Marrocos 2010

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Mensagempor majv » segunda mai 31, 2010 7:54 am

Companheiro Golfinho,
A segurança tem de estar sempre nas nossas cabeças, seja em Marrocos, Portugal ou qualquer outra parte do mundo.
E cada vez será pior...
Agora, o que posso garantir, é que, andei práticamente sempre sózinho (a excepção foi Ouarzazate onde me encontrei com o companheiro Haddock) e nunca tive qualquer problema, tal como já tinha acontecido em 2009.
Óbviamente, tomava todas as medidas possiveis a nivel de prevenção de situações desagradaveis, e, felizmente, nunca as tive.
Um exemplo: Tanger...quanto menos tempo lá, melhor...se via um semáforo no vermelho, abrandava de modo a evitar ter de parar mesmo, pois sabe-se que por ali há bandos de miudos que já causaram problemas a companheiros nossos.
Em estradas do interior, algumas mais ou menos desérticas, e ao dar lembranças ás crianças, se aparecia uma ou duas, parávamos e entregávamos em mão...se eram mais, atirava-se para o chão junto aos pés deles.
De resto, a utilização dos campings, também permite ficarmos mais sossegados em termos de segurança.
O unico problema que tive, se é que a isso se pode chamar "problema", foi em Mhamid, onde 2 sujeitos num jeep, queriam a toda a força impingirnos um circuito ás dunas, e como não sabem aceitar o "não", continuaram a insistir, e até pararam a viatura deles á nossa frente...Eu não parei, passei-lhes uma tangente, e um deles, que já tinha saido do jeep, teve de se desviar para não ficar com os calos pisados, fiz 180º mesmo á frente deles, segui o meu caminho, e eles desapareceram.
Mas marroquinos a colarem-se e a quererem impingir coisas, é o que mais há.
Também, ao andar pelos souk's, há que ter precauções, e não ter á vista coisas apeteciveis....mas isso é lá e em todo o lado.
Vamos lá andar com coisas dessas á vista em certos locais da nossa capital, e digam-me depois o que acontece...

Companheiro Morgado...
os intestinos...chatearam durante 3 dias, mas não o suficiente para me estragarem esse tempo, pois todo ele foi bem aproveitado.
O unico senão foi, precisamente no 3º desses dias, e em plena Praça Jemaa El Fna, e por precaução, ter almoçado pizzas....enfim, não era bem essa a vontade, mas pizzas e água mineral ao almoço de sse dia, foi como que "para desenjoar" ....
:D :D :D
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Marrocos 2010

Mensagempor GOLFINHO » segunda mai 31, 2010 10:21 pm

Caro companheiro Vitorino

Penso estarmos em sintonia .
Para os companheiros que vão pela primeira vez , estes relatos são muito importantes, pois " homem prevenido vale por dois" .

bem haja
GOLFINHO
 
Mensagens: 56
Registado: domingo jun 07, 2009 10:01 pm
Localização: Barcelos

Mensagempor majv » segunda mai 31, 2010 11:19 pm

Permita-me que lhe diga, que todos os conselhos são poucos.
Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças, pelo que vi e sei, nem é pior do que em alguns sitios cá do nosso cantinho.
E já agora...não quer contar os tais episodios que presenciou?
É que eu espero ainda lá voltar daqui a 4 ou 5 anos, e mais uns alertas são sempre bem vindos.
Outra coisa, atravessei Guelmim, com um olho no burro e outro no cigano, e por 2 vezes...razão? Li á pouco tempo, que 2 AC's francesas teriam sido apedrejadas naquela cidade...
Agora o que não vi escrito, nem os próprios iriam escrever, foi se terão feito alguma coisa que tivesse provocado a situação...
E o modo como se conduz por lá...enfim, pode em alguns casos causar animosidade.
Boas voltas
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor majv » terça jun 01, 2010 11:12 pm

E já agora, companheiro Golfinho...e todos em geral, como é obvio.
A propósito da segurança ou insegurança em Marrocos...ou em qualquer parte do mundo, Portugal incluido.
Um companheiro nosso, há poucos minutos, e quando eu, no Facebook, lhe contava um episódio que aconteceu ontem, logo disse...."...e ainda dizem que em Marrocos é perigoso..."
Claro que essa frase não tem a ver com nada nem ninguém em especial, mas no contexto de eu ter vindo agora de Marrocos.
Essa frase, motivou-me para vir aqui escrever este post.
E o episódio é este: (não podendo de momento adiantar muito mais, por muitos e variados motivos)
Ontem á tarde, uma pessoa regressada ao trabalho após um mês de férias, em plena loja onde trabalha, em Moscavide, viu um tresloucado/toxicodependente, entrar por ali adentro e esteve cerca de 2 horas com uma faca encostada ao pescoço....
Esse tresloucado/toxicodependente, até vai á esquadra da PSP beber café, pois lá é a 0,25€, e nenhum policia o manda embora ou proibe de la entrar...
Já disse atrás, não posso nem devo alongar-me muito, por isso, espero que compreendam, não vale a pena fazerem perguntas....please, ok?
Talvez ámanhã já possa...até lá, só dizer que essa pessoa que esteve em perigo de vida durante 2 horas, tinha acabado de viajar comigo durante um mês em Marrocos, e que, tal como eu, não vimos nenhuma cena dessas.
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

marrocos 2010

Mensagempor GOLFINHO » quarta jun 02, 2010 8:23 pm

Caro Companheiro Majv
Não é minha intenção desmobilizar o interesse dos companheiros por Marrocos, bem pelo contrário.
1º Momento
Na visita que fizemos à medina de Fez( considerada a maior zona pedonal do Mundo, com ruas estreitas e labirínticas), numa das muitas esquinas um grupo de marroquinos que se encontravam sentados, aproveitaram um momento de distracção e, dizendo o nome de um dos nossos guias, indicaram-nos um sentido diferente daquele que deviamos seguir. Foram momentos de susto para alguns companheiros menos atentos .

2º momento
Num abastecimento de combustível, perto de Quezzane, resolvemos parar para almoçar. Rapidamente rodearam as Autocaravanas um grupo de crianças e jovens mais atrevidos do que os da zona mais interior. As instruções que tinhamos para estas situações, eram: nunca atirar gluseimas enquanto passavamos nos aglomerados de crianças que corriam para a estrada saudando-nos e não darmos nada enquanto estivessemos parados. Só no momento da saída. Neste local para além de nunca deixarem de pedir e rodear as autocaravanas no momento da saída as últimas Autocaravanas foram apedrejadas e só a rápida intervenção do guia marroquino evitou o pior
3º momento
No regresso perto de Chefchouen, com estradas estreitas e bermas cheias de buracos, presenciamos um acidente muito grave entre um jeep Português (raid Braga- Marraquexe) e um camião Marroquino com 3 metros de altura, todo atafulhado de gente e de coisas. Os marroquinos no sentido do acidente sairam para fora dos carros e apenas presenciavam sem haver nenhum que chamasse por socorro. Os de sentido oposto, apesar de tentarmos parar o transito, porque a vitima mais grave estava deitada na estrada, teimavam em passar todos a monte. Foi o nosso guia Marroquino que chamou a a emergência médica e uma das companheiras do nosso grupo, que era enfermeira, prestou os primeiros socorros.
Em Marrocos não se respeita o risco contínuo, ultrapassa-se em curvas e lombas e a prioridade é sempre do veículo com maiores dimensões . Enfim , os marroquinos são um perigo eminente na estrada.
E mais outras situações surgiram, mas sem gravidade.
Mesmo assim e porque estou mais alerta, penso lá voltar outra vez.

Bem Haja
GOLFINHO
 
Mensagens: 56
Registado: domingo jun 07, 2009 10:01 pm
Localização: Barcelos

Mensagempor majv » quinta jun 03, 2010 4:52 pm

Os numeros finais referentes á minha viagem Marrocos-2010, já poderão ser consultados em:
http://stamps-bikes-and-camping-car.blo ... meros.html

Quanto aos alertas do Companheiro Golfinho, são muito oportunos, e todos os interessados em viajar até lá, deverão tê-los em atenção.
Quanto ao 1º momento, em 2009, estive em Fez, e apenas fui visitar uma cerâmica, mesmo junto á muralha, e nem me atrevi a entrar naquele labirinto, pois já estava alertado da confusão e outras coisas que tais.
Em relação ao 2º momento, GULOSEIMAS NUNCA, e quanto a eventuais apedrejamentos, nunca se sabe o que pode ir na cabeça de qualquer pessoa, mas uma recomendação que sempre me deram, é TER SEMPRE CONNOSCO UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA e quando miudos ou graudos começarem a chatear muito, não hesitar em pegar na máquina, ligá-la e sacar foto...parece ser remédio santo.
Quanto ao acidente, nada posso acrescentar...aquilo lá é "a pressa mata", e eles são mesmo assim, para não agirem com "pressa" devem estar umas horas a pensar o que devem fazer
:D :D :D
E ainda falam dos alentejanos...
Voltando á máquina fotográfica, vou contar um episódio que me aconteceu agora em na floresta dos cedros, perto de Azrou.
Parámos para ver os macacos e fazer as fotos da ordem, e regressámos á AC para almoçar e continuar a vê-los através da janela...
Enquanto isso, aproxima-se um sujeito com um belissimo exemplar daquelas pedras, que depois de abrir se vêem os cristais, e que existem em várias cores.
A que ele trazia, era bem grande e de uma côr que não havíamos conseguido em 2009.
Perguntei-lhe o preço, e qual a lata dele quando de pede 1.500Dh...devia pensar que eu tinha caído ali do céu... :D :D
Disse-lhe de imediato que não e nem estava interessado em negociar.
Vidros fechados e continuámos a almoçar, e sem que o indigena largasse a janela...
Eu fazia sinal para ele ir embora e nada...
Novo sinal e nada...
Ao fim de uns minutos, e já ele pedia apenas e só 15 ou 20Dh pela pedra (era uma excelente compra, mas quando eu digo não é NÃO mesmo....) lembrei-me da bendita máquina fotográfica.
Peguei nela de modo a que ele a visse bem...liguei-a, e já nem deu tempo para sacar foto...ele desapareceu e não mais o vimos.
Portanto, máquina sempre á mão.
E quem me ensinou essa foi o nosso Companheiro Resende, o grande culpado da paixão que ganhámos por Marrocos.
E quanto a ir lá de novo ainda este ano.....não me faça inveja....PLEASE...
Isso é tortura...
:wink: :wink:
Um grande abraço
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor Haddock » domingo jun 06, 2010 4:15 pm

Boa tarde (de Safi)

pois deixem-me também meter a minha colherada neste assunto de viagens de AC em Marrocos.
Chegámos a Marrocos a 19 de Abril. Fizemos até agora aproximadamente o percurso que tínhamos previsto com excepção do desvio ao extremo leste, de Bouarfa, Ich e Figuig, o qual representou um bom extra de quilómetros mas que não lamentamos pelo valor humano dos encontros que tivemos.
Do lado da segurança, até agora (bato na madeira!) nada. Saímos á noite quando nos apetece, ao principio com alguma timidez mas depois com cada vez mais á vontade.
Na minha recente estadia em Marrakech constatei que as famílias ocupam as ruas e não deixam espaço aos meliantes. A presença das autoridades é uma constante, mais ou menos discreta. Nós em Portugal metemo-nos em casa com medo da criminalidade e deixamos assim o espaço livre.
Residindo perto de Setúbal, tenho falado com pessoas que evitam ir á noite aos restaurantes da Av. Tody porque têm medo do ambiente. Sem falar dos meliantes que vão tomar café ao bar da PSP (coragem Bina).
Agora Marrocos como destino único ou muito frequente de viagem em AC, não senhor! Estamos a gostar, temos boas recordações mas....está visto e para o ano, como viagem longa, é o Cabo Norte que está na lista.
Tenho pena de não ter coragem para aventuras como a do nosso companheiro na Rota da Seda. Aí sim é preciso coragem! Agora Marrocos? Muito melhor que muitos bairros na Grande Lisboa.

Um abraço a todos
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Avatar do Utilizador
Haddock
 
Mensagens: 101
Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm
Localização: Azeitão/Portugal

Mensagempor Haddock » domingo jun 06, 2010 4:44 pm

correcção

(coragem Bia)
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Avatar do Utilizador
Haddock
 
Mensagens: 101
Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm
Localização: Azeitão/Portugal

Os meus parabéns aos DOIS

Mensagempor ANTRES » quarta jun 16, 2010 5:57 pm

Fico contente de saber que tanto o Manuel Vitorino como o Haddock (este já enciclopédia) me passam à perna nas suas visitas marroquinas...
Vou ter de lá voltar em Fevereiro 2011|||
Até lá... Boas viagens
Antonio Resende
Haddock Escreveu:correcção

(coragem Bia)
Avatar do Utilizador
ANTRES
 
Mensagens: 61
Registado: domingo dez 23, 2007 11:21 am
Localização: Braga

Anterior

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes