Subsituicao Frigo tri-valente, FEITO!! DYI na pag. 2

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Luismbmp » quinta set 21, 2023 8:14 pm

Boas a todos, relativamente ainda sobre os frigoríficos 12v a compressor. Aos que já instalaram em suas autocaravanas, notaram algum excesso de calor por trás do frigorífico? O cabo que usaram para alimentar o frigorifico foi o que la estava ou colocaram um mais grosso?

Abraço.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor becosemsaida » segunda set 25, 2023 6:24 pm

Luismbmp Escreveu:Boas a todos, relativamente ainda sobre os frigoríficos 12v a compressor. Aos que já instalaram em suas autocaravanas, notaram algum excesso de calor por trás do frigorífico? O cabo que usaram para alimentar o frigorifico foi o que la estava ou colocaram um mais grosso?

Abraço.


Boas,

Pelo que tenho lido (infelizmente em forums fora de PT) as grelhas existentes serao suficientes para o bom funcionamento. Um frigo de absorcao esta sempre "quente" enquanto um de compressor so liga quando necessario. Eu ja disse, vou deixar as ventoinhas que ja tenho instaladas, somente tenho de ver onde ligar o termostato delas. Podem nunca ligar ou podem estar sempre ligadas mas mal nao ha de fazer. Quanto a cabelagem, os opinoes dividem-se mas quem nao substituir/passar cabos novos parece que se arrepende. Nao e o consumo em si do frigo que e muito e o "pico" de arranque e se houver demasiada perda o frigo nao arranca!!! Ate 2-3M um cabo de 6mm2 chega acima disso tera de ser 10mm2. Embora o meu esta a menos de 3M da bateria mas tenho de "serpentear" dentro da calha vou meter cabo de 10mm2, so espero ainda ter espaco suficiente apos a passagem dos cabos dos paineis. Tambem tenciono tirar os cabos existentes que vao para o frigorifico agora......

Esta previsto a chegada do meu esta semana, bricolage no fim de semana pelos vistos......

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor José Duarte » terça set 26, 2023 2:38 pm

Boa tarde
Minha experiência. No inicio do ano corrente e com avarias simultâneas no meu trivalente, decidi substituir por um de compressor.
Contactada a oficina onde mantenho a manutenção da minha velhinha Ac, resolveu-se instalar com as seguintes alterações; substituição da bateria de descarga lenta por duas AGM de 100Ah cada, colocação de outro painel de 110W, ficando com um total de 310W.
Estou satisfeito com a alteração efetuada, atendendo que com o mesmo espaço do anterior, ganhei volumetria de utilização, tanto em termos de congelação, como de frio. Congela mesmo e então as ditas bem fresquinhas é um espanto.
Não tenho instalado ventoinhas de arrefecimento e quanto a aquecimento na grelha nada tem a ver com a situação anterior.
Tenho a acrescentar que não somos muito exigentes na utilização elétrica no habitáculo. Dois conversores normalíssimos de 150W e 300W. O primeiro para utilização, se necessário, no computador, outro para a varinha mágica. Lâmpadas led, TV de 12V, outros consumos (luz e bomba de água). Utilização frequente de lanterna com lumens suficientes para utilização noturna, com indicador de estado de carga e que recarrego com o sistema solar.
Saudações.
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor becosemsaida » quarta set 27, 2023 11:30 am

José Duarte Escreveu:Boa tarde
Minha experiência. No inicio do ano corrente e com avarias simultâneas no meu trivalente, decidi substituir por um de compressor.
Contactada a oficina onde mantenho a manutenção da minha velhinha Ac, resolveu-se instalar com as seguintes alterações; substituição da bateria de descarga lenta por duas AGM de 100Ah cada, colocação de outro painel de 110W, ficando com um total de 310W.
Estou satisfeito com a alteração efetuada, atendendo que com o mesmo espaço do anterior, ganhei volumetria de utilização, tanto em termos de congelação, como de frio. Congela mesmo e então as ditas bem fresquinhas é um espanto.
Não tenho instalado ventoinhas de arrefecimento e quanto a aquecimento na grelha nada tem a ver com a situação anterior.
Tenho a acrescentar que não somos muito exigentes na utilização elétrica no habitáculo. Dois conversores normalíssimos de 150W e 300W. O primeiro para utilização, se necessário, no computador, outro para a varinha mágica. Lâmpadas led, TV de 12V, outros consumos (luz e bomba de água). Utilização frequente de lanterna com lumens suficientes para utilização noturna, com indicador de estado de carga e que recarrego com o sistema solar.
Saudações.
José Duarte


Boas,

Pelo que tenho visto "mandar fazer" aqui em PT mais a aquisicao dos diversos materiais nao deve ter ficado barato, e se for como muito servico feito........... mesmo por casas "especializadas" nem digo nada!! (la vem o gato e a agua :lol: :lol: )
Nao entendo o porque de 2 inversores, um de 1000W serve perfeitamente para tudo e interligado no sistema nunca ira dar problemas, talvez ja vinha com um de "origem" e acrescentaram outro, que nao deveriam ter feito mas substituir o que la estava. Os paineis quanto mais melhor, mas estamos limitados a espaco e ter 300W ja e uma grande ajuda (esquecam as perdas/rendimento que isso ja se sabe). Sei que por motivos de espaco/sitio e dificil de "enfiar" uma bateria so e entendo o porque de 2 baterias. Corrigem-me se estiver errado mas entre descarga lenta e AGM julgo nao ter ganho nada, a descarga max continua a ser 50-60%. Felizmente o consumo de tv, lampadas e coisas banais a 12V nao tem grande gasto ou impacto nas batts, sao os micro-ondas, maquinas de cafe entre outros que dao cabo da nossa autonomia que "devoram" os A que ha nas batts.

Apos instalacao e utilizacao do novo frigo como e os consumos? Pelo que tenho visto o consumo "normal" fica entre os 4-6A e dependendo do isolamento, abertura de portas e conteudo esse consumo pode ser por hora ou pode ser o dobro. As opinioes divergem muito quanto a isso e nao consegui ter um valor "medio". Acho muito bem a "evolucao" e acabar com os tri-valentes que no nosso pais veem-se a rasca para manter frio e embora tem "servido" ao longo dos anos nao posso esperar ate que vem o meu e estar instalado no sitio...........

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Kimzé » domingo Oct 01, 2023 12:31 pm

Boa tarde companheiro Becosemsaida.

Respondendo à sua questão, porque o companheiro José Duarte ter trocado uma bateria de descarga lenta por duas de 100Ah AGM, não iria ter melhor rendimento!!! Pelo que entendi, ele tinha uma de 100Ah descarga lenta e trocou por duas de 100Ah AGM, logo ficou com o dobro de capacidade e principalmente menos percentagem de descarga diária, que é muito importante.

Por já ter alguma experiência com baterias desde o tempo do meu veleiro, passei a usar desde que apareceram, AGM, digam o que disserem.

Em relação ao companheiro José Duarte, ter dois inversores de corrente, tem toda a razão, um só de pouco mais potência resolvia a questão, de preferência onda pura.

Em relação aos frigoríficos de 12v a compressor, vou tentar tirar as dúvidas de muitos companheiros que ainda as têm.

O consumo deve se verificar na etiqueta/manual. Se disser que tem um consumo de 4Ah, nunca vai ter mais que isso, tirando o pico de arranque ( em 24h pode acrescentar mais 2 ou 3 A dia) fazendo a conta a esse consumo que diz no manual de 4Ah x 24Horas = 96A dia, esse é o consumo na pior das hipóteses independentemente de isolamentos e aberturas de portas ( ou seja se ligar o frigorífico e deixar a porta aberta, não vai ter mais consumo do que os 96A dia), mas ele desliga ao chegar à temperatura pré definida, que quanto menos abertura de portas,  menos consumo, mas contem sempre, entre 40 e 60A dia.

Em relação aos trivalentes, há um segredo que nem toda a gente sabe ( por isso é que é segredo). Para ter melhor rendimento, nunca, mas nunca se deve colocar no máximo de frio, sempre no meio, tem um melhor resultado. Vou vos contar o que me aconteceu, a semana passada fiz uma saída de 7 dias, infelizmente foi agora com estes calores todos, esteve sempre durante o dia entre 34ºc e 38ºc, tendo as ventoinhas ligadas quase sempre através de termostato, até pensei que o frigorífico tinha avariado, pois durante a noite, não o sentia apagar a chama. De manhã, baixei a temperatura do meio da escala, para o mínimo, gosto de ter sempre uma garrafa de água das pequenas  no congelador, para beber quase com gelo, ou mesmo a descongelar, estando o frigorífico no mínimo, se me contassem eu não acreditava, mas após 3 horas estava a garrafa cheia de gelo novamente. não sei se todos fazem isso mas o meu trivalente Thetford de 175litros fez, e de agora em diante, passo a usar sempre no mínimo.

Em relação aos painéis solares, tem razão, antes a mais do que a menos, o que às vezes é complicado é ter que os intercalar com as claraboias e antenas. O mês passado montei um sistema para um companheiro que por causa do espaço no tecto livre, tive que colocar 4 pequenos em vez de um maior, mas ficou 5 estrelas.  


Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor becosemsaida » segunda Oct 02, 2023 1:07 pm

Kimzé Escreveu:Boa tarde companheiro Becosemsaida.

Respondendo à sua questão, porque o companheiro José Duarte ter trocado uma bateria de descarga lenta por duas de 100Ah AGM, não iria ter melhor rendimento!!! Pelo que entendi, ele tinha uma de 100Ah descarga lenta e trocou por duas de 100Ah AGM, logo ficou com o dobro de capacidade e principalmente menos percentagem de descarga diária, que é muito importante.

Em relação aos trivalentes, há um segredo que nem toda a gente sabe ( por isso é que é segredo). Para ter melhor rendimento, nunca, mas nunca se deve colocar no máximo de frio, sempre no meio, tem um melhor resultado. Vou vos contar o que me aconteceu, a semana passada fiz uma saída de 7 dias, infelizmente foi agora com estes calores todos, esteve sempre durante o dia entre 34ºc e 38ºc, tendo as ventoinhas ligadas quase sempre através de termostato, até pensei que o frigorífico tinha avariado, pois durante a noite, não o sentia apagar a chama. De manhã, baixei a temperatura do meio da escala, para o mínimo, gosto de ter sempre uma garrafa de água das pequenas  no congelador, para beber quase com gelo, ou mesmo a descongelar, estando o frigorífico no mínimo, se me contassem eu não acreditava, mas após 3 horas estava a garrafa cheia de gelo novamente. não sei se todos fazem isso mas o meu trivalente Thetford de 175litros fez, e de agora em diante, passo a usar sempre no mínimo.
  


Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé


Boas,

A minha intencao nao era criar confusao quanto as baterias, claro que 2 e melhor que 1, nao era a isso que me referia, referia-me a (pouca) diferenca da capacidade de descarga que continua a situar-se nos 60% sem causar problemas. Claro que duplicou a "utilidade" com a instalacao de outra. Alem do litio nao vejo outro sistema que permite usufruir da (quase) totalidade da capacidade de uma bateria. Numa autocaravana o que mais importa e o peso total (IPO e um castigo) e ter menos peso e mais capacidade e um sonho de qq autocaravanista :lol: :lol:

Os frigo tri-valentes sao muito bons, nao tenho razao de queixa nenhuma, so substitui o meu por um de compressor porque quero acabar com o gaz na autocaravana e aproveitei a avaria, entre um aquecedor a gasoleo e um frigo de compressor ja estou no bom caminho. Falta o fogao mas hei-de arranjar algo em breve.

A sua ajuda e explicacoes sao sempre bem vindos, ninguem sabe tudo e podemos ajudar uns aos outros. Peco desculpa por qq confusao que possa ter arranjado.

Abraco

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Kimzé » segunda Oct 02, 2023 4:16 pm

Boa tarde companheiro Becosemsaida.

Não criou confusão nenhuma, nem tão pouco precisa de pedir desculpa.
O companheiro José Duarte também não tinha confirmado que só tinha uma de descarga profunda, eu é que deduzi e, como trocou por duas AGM, entendi que ficaria com o dobro da amperes para gastar.
Tem toda a razão, em que as descarga profunda consegue-se retirar a mesma percentagem das de AGM, são muito idênticas em descarga.

Um abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor becosemsaida » terça Oct 03, 2023 9:15 pm

Boas,

Pequeno update a substituicao do frigo tri-valente para frigo de compressor.

Alem de se ter atrasado, e muito, para chegar a minha residencia ainda quem enviou se enganou na morada (incompleto) portanto ficou com novo agendamento....... esperar nao e o meu forte mas enfim. Vou tentar descrever a tiragem e preparacao para a conversao isto foi tudo no meu caso mas pode servir de referencia para futuros:

Tirar o "velho": no meu caso e tirar o fogao e desligar para ficar com acesso a cabelagem e tubo de gas, desligar toda a corrente da autocaravana INCLUSIVE os paneis solares (safety third :lol: ),desligar o gas (botija) e tamponar a saida do frigo, desligar o cabo 12v e o D+ que estao acessivel direto na parte de cima do frigo, tirar uma tampa preta e desligar o 230V, verificar em cima se nao ha uma "barra" em aluminio com 5 parafusos agarrados ao frigo sao complicados de tirar mas e preciso um pouco de paciencia, tirar 4 tampinhas de plastico dentro do frigorifico e desenroscar os parafusos que seguram o frigo na lateral. Se tiver sorte o frigo esta solto e com um pouco de persistencia sai a bem. No meu caso alguem tinha posto um cordel de silicone a volta e tive de cortar que me deu bastante trabalho. Assim que tiverem o frigo fora tiram a porta da frente, senao nao passa pela porta da autocaravana, e depois e so meter na rua.....

Preparacao para o "novo", mais uma vez e o meu caso mas pode ajudar outros: isolar o D+ que ja nao vai ser preciso, a 12V que vem do EBL ja nao ira servir portanto isola-se tambem e arruma-se. O cabo 230V aproveitei para por uma tomada a porta da sempre jeito. Para quem tem bloco de fusiveis a saida da batt do habitaculo: encontrar um "vazio", passar um cabo de 10mm2 ate ao sitio onde ira ficar o novo, deixar "folgado", NAO meta nenhum fusivel ainda. Arrumar o cabo todo para que fica bonito. Eu meti um interruptor com relay entre a batt. do habitaculo e o frigo, quando nao o uso desligo. Meti com relay que pelos consumos anunciados um "simples" interuptor nao ira aguentar a corrente. E facil e barato e nao da trabalho nenhum ja que temos tudo aberto. Eu aproveitei o cabo 12V que vem do EBL para ligar o relay e onde ira ligar o sistema de ventoinhas com termostato visto que o do meu velho vem "integrado" no frigo velho e nao quis "estragar". Os 20a que estao no fusivel do EBL chega e sobra para esse feito. Assim fico com o cabo 12V que vem da caixa de fusiveis ligado a relay que ira alimentar o frigo novo atraves do interruptor. As ventoinhas ficarao independentes ligados aos 12V do EBL (e o accionamento do relay). So apos ter tudo instalado e que se liga o cabo do frigo na caixa de fusiveis, como nao tem fusivel pode ligar o positivo primeiro e o negativo depois. Aconselham um fusivel de 20A portanto e isso que se mete. E pronto assim que vier o frigo novo e so meter "no sitio" fixar e arrumar uns cabos, voltar a ligar o fogao e verificar por fugas de gas, MUITO IMPORTANTE!!!!!

Aproveitei para ligar um novo monitor de bateria, assim sei o que gasto e quanto tenho disponivel com shunt de 300A nao devo ter preocupacoes por uns tempos.

Resolvi fazer este "testamento" que encontrei muito pouca informacao sobre isto e os videos no youtube nao ajudam muito, se puder ajudar seja uma pessoa so ja fico contente, quem tiver duvidas e precisar de ajuda pode sempre perguntar. Assim que o servico estiver todo acabado atualizo este post com, espero eu, ja umas fresquinhas ao lado......

EDIT: Frigo instalado, chegou a hora de almoco e como ja tinha (quase) tudo preparado meti maos a obra. Primeira coisa que fiz foi virar a porta estava da esquerda para a direita mas por razoes de comodidade mudei para outro lado. Depois foi ver se cabia, pois ai e que as coisas ficaram confusos. No site da marca dia que tem 79cm de altura, mas isso nao corresponde a realidade!! Acabei por tirar os pes e fiquei com 80cm de altura, folga de 1cm em relacao ao frigo antigo. De resto foi encaixar e fixar. Como ja vem com buracos de fixacao foi so meter parafusos e reforcar em cima e em baixo que gosto das coisas com seguranca. Depois foi instalar o novo termostato, ligado a EBL com interruptor e passar e arrumar os cabos todos. As ventoinhas so vem na sexta portanto esta em standby.
Apos tudo arrumado, cabos fixos, fogao no sitio e testado estava na altura de ligar..... Configurei como o "da casa" e iniciei o contador de A para ver qual e afinal o consumo real. Batt. carregada 100%. Demorou tempo para chegar a temperatura selecionada mas tenho de dizer tambem que so la tenho meia duzia de aguas de 0.5L e claro isso influencia no tempo. Nao o abri ate ver a temp. baixar!! Apos 4H refrescou de 32ºC para 3ºC portanto nao posso dizer mal, ainda por cima vazio. A parte do congelador que e pequeno mas da para por gelados foi o que chegou mais depressa, tem dois termostatos com duas indicacoes. Quanto aos consumos: nunca vi passar dos 4.5A e mesmo a trabalhar a full power "comeu" uns 20A da bateria nesse espaco de tempo. Assim sendo e se for assim (ficou ligado para amanha para nova medicao) qualquer preocupacao que tinha com batts nao chegar para 24H foram-se. Claro que tenho a autocaravana a sombra e nao estamos em pleno verao, so 32º hoje, mas tambem nao tenho ainda as ventoinhas instaladas que irao dar uma grande ajuda tambem. Para ja estou contente, se tudo correr bem vou fazer a "estreia" no fim de semana. Aproveitei para instalar um corta-corrente com comando, so comodidades, cuja funcao vai ser unicamente separar as batts, assim fico com o habitaculo separado da bateria do motor. Tenho um Cyrix mas so me controla a carga e se necessario o habitaculo tambem consome da bateria do motor. Apos uma rapida inspecao notei gasoleo onde nao deve, tubo roto, e borracha e com calor ao fim de uns anos cresta perfeitamente normal. Tubo e bracadeiras novas e esta a menina pronta para as curvas. :P :P

Beco

Nota: o ar condicionado a 230V alimentado pelo inversor "mama" uns "meros" 50A da bateria....... Portanto pela bateria que tenho pode estar ligado 2H (teoria), nem os paineis conseguem repor o que se gasta. Fica a info.
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 38 visitantes