Alemanha -> França -> Espanha -> Casa

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Alemanha -> França -> Espanha -> Casa

Mensagempor nelsontiago » quarta fev 02, 2011 9:15 pm

E porque não começar aqui um post para que os amigos postem tudo aquilo que julguem necessário que me possa ajudar, ou seja;

Vou em breve(próximas semanas) viajar até à Alemanha com intuito de comprar a minha PRIMEIRA Autocaravana. Como espero que o negócio corra bem, devo fazer o regresso já na própria.

Um muito 'verdinho' ao volante de um sonho!

Tenho desde já uma dúvida específica;
Aquilo do kit de luzes suplente em Espanha tambem se aplica às autocaravanas?
Avatar do Utilizador
nelsontiago
 
Mensagens: 58
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm
Localização: V.N. Santo André

Re: Alemanha -> França -> Espanha -> Casa

Mensagempor cookie » quarta fev 02, 2011 10:18 pm

nelsontiago Escreveu:Aquilo do kit de luzes suplente em Espanha tambem se aplica às autocaravanas?


companheiro, há muitos anos que vou para espanha e cheguei a comprar o kit de luzes para o meu carro mas depois informei-me junto da guardia civil e lá soube que para os turistas não era obrigatório. nem isso nem o 2º triângulo.

boa sorte para o negócio!!!
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor RuckFules » quarta fev 02, 2011 10:40 pm

Companheiro nelsontiago
Como também fui à Alemanha buscar a minha no ano passado, posso dar algumas dicas.

No que toca à escolha da autocaravana, não sei se já tem os detalhes todos. O que deve "inspeccionar", o que deve desconfiar, etc.

Se vai comprar num stand, após a escolha, e só após a escolha da autocaravana, negoceie o valor. Para exportação costumam baixar o preço. Normalmente prescinde-se da garantia, pois não vai fazer 5 mil km para reclamar uma avaria!
Se vai comprar a um particular, a parte mais complicada é pô-los a falar inglês (a menos que saiba falar alemão).

Não esquecer o COC (Certificado de conformidade) ou o certificado de dados técnicos (caso a AC seja mais antiga) para fins de homologação cá. No meu caso, como era uma AC já com uns anos, a obtenção desse documento era demorada, e foi-me possível adquirir cá depois através de contactos na Alemanha.

Na viagem de regresso, certifique se traz gás numa das botijas. Com este tempo vai saber bem o aquecimento ligado quando estiver parado.
Em algumas auto-estradas os camiões não podem ultrapassar, e gostam pouco de ver alguém à sua frente a menos de 90km/h.

Chegado a Portugal dou-lhe um conselho: entregue a papelada toda a quem trate do assunto da homologação e todo o processo burocrático, ou arranje muita paciência para IMTT's, centros de inspecção, alfândegas e afins. Uma semana depois de muita andança, foi o que acabei por fazer, e se soubesse o preço que me cobravam, não tinha mexido uma palha! Se quiser posso dar-lhe o contacto.

Como a minha ida até à Alemanha foi recente (ano passado) mais alguma coisa em que possa ser útil estarei ao dispor.

Boa sorte na aquisição, e boa viagem de regresso ao volante desse sonho (como eu entendo! :) )
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor Aleluia » quarta fev 02, 2011 11:51 pm

Boas companheiros/as.
Nelsontiago, toma bem atenção ao post do companheiro Carlos (RuckFules), pois é importante.
Já agora, quando adquirires a AC, toma atenção se é uma marca existente cá, pois quer dizer que a marca já está homologáda em Portugal, se não passas as "passas do algarve", para a conseguires a homologação.
Em relação ao kit de lampadas, mesmo que não seja obrigatório, pode ser uma máis valia. Pois se houver alguma autoridade que implique por teres alguma lampada fundida, mesmo no local podes fazer a mudança da dita cuja, desde que tenhas o kit.
Máis um cuidado a ter quando trouxeres o carro. Não te podes esquecer que trazes um carro com um volume muito maior e, que as curvas são feitas máis á vontade, se não começas a galgar passeios que é uma alegria.
Toma atenção ao rabo do carro quando fizeres manobras ou curvas.
Já agora só mais uma; quando te cruzares com um camião ou algum te ultapassar, encosta o mais á direita possivel por causa do cone de ar, pois o cruzamento com um pesado desiquilibra a viatura e és sugádo para a tua esquerda.
Aqui ficas com máis algumas dicas, que fazem sempre jeito.
Bons preparativos e controla a excitação.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor RuckFules » quinta fev 03, 2011 12:23 am

Aleluia Escreveu:[...]
Já agora, quando adquirires a AC, toma atenção se é uma marca existente cá, pois quer dizer que a marca já está homologáda em Portugal, se não passas as "passas do algarve", para a conseguires a homologação.

[...]


Importante apenas para a marca e modelo do veículo, por causa da obtenção do certificado de homologação. O fabricante da autocaravana não é importante.
No meu caso a AC é uma LMC (penso que nem exista em Portugal), o veículo é um Fiat Ducato 290.
Seja qual for a marca da autocaravana, terá sempre que fazer a homologação. Pelo menos foi o que se passou na prática comigo. Mesmo que a seguir trouxesse outra igual teria que passar pelo processo da homologação. Uma forma da máquina estatal fazer dinheiro!
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor edurana » quinta fev 03, 2011 9:22 am

Bom dia Companheiro:
quando se inicia o processo de legalização o factor principal é o Certificado de Conformidade (COC), ou a ficha tecnica se a autocaravana já tiver alguns aninhos. Com o COC o amigo não tem necessidade de ir ao representante da marca nem haver representante, alem de que no IMTT a taxa é 0€ na obtenção do nº de homologação.
Se a autocaravana já tiver uns aninhos e não conseguir a ficha técnica e como a origem é Alemanha, existe um departamento em Portugal que lhe passa este documento, só que lhe cobra cerca de 250,00€ + o valor da taxa no IMTT que é de cerca 150,00€.
Tambem lhe deixo o site para se entender simular o valor a pagar de ISV, o que lhe permite melhor escolher o carro.
www.e-financas.gov.pt/dgaiec
Estou ao dispor do companheiro para mais esclarecimentos, porque é preciso cuidade com o que trouxer e a quem comprou. Outra coisa importante é se comprar a uma firma esta passa factura, a particular tem de trazer uma declaração de venda e cópia de identificação do vendedor.
Avatar do Utilizador
edurana
 
Mensagens: 164
Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am
Localização: Pinhal de Frades-Seixal

Mensagempor txinho » quinta fev 03, 2011 10:29 am

Companheiro nelsontiago, espero que o negocio corra muito bem, pode seguir este link, tem tudo que necessita para a legalização de qualquer veiculo ligeiro (Automoveis e AC's) http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... sados.aspx
se não trouxer nenhum ficha tecnica individual, não é dificil arranjar aqui http://www.coc-online.net/4.html o ano passado ficava por 100 € e posto cá em 2 dias após o pagamento. Para o pedido de homologação fiz através de uma empresa que representa várias marcas (que agora não me lembro do nome mas depois se quiseres diz que eu tenho isso na AC).

Se precisar de ajuda é só dizer pois fui eu que tatei da legalização da minha AC e não me deu muito trabaho fui 2 vezs ao IMTT, e 1 vez á alfandega acompanhado da AC, pois assim paguei o ISV e fiz a apresentação do veículo.

Tenha muita atenção (como os colegas já referiram) em não esquecer factura ou doc. de compra e venda com o valor do veículo, caso contrario cá não consegue fazer nada.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Mensagempor Calita » quinta fev 03, 2011 12:18 pm

Companheiro Nelsontiago
Tal com o companheiro Edurana referiu é importante trazer a fatura da compra se a realizar no comércio,ou declaração de venda e documento identificativo do proprietário se o fizer a particular.
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor nelsontiago » quinta fev 03, 2011 2:49 pm

Obrigado a todos pelas excelentes dicas.

Nunca me passaria pela cabeça o 'pormenor' do cone de vento ao cruzar com os pesados, mas é facil compreender, pois se já o senti na minha viatura ligeira, quanto mais num veiculo que causa muito mais atrito.

Quanto à compra do veículo, e correndo o risco de estarmos a desviar um pouco o assunto, posso adiantar que nem considero comprar a particular. Depois de alguma leitura resolvi que o modelo a adquirir terá forçosamente de ter as seguintes características:

- Marca Hymer (garantia de qualidade e fácil comprar peças em Portugal).
- Motor >=100cv (Todos os que vi eram Fiat Ducato ou Mercedes).
- >=6 lugares (Família).
- 6 Dormidas (que remédio).
- <=3500kg (Carta de condução).

Isto são os aspectos básicos embora, por culpa(no bom sentido) deste forum, já tenha decidido mais algumas coisas do tipo; Se não tiver painel Solar, vou instalar o mais rápido possível.

Quanto aos documentos a trazer, vou tentar que já venham todos os necessários, a ver vamos se me consigo fazer entender para q não fique nenhum esquecido.
Avatar do Utilizador
nelsontiago
 
Mensagens: 58
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm
Localização: V.N. Santo André

Mensagempor Calita » quinta fev 03, 2011 3:07 pm

Nelsontiago
Atenção igualmente ao seguro que vai fazer,no que diz respeito à sua duração,pois quando chegar e no processo de legalização terá que subter a AC a uma inspeção para homologação,logo terá que circular e aí convem ter seguro,não vá o diabo tecelas a caminho ou no regresso do centro de inspeções.
Em minha opinião deverá faze-lo por um periodo de 30 dias
Abraço
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor caraujo » quinta fev 03, 2011 3:07 pm

Nelsontiago,

Muito cuidado com o peso de vazio...tem que saber quanto ela pesa, mesmo e não o que vem na documentação da viatura, pois lá pode dizer que pesa 2900kg, o que lhe daría uma margem de 600kg, mas na realidade e como esse peso foi tirado sem quaiquer extra, e na maior parte das vezes, só para efeitos de hmolgação, elas são muito mais pesadas que isso e depois quando for aqui à inspecção...bate na trave.

Na Alamenha eles não têm problemas de pesos para as cartas de ligeiros, pois poder conduzir mais de 3500kg.

Este ponto é fundamental para a sua compra...e desde já lhe digo que as Hymer são bem pesadas.

Boa sorte,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Mensagempor nelsontiago » quinta fev 03, 2011 3:12 pm

Opa!

E como vou saber exactamente quanto pesa? será que eles sabem dizer no stand, ou tenho de pesa-la quando chegar cá?

E se passar os 3500kg, o que posso retirar para ir à inspecção? posso por exemplo retirar as botijas de gas?
Avatar do Utilizador
nelsontiago
 
Mensagens: 58
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm
Localização: V.N. Santo André

Mensagempor caraujo » quinta fev 03, 2011 3:37 pm

Nelson,

veja o post abaixo, e os problemas de um camarada do forum:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... c&start=15

As AC de marca Alemão são por norma muito pesadas.
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Mensagempor nelsontiago » quinta fev 03, 2011 3:44 pm

Caraujo,

Hehe, obrigado pela dica, mas já tinha lido esse post, e daí vem uma das preocupações que vou ter; os documentos da autocaravana terão de mencionar os 3500kg (pelo que percebi, no caso do Carlos36 menciona 4000kg).

Já a questão levantada é diferente penso eu:
Muito cuidado com o peso de vazio...tem que saber quanto ela pesa, mesmo e não o que vem na documentação da viatura


ou seja, na documentação pode constar os 3500kg o que resolve todos os problemas de documentação, mas se no acto da inspecção a pesagem acusar 3501kg ou mais...

por favor corrijam-me se estou a entender isto mal!
Avatar do Utilizador
nelsontiago
 
Mensagens: 58
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm
Localização: V.N. Santo André

Mensagempor caraujo » quinta fev 03, 2011 3:51 pm

Sim esse é o ponto.

Se na inspecção pesar mais de 3500kg tem um problema, mas se pesar 3350kg tem outro tipo de problema...ou seja, só com o condutor lá dentro está tudo ok...

Se a prepara para umas férias, com esposa, dois filhos, águas, bagagem, etc, já está em transgressão...e o facto é que, principalmente em França eles já se aperceberam que isto é uma boa fonte de receitas e toca a pesar as AC. O resultado pode ser, multa por ter peso em excesso e não poder seguir viagem até ter reduzido o peso até ficar dentro dos 3500kg (se este for o máximo do livrete)...basicamente pode ter uma boa desculpa para deixar a esposa para trás por execesso de peso...LOL :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes