Alemanha -> França -> Espanha -> Casa

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Mensagempor txinho » quinta fev 03, 2011 4:03 pm

nelsontiago Escreveu:ou seja, na documentação pode constar os 3500kg o que resolve todos os problemas de documentação, mas se no acto da inspecção a pesagem acusar 3501kg ou mais...

por favor corrijam-me se estou a entender isto mal!


Companheiro é mesmo disso que se trata, mas fique descansado que se na documentação alemã constar peso inferior a 3500 kg, geralmente é real pois as AC lá tambem são inspecionadas e se acontecer de terem peso a mais do que consta nos documentos os proprietários têm que corrigir os documentos, tem é que ter em atenção o peso pois se estiver muito proximo dos 3500 kg deixa-o sem margem para colocar extras (botijas, antena se necessário, televisão etc.) depois deixa-o com complicações para viajar. Contudo se puder, aconselho-o a pesar a AC antes de fechar o negocio, olha comigo aconteceu o contrario na documentação alemã constava 3.400 kg e eu fiquei apreenciso mandei pesar e afinal so pesa á volta de 3.100 kg :lol:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Mensagempor RuckFules » quinta fev 03, 2011 4:23 pm

Quanto ao seguro a trazer de lá, penso que pode ir até aos 60 dias. Veja se a diferença de valores compensa. Não por causa de ir à inspecção. Essa é logo o segundo passo, a seguir a ter ido à marca do veículo, pagar 100 euros para carimbarem o Modelo9 do IMTT em como a AC não está homologada em Portugal. (o Modelo 9 do IMTT pode ser descarregado do próprio site do IMTT).

Ou seja, no próprio dia que chega a Portugal pode ter a AC inspeccionada se não implicarem com nada. No meu caso foi o cabo dos trabalhos porque não conseguiam ver o numero do motor, e tive que ir à Fiat para passarem uma declaração com o nº do motor (não fosse eu a seguir comprar um motor a jacto para lá colocar!)

Acontece que a burocracia da homologação e matriculas pode demorar mais de um mês, e depois vai olhar para a AC parada à porta de casa e não pode andar com ela (foi o que me aconteceu).
Se no entanto trouxer um seguro por 60 dias, tem AC garantida para passear até ter matriculas portuguesas.

As burocracias por lá... bem... são um pouco diferentes das nossas. Em 20 minutos saí de lá com a AC em meu nome, seguro feito e chapas de matriculas de exportação colocadas.

No que toca a pesos, falando por experiência própria, a minha é de uma marca alemã (LMC), e quando foi à inspecção pesava menos do que vinha mencionado no livrete. Pelo menos que eu desse conta não faltavam acessórios, mas marcava na balança +/- 40Kg a menos (e levava depósito de gasóleo cheio, tanques de água limpa meios e duas botijas de gás vazias. Daí que lhe recomendo verificar se tem gás pelo menos para o tempo que tiver parado).
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor RuckFules » quinta fev 03, 2011 4:28 pm

txinho Escreveu:[...]
comigo aconteceu o contrario na documentação alemã constava 3.400 kg e eu fiquei apreenciso mandei pesar e afinal so pesa á volta de 3.100 kg :lol:


Esses 3400Kg serão o peso bruto. Esse tem mesmo que constar no livrete no máximo até 3500Kg, caso contrário, pela legislação em vigor passa a veículo pesado.

No meu caso, consta no livrete 2880Kg de tara, e na balança acusou 2840Kg. O peso bruto, esse sim, é de 3500Kg e não é muito difícil ultrapassar esse peso, caso optem por trazer a mobília de casa para a AC.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor RuckFules » quinta fev 03, 2011 8:26 pm

edurana Escreveu:[...]
Se a autocaravana já tiver uns aninhos e não conseguir a ficha técnica e como a origem é Alemanha, existe um departamento em Portugal que lhe passa este documento, só que lhe cobra cerca de 250,00€ + o valor da taxa no IMTT que é de cerca 150,00€.
[...]


Se precisar desse certificado de dados técnicos, eu paguei 100€ pelo meu, e posso facultar o contacto de quem tratou da burocracia toda.
Para o IMTT são realmente esses 150€.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor nelsontiago » quinta fev 03, 2011 8:35 pm

Quanto a contactos, julgo que seja prematuro para já. Quando estiver de regresso e caso sejam necessários...
Avatar do Utilizador
nelsontiago
 
Mensagens: 58
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm
Localização: V.N. Santo André

Mensagempor edurana » sexta fev 04, 2011 1:29 pm

Companheiro RuckFules:
Só o seguro não garante que e Autocaravana pode livremente circular. Ao submeter o processo na Alfandega esta entidade retêm-lhe logo a documentação, e portanto terá de aguardar sem poder circular, que lhe seja atribuida a matricula nacional,matricula que lhe será entregue com uma DAV(Declaração Aduaneira de Veiculos), e que terá validade de 60 dias. Aí sim pode circular á vontade.
Cpts
Avatar do Utilizador
edurana
 
Mensagens: 164
Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am
Localização: Pinhal de Frades-Seixal

Mensagempor RuckFules » sexta fev 04, 2011 5:15 pm

Eu tive sempre a documentação original alemã em minha posse, até à atribuição da matrícula nacional após a emissão da DAV, que é o último processo (onde é atribuída a matricula portuguesa) . Nessa altura terá então os documentos provisórios até à emissão do DUA (Documento Único Automóvel). Só não circulei com a AC precisamente por terem expirado os 15 dias do seguro que trouxe da Alemanha. Mas dentro desses 15 dias ainda matei o "bixinho". Depois foram quase 4 semanas parada à porta.

Os documentos originais, são apresentados no centro de inspecção, onde é preenchido o Modelo 9 do IMTT. São tiradas cópias para acompanhar esse modelo 9, mas pelo menos eu fiquei com os originais.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Alemanha -> França -> Espanha -> Casa

Mensagempor mirsa » domingo ago 18, 2013 11:07 pm

Companheiros,

Vim ter a esta conversa porque estou na Alemanha com uma Autocaravana acabada de comprar e a tentar perceber que documentos preciso de levar daqui para a legalização em Portugal.
Pelo que já percebi falta-me o COC ou o certificado com as características técnicas do veículo.
A autocaravana é uma Eura Mobil de 1999.
Sabem informar-me qual dos dois documentos é que se aplica e onde posso obtê-lo aqui?

Obrigado
mirsa
 
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 07, 2012 2:01 pm
Localização: Oeiras

Re: Alemanha -> França -> Espanha -> Casa

Mensagempor bushman » segunda ago 19, 2013 2:19 pm

Boa tarde,
Não percebi a qual ´´dois documentos´´ se refere.
O Coc pode obter apartir do vendedor, caso seja um stand devem conseguir isso com facilidade. Se for um particular será mais dificil e desconheço onde se obtem, talvez no importador dessa marca.
Eu não o trouxe (certificado Coc) quando aí fui, mas consegui atravez de uma pessoa com agençia para importação, tive que pagar salvo erro 150€.
Relembro que a factura deve discriminar que o valor da Ac já têm iva incluido, pois salvo erro caso não mencione poderá ser exigido o Iva em Portugal.
Seguro da viatura para no minimo 1 mês, ideal 2 meses.

Já tratei da importação da minha á uns 3 ou 4 anos, poderá ter mudado algumas coisas, que de momento poderei estar a dar-lhe informações incorrectaas
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Alemanha -> França -> Espanha -> Casa

Mensagempor Luismbmp » segunda ago 19, 2013 3:10 pm

Boas,
os documentos a trazer são:

-Certificado COC (livro amarelo) , se for stand tem que ter esse livro, se for particular, tem que o amigo arranjar ai na alemanha pela marca, caso contrario, em portugal paga cerca de 150€.
- Trazer factura com iva discriminado, caso for particular, contrato de compra e venda alemão com a assinatura bem ligivel do vendedor ( atenção que o vendedor tem que ser o proprio dono do veiculo ). Trazer fotocopias dos documentos do proprietario do veiculo, BI alemão e Contribuinte, para provar que é mesmo o antigo dono do veiculo, pois se aqui na Alfandega se desconfiarem, podem exigir iva, assim tem provas como comprou a um particular, a mim queriam exigir o iva, pois comprei sem trazer fotocopias do antigo proprietario.
-Fazer seguro para 1 mês, chega e sobra ( matriculas brancas com simbolos e data em vermelho ) cerca de 230€.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Anterior

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes