Em terras de Nuestros Hermanos - Extremadura

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Em terras de Nuestros Hermanos - Extremadura

Mensagempor Daniel Santos » terça jan 10, 2012 9:11 pm

Olá. Este fim de semana fizemos na "Vivanda" um pequeno itinerário. Como os fins de semana são curtos, resolvemos não ir para muito longe, nem visitar muita coisa, para termos tempo de relaxar um pouco.
Escolhi como destino a vizinha Espanha, região da Extremadura. Os locais a visitar seriam: Alcântara; Cáceres, Trujillo; parque nacional de Monfrague e Plasencia.
Este foi o itinerário:
Imagem

Saímos de Castelo Branco em direcção a Segura, onde passaríamos a fronteira, até lá, passámos pelos Escalos de Baixo, Ladoeiro e Zebreira :) A passagem para Espanha é feita numa ponte, aí a paisagem é bonita e merece uma pequena paragem.
Já em Espanha seguimos então até ao nosso primeiro destino, Alcântara. Para entrármos em Alcântara temos de passar uma ponte, Romana. Foi construída por volta do ano 106 a mando do imperador Trajano. "Consta de 6 arcos assimétricos, que assentam sobre cinco pilares com alturas distintas sobre o terreno. Existe um templete comemorativo com um arco de triunfo superior no centro da ponte com altura de 10 metros, denominado de Trajano. Aos pés da ponte existe um pequeno templo romano dedicado ao construtor, chamado de Lácer e cristianizado na Idade Média com o nome de São Julião. Então foi colocada uma espada e uma cruz apoiada sobre quatro caveiras de granito. Nele está enterrado o Engenheiro dessa obra: Caio Júlio Lacer." in Wikipédia. Agora, e desde 1969 existe uma das barragens do rio Tejo.
Imagem
Imagem
Imagem

Fizemos um breve passeio pela vila, mas, e talvez devido ao fresquinho que se fazia sentir, não a achei muito bonita.
Entrámos para a "Vivanda" e fomos andando. Era já hora de almoço e tínhamos de "aparcar" num sitiozinho jeitoso. Assim, e mesmo à entrada de Arroyo de La Luz, estacionámos numa pequena zona de pic-nic junto a um lago.
Imagem

E que belo almocinho ;)
Imagem

Já com a barriguina cheia, seguimos para o próximo destino: Cáceres. A entrada na cidade foi fácil, o problema foi mesmo descobrir onde era o centro histórico. Encontrámos apenas uma sinalização a dizer centro histórico, seguimos para lá, mas nada... demos então uma volta à cidade, passámos junto ao parque do princípe e entrámos de novo no centro da cidade, aí estacionámos numa área habitacional (prédios) e fomos a pé. lá encontrámos a zona histórica (mesmo ao lado onde já tínhamos passado...)
A hora da ciesta já tinha passado e havia já muita gente pelas ruas. Visitámos a Praça Maior e entrámos na zona história propriamente dita. Aconselho este pequeno passeio. As casas antigas, igrejas e ruas bem estreitinhas dão pormenores bem bonitos à zona.
Imagem
Imagem

Como já se fazia tarde e a dormida iria ser em Trujillo, pusemo-nos ao caminho.
Chegámos a Trujillo já de noite (pelo menos nesta altura do ano em que escurece tão cedo). Estacionámos logo à entrada, numa zona que parecia e se veio a confirmar, bem calma e com vista para o castelo. Deixámos a Vivanda e fomos passear. Já tinha visto algumas fotos na net desta vila, mas ao vivo é ainda mais bonita. Para quem gosta de locais mediavais, esta vila é para se visitar.
Imagem

Ao acordarmos, pela manhã (claro), demos com o castelo lá em cima, mesmo ao nosso lado.
Imagem

Seguimos em direcção a Plasencia, mas passando primeiro por outro dos nossos destinos: O Parque Nacional de Monfrague. Assim, e seguindo pela EX-208
Imagem
que apesar de ser uma estrada nacional, é como se vê pela foto, uma maravilha de estrada. Quase como as nossas nacionais por aqui...Ok, adiante.
A entrada na região do parque é fácil de perceber. As rectas dão lugar a curvas e contra-curvas, onde aconselho a condução moderada :)
Lá em cima, já no parque, ruínas de uma antiga fortaleza Árabe.
Imagem

A chegada ao Castelo, para nós, autocaravanistas tem de ser feita a pé. Existe, um parque de estacionamente, onde temos depois de ir a pé, bike, moto ou carro se os tivermos na autocaravana (desaconselho bike. A subida é demasiado ingrime, apesar de serem apenas uns 700m de distância). A caminhada acaba por ser cansativa, mas vale mesmo a pena ir lá em cima. De lá podemos ver inúmeros Abutres, Águias e com sorte outras aves um pouco mais raras como o falcão ou a cegonha negra. A paisagem lá de cima é também fantástica, onde podemos ver, entre outras coisas, o Tejo. Recomendo :)
Imagem
Imagem

Seguimos viagem para Plasencia. Era suposto termos parado no caminho para o almoço, mas não encontrámos nenhum sitio ao nosso gosto. Assim, almoçámos em Plasencia.
Entrámos em Plasencia (Norte) e encontrámos logo depois de passar para lá do rio um sitio simpático para estacioanar e almoçar, mas infelizmente não estava muito bem frequentado e preferimos não arriscar...(adiante) Assim, seguimos para o meio da cidade, sempre junto ao rio e fomos estacionar junto a este, muito perto da zona das catedrais. (Se não me engano, havia uma placa a indicar: cemitério. Apesar de não termos passado por nenhum)
Imagem

O almocinho, simples e rápido: Esparguete com atum, salsicha e cogumelos (Bem bom) ;)
Imagem

Fomos depois dar uma volta pelo centro histórico, que, diga-se, não me agradou muito (São gostos...) Achei piada à torre, na Praça Maior, onde tinham uma figura agarrada à torre, a fingir dar os toque no sino aquando do sinal das horas.
Imagem
Imagem

Era já hora do regresso. Demos uma volta à cidade já na "Vivanda" e seguimos rumo a Portugal. O regresso fez-se pela autovia EX-A1 até pouco depois de Alagón Del Rio, onde depois termina, dado não estar concluída. Segundo ouvi dizer, já há algum tempo, o governo espanhol não terminará o acesso da autovia até Portugal enquanto o governo português não cumprir a sua parte do acordo, que é fazer uma ligação da A23 até à fronteira com Espanha. Dado o cenário das coisas...vamos circular pelas nacionais que são bem boas :)
À entrada de Moraleja, segui pela EX-117 em direcção a Zarza la Mayor/Monfortinho. A meio caminho, cortei para Monfortinho e daí regressei à Zebreira, Escalos de baixo e por fim: Castelo Branco.
The End :)
Este foi o meu primeiro relato de uma das minhas viagens. Espero em breve colocar mais. Espero não ter sido muito maçudo.
Editado pela última vez por Daniel Santos em quarta jan 11, 2012 2:14 pm, num total de 1 vez.
Vivanda D&S
Daniel Santos
 
Mensagens: 49
Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Em terras de Nuestros Hermanos - Extremadura

Mensagempor fluis » terça jan 10, 2012 11:01 pm

Boa noite,

Obrigado pelo relato aqui feito, muito bem documentado com fotos. Tratou-se de um passeio de fim-de-semana bem interessante.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Em terras de Nuestros Hermanos - Extremadura

Mensagempor edurana » quarta jan 11, 2012 6:38 pm

Boa noite Companheiros:
Gostei muito do que li e vi. Boa escrita e lindas fotos. Obrigado
Um abraço
Avatar do Utilizador
edurana
 
Mensagens: 164
Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am
Localização: Pinhal de Frades-Seixal

Re: Em terras de Nuestros Hermanos - Extremadura

Mensagempor rgaiao » quinta jan 12, 2012 4:30 pm

Olá
Obrigado pelo relato.
A primeira parte do passei é já por nós conhecida. Não refere a AS de Cáceres, aconselho vivamente. Quanto a Trujillo, concordo inteiramente, é muito bonito. Quanto ao resto do percurso, aguçou-me o apetite e vamos fazer, com certeza, um destes dias.

Rui
Rui Gaião
Leiria
http://visitar.no.sapo.pt
Avatar do Utilizador
rgaiao
 
Mensagens: 66
Registado: domingo nov 13, 2005 10:48 pm
Localização: Leiria

Re: Em terras de Nuestros Hermanos - Extremadura

Mensagempor Paulo » sexta jan 13, 2012 10:59 pm

É realmente uma zona a visitar.

Excelentes dicas do nosso amigo Daniel Santos.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes