10dias em AC .... onde????!!!

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor Filipos » sábado set 21, 2013 3:44 pm

Boa tarde.
Como referi na minha apresentação, pretendo realizar um sonho que ja me acompanha a algum tempo, e parece que se esta a proporcionar a sua realização.
Não possuo nenhuma AC, nem nunca passei por esta experiência.
Tenho a sorte de uma amigo nos "alugar" a AC.

ora bem, vou entao ao que interessa:

. O facto que nao ter a AC em meu nome, na viagem, as autoridades podem-me chatear??? aconselham a fazer algum seguro em meu nome para a viagem???? cartao de saude europeu...convem fazer???

. 10/12 dias de viagem, opiniao sincera do forum... acham que consigo visitar, suiça/alemanha/frança . Sim, se calhar estou a exagerar....muito km a percorrer em tao pouco tempo...

. Acham que 1ro devo ir até ao destino mais longe e entao vir por aí a abaixo e qd vir que ja tou a xegar ao fim dos dias ...apanhar a estrada para portugal???


A viagem é para ser feita em Abril2014, sei k o tempo passa a correr e vou tentar prepara-la da melhor maneira....


Filipe Ribeiro
Filipos
 
Mensagens: 8
Registado: quinta set 19, 2013 7:39 pm
Localização: Leiria

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor RuckFules » sábado set 21, 2013 7:52 pm

Boa noite Filipe Ribeiro.

Não sou a pessoa mais indicada para lhe falar sobre viagens por essa Europa fora, pois tirando umas idas até Espanha, a minha mais longa viagem foi da Alemanha para cá quando fui buscar a minha AC. E como deve calcular vinha em viagem e não em passeio (até porque fui e vim sozinho).

Aquilo que lhe posso transmitir, e note que isto é apenas uma opinião minha e pessoal é: "Leve ideias, não objectivos." Eu gosto pouco de planear muito pormenorizadamente as viagens que faço de AC. Porque para mim viajar de AC é isso mesmo. Viajar livremente, sem horários nem escalas programadas. A qualquer altura pode mudar a rota, ou em vez de ficar num local ficar noutro. Ter uma série de destinos e vê-los à pressa são opções que não encaixam na minha mentalidade autocaravanista. Há quem faça 3000km em 10 dias e diz que conheceu uma infindável lista de cidades. E eu pergunto: conheceu ou passou por lá!? Isso é no meu conceito queimar combustível.

Eu sugiro que escolha algumas cidades ou locais para visitar. Se estiver a gostar de um local explore-o sem a preocupação de ter que ir para outro local ou cidade só porque está programado. Terá certamente outras oportunidades e pelo menos pode dizer: eu conheço isto ou aquilo, e de lá trazer boas recordações.

Quanto a seguros, não lhe posso ajudar muito. Sempre viajei com viaturas em meu nome com os seguros em meu nome. Nunca tive a preocupação de me informar sobre essas legalidades, mas certamente haverá companheiros que o possam ajudar.
Relativamente ao cartão de saúde europeu, sinceramente também nunca tive essa preocupação. Tenho seguro de saúde e acidentes pessoais que cobre os custos até de "repatriamento".

Espero que goze, desfrute e traga boas memórias dessa viagem que certamente ficará uma experiência para o futuro. E muito provavelmente lhe irá criar aquele "bichinho" pelas autocaravanas.

Ainda sou um novato nas andanças, mas no que puder ajudar estarei ao dispor.
Um abraço
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor Garrbel » sábado set 21, 2013 8:54 pm

Boa noite

Da minha experiencia 2 semanas é muito curto para uma viagem pela Europa - dai a minha primeira recomendação é planear o melhor possivel a viagem.

Escolher a(s) zona(s) que se quer visitar e planear. Bem planeada a viagem rende muito mais. Permite não passar ao lado de algo que merece ser visto e que não se sabia que estava ali ao lado.

Não vá à "descoberta". Está tudo descoberto, ninguem descobre nada.

Seguros - vai com o seguro que a AC já tem. (ver se tem assistencia em viagem)

Cartao europeu de saude, claro que deve levar. É gratuito e na Europa, em qualquer hospital ou centro de saude, ou não paga nada ou paga o equivalente a nossa taxa moderadora.

Já o usei por 2 vezes e tive as 2 situações, na Austria não paguei nada e na Eslovenia paguei a taxa moderadora.

Boa preparação da viagem
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor spedy » sábado set 21, 2013 8:56 pm

Boa noite,

Cartão de saúde, na loja do cidadão é simples de o requisitar e pode fazer jeito, dado que com ele caso tenha que ir ao hospital estrangeiro os custo é bem menor.

Nada proíbe que um amigo lhe empreste a Ac, no caso de mencionar que é alugada aí pedem lhe o contrato... portanto para todos os efeitos foi emprestada, tem documentos e seguro, em todo o caso o seu amigo pode fazer uma declaraçao mencionando o emprestimo só para prevenir...

Seguro, também em princípio, não conheço nenhum que proíba outro condutor, desde que ocasional, mas o responsavel pelos seguros do nosso Clube Autocaravanista da Abeceira poderá dar uma ajuda neste ponto.

Quanto à visita, tanto km em 12 dias parece me muito, a minha sugestão ia para uma visita a frança por exemplo e usufruir, caso contrario vai ser só queimar gasoleo como já foi comentado

cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor Euroviajante » sábado set 21, 2013 9:02 pm

Companheiro Boa noite.

tem que pensar primeiro que países quer ver logo vão aparecer locais bonitos a visitar.
Em 2 semanas, para visitar alguma coisa, não pode fazer mais de 5000 km (500KM por dia). Com estes indicadores pode pensar onde quer ir.
Um abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor danibeja » sábado set 21, 2013 9:33 pm

Boa noite,

Eu pessoalmente costumo juntar a opinião do RuckFules com a do Garrbel , apesar de gostar mais do conceito de descobrir, pois o que uns gostam podem os outros não se interessar tanto e vice versa.... mas devemos planear pelo menos os percursos (mas não de forma rigorosa ou imperativa).

Mas questiono, porquê o estrangeiro? já conhece Portugal?
Posso lhe dizer que sou Autocaravanista desde fevereiro de 2009 (com autocaravana própria), e efetivamente, nas primeiras férias que me apanhei com AC, fui para o sul de Espanha, fiquei desolado, com sítios tão bons em Portugal a todos os níveis (e não só de praia) fui para uma zona onde nem das praias gostamos, já para não dizer que a temperatura da água naquela altura estava exatamente igual à do Algarve.

A titulo de exemplo, depois de muitas viagens por Portugal, tenho noção que ainda não conheço nada..., entre 30-08 e 16-09 estive de férias em Autocaravana, e a este ano resolvi percorrer o interior norte durante a primeira semana, pensei eu que chegava, pois não fazia ideia que ia gostar tanto de alguns locais por onde passei...
Comecei em Vila Velha de Ródão e só consegui chegar a Freixo de Espada à Cinta..... mas fiz umas férias turístico culturais espetaculares (Museus, conhecer os centros históricos das vilas e cidades, Igrejas, praias fluviais, piscinas, gastronomia, áreas de serviço para autocaravanas muito boas, etc ....)

Em relação ao seguro, os mesmos não são validos em situações de aluguer, a menos que o contrato de seguro tenha sido celebrado nesses termos, de veiculo destinado a aluguer....

Em relação à ultima questão, eu costumo começar do ponto mais perto e depois vou até onde conseguir....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor chicojo » domingo set 22, 2013 7:16 am

bom domingo a vocês por ai : completamente de acordo com o proceder de praticar /A.C du colega-danibeja=atualmente estou reformado/76anos
pratico esta modalidade que é o autocaravanismo, desde 1985-em tempos de atividade e férias com limito de tempo ,definia un lugar e fazia a viagem
no mais curto espaço de tempo possivel_____agora que as horas /o tempo é mais generoso/vou à sorte ,sem saber pour onde nem quando paro ou chego
por exemplo,na minha ultima ida a Faro donde sou nativo,so fiz 4 Klm em auto estrada,e por acaso em Portugal,em 6 semanas de passeio et quase 7 mil Klm
percorridos=as visitas seja onde for para mim é como um prato, prefiro comer menos mas du melhor= e como diz nosso amigo dani, o nosso pais é uma das maravilhas do planeta, tem um interior maravilhoso, e desconhecido principalmente pelos portugueses mesmo--,que seja ele na orla fronteiriça,no interior
ou litoral,castelos igrejas, quintas , praias ,thermas,serras e vales e mesmo os habitantes,são deslumbrantes e encantadores!

saude boas viagens seja ele por onde for_____________chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor LPP » domingo set 22, 2013 10:43 am

O companheiro Danibeja deu em minha opinião a melhor ajuda para o seu caso. É de aproveitar.
Imagem
Director Geral da Secção de Peças e Acessórios do CAA
Clube Autocaravanista da Abeceira
----------------------
Luís Patriarca
LPP
 
Mensagens: 994
Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm
Localização: Salgueiro- Carvalhal/Bombarral

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor João Morgado » domingo set 22, 2013 11:35 am

Olá Filipe

Eu concordo com muito do que o RuckFules diz. São muitos países e quilómetros para tão poucos dias. Quanto a planeamento eu faço apenas o necessário, pois por experiência sei que o mesmo é constantemente alterado. Primeiro ter uma ideia se quer, como já foi proposto, ficar-se por Portugal ou ir para fora. Se optar pelo estrangeiro, sugeria passar a Espanha numa única etapa e ficar-se apenas por França. A partir da fronteira espanhola tem muito mas mesmo muito para ver e há vários relatos de viagens já publicados. Se quiser dê uma espreitadela ao meu blog http://www-viagensporterra.blogspot.pt/. Quanto ao seguro, desde que não conste como aluguer, o mesmo é válido para o seu amigo ou para si. O cartão de saúde é conveniente tirar, até porque é gratuito e rápido, e nunca se sabe se vem a ser necessário (Deus queira que não). Em França tem muitas áreas de serviço e não precisa de grandes planeamentos pois encontra-as em quase todo o lado. Se preferir parques de campismo, opte pelos municipais pois são muito mais baratos e são bons.
Desejo-lhe uma boa experiência e uma óptima viagem.
Saudações.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor erebrus » domingo set 22, 2013 7:20 pm

Recomendo vivamente ficar em Portugal. Porquê? Não só porque como já outros disseram o país tem muito a oferecer, mas porque:
a) O ritmo da viagem quando se vai de AC em passeio é muito diferente. A minha primeira volta maior foi em PT, 8 dias 1700km, fazendo as contas, nem foram assim tantos km por dia, mas há km e há km. Viagens por estradas secundárias trazem recompensas, mas significam velocidades inferiores e mais horas ao volante para fazer distâncias menores. Se quer ver alguma coisa, vai acabar por fazer não tantos km por dia. Um companheiro mencionou 500km, mas 500km em passeio por dia...é complicado. Muitas destas estradas não dão para médias muito superiores a 60-70km e portanto são muitas horas a conduzir e poucas para se aproveitar quando se para.
b) Encher depósitos, vazar depósitos de águas cinzentas, vazar cassetes, são algumas das tarefas às quais não está habituado. Será mais fácil perceber tudo isso numa AS em Portugal do que numa no meio de França ou Alemanha. Eu pelo menos inicialmente não sabia como funcionava nada. O mesmo se pode dizer no que toca a descobrir onde passar a noite. Nosso país é mais fácil julgar o que é seguro ou não.
c) Dependendo das "mordomias" da AC em questão isto pode variar um pouco, mas há tarefas que em casa são insignificantes mas viajando de AC demoram sempre mais tempo. Isto é algo que se vai percebendo ao experimentar.

Algo que ajudaria (principalmente se insistir em ir para fora do país nessa viagem) era tentar conseguir a AC por um fim-de-semana para experimentar e habituar-se um pouco.

Eu próprio só tenho AC desde o verão passado (e na realidade, tive sem AC de Novembro a Junho, porque nesse periodo tive a transformar a minha nova AC) e as minhas sugestões são baseadas na minha experiência. A minha primeira viagem era para ter sido ao sul de França, mas devido a uma série de imprevistos não foi possível. Depois de ter feito essa viagem de 1700km, percebi que foi mesmo melhor não poder ter ido para França na primeira viagem.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor nelson » segunda set 23, 2013 12:32 pm

Boa tarde
Também eu estou numa de programação de umas ferias em 2014 também vai de 10 dias a 17 dias.
é uma viagem pelos pririneus ,andorra .
com algumas passagem por estes sitios:
http://www.youtube.com/watch?v=TPSzBI1K ... te-6bjR54n

http://www.youtube.com/watch?v=LqvsEWax0xk
http://www.youtube.com/watch?v=qLlgjSlsaK4
e muito mais
toda a rota esta sendo programada poderá ser descarregada no meu blog.
http://njrssferias.jimdo.com/diversos/
dei este exemplo ao vizinho de leiria "filipinos"
neste percurso optei por uma parque em zaragoza ,como podia ser este : http://www.sendaviva.com/Sec_PL/wf_pagi ... idMenu=336 à ida


nelson
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor ZecaSantos » segunda set 23, 2013 6:52 pm

Filipe Ribeiro,

Em estilo telegráfico digo-te que a minha opinião é um misto de Garrbel e Danibeja, a parte da viagem estilo Garrbel, e os locais a visitar as sugestões do Danibeja. Como só tens 10 dias, porque não "investir" nas nossas coisas espectaculares que temos de norte a sul (eu sou suspeito, mas gosto mais de centro para norte, talvez por ter mais "cantinhos" a explorar.

Aproveito para enviar um abraço ao Garrbel e ao Danibeja.

Para ti Filipe, boas pesquisas e aqui há sempre alguém para tirar dúvidas.

Um abraço

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor Garrbel » terça set 24, 2013 6:17 pm

Zeca um abraço para ti.

Ainda um complemento à minha opinião.
Não sei qual a idade do Filipe mas deduzo que seja mais novo que eu.
A ser assim o meu conselho: No dia em que começa ferias arranca à tarde e vai dormir na fronteira. No dia seguinte aponta para França e sem olhar para tras só para em terras de França. Temos de ver outras coisas e para lá dos pirineus. A minha 1ª viagem foi a Italia e não tinha visto tudo de Portugal e hoje continuo a pensar assim e a faze-lo. Bons planos
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor Filipos » terça set 24, 2013 6:38 pm

Boa tarde a todos vos.
Confesso que fiquei muito contente e preplexo com tanta resposta ao meu topico. Agradeço vivamente a opiniao de cada um.
Iremos 2 casais na mesma AC, todos na casa dos 30, ainda sem filhos :)

O trajecto por portugal foi posto em cima da mesa, felizmente ja conheço algumas zonas, tenh a consciencia que me falta conhecer muito mais, mas epa... estamos "vidrados" em conhecer outras gentes!!! :) outro país. Talvez ira ser alguns pontos em frança. Gostaria de conhecer pessoalmente LURDES (nunca estive lá) e TAIZE (ja fui numa excursão mas adorava la voltar.) Claro que temos de saber por onde iremos passar, mas ira tambem ser naquela "da aventura, mas com juizo" :)

Vamos analisar cada opiniao vossa, como deve ser, e irei actualizando a preparação.

Obrigado por tudo.

AH! e o meu nickname nao é FILIPINOS.... é Filipos :mrgreen: :D


abraço a todo o FORUM.
Filipos
 
Mensagens: 8
Registado: quinta set 19, 2013 7:39 pm
Localização: Leiria

Re: 10dias em AC .... onde????!!!

Mensagempor João Morgado » terça set 24, 2013 6:43 pm

Garrbel Escreveu: No dia seguinte aponta para França e sem olhar para tras só para em terras de França.

É esta exactamente a minha opinião. Espanha por ser mais perto pode-se ir vendo em períodos mais curtos.
João Morgado Escreveu:Se optar pelo estrangeiro, sugeria passar a Espanha numa única etapa e ficar-se apenas por França.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes