Boas,
Pequeno update a substituicao do frigo tri-valente para frigo de compressor.
Alem de se ter atrasado, e muito, para chegar a minha residencia ainda quem enviou se enganou na morada (incompleto) portanto ficou com novo agendamento....... esperar nao e o meu forte mas enfim. Vou tentar descrever a tiragem e preparacao para a conversao isto foi tudo no meu caso mas pode servir de referencia para futuros:
Tirar o "velho": no meu caso e tirar o fogao e desligar para ficar com acesso a cabelagem e tubo de gas, desligar toda a corrente da autocaravana INCLUSIVE os paneis solares (safety third
),desligar o gas (botija) e tamponar a saida do frigo, desligar o cabo 12v e o D+ que estao acessivel direto na parte de cima do frigo, tirar uma tampa preta e desligar o 230V, verificar em cima se nao ha uma "barra" em aluminio com 5 parafusos agarrados ao frigo sao complicados de tirar mas e preciso um pouco de paciencia, tirar 4 tampinhas de plastico dentro do frigorifico e desenroscar os parafusos que seguram o frigo na lateral. Se tiver sorte o frigo esta solto e com um pouco de persistencia sai a bem. No meu caso alguem tinha posto um cordel de silicone a volta e tive de cortar que me deu bastante trabalho. Assim que tiverem o frigo fora tiram a porta da frente, senao nao passa pela porta da autocaravana, e depois e so meter na rua.....
Preparacao para o "novo", mais uma vez e o meu caso mas pode ajudar outros: isolar o D+ que ja nao vai ser preciso, a 12V que vem do EBL ja nao ira servir portanto isola-se tambem e arruma-se. O cabo 230V aproveitei para por uma tomada a porta da sempre jeito. Para quem tem bloco de fusiveis a saida da batt do habitaculo: encontrar um "vazio", passar um cabo de 10mm2 ate ao sitio onde ira ficar o novo, deixar "folgado", NAO meta nenhum fusivel ainda. Arrumar o cabo todo para que fica bonito. Eu meti um interruptor com relay entre a batt. do habitaculo e o frigo, quando nao o uso desligo. Meti com relay que pelos consumos anunciados um "simples" interuptor nao ira aguentar a corrente. E facil e barato e nao da trabalho nenhum ja que temos tudo aberto. Eu aproveitei o cabo 12V que vem do EBL para ligar o relay e onde ira ligar o sistema de ventoinhas com termostato visto que o do meu velho vem "integrado" no frigo velho e nao quis "estragar". Os 20a que estao no fusivel do EBL chega e sobra para esse feito. Assim fico com o cabo 12V que vem da caixa de fusiveis ligado a relay que ira alimentar o frigo novo atraves do interruptor. As ventoinhas ficarao independentes ligados aos 12V do EBL (e o accionamento do relay). So apos ter tudo instalado e que se liga o cabo do frigo na caixa de fusiveis, como nao tem fusivel pode ligar o positivo primeiro e o negativo depois. Aconselham um fusivel de 20A portanto e isso que se mete. E pronto assim que vier o frigo novo e so meter "no sitio" fixar e arrumar uns cabos, voltar a ligar o fogao e verificar por fugas de gas, MUITO IMPORTANTE!!!!!
Aproveitei para ligar um novo monitor de bateria, assim sei o que gasto e quanto tenho disponivel com shunt de 300A nao devo ter preocupacoes por uns tempos.
Resolvi fazer este "testamento" que encontrei muito pouca informacao sobre isto e os videos no youtube nao ajudam muito, se puder ajudar seja uma pessoa so ja fico contente, quem tiver duvidas e precisar de ajuda pode sempre perguntar. Assim que o servico estiver todo acabado atualizo este post com, espero eu, ja umas fresquinhas ao lado......
EDIT: Frigo instalado, chegou a hora de almoco e como ja tinha (quase) tudo preparado meti maos a obra. Primeira coisa que fiz foi virar a porta estava da esquerda para a direita mas por razoes de comodidade mudei para outro lado. Depois foi ver se cabia, pois ai e que as coisas ficaram confusos. No site da marca dia que tem 79cm de altura, mas isso nao corresponde a realidade!! Acabei por tirar os pes e fiquei com 80cm de altura, folga de 1cm em relacao ao frigo antigo. De resto foi encaixar e fixar. Como ja vem com buracos de fixacao foi so meter parafusos e reforcar em cima e em baixo que gosto das coisas com seguranca. Depois foi instalar o novo termostato, ligado a EBL com interruptor e passar e arrumar os cabos todos. As ventoinhas so vem na sexta portanto esta em standby.
Apos tudo arrumado, cabos fixos, fogao no sitio e testado estava na altura de ligar..... Configurei como o "da casa" e iniciei o contador de A para ver qual e afinal o consumo real. Batt. carregada 100%. Demorou tempo para chegar a temperatura selecionada mas tenho de dizer tambem que so la tenho meia duzia de aguas de 0.5L e claro isso influencia no tempo. Nao o abri ate ver a temp. baixar!! Apos 4H refrescou de 32ºC para 3ºC portanto nao posso dizer mal, ainda por cima vazio. A parte do congelador que e pequeno mas da para por gelados foi o que chegou mais depressa, tem dois termostatos com duas indicacoes. Quanto aos consumos: nunca vi passar dos 4.5A e mesmo a trabalhar a full power "comeu" uns 20A da bateria nesse espaco de tempo. Assim sendo e se for assim (ficou ligado para amanha para nova medicao) qualquer preocupacao que tinha com batts nao chegar para 24H foram-se. Claro que tenho a autocaravana a sombra e nao estamos em pleno verao, so 32º hoje, mas tambem nao tenho ainda as ventoinhas instaladas que irao dar uma grande ajuda tambem. Para ja estou contente, se tudo correr bem vou fazer a "estreia" no fim de semana. Aproveitei para instalar um corta-corrente com comando, so comodidades, cuja funcao vai ser unicamente separar as batts, assim fico com o habitaculo separado da bateria do motor. Tenho um Cyrix mas so me controla a carga e se necessario o habitaculo tambem consome da bateria do motor. Apos uma rapida inspecao notei gasoleo onde nao deve, tubo roto, e borracha e com calor ao fim de uns anos cresta perfeitamente normal. Tubo e bracadeiras novas e esta a menina pronta para as curvas.
Beco
Nota: o ar condicionado a 230V alimentado pelo inversor "mama" uns "meros" 50A da bateria....... Portanto pela bateria que tenho pode estar ligado 2H (teoria), nem os paineis conseguem repor o que se gasta. Fica a info.
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..