema singular em que se insere a salicultura; promover e divulgar nacional e internacionalmente o salgado da Figueira da Foz; e contribuir de forma integrada para a valorização deste património como factor de desenvolvimento local sustentável.
Objectivos:
Constituem objectivos gerais deste Núcleo: valorizar, divulgar e dinamizar parte muito singular do tecido patrimonial do concelho; potenciar e favorecer as acções susceptíveis de o dinamizar; promover a recolha, o estudo e inventário de colecções etnográficas, testemunhos e outros patrimónios que contribuam para o enriquecimento do espólio; criar dinâmicas expositivas e outras que afirmem o equipamento cultural como um espaço vivo; promover e desenvolver práticas e serviços educativos que sensibilizem os diferentes públicos para a necessidade de preservar as heranças cultural e ambiental; fidelizar e formar novos públicos; informar, educar e sensibilizar os seus visitantes para uma actividade e um produto artesanal, em vias de extinção; e apoiar iniciativas culturais e outras consentâneas com as missões do Núcleo Museológico do Sal e do Museu Municipal.
A Exposição Permanente
Dividido este espaço em quatro (4) sectores, o visitante é confrontado com a explanação de cinco (5) grandes temas: O que é o Sal; O Sal na Natureza; História do Sal em Portugal; A Tecnologia do Sal na Figueira da Foz e O Ciclo de Produção; e As Salinas e a Conservação da Natureza.
O programa museológico foi concebido pela empresa de consultoria ambiental Mãe d’água, Lda, com o apoio e acompanhamento dos serviços culturais da Autarquia.
Dependência Orgânica
O Núcleo Museológico do Sal é uma dependência orgânica do Museu Municipal Santos Rocha, integrados na Divisão de Cultura, Biblioteca e Arquivos da Câmara Municipal.
Informações Complementares:
Para além do horário de abertura do Núcleo, a salina municipal na qual ele se integra, permanece disfrutável e de acesso livre.
A salina municipal é igualmente ponto de partida/chegada da Rota das Salinas.
A visita ao Armazém do Sal integra igualmente este complexo cultural e ambiental.
Visita Guiada à Rota das Salinas
(pela empresa Sinergiae) Informações, inscrições e horários podem ser solicitados nos Postos de Turismo da Figueira, em http://www.figueiraturismo.com ou pelo tel.: 239 821 057.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Núcleo Museológico do Sal - Figueira da Foz

Mensagempor tiagonovo » quinta fev 13, 2014 4:18 pm

Boa tarde, está aberto a visitar todos os dias e em qualquer altura do ano?
tiagonovo
 
Mensagens: 40
Registado: quinta fev 14, 2013 7:57 pm
Localização: portugal

Re: Núcleo Museológico do Sal - Figueira da Foz

Mensagempor João Morgado » quinta fev 13, 2014 6:07 pm

tiagonovo Escreveu:Boa tarde, está aberto a visitar todos os dias e em qualquer altura do ano?

Companheiro tiagonovo, pode ver toda a informação aqui: http://www.figueiradigital.com/?zona=90&mid=2
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Núcleo Museológico do Sal - Figueira da Foz

Mensagempor tiagonovo » quinta fev 13, 2014 7:01 pm

obrigado,companheiro!
tiagonovo
 
Mensagens: 40
Registado: quinta fev 14, 2013 7:57 pm
Localização: portugal


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes