Ponto de situação em Manta Rota

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Ponto de situação em Manta Rota

Mensagempor barrio » quarta jul 27, 2011 10:44 am

Caros companheiros,

Estive no ano passado em Agosto em Manta Rota, durante uma semana, juntamente com vários autocaravanistas, no estacionamento gratuito de ligeiros (na altura era, agora não sei), e tivemos algumas visitas da GNR a convidarem-nos a sair.

Não fui multado, mas ouvi histórias de alguns colegas que foram.

Gostava de saber se alguém esteve lá este ano, e quais as condições actuais, nomeadamnte se o estacionamento ainda é gratuito (e claro se podemos pernoitar).

Obrigado e boa viagem e boas férias para todos.
barrio
 
Mensagens: 14
Registado: segunda mai 03, 2010 9:14 am
Localização: Porto

Mensagempor josegon_calves » quarta jul 27, 2011 12:34 pm

Boa tarde Companheiro Barrio,

Se de facto quer ter umas férias descansadas a bordo de uma autocaravana, em Regime de Autocaravanismo Itinerante Responsável, procure zonas onde a afluência de autocaravanas, não de autocaravanistas selvagens, seja muito reduzida ou mesmo nula.

Verá que será bem acolhido pelas Autoridades e populações e ninguém o incomodará sob qualquer tipo de pretexto.

O Algarve, todo ele, tem vindo a adoptar medidas correctivas no sentido de terminar com a anarquia praticada por uma grande maioria de "autocaravanistas", FACTO QUE DESDE AGORA PASSAREI SEMPRE A APLUDIR E ENALTECER.

Poderá haver uma qualquer "instituição" que venha a querer inverter este estado de coisas mas apenas pretenderá de facto "férias baratas", de preferência, à custa dos residentes!!!!

Vá para o interior do Algarve e ninguém o incomodará, quase que poderia garantir-lhe aqui, publicamente, essa façanha!!!

Mas caberá ao Companheiro escolher o Caminho a seguir e que seja o que maior frutos possa providenciar-lhe.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Re: Ponto de situação em Manta Rota

Mensagempor João Morgado » quarta jul 27, 2011 3:29 pm

barrio Escreveu:
Estive no ano passado em Agosto em Manta Rota, durante uma semana, juntamente com vários autocaravanistas, no estacionamento gratuito de ligeiros (na altura era, agora não sei), e tivemos algumas visitas da GNR a convidarem-nos a sair.


Companheiro barrio

Se realmente esteve parado uma semana num parque de estacionamento gratuito, que se supõe ser público e portanto para utilização de estacionamento temporário de todos os que disso necessitem, acho muito bem a actuação da GNR. Sou da opinião, como muitos outros companheiros aqui do forum, que tudo o que seja superior a 24 ou 36 horas (tempo suficiente para se visitar uma qualquer cidade ou vila), não seja permitido. Para se estar uma semana parado no mesmo sítio, acho que nos devemos dirigir a um parque de campismo. Penso que é isto o autocaravanismo itinerante, tudo o resto passa a ser campismo.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Ponto de situação em Manta Rota

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quarta jul 27, 2011 4:02 pm

João Morgado Escreveu:
Companheiro barrio

Se realmente esteve parado uma semana num parque de estacionamento gratuito, que se supõe ser público e portanto para utilização de estacionamento temporário de todos os que disso necessitem, acho muito bem a actuação da GNR. Sou da opinião, como muitos outros companheiros aqui do forum, que tudo o que seja superior a 24 ou 36 horas (tempo suficiente para se visitar uma qualquer cidade ou vila), não seja permitido. Para se estar uma semana parado no mesmo sítio, acho que nos devemos dirigir a um parque de campismo. Penso que é isto o autocaravanismo itinerante, tudo o resto passa a ser campismo.

Saudações


Subscrevo na íntegra
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Mensagempor Paulo » quarta jul 27, 2011 4:17 pm

Boa tarde,

A sinalização que existia, interditando o estacionamento das ACs nalguns locais (interpreto eu assim mas GNR não...), do espaço de estacionamento, continua igual. Assim sendo, fica ao critéro da GNR multar, avisar, mandar embora, etc.

A zona nascente do estacionamento continua gratuíta e a poente mediante pagamento (penso que apenas Julho/Agosto).

Em minha opinião, deve eleger outros locais de paragem, pois esta é uma zona muito massificada.

Abraço,
Editado pela última vez por Paulo em quarta jul 27, 2011 9:42 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor spinto » quarta jul 27, 2011 5:48 pm

Ainda não consegui perceber porque é que ficam parados dias a torrar ao sol numa qualquer praia.

conheço muito bem manta rota e o seu estacionamento, mas não seria mais aceitável e até saudável ir por exemplo de manhã para a manta rota e ao fim da tarde deslocar-se até uma qualquer aldeia ou povoação mais interior ou calma para o merecido descanço?

evitavam-se assim maus exemplos, maus comportamentos, má fama e muito melhor imagem e bom acolhimento local.

Já lá vi pessoas a almoçar ao sol e levar com pó em cima do carros que circulam como se qualquer tempero se tratasse.

tou como diz o outro: circular, circular, circular.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Mensagempor cookie » quarta jul 27, 2011 6:54 pm

spinto Escreveu:
Já lá vi pessoas a almoçar ao sol e levar com pó em cima do carros que circulam como se qualquer tempero se tratasse.

tou como diz o outro: circular, circular, circular.


:lol: :lol: :lol: :lol:
muito bom!!
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quarta jul 27, 2011 8:01 pm

spinto Escreveu:Já lá vi pessoas a almoçar ao sol e levar com pó em cima do carros que circulam como se qualquer tempero se tratasse.

tou como diz o outro: circular, circular, circular.


eheheheeh

Assim a comida não arrefece e com uns pózinhos em cima deve ter um sabor muito bom...

:D
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Re: Ponto de situação em Manta Rota

Mensagempor josegon_calves » quarta jul 27, 2011 8:55 pm

João Morgado Escreveu:
barrio Escreveu:
Estive no ano passado em Agosto em Manta Rota, durante uma semana, juntamente com vários autocaravanistas, no estacionamento gratuito de ligeiros (na altura era, agora não sei), e tivemos algumas visitas da GNR a convidarem-nos a sair.


Companheiro barrio

Se realmente esteve parado uma semana num parque de estacionamento gratuito, que se supõe ser público e portanto para utilização de estacionamento temporário de todos os que disso necessitem, acho muito bem a actuação da GNR. Sou da opinião, como muitos outros companheiros aqui do forum, que tudo o que seja superior a 24 ou 36 horas (tempo suficiente para se visitar uma qualquer cidade ou vila), não seja permitido. Para se estar uma semana parado no mesmo sítio, acho que nos devemos dirigir a um parque de campismo. Penso que é isto o autocaravanismo itinerante, tudo o resto passa a ser campismo.

Saudações


Completamente de ACORDO!!!

Quem quiser mais do que isso deve optar pelo arrendamento de apartamento, vivenda, etc., ou recorer às muitíssimas e variadas ofertas do mundo Hoteleiro on então, recolher-se a um qualquer Parque de Campismo!!!

Claro que a grande maioria não dispõe de praias por perto e esse, é o cerne da questão!!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Manta Rota

Mensagempor Paulo MB » quinta jul 28, 2011 9:43 pm

Boa noite,

Está visto que ainda muito há a fazer pelo turismo itinerante...
E cada vez fica mais claro que é preciso reforçar o atual movimento autocaravanista. Para tal, aqui fica o apelo a que se entre para os clubes de autocaravanistas. Ao ficar-se de fora não se está a perder uma oportunidade de uma melhor forma de participação?

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Mensagempor josegon_calves » sexta jul 29, 2011 6:17 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Claro que falta fazer muitíssimo no Turismo Itinerante, tal como dialogar com todos os Clubes representativos dos Autocaravanistas e tentar agregar o máximo possível de Unidade!

Convém também não esquecer que existem muitíssimos Clubes de Campismo, espalhados por todo o País, que possuem nas suas Estruturas "células" específicas de Autocaravanismo, logo, também representam o Autocaravanismo e os Autocaravanistas aí associados, que devem ser consultados, e tidos e achados, no desenvolvimento de qualquer assunto que ao Autocaravanismo diga respeito.

Cingir o olhar apenas aos "Clubes" que alegadamente representam o Autocaravanismo é ter uma visão demasiado curta do panorama Autocaravanista Nacional.

Mas não é este o tema em análise aqui em "Manta Rota", a questão mesmo, é que existe uma afluência exagerada em alguns pontos acabando por transformar simples locais, de paragem e pernoita, em autênticos Parques de Campismo na Via Pública, e depois, existe quem queira teimar em praticar Campismo na Via Pública, com recurso a uma Autocaravana, ou outra qualquer viatura, provocando um degradar crescente no relacionamento entre utentes, Residentes e Autoridades Administrativas.

Mas cada um deve ser responsabilizado pelas suas opções.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes