Viagem à Sardenha

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Viagem à Sardenha

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo fev 28, 2010 11:56 pm

Companheiros:
Alguém me pode ajudar a programar uma viagem à Sardenha? Gostaria de poder contar com a experiência de quem já tenha visitado a ilha, mesmo que o tenha feito sem ser em AC.
No caso de algum dos companheiros ter utilizado a AC, gostaria de saber onde apanharam o ferry, como fizeram a reserva, quanto tempo permaneceram na ilha, se há boas condições para a permanência de ACs, etc.
Se me puderem referenciar para um blog que possa ser útil, agradeço.
Boas rotações.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo mar 07, 2010 10:51 am

Bom, estou a ver que a Sardenha é capaz de não ser muito popular entre os companheiros...
É pena, porque tenho a ideia de que tem praias maravilhosas, embora possa ser um pouco cara em relação a outros destinos.
E sempre daria para um saltinho à Córsega, ali mesmo ao lado.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Viagens

Mensagempor Cunha » domingo mar 07, 2010 12:24 pm

Olá companheiro Henrique Fernandes,

Realmente a Sardenha, como destino em AC não é muito apelativo para nós, Portugueses, embora pessoalmente ache que deve ser um bom percurso. Estudei o assunto há uns anos e conclui que, na altura, a viagem de ferry desde Itália ou Barcelona, era bastante cara e, como a Ilha não é assim tão grande como isso, não justificava, embora me parecesse de visitar, se calhar com deslocação de avião e aí alugar um carro. Optei, nessa data, já lá vão4 anos, por ir à Sicília, percorrendo toda a "bota" e fazendo a travessia de ferry para a Sicília, o que é muito rápido e barato.

Gostei imenso, dado que me senti como em casa. Os sicilianos são muito parecidos conosco na sua maneira de ser. Muito acolhedores, embora, sempre que podem, tentem passar-nos a perna. As infraestruturas de apoio a ACs são q.b., embora se possa pernoitar fora das mesmas sem problemas. Aliás, em Agrigento, p.e. à entrada da cidade e perto do Vale dos Templos há uma rua sem saída, com uma rotunda ao fundo, com um fontanário debaixo de uma árvore centenária, muito frondosa, onde os locais vão passear e recolher água. Pois aí mesmo estacionei e pernoitei com toda a segurança, ao mesmo tempo que entabulava conversa com os locais que, muito simpaticamente se me dirigiam querendo saber de Portugal, do Luis Figo, etc.

Na capital, Palermo, pernoitei num parque de estacionamento, em Pleno centro, debaixo da sombra de árvores frondosas, frente ao quartel dos Carabinieri. Foi muito bom.

No Vulcão Etna, mesmo nas crateras existe um parque enorme para ACs. É pago mas bom, embora aí, como calcula sombra não exista.

Há muitos outros locais muito interessantes para visitar e, em Agosto, as festas locais são muito parecidas com as das nossas aldeias. Aliás, no interior, as aldeias são, ainda, como as do filme O Padrinho, em que os homens todos usam chapéus e as mulheres lenço de cabeça.

Tudo isto para lhe aguçar o apetite, se optar por desistir da Sardenha. Ah!, não menos importante : A viagem, com todo o percurso através da Itália com travessias constantes da costa ocidental para a oriental, foi mais barato que se tivesse ido à Sardenha. Para mim, que não nado propriamente em Euros, também conta.

Se puder ser-lhe útil, mande.

Um abraço

A. Cunha
Coimbra
Cunha
 
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 18, 2008 11:09 am

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo mar 07, 2010 12:35 pm

Caro Cunha:
Obrigado pelas informações.
Na Sicília, em Agosto, não teve problemas com o calor? É que eu, o ano passado, mesmo estando ao norte de Roma, sofri um bocadito.
E já agora, quanto tempo despendeu nessa viagem à Sicília? Não teve de "acelerar" um pouco e de queimar etapas? É que eu tenho um pouco menos de 3 semanas e é capaz de ser um pouco apertado.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Viagens

Mensagempor Cunha » domingo mar 07, 2010 1:00 pm

Olá companheiro,

Realmente o calor pode ser um pequeno óbice, mas em Agosto é assim em todo o mediterrâneo.

Fiz a viagem saindo de cá na última semana de Julho e regressando na última de Agosto, aliás como faço sempre, dado que a minha mulher só pode gozar férias em Agosto.

As únicas etapas que queimei foram na travessia da Espanha, como sempre aliás, e na travessia do sul de França até à fronteira de Itália. daí em diante foi nas calmas, embora tenha optado por não demorar muito nas cidades dado que a Itália é o meu destino de preferência e portanto grande parte das cidades já conhecia e no mês de Agosto estão cheias de turistas, principalmente japoneses, americanos e espanhois. Assim optei pelas pequenas povoações, atravessei os Apeninos diversas vezes, visitei diversos parques naturais, fiz praia no Adriático, fiz a Sicília durante uma semana, estive em Nápoles 3 dias (para a cidade e Pompeia) e depois, apanhei a estrada em direcção ao norte, sem grandes preocupações em queimar etapas, mas não me detendo muito. Claro que Roma não deu para visitar nessa viagem. Deixei isso para o ano passado.

Consegui fazer o percurso na maior.

Abraço

A. Cunha
Coimbra
Cunha
 
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 18, 2008 11:09 am

Mensagempor O Françiou » domingo mar 07, 2010 7:04 pm

Boa tarde

Eu jà fui em Sardaigne 3 fez, a ultima vez foi o ano apsssado, posso responder a suas preguntas
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim
_________________
Bye
Avatar do Utilizador
O Françiou
 
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm
Localização: França

corsega e sradenha

Mensagempor decarvalho » domingo mar 07, 2010 7:35 pm

Ora vivam,

Tambem ando a remoer a hipotese de Corsega+Sardenha lá para Junho

sera que este link ajuda? (Corsega e Sardenha)

http://www.corsica-ferries.co.uk/Pcorsica.srv
(preço ida e volta a partir de NICE para Bastia cerca de 350 euros com autocaravana)exemplo...
ida :
Nice / Bastia
Tuesday 01/06/10 14:30
2 adults, 1 child
1 camper 712 cm long
Insurance
volta
Bastia / Nice
Tuesday 08/06/10 08:00
2 adults, 1 child
1 camper 712 cm long
Total price :
375.20 € traifa de datas rigidas, ou 461,20 (data flexivel)

A ligação entre a Corsega e Sradenha (Bonifacio para Sta Teresa) são ecrac de 50m de navegação...tarifas a condizer, certamente!


http://fpcga52.blogspot.com/2008/04/via ... -2005.html (elemenyos historicos)

Imagem
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Carlos Lopez » domingo mar 07, 2010 9:17 pm

Boa noite

Quero deixar uma dica para quem pretender visitar a Corsega.

Devem experimentar o TGV que funciona na ilha. Segundo um amigo que o conhece a viagem é fascinante.
É conhecido pelos habitantes locais como " U trinighellu " (le tremblotant), traduzindo "Train Gran Vibration".

Divirtam-se

Carlos
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Precisam-se dicas para CORSEGA e SARDENHA

Mensagempor decarvalho » sábado mai 01, 2010 9:43 pm

Ora Vivam...

Venho pedir dicas e sugestões para CORSEGA e SARDENHA ( a partir do ferry a tomar em NICE e a regressar tambem para aqui)

As sugestões e dicas que se pedem são sobre:

- melhores ligações/destinos de ferry, a partir de Nice?
- sentido do melhor itinerario para o circuito Corsega- Sardenha-Corsega
- localidades, monumentos, paisagens e curiosidades a não perder
- sugestões turisticas com que não valha a pena perder tempo
- gastronomia a não negligenciar
- locais recomendos para pernoitas (campings ou areas de AC)
- recomendaçoes em geral ( o que fazer, e o que não fazer)

A retribuição da gentileza com que me distinguirem...sera plenamente cumprida, com o relato e fotos da viagem, apos a sua concretização.

Boas voltas e reviravoltas!
Decarvalho
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Sardenha

Mensagempor abelha rainha » sábado mai 01, 2010 11:23 pm

Olá,
Também estou a pensar visitar a Sardenhe e eventualmente a Córsega na última semana de Agosto e duas primeiras de Setembro por isso estarei atenta à resposta a todos os tópicos colocados pelo companheiro De Carvalho e mais ainda aos relatos e fotos de quem for antes de nós! Obrigada desde já.
abelha rainha
 
Mensagens: 26
Registado: sábado fev 27, 2010 7:31 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor siroco » domingo mai 02, 2010 7:30 pm

Para a abelha rainha dou uma sugestão, o ano passado estivemos 3 semanas na Córsega e recomendamos vivamente este parque:

http://www.marina-aleria.com/

Então para fazer praia é excelente, acampamos quase com os pés de molho! :wink:
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Mensagempor caminheiro » domingo mai 02, 2010 8:33 pm

Ferry para Córsega e Sardenha
Boa noite,
Há 4 anos apanhei um ferry em Marselha ao fim do dia e na manhâ seguinte desembarquei em em Ajaccio (Córsega). Fui por estrada até Bonifácio e ao fim da tarde apanhei aí outrro ferry até Porto Torres (Sardenha) onde cheguei antes do pôr do sol. Já não me lembro dos preços. Bonifácio é interessante mas estacionar a autocaravana só lá bem no alto, junto à fortaleza. Depois dum lauto almoço junto à marina foi penosa a subida da imensa escadaria de regresso à autocaravana.
Viajante
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor abelha rainha » quinta mai 06, 2010 5:01 pm

Companheiro Siroco, gostei da sugestão e visitei o site do parque. Adoramos praia por isso fica registado. Obrigada.
abelha rainha
 
Mensagens: 26
Registado: sábado fev 27, 2010 7:31 pm
Localização: Azeitão

corsega e sardenha

Mensagempor decarvalho » sábado mai 08, 2010 8:56 pm

Ora vivam...corsos e sardos em potência

Para a Corsega aqui fica um relato em francês de 2009!
http://lesiteducampingcar.ouvaton.org/corse2009/

Boas leituras!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

corsega e sardenha

Mensagempor decarvalho » quinta jun 10, 2010 6:14 pm

Ora vivam
especialmente para as questões do Henrique Fernandes...
e mais interessados.

Se vale a pena?
Valeu na altura em que realizei a Viagem...
30 de maio de 2010, acordar as 6h, estar no porto de nice as 7.00 para comprar bilhete para Bastia na Corsega e regresso as 11.30h no porto de Bastia, para embarcar as 13.30 para Nice (2h de antecedencia)
Diferenças entre a Corsega e a Sardenha?
em flash...a zona ocidental da Corsega parece a serra da Arrábida misturada coma ilha da Madeira com estradas estreitas, cruzamentos dificeis e ate vacas soltas na estrada. Paisagens porem bonitas. a Zona oriental da Corsega é menos montanhosa, tem melhores estradas e assemelha-se a Sardenha no seu todo, mais proxima do nosso sudoete alentejano e Costa Vicentina. A Srdenha é ligeiramente mais em conta que a Corsega
Vale a pena juntar as duas ilhas na mesma viagem?
Sim. Embora isso aumente os custos de viagem naval em mais 230 euros.
Mas dada a distancia de Portugal e dos portos sejam italianos ou franceses, penso que se justifica a solução dois em um.
qual as melhores ligações de ferry?
Optei por viajar em NGV (navio de grande velocidade, um TGV dos mares...mas atenção é mais caro e nao serve para AC do tipo capucine, so perfiladas e baixas ate 2,80m). Desvantagem é que ha poucas ligações entre Nice e Bastia ( e só Bastia na altura em que me desloquei, vantagem é que a viagem dura apenas 4.30h...e o conforto é excelente (não se sente o mar)
E quando ir?
Desaconselho vivamente Agosto e Julho. Agora, nas datas ditas havia centenas de motards, de biciclistas, de pedestres entre turistas austriacos, alemaes, franceses...mas nessas datas estes duplicam exponencialmente com franceses e italianos. Por exemplo Dificilimo visitar Alghero na Sardenha, e o camping directo ao mar estava cheio a transbordar...os loacis historicos e arqueologicos idem, Ajjacio impossivel de visitar a cidade em AC, nem um cantinho...

quando tiver a viagem no blog com as fotos aqui darei noticia do periplo, e entretanto poderei em directo tambem dar outras informações. O circuito feito (meio caminho para uma reuniao de trabalho profissional em Bruxelas, e outro meio para umas ferias) foi o seguinte:

Alenquer- Bragança ...23 de Maio
Bragança- Biarritz.......24
Biarritz- Beaugency.....25
Beaugency- Bruxelas...26
Bruxelas ....................27
Bruxelas- Charleville....28
Charleville- Nice...........29
Nice- Calvi...................30
Calvi- Sartene..............31
Sarténe- Alghero..........01
Alghero- Cagliari..........02
Cagliari- StaT. Gallura..03
StaT. Gallura- Corte.....04
Corte- Bastia...............05
Bastia- Issambres........06
Issambres - Salou........07
Salou- Valencia............08
Valencia-Alenquer........09

Total Km 7.276, total noites 18

E bons planos para todos para ferias...ou fins de semana...
Editado pela última vez por decarvalho em sexta jun 11, 2010 10:08 pm, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes