LiFePo4 e acessorios, EBL para manter.

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LiFePo4 e acessorios, EBL para manter.

Mensagempor becosemsaida » segunda set 25, 2023 7:07 pm

Boas,

Novo projeto e desta vez sera para substituir uma DeepCycle de 240A que ja tem uns anitos. Como "o que se usa" hoje em dia sao baterias LiFePo4 e pelos visto nao dao grandes problemas de explodir e outra coisinhas mas. Entao vejamos se "tirei o curso" como deve ser.

Plug&Play nao e, sera preciso alterar alguns componentes pelo que entendi sera preciso: Conversor DC-DC entre o alternador e o Litio, 30A dizem que chega, Carregador 230V para litio visto que a "velhinha" EBL nao tem a opcao para esse tipo de carregamento. A bateria em si, ora com uma possivel descarga de 90% contra os 50% do "normal" para ter a mesma energia disponivel tera de ser no minimo 120A (quanto mais melhor) e um bom BMS e aqui tenho uma duvida que ja exponho. Quanto aos paineis (2X 200W em serie com MPPT preparado para Litio) nao mexo em nada a nao ser a configuracao. Ate aqui acho que tenho tudo "coberto" penso eu.

Vamos as duvidas:

1- A BMS limite a saida dos A da bateria, tenho um inversor Edecoa 3000W cujo maior consumidor e a maquina de cafe e o AC. Contamos com 1250W que e a maquina de cafe. Sao 105A que e preciso fornecer ao inversor, a BMS tem de ser superior a isso certo? Embora seja de "curta duracao" sempre tem de ser alimentado.
2- Como fazer com a bateria de arranque do motor? Neste momento estao "interligados", os paineis e o EBL carregam as duas baterias consoante a necessidade, pelo que vi e preciso "separar" os circuitos e carregar somente a bateria de arranque com o alternador e o EBL existente. Ai reside outra questao, o conversor DC-DC tem diode ou ira correr muito mal?? Pus EBL a manter no titulo ja para esse efeito: somente carregar a bateria de arranque quando ligado a "rede", que e raro.
3- Ja sei que somente mencionei o consumo da Edecoa para o cafe/AC porque de resto uso quase tudo a 12V: 10 lampadas LED de baixo consumo, a bomba de agua, carregador de telemovel, frigorifico eo aquecedor a gasoleo no inverno. Irei contar para esse efeito 25A, somando isso tudo enquanto tiro o cafe serao PELO MENOS 130A que e preciso. Corrigm-me se estiver errado pff.

Agradeco a quem me ajuda a tirar as duvidas, e que depois sera altura de ir as compras......

Beco
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Re: LiFePo4 e acessorios, EBL para manter.

Mensagempor Kimzé » sábado set 30, 2023 1:32 pm

Boa tarde companheiro Becosemsaida.

Vou tentar dar algumas indicações, mas como digo sempre, espere outros comentários, para ter uma conclusão mais digna.

Mais informo que há muitos companheiros, que já trocaram as baterias por Lítio (LifePo4), que poderiam lhe dar essas informações em primeira pessoa.

- O BMS, como diz e muito bem, além de outras coisas, regula a entrada de Ah, bem como a saída de Ah da bateria. Se for Smart, é só programar, mas se não for, tem que arranjar um com a especificidade da sua própria bateria. No manual está bem explícito, a recarga máxima e descarga máxima, tem que ir por aí.

Um conselho que posso lhe dar, é comprar uma bateria com o BMS integrado no interior da mesma, porque já vem limitada aos parâmetros de fábrica da própria bateria, caso haja algum problema, a garantia tem que resolver.  

- Atenção, que tem que estar em circuitos independentes, cortar a ligação que vem do alternador para a bateria e intercalar o Conversor DC -  DC, bem como desligar a ligação ao EBL.

- O conversor e carregador chegam 30Ah.

- Quando colocar os painéis, não tire as fichas MC4, faça a extensão para o interior da Ac também com fichas MC4, isto porque você vai ligar os painéis em série e se não conseguir o rendimento  necessário, trocar as ligações para paralelo, sem precisar de fazer enxertos.
Porque em série vai ter melhor rendimento com controlador MPPT, mas, há sempre um mas, tem que ter sol nos dois painéis, caso contrário, havendo uma sombra num, morre o sistema por completo.

Se optar por paralelo, há outro mas, escolha um bom MPPT, que tenha uma tensão de pico máximo, abaixo de 18v ou muito próximo. Porque há MPPTs, que precisam de ter uma entrada de painéis de 21v para o sistema MPPT funcionar. Se for abaixo dessa voltagem não funciona?, funciona mas não com o total rendimento. 

- Em relação à bateria do motor, eu mantinha o EBL e o alternador, mas tem que separar da de lítio e não pode ser carregada através dos painéis. 

Segue este vídeo, só para ver o que acontece a uma bateria de LifePo4, quando na montagem, por descuido o pólo positivo, ao apertar com a chave, toca na massa. 

https://www.youtube.com/watch?v=W3CRB7L ... lodeDos%29

Desculpe ser longo no texto, mas gosto de ao dar uma informação, explicar o porquê das coisas.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé
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Re: LiFePo4 e acessorios, EBL para manter.

Mensagempor becosemsaida » segunda Oct 02, 2023 6:43 pm

Kimzé Escreveu:Boa tarde companheiro Becosemsaida.

Quando colocar os painéis, não tire as fichas MC4, faça a extensão para o interior da Ac também com fichas MC4, isto porque você vai ligar os painéis em série e se não conseguir o rendimento  necessário, trocar as ligações para paralelo, sem precisar de fazer enxertos.
Porque em série vai ter melhor rendimento com controlador MPPT, mas, há sempre um mas, tem que ter sol nos dois painéis, caso contrário, havendo uma sombra num, morre o sistema por completo.

Se optar por paralelo, há outro mas, escolha um bom MPPT, que tenha uma tensão de pico máximo, abaixo de 18v ou muito próximo. Porque há MPPTs, que precisam de ter uma entrada de painéis de 21v para o sistema MPPT funcionar. Se for abaixo dessa voltagem não funciona?, funciona mas não com o total rendimento. 

Segue este vídeo, só para ver o que acontece a uma bateria de LifePo4, quando na montagem, por descuido o pólo positivo, ao apertar com a chave, toca na massa. 

https://www.youtube.com/watch?v=W3CRB7L ... lodeDos%29

Desculpe ser longo no texto, mas gosto de ao dar uma informação, explicar o porquê das coisas.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé


Boas, sempre a preciosa ajuda.......

A MPPT que tenho e este: https://pt.aliexpress.com/item/10050053 ... OMWzJlpGbK

Nao deste site mas veio de Alemanha junto com o inversor Edecoa 3000W, tinha garantia de 2 anos no material. Os paineis (2X350W) comprei-os ca em PT. Instalacao e montagem foi feito por mim. Agora os meus paineis estao em serie e quando diz que se falta num o sol falha o sistema tem razao MAS como tenho um ao lado do outro essas situacoes sao raras mesmo. E de lembrar que tenho 3 claraboias e um AC alem do passa-cabos e uma chapa de ferro para reforco e nao me deixou muito espaco para por (mais) paineis. Na altura tinha encomendado um painel so com a mesma capacidade mas por 5cm que ficava de fora tive de o devolver, optei por 2 que sao " a medida". Nao tenho tido problemas nenhuns ( a nao ser a ventoinha que acabou por aquecer tudo e queimar o fusivel) e ja la esta ha uns 4 anos. E raro ver a producao/carregamento para a bateria acima de 20A mesmo com cafezinhos para os amigos..... Quanto ao litio, pois a carteira nao chega para tudo e imprevistos aparecem sem nos pedir. Vai ficar em standby ate melhores dias. Infelizmente em PT pequenos empresarios deveriam ter 20 rins para doar a esta cambada de ladroes que se auto-intitulam de governo!!!!!

Tudo se ha de resolver com tempo e paciencia. Ate la fica o "tijolo" pesado ate que funciona :D :D

Abraco e boas viagens,

Beco
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Re: LiFePo4 e acessorios, EBL para manter.

Mensagempor Kimzé » terça Oct 03, 2023 6:53 pm

Boa tarde companheiro Becosemsaida.

Detesto ser desmancha prazeres, mas de acordo com o seu comentário e o controlador que você mostrou, você vai ter aí um problema.

Quando falei na tensão (v) somadas dos dois painéis de 350W, totalizando 700W em série, era mesmo por causa do controlador, só não acerto no totoloto(também não jogo), brincadeiras à parte.

Esse controlador, se for o cor de laranja que mostrou, é de 30A, se por acaso for azul ou verde, são de 40A, 50A ou de 60A. Mas você sabe qual comprou e diz na etiqueta, que deve estar colado nas traseiras do controlador, ou em último caso no manual.

O que aconteceu ao seu controlador, teve sorte de não ter queimado, porque nesse caso concreto, se o seu for realmente de 60A, aguenta 720W de painéis, se for o cor de laranja, que é de 30A, só aguenta 360W, mas mesmo assim nesses casos de excesso de Watts em painéis, ele bloqueia a saída de corrente (A) para a bateria.

IMPORTANTE .O que não pode, mas não pode mesmo, é ter uma tensão muito próxima ou superior ao limite do controlador, que foi o que aconteceu com o seu. Por isso aqueceu e derreteu o fusível.

Esse seu controlador, só suporta no máximo 80v de entrada Pv, ou seja, para carregar baterias de 12v só aguenta no máximo 80v de entrada (saída dos painéis para o controlador). Está escrito no manual. Precisa também de no mínimo  20V  de saída PV para acionar o sistema inteligente MPPT.

Veja nos painéis, qual a voltagem de Voc (circuito aberto), não é a Vmp, está no autocolante do painel  ou na informação técnica. De certeza, que se forem como diz de 350W, vai ter uma Voc entre 38v e 45v, ligando os dois em série, vai somar essa tensão(v) e vai ficar muito próximo ou mesmo ultrapassar a potência de entrada dos 80v do controlador.

Veja e, se confirmar o que eu disse, tem que colocá-los em paralelo e não em série, e coloque também, se vier a alterar para paralelo, fichas Mc4 com díodo, nos positivos, para evitar pontos quentes e corrente reversa.

Nesse caso vai manter a tensão de Voc e somar a corrente(amperes), ficando acima dos 20v que o controlador precisa para acionar o sistema MPPT.

MUITO IMPORTANTE: esse controlador não gosta nada de lhe cortarem a entrada da bateria e ficar a receber carga dos painéis. Quando por algum motivo tiver que desligar, primeiro desligue os painéis e depois a bateria, ao ligar novamente o sistema, ligar primeiro a bateria e depois os painéis.

Como costumo dizer, esta é a minha opinião, espere outros comentários.

Amigo Becosemsaida

Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé
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Re: LiFePo4 e acessorios, EBL para manter.

Mensagempor becosemsaida » terça Oct 03, 2023 8:34 pm

Kimzé Escreveu:Boa tarde companheiro Becosemsaida.

Detesto ser desmancha prazeres, mas de acordo com o seu comentário e o controlador que você mostrou, você vai ter aí um problema.

Quando falei na tensão (v) somadas dos dois painéis de 350W, totalizando 700W em série, era mesmo por causa do controlador, só não acerto no totoloto(também não jogo), brincadeiras à parte.

Esse controlador, se for o cor de laranja que mostrou, é de 30A, se por acaso for azul ou verde, são de 40A, 50A ou de 60A. Mas você sabe qual comprou e diz na etiqueta, que deve estar colado nas traseiras do controlador, ou em último caso no manual.

O que aconteceu ao seu controlador, teve sorte de não ter queimado, porque nesse caso concreto, se o seu for realmente de 60A, aguenta 720W de painéis, se for o cor de laranja, que é de 30A, só aguenta 360W, mas mesmo assim nesses casos de excesso de Watts em painéis, ele bloqueia a saída de corrente (A) para a bateria.

IMPORTANTE .O que não pode, mas não pode mesmo, é ter uma tensão muito próxima ou superior ao limite do controlador, que foi o que aconteceu com o seu. Por isso aqueceu e derreteu o fusível.

Esse seu controlador, só suporta no máximo 80v de entrada Pv, ou seja, para carregar baterias de 12v só aguenta no máximo 80v de entrada (saída dos painéis para o controlador). Está escrito no manual. Precisa também de no mínimo  20V  de saída PV para acionar o sistema inteligente MPPT.

Veja nos painéis, qual a voltagem de Voc (circuito aberto), não é a Vmp, está no autocolante do painel  ou na informação técnica. De certeza, que se forem como diz de 350W, vai ter uma Voc entre 38v e 45v, ligando os dois em série, vai somar essa tensão(v) e vai ficar muito próximo ou mesmo ultrapassar a potência de entrada dos 80v do controlador.

Veja e, se confirmar o que eu disse, tem que colocá-los em paralelo e não em série, e coloque também, se vier a alterar para paralelo, fichas Mc4 com díodo, nos positivos, para evitar pontos quentes e corrente reversa.

Nesse caso vai manter a tensão de Voc e somar a corrente(amperes), ficando acima dos 20v que o controlador precisa para acionar o sistema MPPT.

MUITO IMPORTANTE: esse controlador não gosta nada de lhe cortarem a entrada da bateria e ficar a receber carga dos painéis. Quando por algum motivo tiver que desligar, primeiro desligue os painéis e depois a bateria, ao ligar novamente o sistema, ligar primeiro a bateria e depois os painéis.

Como costumo dizer, esta é a minha opinião, espere outros comentários.

Amigo Becosemsaida

Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé


Boas, o meu e mesmo de 60A so mencionei esse por ter uma referencia, esse modelo ate tem wifi e o meu nao tem. La tive de ir a fabricante (makesky blue V118, 60A)para ter os dados, os dados do painel: VoC=46.11V, portanto em dias de sol ira passar os 80V mas e coisa que nunca vi. Ronda sempre os 50-60V nao tenho conhecimento para calcular incidencia solar e perdas por inclinacoes e seguimento do sol ao longo do dia, sou mais "o gajo" que monta,liga verifica e faz o troubleshooting e deixa tudo a 100%, pelo menos e o que tenho feito nos ultimos 30+ anos e para o qual "marrei" e sofri muito nao so nos renovaveis mas tambem em outras areas ligados a "faiscas". Indo pela sua, certa, logica vejo duas hipoteses: deixar estar e indo monitorizar certificando sempre que nao passa dos 80V ou vou ter de modificar as ligacoes dos dois paineis para ficar seguro. Na altura liguei os paineis em serie por causa do rendimento, com a contrapartida que quando um esta a sombra "morre" tudo, e pelo que consegui apurar NUNCA iria ter os 100% de rendimento sem ter inclinacao e o sistema "seeker" que numa autocaravana e dificil de conseguir. Agora deixou-me num impasse, e como somente irei tempo em Dezembro ou mesmo em Janeiro a "coisa" vai ficar a ser estudado.

Quanto a desligar a ordem e sempre a mesma: DESLIGAR- Paineis- bateria e load (NEGATIVOS PRIMEIRO), LIGAR- Load, bateria e paineis (POSITIVOS PRIMEIRO) e sim tenho os negativos dos sist. solar independente alem de ter tudo montado em material nao condutor.

Ainda hoje atribuo o unico problema que tive a ventoinha que queimou e consequente sobreaquecimento e deu cabo do fusivel. Posso estar errado, nao digo que nao. Apos instalacao de uma ventoinha mais potente, brushless e ter alterado a ficha onde liga por desconfianca NUNCA mais tive problemas. Tem um medidor de temperatura na placa (pt100) e com a ventoinha a funcionar esta quase sempre 5-6º abaixo da temp. que esta na autocaravana. Caso acontece de novo, que material China tem esse defeito e vem tudo de la, tenho outro fusivel e outra ventoinha para back-up. A caixa de 1º socorros eletrico tem tudo para efetuar o trabalho, ha habitos dificeis de mudar. :roll: :roll:

Agradeco a sua preocupacao e preciosa ajuda.

Beco
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Re: LiFePo4 e acessorios, EBL para manter.

Mensagempor Kimzé » terça Oct 03, 2023 10:15 pm

Boa noite companheiro Becosemsaida.

Acho muito estranho, a Voc sendo 46,11v, estando os dois ligados em série, só darem entre 50 a 60v.

O meu é de 460w, tem Voc de 41,80v e Vmp de 35,20v e o mínimo que vi foi 37v, mas está quase sempre a 39,4v., se tivesse dois em série, iria ter quase sempre 78 ou 80v.

As perdas que se refere, logo à cabeça é de aproximadamente 28 e 30%, ou seja se for ao PDF da informação do seu painel, diz potência máxima em Watts EX: de 350w, o seu painel nunca vai produzir mais de 249W.

Na informação do meu, diz que a potência máxima gerada é de  340W e no entanto o painel é de 460W, mas são todos assim.
Outro Ex: um painel de 160W, sabemos que gera no pico máximo 8,8Ah, mas no entanto se multiplicar-mos 8,8Ah, por 12v ou 14,4v tensão de recarga, vamos ter aproximadamente 110W em painel, mas no entanto o painel é de 160w.

Tirando estas perdas de 30%, que já sabemos, temos as outras de estar na horizontal.
Para um painel de 160W vamos ter uma potência efetiva real de aproximadamente 85W.

Quando temos essas perdas que são normais, o que cai mais é sempre a corrente (Ah) a tensão tem pouca alteração. Motivo pelo qual, eu acho estranho a tensão dos seus painéis ligados em série não passarem dos 50 ou 60v.

Quando se compra um painel, deve-se fazer logo o teste de voltagem, saber qual a tensão que ele dá na ponta das fichas MC4, virado para o sol. Tem que estar muito próximo do que diz na informação técnica, se disser, Voc de 22v, para estar bom não pode dar menos de 21v, o meu diz Voc, 41,8v, na horizontal em cima do tejadilho do carro, marcava 40,7v.
Já vi um voltar para traz.

Na minha opinião, fazia esse teste e colocava-os em paralelo, basta comprar as fichas em Y.
Ficaria mais seguro e iria ter melhor rendimento sem sobcarregar o controlador solar.

Em relação a sombras como refere, estando em série, basta uma folha de uma árvore cair num, que perde a produção dos dois, independente de estarem muito próximos ou afastados, já em paralelo isso não acontece, mas tem que pôr os díodos.

Como costumo dizer, esta é a minha opinião.

Amigo Becosemsaida
Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

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