relato e fotografias S Pedro do Sul-Serra da Freita

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

relato e fotografias S Pedro do Sul-Serra da Freita

Mensagempor cookie » terça fev 01, 2011 11:17 am

olá companheiros

os meus pais não pegam na nossa ac porque é uma capuccine e faz-lhes um bocado de confusão conduzir algo com um volume tão grande. por isso vamos-lhes fazer uma surpresa e alugar uma perfilada para desmistificar a questão do volume e para ver se a partir desta experiência já se aventuram a ir com a nossa ac de vez em quando.

mas precisamos da vossa ajuda para 2 questões:

- alguém tem uma check-list para novatos com o que fazer antes de arrancar com a ac? p.ex. verificar o degrau; desligar o gás; passar o frigorífico para 12v, baixar a antena etc.

- alguém tem propostas de itinerários, de preferência não muito longe do porto, em que as estradas sejam fáceis e que incluam áreas de serviço para pernoita (que não estejam desertas)? lembrem-me de aveiro...

agradecemos desde já a vossa ajuda.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor caraujo » terça fev 01, 2011 11:48 am

Bom dia Cookie,

Relativamente ao checklist não o tenho, contudo estou certo que é fácil de fazer, pois como vai alugar uma autocaravana existem logo dois pontos que referiu que não têm preocupação:
-degrau eléctrico---não há e se houver vai ter sinal sonoro de aviso, que liga quando se liga a ignição;
-antena (por certo que é das omnidireccionais e não há parabólica)---não há de mastro;

No que toca ao gás, eu nunca desliguei o meu antes de me deslocar, o que até pode ser inconveniente, mas realmente não tenho esse hábito. Parece-me que para solucionar esse risco, efectivamente, tería que desligar mesmo o redutor, pois não é só fechando as torneiras de segurança do interior da AC que se elimina, na totalidade, o risco.

As AC de aluguer, têm o menor número possível de componentes, até para tornar a sua utilização muito simples, estou certo que não vai haver dificuldades.

Mas a ideia de cheklist é interessante, até para ter, por exemplo, num dos lados e colocado na pala do sol, virada para o condutor as dimensões da AC, e principalmente a altura...para não ficarmos entaládos em algum lado.

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Mensagempor cookie » terça fev 01, 2011 11:58 am

a ideia do lembrete das dimensões é muito boa.

quanto à checklist, começo então com o que me lembro:
- degrau
- antena
- gás (nós desligamos sempre o redutor. temos lembretes "de origem" na ac)
- gavetas e armários
- recolher todos os materiais (incluir a casa de banho)
- separador duche/chuveiro
- janelas e claraboias
- trancar frigorífico
- passar o frigorífico para 12v
- acondicionar escadote capuccine
- prender televisão
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor caraujo » terça fev 01, 2011 12:28 pm

Cookie,

Recolher todos os materiais: penso que te estejas a referir a objectos soltos, o que é importante e recomendável.

Não te esqueças de acrescentar os niveladores ao checklist, se os tiveram a usar.

Podes fazer e imprimir (A5 parece conveniente) e depois manda plastificar, colocando no verso os tamanhos em grande e Bolt...para ficar sempre à frente do condutor.
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Mensagempor cookie » terça fev 01, 2011 2:00 pm

sim, refiro-me mesmo a pequenos objectos tipo garrafa de água, carregador do tlm etc.

é verdade, falta incluir os niveladores.

não estará a faltar mais nada?:?:

- recolher a tomada de 220v (no caso de estar a ser usada)
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor ruca » terça fev 01, 2011 4:22 pm

Boas companheira, aqui no portal em informações uteis, tem algo que penso lhe pode ser util, com dicas de itens a verificar , e que têm como titulo "antes de iniciar a marcha" e "antes de partir para viagem"
desejo que tudo corra bem e os seu pais fiquem "viciados" nestas andanças.
cumprimentos
rui vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Mensagempor RuckFules » terça fev 01, 2011 5:32 pm

Boa tarde cookie e restantes companheiros.

Quanto ao checklist, como disse o companheiro ruca, no próprio site do CCP as duas listas:

Antes de partir:
http://www.campingcarportugal.com/informacaoutil/AntesDePartir.pdf

Antes de iniciar viagem:
http://www.campingcarportugal.com/informacaoutil/PreparacaoViagem.pdf.

Não conheço muito do Porto e arredores, mas estive recentemente no Parque Biológico de Gaia e gostei bastante.
Fácil acesso, seguro, com área de serviço e pernoita. Excelentes condições. Com ligação a 220V. Duas pessoas, por 12€ têm direito a pernoita da AC (com uso da AS) e visita ao Parque Biológico.
Esta é a única sugestão que posso dar, com conhecimento de causa, e bastante perto do Porto. Talvez seja um bom começo, e a partir daí seguirem para outras AS, que mais alguém possa recomendar.

Boa sorte com a experiência :wink:
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor cookie » terça fev 01, 2011 6:03 pm

companheiros,

obrigada pelas dicas.

realmente o parque biológico de gaia fica demasiado perto de casa (a menos de 18kms) pelo que está posto de parte para local de pernoita. teria que ser algo mais distante. o concelho de aveiro está bem servido de áreas de ac pelo que será uma opção a considerar bem como continuar a escapadela à zona de coimbra, também ela bem apetrechada de AS.

outra hipótese é a galiza. não fica muito longe e também há várias AS.

em aveiro temos os ovos moles e na galiza os mexilhões gigantes... escolha difícil :?
agradeço uma vez mais todas as ajudas prestadas. :wink:
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor RuckFules » terça fev 01, 2011 7:14 pm

A dica do Parque Biológico de Gaia foi precisamente por ser perto de casa, e seria somente para a primeira pernoita. Aproveitavam o dia para um passeio pelo parque, e como primeira experiência de pernoita.
Haverá certamente algo que "deviam ter trazido de casa e se esqueceram", e assim estão bem perto.
Pelo menos comigo nas primeiras vezes havia sempre algo que faltava, embora a minha AC estivesse completamente vazia visto ter sido aquisição recente, e não tinha ninguém com experiência a dar-me dicas pessoalmente. Vantagem que os pais da cookie já têm :)
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor cookie » terça fev 01, 2011 7:17 pm

eheheh sim sim, essa vantagem já a têm :D
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor VítorEsteves » terça fev 01, 2011 7:31 pm

Olá companheira Cookie,

E que tal um saltinho a Bragança?
A AS é muito boa, sempre bastante frequentada, pertíssimo do castelo, muralhas e da zona histórica da cidade. O GPS leva-os lá sem problemas através das coordenadas.

Nas imediações ficam locais como Valpaços, Vinhais e Miranda do Douro, com local de pernoita(ver AS do CCP).

Para além dos "Lembretes" a ter em conta antes de partir referidos pelos companheiros, gostaria alertar para a necessidade de verificarem se a torneira de despejo dos depósitos de águas cinzentas se encontra fechada.
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
Avatar do Utilizador
VítorEsteves
 
Mensagens: 175
Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm
Localização: Braga

Mensagempor cookie » terça fev 01, 2011 9:30 pm

eu e o maridão passámos pela AS de Bragança no verão de 2010. De facto é uma área exemplar a faltar, apenas, na nossa opinião: possibilidade de nos ligarmos a 220v (no inverno faz toda a diferença) e sinalética a indicar a área.

o meu pai é transmontano e em novo estudou precisamente em Bragança por isso conhece bem a cidade e aquelas paragens mas de autocaravana a perspectiva é diferente.

estas dicas vão-lhes ser apresentadas e depois decidirão. poderão optar por um destino onde se sintam mais à vontade, p.ex. trás-os-montes ou aproveitar para conhecer melhor zonas pouco exploradas.

agradeço a dica e incentivo aqueles que nos lêem a passar por lá pois vale MESMO a pena. aliás, todo o nordeste transmontano é digno de visita e há umas quantas AS por lá.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor cookie » segunda fev 21, 2011 10:01 am

surpresa concluída!

o percurso eleito foi

porto - são pedro do sul (passando por torreira, são jacinto, aveiro) - serra da freita (merujal, castanheira, arouca e canelas) - furadouro - porto

infelizmente a máquina fotográfica não funcionou por isso as únicas fotos que tenho foram tiradas com o tlm... mais tarde coloco-as pois julgo que este passeio é muito interessante e bonito.

apenas um alerta, as estradas na serra da freita são muito inclinadas. é preciso ter cuidado com os travões

...
Dia 1 (Sexta-Feira)
Porto - São Pedro do sul por estrada nacional com paragem na Torreira para almoço no restaurante “O Alberto”. O estacionamento é possível no parque da praia da torreira (a +- 100 metros do restaurante):
N 40º 45´35” W 8º 42´48.87”
Seguir para São Jacinto para comprar a sobremesa para o jantar/lanche na pastelaria progresso (pão de lá, ovos moles e afins de muito boa qualidade):
N 40º 39' 41.38'' W 08º 43' 45.06''
Seguir para o estacionamento de Aveiro (por ferry é possível ou então seguir pela estrada até Aveiro) e parar no Parque de estacionamento de São João, no canal de São Roque para dar um passeio a pé pelo centro (o parque tem uma ponte pedonal por cima do canal):
Estacionar em N 40º 38´39.41” W 8º 39´23.99”
Seguir para o local de pernoita nas Termas de São Pedro do Sul:
N 40º 44´26” W 8º 05´11”
Para jantar, a adega do ti Joaquim tem fama de servir bem
Rua Central das Termas - Varzea
3660-692 - S.Pedro do Sul
Tel. 23 271 12 50
Encerra 3ªfeira

local de pernoita
Imagem


Dia 2 (Sábado)
Dar um passeio pela vila (encantadora por sinal).

da área de serviço ao centro da localidade são apenas 10 minutos que passam muito rapidamente, embalados pela beleza da paisagem (tanto natural como urbana).

passeio à beira rio (ligação área de serviço - centro)
Imagem

o hotel do inatel, um belo exemplar de arquitectura termal, com uma fonte muito bonita em azulejo
Imagem

Seguir viagem para o Merujal (Arouca) N 40°52'24.86" W 8°17'33.74”.
Ir a pé até ao miradouro da frecha da Mizarela (percurso pedestre de +- 1,2km) através do PR7 http://www.cm-arouca.pt/portal/index.ph ... Itemid=275
N40° 51' 49.7478" W8° 17' 9.5382"

a caminho da freita
Imagem

serra da freita (1)
Imagem

serra da freita (2)
Imagem

a caminho da queda
Imagem

frecha da mizarela
Imagem

regressar e almoçar (o restaurante do parque de campismo tem aqui no fórum boas críticas).
Seguir viagem em direcção a aldeia da castanheira para ver o fenómeno das pedras parideiras.
N 40° 51' 0.828" W 8° 17' 0.3726"

a caminho da castanheira
Imagem

aldeia da castanheira
Imagem

pedras parideiras
Imagem

pedras parideiras num muro
Imagem

Escolher o local de pernoita – um pouco mais abaixo .
Aconselhamos a dar uma volta pela aldeia e conversar um pouco com os habitantes. Na aldeia existe uma fonte de água potável.


lojas na aldeia da castanheira
Imagem

Imagem

em toda a aldeia encontramos pedras parideiras e nos pequenos cursos de agua vêem-se muitas "filhotas". este fenómeno, que se conheça, encontra-se na aldeia da castanheira e na rússia.

(quem não quiser fazer o percurso pedestre pode inverter a ordem das visitas, 1º visita a aldeia da castanheira e depois ruma ao merujal).

Dia 3 (Domingo)
Dar um passeio pelo trilho que vai do cruzeiro (1929) até à queda de água da castanheira (sinalizada para canyoning).
Depois continuar para Arouca mas almoçar no restaurante que se encontra na bomba de gasolina da galp N 40º 53´25" W 8º 20´30.8" famoso pela posta arouquesa e pelo bacalhau. É muito procurado pelo que convém ir cedo ou então reservar.
Visitar a cidade de Arouca (estacionar no parque de estacionamento do mosteiro) e ir à procura dos famosos doces conventuais (pão-de-ló, castanhas, roscas de amêndoa, pedras parideiras, pão de são bernardo este apenas confeccionado pelo Sr. Manuel Bastos). Aos domingos há um pequeno mercado de hortícolas no largo quase em frente ao mosteiro.
Seguir em direcção à aldeia de Canelas onde se pode visitar o Centro de Interpretação Geológica (onde se encontram os maiores e mais perfeitos fosseis, raros no mundo, de trilobites) (3ª a Sáb. das 10h às 12h e das 14h às 17h, Dom. 14h às 17h com o custo de 2€/pax confirmar o horário por telefone).
N 40°57'44.74" W 8°12'56.90"
Voltar para trás em direcção ao Furadouro onde se propõe o almoço
N 40°52'35.34"
W 8°40'24.78”

parque do furadouro
Imagem
e depois de uma caminhada digestiva, rumar a casa.

o geoparque de arouca pertence à rede de geoparques da unesco e é um pequeno paraíso de escalada, canyoing, caminhadas, cultura popular e gastronomia.
Editado pela última vez por cookie em terça fev 22, 2011 10:34 am, num total de 1 vez.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor cookie » segunda fev 21, 2011 3:33 pm

agradeço a todos a colaboração nesta surpresa :wink:
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

ajuda para uma pequena surpresa

Mensagempor Paulo MB » segunda fev 21, 2011 6:25 pm

Boa tarde cookie,
Excelente descrição de um belo passeio.
Dos locais assinalados fiquei com o apetite aguçado para a zona S.P.Sul / Arouca.
Obrigado.
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes