Uma voltinha

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Uma voltinha

Mensagempor Carlos Baptista » domingo jul 14, 2013 9:18 pm

Companheiros!

Depois de andar aqui no quintal, resolvi armar-me em atrevido e fugir de casa.
Peguei na senhora minha esposa e num jovem, meu neto, com 15 anos e ala que se faz tarde.
Destino: Hessich Oldendorf. Uma cidade pequena no norte da Alemanha, onde, nos dias 21, 22 e 23 de Junho se realizou um encontro de Volkswagens refrigerados a ar - a minha pancada!
Inicialmente era para ir sózinho e aí, iria de carocha. Mas depois, a senhora minha esposa resolveu fazer-me companhia e então tive que mudar de planos e até, embarcar mais um passageiro.
Preparei a carripana o melhor que podia e sabia; um bocado à pressa!
Como o guito não abunda e para fazer esta viagem fiz mealheiro durante quatro anos, não me foi possível fazer tudo aquilo que deveria ter feito, em termos de revisão geral. Confiei na máquina! Óleos, filtros, substituição da bomba de água, dois pneus novos mas, deveriam ter sido os quatro. Mais adiante sabeis porquê.
Tinha 2800 Kms pela frente, até chegar ao destino.
Como a carripana é lenta (Mercedes 310 D, de 93)fiz os cálculos para 400 kms por dia e, sempre a fugir aos grandes centros urbanos.
Um GPS emprestado e depois logo se via.
E lá fui! A 14 de Junho fiz-me à estrada. Todo vaidoso, a guiar a minha Mercedes, agora numa missão completamente diferente daquela para que foi concebida. Ela era uma ambulância!
Aquela dos 400 kms por dia, era uma boa intenção; mas quando se viaja acompanhado, outros poderes se levantam!
Assim, optei por ficar na Guarda, mas,fiz questão de avisar:
- Quanto menos kms fizer hoje, mais tenho que fazer amanhã! É que eu tinha mesmo que lá estar no dia 21.
No dia seguinte lá fomos, mas acabámos por não sair cedo, porque só se podia sair do parque de campismo a partir das 8 horas.
A coisa foi correndo bem, mas vi que por estradas secundárias não me safava: Se poupava em portagens, gastava em tempo e gasóleo, alem de andar aos saltos. Em espanha a coisa passou-se bem; auto via e tal...
Bem! Foi um tratado! Acabei por ficar no parque de campismo de Tordesilhas (caro - muito caro - mas bom!)
Continuando por terras de Espanha e vá de entrar em França. O mais aborrecido é que era sempre o primeiro da fila. Estes carros são excessivamente lentos! Sempre encostado à direita, o mais possível e, algumas vezes parava mesmo. Não me sentia bem comigo mesmo, trazendo uma fila atrás de mim. Dava escoamento ao tráfego e depois metia-me outra vez à estrada.
Em França, passei a primeira noite num parque pobrezinho, mas barato e funcional; em Tercis-les-Bains, junto a Dax. Não tive direito a energia eletrica, por incompatibilidade da ficha - realmente, podiam normalizar a coisa!
Tratei de comprar uma ficha do tipo deles; assim fiquei guarnecido para a volta.
Apanhei muitas obras na auto estrada e, por consequência, os afunilamentos do costume. Mas no final, tal como cá, paguei e não bufei.
S. Jean de Angely foi a terra onde fiquei a seguir: Bom parque, tem um intermarchê e até encontrei uma funcionária da caixa que era portuguesa. Gostei!
Para fugir a Paris, rumei a Le Mans direito a Rouen, onde pernoitei numa área de serviço.
Ao entrar na Bélgica nota-se logo: parece um campo de golf - é só buracos! Mais adiante a coisa compõe-se e o piso melhora. Fiquei numa área de serviço muito boa, em Mons; Vale a pena! Tinham gelados e tudo!
No outro dia, ao levantar, apercebi-me que tinha uma pingadeira no chão. Como ia equipado com uma esteira, lá me deitei debaixo dela para ver o que se passava. Ó diabo! Aquilo estava tudo babado. Andei por ali às apalpadelas e lá vi que era um tubo da bomba da direção que estava rôto. Fui ao depósito do óleo da bomba, estava quase seco.
E agora? Bem! dali até à Mercedes eram cerca de 5 kms. Fui à garrafa do azeite e vá de botar azeite Galo lá para dentro que foi uma palhinha.
Toca a andar que se faz tarde! Entrei numa oficina de automóveis (multi marca) onde não se via ninguem. Lá apareceu um velhote que olhava para o meu neto com ar de mêdo e que não percebia nada do mês francês ali da Doca do Poço do Bispo. Lá nos entendemos e ele lá me indicou onde era a Mercedes. Depois é que vi o motivo do ar de medo: é que o meu neto é um bocado moreno e ele tê-lo-ia tomado por cigano. Digo eu!
Na Mercedes fui bem atendido e lá comprei óleo para a direcção. Já tinha enrolado um bocado de fita isoladora com uma abraçadeira para estancar a fuga e vá de adicionar mais óleo ao azeite Galo.
Segui viagem direito a Bad Pyrmont que era o meu destino final. No entanto, ainda estava a 30 kms de H. Oldendorf. Ia e vinha todos os dias.
A seguir, iniciei a viagem de regresso. Acende-se a luz da bateria. Ok! O alternador deixou de carregar.
Pois! Foi assunto sobre o qual eu nem sequer me debrucei, aquando da preparação da viatura para a viagem.
Talvez escovas!? Eu sei lá! Só sei que nada de luzes, nem limpara vidros, nem nada. E tentar vir até Portugal assim. A bateria ainda iria aguentar uns bons arranques!
Perdido por dez, perdido por mil! Fui direito à Holanda - gente boa, afável, simpática. Vale a pena!
Os coelhos bravos passeiam às centenas no meio das pessoas. Deve ser espécie protegida!
Depois Bélgica novamente e por aí abaixo.
Em França, um carro da polícia ao meu lado ligou a sirene, colocou-se à minha frente e mandou-me segui-lo. Boa!
Atrás de mim vinha outro igual. Estavam com medo que eu desse à cueca!
Lá fui atrás deles até um parque onde estava uma companhia de polícias a fiscalizar os carros. Viram dois ou três papéis e mandaram-me embora. Isto não se faz! Nós é que somos simpáticos; fazemos este tipo de serviço nas áreas de serviço, para não prejudicar os automobilistas.
Tinha que ser no país Basco e a um sábado que a bateria se recusou a colaborar comigo.
Tinha parado numa área de serviço para tomar um café e, quando voltei, nada! Mesmo nada!
Lá falei com o sujeito que estava na loja de conveniência, ele telefonou para outro e, passado cerca de 20 minutos lá estava o funcionário da Brisa lá do sítio. Já sabia que ali não me safava com uma bateria nova, porque eles não tinham - fazem mal!
O sujeito lá preparou os cabos para me dar um encosto de bateria e eis que a menina estava a roncar novamente. Fui pelo outro lado e disse à minha senhora:
-Dá-me aí uma notita de 10 €, para eu dar uma propina ao homem!
Ahahahahah! Qual quê!!! Quando chego ao pé dele, estava ele a passar um recibo no valor de 30 €! Boa!
Lá voltei ao porta moedas a buscar mais 20 €! Pagam-se bem!
Se eu soubesse não tinha sujado as mãos! Quem segurou os cabos na minha bateria, fui eu!
Valha a verdade que o senhor foi simpático e escoltou-me durante cerca de 20 kms até à saída para a cidade mais próxima que era Eibar, onde, segundo ele, havia uma superfície comercial onde eu poderia comprar uma bateria.
Já não parei mais o motor e ali deixei a carripana a trabalhar numa praça, com a minha senhora lá dentro e fui comprar a bateria.
Lá encontrei um supermercado, tipo continente, de seu nome EROSKY. Ali é assim; é só Kapas.
Bateria nova e fogo à peça!
Toca a seguir viagem!
Perguntei a um agente da guarda civil onde ficava o parque de campismo mais próximo e ele indicou-me um em Pancorbo.
Penso que ele não sabia o estado de degradação de semelhante parque! Aquilo era uma chuleira. Tudo partido. Casas de banho que era para esquecer. autoclismos sem tampa, só um chuveiro é que funcionava, urinóis tapados com plástico preto indicando que estavam inop`s.
A base do chuveiro que estava operacional, era uma porta velha. A porta do chuveiro estava toda podre e partida. Enfim! É para esquecer!
Manhã cedo arranquei e fiz-me à estrada.
Venho eu, alegre e contente, nos meus 90 kms/hora, quando o pneu da traseira esquerda resolveu estoirar. Não estivesse eu, habituado a granadas e tinha apanhado um susto.
E agora há que trocar a roda o mais depressa possível, porque, mesmo com os quatro piscas acesos, colete vestido e triângulo a cerca de 50 metros do carro, aquelas bestas passam a alta velocidade como se nada fosse.
Lá houve um ou outro mais consciencioso que mudou para a faixa da esquerda - o resto é para esquecer.
Roda mudada e fogo à peça!
Era domingo! Lá não é como aqui. Nós é que temos tudo aberto.
Lá tive que ficar naquela terra que dá pelo nome de Quintana de Puentes, por acaso um local bonito, à beira rio e sossegado.
No dia seguinte comprei dois pneus novos, mas infelizmente tiveram que ser de outra medida, porque, da medida que vem no livrete não há.
Venho eu todo lampeiro na auto via que nada mais é que uma auto estrada e, ao longe, um polícia no meio da faixa a fazer-me sinal para parar. Estes gaijos são doidos!
Control de alcool! disse-me ele.
Deu-me una boquilha devidamiente acondicionada.
Abre-la! Cierto. Coloca aqui en la maquina. Aora sopra con fuerza.
E yo sopré! 3 zeros. - Solo podia ser. Yo no bebo alcool! Solo Whisky, Gin, Licor Beirão, etc.
Atravessei um bocado que parece um deserto e entrei em Portugal por Vila Verde da Raia (Chaves).
Uffffffffffff! Finalmente em Portugal!
Agora, já deixei 100 € no electricista, 230 € no espanhol dos pneus, 115 € nos bascos da bateria e já estou com comichão para me meter noutra - mas cá dentro.
Fogo à peça!

(grande seca)
Carlos Baptista
 
Mensagens: 31
Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Uma voltinha

Mensagempor João Morgado » domingo jul 14, 2013 10:42 pm

Olá Carlos

Para começar não está mal. São estas aventuras que nos fazem bem à alma, a carteira é que não gosta. Mas na próxima vai correr tudo melhor, é preciso é continuar e mais tarde há sempre peripécias para recordar, umas boas outras não tanto, mas tudo faz parte da vida.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Uma voltinha

Mensagempor Aleluia » domingo jul 14, 2013 10:54 pm

Boa noite, companheiro Carlos Baptista.
Gostei da descrição do teu passeio á Alemanha, assim como a perspectiva com que enfrentas-te as surpresas.
Agora terás que preparar o mesmo passeio, mas com o intuito de poderes usufruir na realidade, das belezas existentes no percurso, sem horas nem compromissos.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Uma voltinha

Mensagempor bornes » segunda jul 15, 2013 9:54 am

caramba,
isso é que se chama uma aventura.
Se for assim todas as vezes que o companheiro sai de casa, garanto-lhe que não envelhece, eheheheheheheh.
Estava a começar a ler a sua aventura e já estava a pensar que se isso se passar comigo, já deixo a viatura para trás e venho embora á boleia, :wink: .
Um grande abraço e que na próxima seja melhor.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Uma voltinha

Mensagempor danibeja » segunda jul 15, 2013 1:34 pm

Boa tarde,

Grande aventura...

Felizmente até hoje a única que me aconteceu ( 3 vezes ) foi partir correias de alternador, mas resolvi o problema em muito pouco tempo, trazia comigo correias suplentes... que felizmente agora também já não acontece...

"Fogo à peça!" e usufrua o mais possível.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Uma voltinha

Mensagempor Carlos Baptista » segunda jul 15, 2013 5:33 pm

Grato pela atenção dispensada!
Reconheço que me alonguei com a prosa; mas foi o mais sumáriamente possível. Outras coisas aconteceram pelo meio, mas de somenos importância e não dignas de relevo.
Se nada acontecesse, não tinha graça nenhuma! Assim, tive para contar.
Já me vou habituando às empanadelas. Deste 75 que ando com chanatos na estrada. O alicate e o arame de fardo têm sido os meus féis companheiros. (LOL) Em 2007 fui a França de carocha e tive que sacar o motor fora, para substituir uma cabeça; e o trabalho foi feito no chão, ali, em cima do alcatrão. De modo que, tudo isto me tem dado algum endurance, para enfrentar as adversidades como autovivendista.
Fogo à peça!
Carlos Baptista
 
Mensagens: 31
Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Uma voltinha

Mensagempor Aleluia » segunda jul 15, 2013 6:11 pm

Boas tardes, companheiros.
Carlos, sacar um motor fora e substituir uma cabeça, não é para qualquer um. Tem que ser alguém que percebe do assunto.
Se me acontece-se alguma coisa, muito menos que isso, lá vinha o reboque trazer-me a casa.
Uma pessoa sabendo da materia, sente-se muito mais á vontade e arrisca muito mais.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Uma voltinha

Mensagempor bornes » segunda jul 15, 2013 8:14 pm

companheiros,
naaaaaaaaaaaa....
eu também entendo de mecânica e também fazia todas as coisas que eram precisas num carro. Mas a idade e o tipo de vida faz-nos pensar diferente.
Como já disse num outro tópico, até o meu pai me dizia que se fossem todos como eu que a economia não andava para a frente, já que eu fazia tudo.
Mas agora, já estou como o outro companheiro, chamo o reboque e pago o que for preciso. Uma pessoa fica velho só de pensar nessas coisas. Tá bem, quem gostar e tiver paciencia, tudo bem. Mas, nada como não ter chatices na carola. Tá bem aventuras, mas mais leves... umas bejecas frescas, lançamento do tremoço á boca, chouriço assado em aguardente com um bom tinto do douro... este tipo de desporto que por vezes é uma aventura do caramba, ehehehehe.
2 manos numa viagem fazem tudo e mais alguma coisa, tirar o motor até nem das coisas mais difíceis... gostava de saber é como é que apertaram os pernos da cabeça do motor, já que aquilo tem uma força especifica senão aquilo fica tudo empenado e as válvulas não funcionam em condições. Se foi sozinho, é mais difícil de acreditar.
Boas viagens.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Uma voltinha

Mensagempor danibeja » segunda jul 15, 2013 9:24 pm

bornes Escreveu:2 manos numa viagem fazem tudo e mais alguma coisa, tirar o motor até nem das coisas mais difíceis... gostava de saber é como é que apertaram os pernos da cabeça do motor, já que aquilo tem uma força especifica senão aquilo fica tudo empenado e as válvulas não funcionam em condições. Se foi sozinho, é mais difícil de acreditar.


Boa noite,

Companheiro Bornes, nem todas as juntas de cabeça obedecem a apertos em Kg ou Nm, tive muitas situações que era em graus, e se for essa a situação é totalmente exequível... assim como em viaturas mais antigas era apertar até um pouco antes de partir, apesar de não ser o procedimento mais correto...

Numa situação de desenrasque em situações adversas temos que nos transcender...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Uma voltinha

Mensagempor Euroviajante » segunda jul 15, 2013 9:56 pm

Boa noite companheiro Carlos.
Grato pela partilha da sua aventura, gostei, em particular, do modo como descreveu a resolução dos problemas da sua máquina. De facto quem tem espirito e sabe pode resolver as coisas.


Um abraço
Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Uma voltinha

Mensagempor João Morgado » segunda jul 15, 2013 10:05 pm

Boa noite

Eu não percebo nada de mecânica mas quando vou para fora levo sempre uma mala de ferramenta com o pensamento de que se alguma coisa acontecer, possa encontrar quem perceba e desenrasque mas que não tenha ferramenta. Assim, eu forneço a ferramenta e fico desenrascado nem que seja só para chegar a uma oficina.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Uma voltinha

Mensagempor Carlos Baptista » segunda jul 15, 2013 10:22 pm

Ora bem!
Deixa-me cá dizer aos meus companheiros mais cépticos que se tratava de um Volkswagen 1302, com cilindros 1600.
Que 80 Kms antes de chegar-mos ao destino, (Thenay - França) o proprietário do carro me disse que o carro estava a fazer um barulho estranho.
E estava mesmo! Uma vela havia saltado fora, por via de a rosca da cabeça estar moída.
Falou-me em pedir a assistência em viagem - eu disse que, se saíram três carros de Portugal, tinham que regressar os mesmos três.
Estávamos numa área de serviço. Fomos tomar um cafézinho e, no regresso, aproveitei para segurar a vela com um alicate e com um martelinho, dei-lhe uma marretada na rosca contra o lancil do passeio. Voltei a metê-la no buraco à força e fogo à peça!
Estou certo que voltávamos para Portugal assim, sem ser preciso mais nada.
Mas como no destino tínhamos uma área destinada a estas coisas, aproveitei para fazer a coisa como deve ser, uma vez que estávamos em ponto de salvação e havia tempo.
Um luso português, com quem fiz amizade, disponibilizou-se para me ajudar, facultando-me um macaquinho com rodinhas e duas preguiças.
Motor cá fora e depois foi comigo comprar uma cabeça usada; 20.00 €!
Aproveitei o "já agora" e meti tubos de vareta e juntas de borracha novos - cabeça no sítio - aperto de braço e afinação de válvulas com o ovidómetro. Tudo pronto; deu-se à chave e pegou à primeira.
Ainda circula diáriamente e o dono não tem razão de queixa! Isto foi em Maio de 2007.
Fogo à peça.
Carlos Baptista
 
Mensagens: 31
Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Uma voltinha

Mensagempor bornes » terça jul 16, 2013 3:51 pm

Ora...
assim está melhor explicado, lol.
Porque uma pessoa sozinha não faz esse tipo de serviço, ou então no fim vai parar ao hospital com a coluna toda f.......!!
Daniel, sei muito bem que alguns parafusos é roscar até mesmo antes de partir, por isso numa vez, num Citroen, foi até mesmo... partir, eheheheheheh.
Depois andou a babar até me dar na cabeça para mudar aquilo tudo, mas deu trabalho.
Agora, tirar um motor, mudar a cabeça e mais algumas coisas, tinha que se ter apoio, porque senão, bem que a carripana ficava ali na berma da estrada até vir o reboque, :lol: .
Haver milagres até os há, mas nem todos os são!
Boas viagens a todos.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Uma voltinha

Mensagempor Carlos Baptista » terça jul 16, 2013 11:54 pm

Eu faço esse trabalho sempre sozinho.
A ajuda daqueles companheiros foi muito bem vinda; uns davam apoio moral, outros foram buscar umas bejecas e assim se passou o dia.
Mas, pessoalmente, gosto mais de meter um motor sozinho!
Ali, havia toda a alegria e sã convivência, entre nós que éramos visitantes e aquela rapaziada que eram luso descendentes.
Se mais não fizeram por nós, foi porque não puderam!
Mas ficou a amizade e, de então para cá, temo-nos encontrado; ou em Portugal, ou em França, como foi agora, no caso desta minha viagem em que visitei um deles.
São estas as coisas boas da vida!
Aqui, aprecio o companheirismo e o espírito de ajuda que existe no pessoal das autocaravanas.
Já andei à pesca a ver se conseguia meter fotos, mas ainda não engatilhei a coisa.

Fogo à peça!
Carlos Baptista
 
Mensagens: 31
Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Uma voltinha

Mensagempor siroco » quarta jul 17, 2013 10:31 am

danibeja Escreveu:... assim como em viaturas mais antigas era apertar até um pouco antes de partir


E como é que isso se faz?

Simples!

Parte-se e depois roda-se meia volta para trás. :twisted: :twisted: :twisted:
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes