Mantimentos de/em viagem

Receitas simples e práticas, truques e sugestões

Re: Mantimentos de/em viagem

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 11, 2013 6:53 pm

Calita Escreveu:Tal como referi,e a menina teve muito gosto nisso


O Calita que é o nosso director de eventos...saiu-me cá um evento..!!! :mrgreen: :mrgreen:
Óh Sr. Director se a menina teve muito gosto...ela lá saberá!!! :mrgreen: :mrgreen:

Agora o que a gente quer saber é como o "aviou" a si...?!?! :mrgreen: :mrgreen:

Pelo menos ficamos a saber se a "aviadela"...foi igual para todos... :mrgreen: :mrgreen:

Mas não foi isso que eu perguntei...perguntei se os mantimentos que levam para viagens preferem levar por fazer ou já feitos...não se pode ter uma conversa como deve ser...vem logo o João Morgado dar cabo da seriedade dos temas... :mrgreen: :mrgreen: :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Mantimentos de/em viagem

Mensagempor João Morgado » segunda mar 11, 2013 7:57 pm

Luis Agostinho Escreveu:...não se pode ter uma conversa como deve ser...vem logo o João Morgado dar cabo da seriedade dos temas... :mrgreen: :mrgreen: :roll:

Eu? Eu que nem tenho vindo a responder às provocações precisamente para não estar a fugir ao tema. :shock: :shock: :shock: :shock:
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Mantimentos de/em viagem

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 11, 2013 8:22 pm

João Morgado Escreveu:Eu? Eu que nem tenho vindo a responder às provocações precisamente para não estar a fugir ao tema.


Óh Sr. João Morgado vamos lá ver se a gente se entende...aqui... eu é que sou o santo!!! :mrgreen: :mrgreen:


"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Mantimentos de/em viagem

Mensagempor spedy » segunda mar 11, 2013 10:25 pm

Com um pouco de boa vontade, bem se calhar muita boa vontade, quase que se começa a falar de Autocaravanismo, se conjugar mos o verbo " aviar " passamos muito perto de um modelo de uma Ac... Pronto depois de muito esforço foi o mais próximo do tema Autocaravanismo que consegui encontrar :roll: :lol: :roll:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Mantimentos de/em viagem

Mensagempor Calita » terça mar 12, 2013 2:24 pm

Para não desviar do assunto em questão e der forma muito direta.

Prefiro fazer na hora do que levar feito. :lol:
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Re: Mantimentos de/em viagem

Mensagempor Manel » terça mar 12, 2013 3:07 pm

Olá!
Permitam-se os meus companheiros mais bem dispostos (Bem hajam!) fazer um intervalo às "brincadeiras" e devolver a este tópico um ar mais "a sério".

Assim aqui fica uma receita que fica como exemplo daquilo que gosto de levar e comer "por lá"...

Bacalhau com couves:

O que levo de casa: O Bacalhau previamente demolhado e depois congelado.
As batatas.
O azeite biológico que vou buscar directamente ao lagar (Não dispenso!)
O vinho tinto feito por mim (Não abdico!)

Qualquer destes ingredientes (mais a água) são nosso fiéis amigos e companheiros de viagem!
Incluímos sempre a água e a fruta para além de alguns pré-preparados (pela minha Maria) e depois é só "acrescentar" o arroz o esparguete
ou a (quase sempre) salada fresca.

O que compro: Ali no mercado: uma bela couve portuguesa, o pão (de milho de trigo e de centeio,) e as frutas.

(É compulsivo!) Cada vez que vejo um mercado à beira da estrada de produtos hortícolas e frutas, tenho que parar e... comprar.

Neste caso foi em Feixo de Numão, tinhamos pernoitado na AS que há ali.

Rumámos poucos quilometros por entre vinhas e quando tinhamos o Douro à vista, parámos e pusémos a panela ao lume.

A receita é fácil e todos sabem, por minha conta ficou o descascar as batatas e o cortar a couve (deixando intactos aqueles olhinhos no interior da couve) :wink: :wink: :wink:

Passados poucos minutos... a mesa posta ali no meio da Natureza :roll: :roll: :roll:

Não troco esta ementa nem este enquadramento pelo Restaurante mais luxuoso com qualquer outro cardápio! :lol: :lol: :lol:

Venham mais sugestões!
Um abraço a todos
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: Mantimentos de/em viagem

Mensagempor João Morgado » terça mar 12, 2013 3:52 pm

Então cá vai também o meu contributo num ar mais sério.
Quando vou para fora (ou quando ía, já que a AC está hibernada) levo comida feita para os 2 primeiros dias ou no máximo 3. De resto levo tudo aquilo que não se estraga, ou seja: leite, cereais, azeite, vinagre, cebolas, batatas (produção própria), arroz, massa, vinho (do produtor), cerveja, café, carne e peixe até caber no congelador que é pequeno, fruta e para eventuais desenrascansos (quando não se encontra um supermercado) levo sempre umas latas de atum, de feijão e grão que por vezes voltam intactas. Levo também bacalhau, mas este vai salgado para não ocupar mais o congelador e em 2 dias, mudando-se a água, está bom para comer. Por lá compro o pão, iogurtes, carnes (quando acaba a que levo), legumes, etc. Uma vez por outra come-se fora, ou por andarmos a visitar uma cidade e não dar para ir à AC, ou simplesmente para provar a comida local.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re:

Mensagempor Luis Agostinho » terça mar 12, 2013 7:27 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa noite,

De todos os preparativos que faço para as viagens, foi sempre a alimentação e tudo o que lhe diga respeito, que me preocupou mais por estas razões:

1º Somos dois adultos e duas crianças de 7 e 14 anos. (que são umas frieiras a comer :roll: ) que ainda estão a crescer. Eu já só cresço para os...lados!!! :roll:

2º Nunca gostei de comer comida fora de casa, ainda por cima noutros países. A mim quem me tira a paparoca Portuguesa tira-me tudo!

3º O dinheiro gasto em compras, poderia ser usado noutras coisas de relativa importância. Embora não passemos fome, considero que ao trazer comida Portuguesa, me mantém em "casa".

Por isso 15 dias antes de partirmos, passamos pela Makro, compramos embalagens de 1000ml descartávéis em plástico ou aluminio (e poupamos água, porque não é necessário lavá-las, e vão para o lixo ecológico) e a partir dái todas as refeições que fazemos cá em casa destinamos uma porção para congelar.

Com isso, permite-nos levar frango estufado, arroz de pato, lombos de pescada de caldeirada, Lombo de porco assado, Arroz de polvo á moda de Viana do Castelo, Moussaka, Lasanha de Salmão, Salsichas com couve lombarda, peito de perú, feijoada de salsichas frescas, Lasanha de carne, carne á bolonhesa, feijão verde estufado, lulas estufadas, empadão de bacalhau e como não podia faltar bacalhau já demolhado e congelado. Sopas: Caldo Verde, Cenoura, Feijão Verde e de Tomate.

Todos os pratos, que necessitem, o acompanhamento é feito/preparado na altura, como massas, arroz,batatas, grão e feijão frade.
Para isso tenho forno a gaz e microondas. Em relação ás mercearias levo tudo o que levaria como estivesse em casa.
Em relação ás sobremesas, levo todas as frutas que aguentem temperaturas altas amadurecendo pelo caminho. Como melôes,melancias e melôas. legumes frescos, nos super,hiper e quintas (neste caso só em Itália).

Como tenho uma m... de um frigorifico de 103 Litros, investi algum dinheiro em duas arcas congeladoras de compressão de 50 e 25 Litros, que funcionam a energia solar, além de 12 e 220V com temperaturas entre os +10º e -18º, com sistema de segurança, que desligam mal as baterias atinjam sub-carga.
Básicamente a única coisa que compro diáriamente, é o maravilhoso pão, que infezlimente não encontramos em Portugal.

Se tiverem dúvidas, posso-vos ajudar naquilo que precisarem.


Na altura da abertura deste tópico respondi desta forma...desde aí alguma coisa mudou pelo facto de agora sermos só 3 a viajar a actual autocaravana ter um frigo de 160Lt e o espaço ser muito menor assim como a carga útil da autocaravana, por isso ficámos mais criteriosos naquilo que levamos...realmente continua a haver coisas que não cozinhamos, mas o principio continua a ser o mesmo e mais ou menos parecido com o Manel, como o nosso bacalhau cozido, só falta realmente as couves pela simples razão de que cozinhar para dois adultos é diferente do que para dois adultos e um mancebo de 13 anos...a tal frieira que falei na msg anterior! :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Re:

Mensagempor João Morgado » terça mar 12, 2013 8:08 pm

Luis Agostinho Escreveu:... cozinhar para dois adultos é diferente do que para dois adultos e um mancebo de 13 anos...a tal frieira que falei na msg anterior! :roll:

A quem sairá ele? :lol: :lol: :lol:
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Anterior

Voltar para «Gastronomia Itinerante»

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes