Regresso as origens

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Regresso as origens

Mensagempor Cristovão » sexta fev 01, 2013 11:40 pm

Aproveitando umas mini-férias lá resolvi dar uma volta pelo norte do país com passagem pela minha terra Cinfães e descobrir os encantos mais recatados que o norte tem para dar.
Esta volta teve paragem obrigatória em Castelo Branco, Serra da Estrela e Sabugueiro, Guarda, Viseu, Cinfães entre outras que me deslumbraram pela sua beleza natural.
Não fosse as terríveis portagens que passei o tempo todo a evitar levando a condução por estradas que requerem uma atenção e cuidados redobrados, provavelmente teria alongado mais a rota traçada para Bragança e Gerês, mas fica para a próxima.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Regresso as origens

Mensagempor F.Ramos » sábado fev 02, 2013 12:52 am

Boa noite companheiros/as
Companheiro Cristóvão, obrigado pela partilha da viagem, complementada pelas fotos.
Conheço com pouco pormenor a sua terra (Cinfães) visitei-a há alguns anos, quando vinha de Paredes, para Castro D'aire. Gostei. Comprei uns enchidos e broa. Mas o que mais me recorda foi: alguns Kms depois de Cinfães, lado direito havia uma minúscula casa, tipo cubo, sem telhado, com algum espaço para parar e uma velha placa a anunciar CAFÉ. Parei, entrei, e recuei no tempo muitos anos, pois a "máquina do café era a gás, com uma alavanca, que ao aciona-la, premia uma mola e quando libertava a alavanca, a mola pressionava a água (quente a gás) e saía o café. Não comentei nada mas, entendi o funcionamento daquela "relíquia".
O Sr era simpático, mas não devia ganhar p'ra gasolina de regresso a casa
Cumprimentos
Fernando Ramos

Todos, cada um por si, podemos ver o melhor do Mundo. Um, vê uma pequena parte.
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Re: Regresso as origens

Mensagempor Cristovão » sábado fev 02, 2013 11:32 am

Sim, de facto já são poucas as casas que vão resistindo aos avanços do tempo.
Posso a titulo de exemplo dizer que paramos para almoçar a entrada de Cinfães num pequeno restaurante a beira da estrada onde a ementa pouco variava alem de 3 a 4 pratos.
Sentamo-nos em mesas típicas de madeira com as famosas toalhas aos quadrados pedimos um arroz de vitela com feijão que estava do outro mundo e umas febras para o miúdo com o tinto da região a acompanhar.
Ficamos encantados com a qualidade e espantados com a enorme quantidade servida, e quando chegou a hora de pagar até pensei que a senhora se tivesse enganado pois paguei por três pessoas o que cá normalmente pago por apenas uma.
São estas boas surpresas que nos motivam a circular por estradas que desafiam a nossa resistência mas que depois somos recompensados pela hospitalidade e locais de rara beleza.
Recomendo
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Regresso as origens

Mensagempor RMGM » sábado fev 02, 2013 2:28 pm

Pois é companheiros ,eu não viajo por autoestradas,só, se não tiver alternativa
É pelas aldeias e pelos pequenos lugares, que se encontra o nosso Portugal ,onde as pessoas nos oferecem aquilo que têm.
Uma vez num lugar de nome S. Julião, bem perto da fronteira a sul de Marvão, encontrei uma placa a dizer «Servem-se Almoços» e como era horas do mesmo parei
e entrei , perguntei á senhora que veio ao nosso encontro o que havia para o almoço e resposta foi " feito não tenho nada porque o movimento é pouco mas se não quiserem
esperar posso servir uma feijoada que tinha feito para nós os casa e depois cá me arranjo".
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Regresso as origens

Mensagempor chicojo » sábado fev 02, 2013 4:26 pm

boa tarde compatriotas: o que vi na sua narrativa é, o que eu procuro no nosso pais,onde as pessoas e lugares, onde o mode e a maneira,não modificaram tanto como no litoral!__as auto-estradas,depois que me encontro na situação de reformado,e principalmente com a autcaravana,raramente as apanho
o ano passado,na minha ida e volta Paris Faro,mesmo em Espanha,so fiz '4klm perto de Leiria,que me custaram 0,70cents,para mim o tempo pouco importa,se não chegar hoje amanhã veremos,mas os colégas que por falta de tempo livre e limite de datas ,é quase uma obrigação!
Resposta ao coléga RMGM!não é so em Portugal que isso acontece,a mim na Turquia,vieram-me oferecer ovos e leite uma manhã,por volta dos anos1991/92pois praticamos o autocaravanismo desde1985
E aos colegas Cristovão,Ramos e todos os outros, é assim que se pratica autocaravanismo,ir onde menos gente vai ,eu vou ao Algarve,pour que là ainda
estão,meus familiares,mas visita feita fujo para o interior du pais,reconheço que jà não tenho crianças ,e as praias jà não me atiram tanto, quando mais jovem,e que posso ir em datas com menos frequentação!
Não procuro convencer ninguém, isto é a minha forma de o fazer,que pode estar errada_________chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: Regresso as origens

Mensagempor Cristovão » sábado fev 02, 2013 6:46 pm

Ouve alturas que me vi um pouquinho assustado como no caso em que entrei numa pequena aldeia da qual nem encontrei o nome e a passagem era muito estreita entre as casas e a 2 dedos do topo da AC e as varandas de pedra sendo que andar para traz não era opção.
Ouve inclusive uma altura em que tive de andar para traz quase um km para puder fazer inversão de marcha.
Posso garantir que valeu cada minuto que passei ali e, embora na altura fiquemos com a adrenalina acelerada, agora agradeço por estes pequenos desvios que me deixam com histórias bonitas para contar.
Curioso também as gentes fantásticas que encontrei e a caricata situação de alguns olharem para a minha AC (com 20 anos) e acharem que aquilo devia ser uma nave espacial topo de gama. :mrgreen:
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante