ALETRIA

Receitas simples e práticas, truques e sugestões

ALETRIA

Mensagempor Teresa » domingo jul 01, 2007 8:54 am

Porque nem só de salgados vive o homem,cá vos deixo uma sobremesa tipicamente portuguesa e de fácil execução nas nossas viagens :wink:

Aletria

250g de aletria
300g de açúcar
leite (+/- 1,5lt)
1 pitada de sal
canela
5 gemas de ovo
casca de limão


Num tacho juntar o leite ,o açúcar,casca de limão e o sal , levar ao lume até levantar fervura,juntar a aletria devidamente partida e deixar cozer cerca de 10 minutos mexendo com frequência de forma a não agarrar ao fundo.
Entretanto numa pequena tigela desfazer as gemas juntando um pouco da calda com cuidado para que não cozam.Retirar entretanto o tacho do fogão,juntar as gemas de forma cuidada mexendo sempre,levar de novo a lume brando apenas 30 segundos sem deixar levantar fervura mexendo sempre.
Colocar em pequenos pratos e decorar com canela.

Para acompanhar ,um bom Porto

Imagem

Teresa
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Joana Moreira » terça jul 03, 2007 9:24 am

De Porto percebo eu!!! E realmente um 10 anos csa muito bem com a Aletria!! Para mim só o cheirinho lembra-me o Natal!!
Joana
Pilote Aventura
Joana Moreira
 
Mensagens: 41
Registado: quinta jun 21, 2007 10:59 am
Localização: V.N.Gaia

Mensagempor Mario » terça jul 03, 2007 10:49 am

Levo aqui ao conhecimento geral que na minha Ac não falta uma garrafinha de Porto e de Scotch até surgiu agora a ideia para um novo tópico cá vai "Garrafeira Itenerante" sim porque nem só de paiságem vive um Autocaravanista.Pela própia natureza dos produtos mencionados são sempre consumidos com conta peso e medida e em dia de viagem lei seca :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha


Voltar para «Gastronomia Itinerante»

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes