Viagem ao Gerês

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Viagem ao Gerês

Mensagempor marinacorreia » quarta set 22, 2010 2:25 pm

Olá a todos

Estou a pensar ir com a minha familia até ao gerês. Como não conheço será que me podem dar algumas dicas para a viagem, tipo onde pernoitar, o que visitar...

Obrigada
marinacorreia
 
Mensagens: 17
Registado: segunda set 13, 2010 10:55 am
Localização: Coimbra/Santo António dos Olivais

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta set 22, 2010 6:37 pm

Marina:
Não sei de quanto tempo dispõe para essa viagem mas é possível que, tal como a maioria de nós, não se limite ao território do Gerês quando o visitar. Quer para lá chegar, quer por via de "sortidas" a outros pontos de interesse situados muito próximo, não deixará de interagir com o Minho no seu todo.
Para se informar antecipadamente recomendo um roteiro turístico (16 euros) titulado «A NOSSA TERRA - Minho em mil sugestões», da autoria de José Ferreira, que dispõe de muita informação, também sobre o Gerês.
Julgo que não terá dificuldade em o consultar em qualquer livraria e decidir depois se serve os seus propósitos.
Pode também dar uma espreitadela no seguinte endereço:

www.anossaterra.pt/www.direnor.pt

O mail do editor é: direnor@iol.pt

O tel. do editor é: 253 213 201 / 253 216 923

Para paragens, pernoitas e reabastecimentos pode ainda consultar a base de dados das áreas de serviço do CampingCar Portugal acedendo ao respectivo portal ou clicando no ícone localizado no canto superior direito deste fórum, o qual inclui localizações GPS recentemente acrescentadas.

Isto dos guias turísticos é como a roupa e a moda: uns gostam, outros não. Para mim foi muito útil. O melhor mesmo é espreitar e ver se serve.
Em todo o caso boas rotações!
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor spinto » quarta set 22, 2010 8:09 pm

boa escolha, embora infelizmente esteja muito queimado e com paisagens negras.

aconselho http://www.parquecerdeira.com/ caso prefira pernoitar no parque, a caminho pare no Santuário de S.Bentinho da Porta Aberta já que passa mesmo em frente, 500m depois do parque acima descrito está a submersa aldeia de vilarinho da furnas, visite.

se tiver oportunidade do lado espanhol visite as piscinas naturais e gratis de agua quente em torneros, ao dirigir-se pare na vila para as habituais compras tradicionais (mel e chá) e antes de passar a fronteira da portela do homem (cerca de 300m) tem uma ponte em cima de numa curva á esquerda e delicie-se numa lagoa natural.

visite os sites:

http://www.adere-pg.pt/

http://penedageresg.blogspot.com/

http://descobrindoportugal.blogspot.com ... /gers.html

http://magicalmysterytour.blogs.sapo.pt/14989.html

PS- Se precisar de alguma coisa de Braga esteja á vontade, posso enviar o meu contacto por MP.

Boa estadia cá pelo sempre acolhedor Minho, tenho a certeza que vai adorar.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Mensagempor marinacorreia » quarta set 22, 2010 8:16 pm

obrigada pela atençao...
marinacorreia
 
Mensagens: 17
Registado: segunda set 13, 2010 10:55 am
Localização: Coimbra/Santo António dos Olivais

Mensagempor cookie » quinta set 23, 2010 11:29 am

destino fabuloso!

depois deste terrível verão, ainda não voltámos lá... quando o fizermos com certeza vamos ter um choque...

de qualquer forma, caso tenha interesse em fazer uns trilhos pedestres posso dar umas dicas - diga só se pretende esse tipo de informação.

já agora, vale a pena visitar o museu que se situa no campo do gerês.

tem ideia qual a zona que vai privilegiar?
é que tb pode ir para a zona de lindoso, lamas de mouro ou pitões das júnias. é só escolher e são todas belas!

há um outro livro muito interessante que fala sobre a zona, tradições, fauna e flora e que inclui uma série de propostas de percursos pedestres (uns marcados outros não). infelizmente não tenho presente o título mas assim que for para casa vejo e coloco aqui.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor marinacorreia » quinta set 23, 2010 12:54 pm

infelizmente nao me posso dedicar muito aos percursos terrestres visto ter duas crianças uma delas pequena.... E para ser sincera ainda nao sei bem por onde começar (é que nao conheço mesmo nada do gerês)
marinacorreia
 
Mensagens: 17
Registado: segunda set 13, 2010 10:55 am
Localização: Coimbra/Santo António dos Olivais

Mensagempor joaquim » quinta set 23, 2010 1:24 pm

Estive lá agora e pernoitei no local assinalado aqui na secção de "Áreas de serviço" dê uma vista de olhos...Calmo e sem problemas e ainda tem uma fonte natural onde pode abastecer água. Ponha distrito de Braga, área Vila do Gerês. Prepare-se para muita húmidade nesta altura do ano...
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor cookie » quinta set 23, 2010 5:47 pm

o livro em causa é:

Passeios e percursos irrepetíveis pelo Parque Nacional da Peneda Gerês

de Manuel Nunes e Jorge Nunes com o ISBN 978-84-96434-23-3

Julgo que é um bom investimento para qualquer pessoa que goste de natureza pois para além de informação geomorfológica, histórica e etnográfica também tem percursos de duração de 2 dias até percursos com a duração de 1 a 2 horas.

no campo do gerês, para além do museu, tem a possibilidade de participar em várias actividades com os pequenotes, p.ex. o parque de campismo tem arborismo, mini-golfe e algumas outras actividades como... caminhadas e outras eheheh

com sorte vai avistar os garranos. cuidado porque também andam pela estrada!

na zona de lindoso e soajo pode visitar os espigueiros e no soajo aconselho a perder-se na aldeia. o centro é muito típico e a aldeia mto bonita.

o companheiro joaquim tem toda a razão, nesta altura do ano as noites são frescas e húmidas.

do lado espanhol pode usufruir das piscinas naturais (água quase a 40º), lá perto tem umas ruinas romanas e um trilho, com bom piso que passa por um moinho típico da zona - e que liga à nossa geira romana.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes