dicas variadas

Receitas simples e práticas, truques e sugestões

dicas variadas

Mensagempor cookie » quinta jan 03, 2013 4:46 pm

crio este post para que todos possam deixar algumas dicas úteis:

dica para preservar polpa de tomate sem ganhar bolor

nas minhas lides culinárias quando preciso de polpa de tomate uso aquela que vem em pacotinhos tipo pacotes de leite.

mas uma coisa que me aborrece tremendamente é que abro um dito pacote, uso o que preciso - normalmente pouca quantidade e guardo no frigorífico.

como não é a coisa que use todos os dias, quando volto a usar... bolas!!! ganhou bolor! e lá vai mais um pacotinho de polpa de tomate para o lixo...

assim sendo lembrei-me de experimentar usar as cuvetes de gelo para congelar a polpa de tomate em "doses individuais" e usar as que necessito sem que o restante produto vá para o lixo.

deixo aqui as fotos:
a polpa na cuvete de gelo
Imagem

caso queiram libertar a cuvete podem colocar os "cubos" de polpa num saco de congelação
Imagem
ainda não usei a polpa depois de congelada mas acredito que não sofra qualquer alteração e é menos um desperdício. para levar nas nossas ac´s também acaba por ser prático.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: dicas variadas

Mensagempor Calita » quinta jan 03, 2013 4:51 pm

Companheira Cookie

Muito boa dica
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Re: dicas variadas

Mensagempor cookie » quinta jan 03, 2013 5:00 pm

obrigada companheiro. espero que todos possamos contribuir com dicas e ideias que, embora simples, possam contribuir para uma melhor gestão das lides culinárias.

vai outra dica:

picar cebola...

ora, picar cebola é um frete e é daquelas coisas que é essencial para a maioria dos pratos lusos... assim optei por pegar na picadora e picar de uma assentada 3 cebolas.

congelei o picadinho em doses individuais.

ainda não testei mas hoje a janta vai ser arroz de polvo e logo darei o feedback da experiência.

nos supermercados vemos cebola congelada... ok, é congelada a temperaturas que nao conseguimos atingir em casa e portanto o produto final será um pouco diferente mas... ainda assim achei que valia a pena a tentativa.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: dicas variadas

Mensagempor João Morgado » quinta jan 03, 2013 7:19 pm

Obrigado companheira pelas dicas. Não há dúvida que é uma excelente ideia e nos tempos que correm não pode haver desperdícios.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: dicas variadas

Mensagempor spinto » sexta jan 04, 2013 12:42 am

Estava eu á espera do feddback da companheira cookie que iria dar esta noite, mas espero k não tenha sido por alguma indisposição :D :D :D

Aproveito para agradeçer publicamente o k me tem "ensinado" aqui pelo forum com as suas sempre interessantes e prontas intervenções.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Re: dicas variadas

Mensagempor cookie » sexta jan 04, 2013 1:43 pm

oh, desculpem... ando cheia de trabalho e esquci-me de cá vir ontem à noite...

resulta, e bem. eu congelei a cebola em doses individuais num saco plastico de congelaçao. ou seja, após cada dose dei um nó no saco (1 saco deu para 3 doses) mas, julgo que por ter sido congelada no saco, a cebola ganhou cristais de gelo. algo que já estava à espera e depois, com o azeite espichou um "cadito". mas tapei o tacho e correu tudo bem.

da próxima vez vou experimentar congelar a cebola em cuvetes de gelo.

outra dica:
verduras
quando comprarem verduras para sopa, preparem-nas de uma assentada só e congelem. até podem atar (todos juntos) os sacos para determinada sopa e quando querem fazer essa sopa está tudo ali...

só me falta experimentar congelar batatas mas, também não custa, numa noite de semana descascar 4 ou 5 batatas. preparar todos os legumes é mais custoso, daí a dica, preparem tudo e congelem tudo num fim de semana que a vida à semana ficará mais facilitada e o desperdício será menor (evitam que os legumes apodreçam).

outra dica:
panados
quando fizerem panados com carne fresca, comprem carne a mais e preparem toda a carne em panados. depois congelem-nos em sacos de congelação sendo que, após cada panado, devem dobrar o saco de modo a evitar que os panados se toquem. quando quiserem fazer panados a parte mais chata já está adiantada e como eles não se tocam, podem tirar 2, 3, 4... não têm que os descongelar todos.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: dicas variadas

Mensagempor João Morgado » sexta jan 04, 2013 2:30 pm

Olá a todos

Caros companheiros, não acham que algo de estranho se está a passar com a nossa companheira Cookie?
Cá para mim ela ou tem uma fábrica de sacos de congelação ou uma fábrica de congeladores ou ambas as coisas e está sempre a querer rentabilizar o dinheiro investido ao dar-nos estas dicas de congelação. O que é que acham? :lol: :lol: :lol:

Companheira Cookie, sabe perfeitamente que estou a brincar e não leve a mal, mas é que tenho de esquecer que estou a ser alvo de mais um ano de roubo.

Saudações.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: dicas variadas

Mensagempor cookie » sexta jan 04, 2013 2:33 pm

antes tivesse assim um rendimento extra.

a questão é que trabalho a tempo inteiro, estudo a tempo inteiro (ou deveria) e estou, de momento, com um part-time extra.
por isso a organização é importante para poupar tempo e trabalho e também para evitar desperdicios.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: dicas variadas

Mensagempor Américo » sábado jan 05, 2013 11:33 am

Obrigada pela partilha companheira
vou comunicar á minha dona, :D

cumprimentos e um bom fim de semana se possivel rolante.
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: dicas variadas

Mensagempor Ana Boialvo » segunda jan 07, 2013 12:03 am

Companheira " Cookie " a sua sujestam para o tomate eu também a uso, assim como para os limões.
Estes estaram assim sempre prontos para um sumo.
Quanto ao tomate se em vez de ser em pacote, fôr em lata ( mais quantidade ) costumo pôr um fiozinho de azeite por cima e assim já não se estraga.

Saudações autocaravanistas
Ana Boialvo
 
Mensagens: 176
Registado: terça jun 16, 2009 3:12 pm
Localização: Cacem / Sintra

Re: dicas variadas

Mensagempor THOR » segunda jan 07, 2013 10:24 pm

Boas companheira cookie aqui a "Maria" tanto em casa como na AC usamos a polpa de tomate em frascos, se depois de aberto for virado ao contrario (e isto dá para todo o tipo de produtos como compotas e afins) não ganha bolor porque o que faz criar o bolor é o oxigénio. Com o frasco ao contrario, o próprio produto veda a entrada de oxigenio retardando em muito a formação de bolor.
Companheira cookie a ideia de congelar o tomate é boa mas, como eu e muitos companheiros temos um congelador do tamanho de uma caixa de fósforos em que cabem...vamos lá... duas ou três fatias de queijo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , não nos podemos dar a esse luxo.


Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra

Re: dicas variadas

Mensagempor Ana Boialvo » terça jan 08, 2013 11:54 am

Boas companheiros ( as ) !
Sempre a aprender!

Saudações autocaravanistas.
Ana Boialvo
 
Mensagens: 176
Registado: terça jun 16, 2009 3:12 pm
Localização: Cacem / Sintra

Re: dicas variadas

Mensagempor cookie » quarta jan 09, 2013 5:43 pm

companheiro thor, o nosso congelador tb é dos pequeninos, mas há sempre uns buraquitos extra onde encaixar a polpa, que depois de congelada pode ser embrulhada em papel aderente.

mas a dica dos frascos ao contrário não conhecia e é mto interessante sim senhor.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: dicas variadas

Mensagempor THOR » quarta jan 09, 2013 9:48 pm

cookie Escreveu:companheiro thor, o nosso congelador tb é dos pequeninos, mas há sempre uns buraquitos extra onde encaixar a polpa, que depois de congelada pode ser embrulhada em papel aderente.

mas a dica dos frascos ao contrário não conhecia e é mto interessante sim senhor.


Estava na brincadeira, a ideia é mito boa. Em relação aos frascos virados até outros produtos por exemplo tenho na garagem tintas e colas, que depois de usadas tapo bem tapado e viro-as ao contrario, assim duram anos sem se estragar.


Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra


Voltar para «Gastronomia Itinerante»

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes