Pão pirex (não precisa levedar)

Receitas simples e práticas, truques e sugestões

Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor cookie » sábado Oct 06, 2012 5:47 pm

Esta é uma receita de pão que não precisa de levedar. Na realidade é uma receita para a bimby - que eu não tenho, tal como não tenho forno na ac mas tenho neste preciso momento um pão no forno de casa... depois vejo como saiu.

Coloco esta receita para os que têm forno na ac mas... os que não têm podem sempre fazer uns pãezinhos para levar de viagem...

Ingredientes
175 g de água (yeap... gramas pois a receita é para a bimby. eu como estou sem balança fiz a olhómetro... uma chavena corresponde +- a 250gr... é só apontar para uma proporção)
310 g de farinha
20 g de azeite
15 g de levedura fresca ou 1 saqueta de fermento de padeiro em pó
1colher de chá de sal grosso ou 1 colher de café de sal refinado

Unte um pirex com azeite e polvilhe com farinha e reserve. NOTA: o pirex deve ter tampa, caso não tenha tampa use uma forma e coloque-a por cima fechando-o.

Bata durante +- 2 mins a água, o azeite e o fermento. Depois deve juntar a farinha e o sal batendo sempre. Se vir que a massa fica muito seca adicione aos poucos água.

A massa está pronta quando não colar. Se vir que adicionou água em demasia, corrija acrescentando farinha e batendo até conseguir a consistência desejada.

Polvilhe uma superficie de trabalho com farinha bem como as mãos e trabalhe um pouco a massa - a massa é bastante suave e fácil de trabalhar. Dê uma forma redonda ao pão e faça uns cortes p.ex em forma de cruz, pincele o pão com azeite e polvilhe com farinha.

Coloque no forno frio, sem pré-aquecer, a 220 Cº por cerca de 40 minutos. O forno ao aquecer vai ajudar a massa a fermentar um pouco.

Depois de pronto retire-o e coloque-no numa grelha para que arrefeça sem que o fundo fique húmido.

Bom apetite!!

Esta receita pode ser feita naqueles forninhos pequenos pois é um desperdício usar um forno grande... a nao ser que façam o dobro da receita...

Como improvisei uma tampa de pirex com um pirex exactamente igual, a "forma" ficou muito alta, por isso para usar o forninho tive que colocar a grelha na posição mais baixa mas, para que o fundo não ficasse queimado, coloquei por baixo papel de aluminio.

o meu está no forninho há 35 mins e tem BOM aspecto... eheheheh a ver vamos como fica... 8)
Editado pela última vez por cookie em sábado Oct 06, 2012 6:03 pm, num total de 1 vez.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor cookie » sábado Oct 06, 2012 6:02 pm

aqui umas fotos:

ainda a cozer
Imagem

a localização da grelha e a pelicula de alumínio para não queimar o fundo
Imagem

produto final, já fora do forno
Imagem

Imagem
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor Julia Guerreiro » sábado Oct 06, 2012 8:55 pm

Boa noite companheira,
Muito obrigada pela dica, vou experimentar, tenho um forno pequenino, mas em casa, na AC não tenho.
Depois digo como ficou.
Cumprimentos e bons passeios
Avatar do Utilizador
Julia Guerreiro
 
Mensagens: 13
Registado: quarta mai 11, 2011 8:39 pm
Localização: Albufeira

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor Julia Guerreiro » segunda Oct 15, 2012 3:15 pm

Boa tarde companheira,
Mais uma vez agradeço a receita do pão pirex, como prometi, venho aqui dar o me testemunho do meu pão que já fiz e que foi um sucesso cá em casa, ficou delicioso e crocante, vou continuar...
Amigas, é tão fácil e bom, experimentem e não se arrependerão. Bem haja a companheira que publicitou esta receita.
Saudações,
Júlia Guerreiro
Avatar do Utilizador
Julia Guerreiro
 
Mensagens: 13
Registado: quarta mai 11, 2011 8:39 pm
Localização: Albufeira

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor cookie » segunda Oct 15, 2012 8:40 pm

ainda bem que gostou! e que gostaram!
agora é só inventar outras versões: com sementes, com passas... :wink:
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor spedy » segunda Oct 15, 2012 8:51 pm

Tambem existe a versão: comprar a farinha com o tipo de pão que queremos, colocar na maquina de pao (baratissima) e ja está, delicia!

Inclusive podemos programar para que horas queremos o pao pronto, é acordar com o cheirinho do pãp!!!
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor cookie » segunda Oct 15, 2012 9:00 pm

spedy Escreveu:Tambem existe a versão: comprar a farinha com o tipo de pão que queremos, colocar na maquina de pao (baratissima) e ja está, delicia!

Inclusive podemos programar para que horas queremos o pao pronto, é acordar com o cheirinho do pãp!!!


pois, isso é para quem máquina de fazer pão que não é o meu caso... a aquisição de uma está em estudo, mas até lá, esta receita vai-nos safando.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor calexandre » segunda Oct 15, 2012 9:05 pm

Já tentei 5 vezes fazer pão na máquina,
acho que fui enganado......em vez de sair pão,
aquilo parecia baba de camelo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos

Imagem
Avatar do Utilizador
calexandre
 
Mensagens: 718
Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm
Localização: Maceira/Leiria Capital da Poeira e da Pedrada

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor spedy » segunda Oct 15, 2012 9:12 pm

calexandre Escreveu:Já tentei 5 vezes fazer pão na máquina,
acho que fui enganado......em vez de sair pão,
aquilo parecia baba de camelo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Não es daqueles que la vai espreitar 500 vezes nao? porque se for é possivel que fique babado :twisted: :twisted: :twisted:

É garantido que fica cinco estrelas e não tem ciencia nenhuma, desde pao normal, sementes, escuro, brioche, enfim e só escolher a farinha que se comprar em qualquer super mercado.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor João Morgado » segunda Oct 15, 2012 10:37 pm

spedy Escreveu:
calexandre Escreveu:Já tentei 5 vezes fazer pão na máquina,
acho que fui enganado......em vez de sair pão,
aquilo parecia baba de camelo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Não es daqueles que la vai espreitar 500 vezes nao? porque se for é possivel que fique babado :twisted: :twisted: :twisted:

É garantido que fica cinco estrelas e não tem ciencia nenhuma, desde pao normal, sementes, escuro, brioche, enfim e só escolher a farinha que se comprar em qualquer super mercado.

Companheiros
O Spedy tem razão. Desde que se faça como diz nas instruções, sai maravilha e não dá trabalho nenhum, é só meter tudo lá para dentro.
Mas será que o Calexandre compra esses pacotes ou coloca lá farinha normal para bolos?
Eu também tenho a máquina mas pelas fotografias que a Cookie aqui publicou, o pão tem muito melhor aspecto e ainda hei-de experimentar fazer como ela diz.
Só agradecia à Cookie se dissesse com que farinha faz e o que entende por levedura fresca. O fermento normal para bolos da Royal serve?
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor spedy » terça Oct 16, 2012 10:32 am

cookie Escreveu:
spedy Escreveu:Tambem existe a versão: comprar a farinha com o tipo de pão que queremos, colocar na maquina de pao (baratissima) e ja está, delicia!

Inclusive podemos programar para que horas queremos o pao pronto, é acordar com o cheirinho do pãp!!!


pois, isso é para quem máquina de fazer pão que não é o meu caso... a aquisição de uma está em estudo, mas até lá, esta receita vai-nos safando.



Na minha opinião é de optar pela mais barata, 50€ chegam faz o mesmo que as mais caras a diferença poderá estar no tamanho da Cuba ou seja tamanho do pão.

Realmente as fotos tem bom aspecto, mas na maquina também não sai nada mal sobretudo atendendo ao trabalho, que não dá!

Joao cá para mim o Calexandre não adiciona agua mas sim um moscatel ali dos lados de Leiria e depois que milagres... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Editado pela última vez por spedy em terça Oct 16, 2012 10:33 am, num total de 1 vez.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor Luis Agostinho » terça Oct 16, 2012 10:33 am

calexandre Escreveu:Já tentei 5 vezes fazer pão na máquina,
acho que fui enganado......em vez de sair pão,
aquilo parecia baba de camelo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Há cuidados que deves ter em relação á farinha...

Óbviamente terá de ser farinha preprada para máquina, embora haja pessoas que façam com a outra farinha que necessita de juntar fermento...ao contrário da de máquina que já vem com os ingredientes todos...basta juntar água.
Mas atenção a água nunca pode ser depois da farinha...a água terá sempre de ficar no fundo e só depois juntas a farinha...convém que que as medidas sêjam exactas e óbviamente não convem que levantes a tampa da máquina enquanto ela está a fazer...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor spedy » terça Oct 16, 2012 10:36 am

A748-2 Escreveu:
calexandre Escreveu:Já tentei 5 vezes fazer pão na máquina,
acho que fui enganado......em vez de sair pão,
aquilo parecia baba de camelo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Há cuidados que deves ter em relação á farinha...

Óbviamente terá de ser farinha preprada para máquina, embora haja pessoas que façam com a outra farinha que necessita de juntar fermento...ao contrário da de máquina que já vem com os ingredientes todos...basta juntar água.
Mas atenção a água nunca pode ser depois da farinha...a água terá sempre de ficar no fundo e só depois juntas a farinha...convém que que as medidas sêjam exactas e óbviamente não convem que levantes a tampa da máquina enquanto ela está a fazer...

Um abraço,


Tenho de discordar do Sr padeiro, é indiferente a ordem dado que a maquina vai misturar tudo vezes sem conta. O importante mesmo é colocar a farinha correta e Agua!!!

Já agora na tua Ac não tens uma maquinazinha de pão não? :mrgreen: :roll:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor Luis Agostinho » terça Oct 16, 2012 11:05 am

spedy Escreveu:Já agora na tua Ac não tens uma maquinazinha de pão não?


Por acaso é uma das coisas que levava para as férias de Inverno em Serra Nevada, porque tinhamos electricidade e não era obrigado a comer aquele pão espanhol nem a vir cá baixo á vila comprar pão.
Como tenho forno na AC ainda vou tentar fazer este pão da Cookie na autocaravana...quer dizer, eu não...vou pedir á minha mulher para fazer...que assim se sair mal a culpa não morre solteira!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pão pirex (não precisa levedar)

Mensagempor spedy » terça Oct 16, 2012 11:09 am

A748-2 Escreveu:
spedy Escreveu:Já agora na tua Ac não tens uma maquinazinha de pão não?


Por acaso é uma das coisas que levava para as férias de Inverno em Serra Nevada, porque tinhamos electricidade e não era obrigado a comer aquele pão espanhol nem a vir cá baixo á vila comprar pão.
Como tenho forno na AC ainda vou tentar fazer este pão da Cookie na autocaravana...quer dizer, eu não...vou pedir á minha mulher para fazer...que assim se sair mal a culpa não morre solteira!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,



Oh falta de jeitinho, o pão da cookie esta fácil de fazer, alias a semelhança das receitas com que nos tem brindado, sendo elas sempre praticas :lol:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Próximo

Voltar para «Gastronomia Itinerante»

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron