Ajuda instalação elétrica

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » quinta abr 13, 2023 8:57 pm

Boa noite Blatzvid.

Não precisa trocar os cabos de 2,5mm2, porque quando for fazer a ligação de mais 1 ou 2 painéis, vamos colocar nos positivos uns díodos próprios para as fichas MC4.

Tem que pôr conectores MC4 para 3 ou 4 painéis em paralelo, neste momento você tem os de 2 painéis.
Mas tem que saber o que vai arranjar, porque se forem 4 de 100W, com controlador MPPT, pode-se fazer a junção de dois em serie, mais dois em serie e juntam-se em paralelo, ou podem ficar só em paralelo no caso de serem potências diferentes.

Mas isso, faz-se as ligações na hora e troca-se se o resultado não for favorável.

Se for comprar um controlador MPPT diga-me primeiro, para lhe dizer umas marcas de confiança e tem que se mandar vir de Espanha, porque cá é quase o dobro do preço.

Abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » sexta abr 14, 2023 2:08 pm

Boa tarde caro Kimzé,

Pode indicar onde posso arranjar esses díodos próprios para as fichas MC4?

A minha ideia passará por adicionar mais 1 ou 2 painéis aos que já tenho, mas creio não ter espaço de adicionar 2 painéis. Vou verificar amanhã junto da carrinha conforme informado por mensagem priv.
Provavelmente terei de optar por apenas 1 painel de 200W.

Assim ficarei com 2x100W e 1x200W , se puder sugerir alguns controladores MPPT a bom preço e de confiança agradecia.

Abraço
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » sexta abr 14, 2023 5:23 pm

Boa tarde companheiro Blatzvid.

Vou mandar este Link, onde pode mandar vir de Espanha o controlador.
Para usar 400w ou 550W dava o de 40A, nas o "SRNE" de 50A está em promoção por menos 1 € do que o de 40A, e já traz Bluetooth.

https://autosolar.es/reguladores-de-car ... ooth-1224v

Este é topo de gama.

https://autosolar.es/reguladores-de-car ... 0a-victron

https://www.damiasolar.com/pt/regulador ... 10050.html

Este é bom também.

https://www.damiasolar.com/pt/regulador ... -ecra.html

Este também é bom.

https://www.damiasolar.com/pt/produtos- ... d-50a.html

Eu recomendo o primeiro "SREN" de 50A ou 40A.

Através dessas marcas, pode sempre conseguir um pouco mais em conta no Aliexpress , Amazon etc., mas tem que acrescentar os portes deles. Vindo de Espanha, penso que é só mais 7,5€

MUITO IMPORTANTE.
Atenção que normalmente o painel de 200W, vem em 24v, não dá para juntar em paralelo com os de 100W. Tente encontrar 200W em 12v.

Salvo melhor opinião, se você conseguisse colocar um de 460W (monocristalino, com sistema meia célula) igual ao meu, com as medidas de 191cm / 113cm fica ao preço do de 200W (se conseguisse encontrar em 12v) e vendia esses de 100W. Ficava servido apenas com um.

Os diodos para as fichas MC4, eu tenho se for preciso.

Na tomada com saídas 220v, eu disse para usar disjuntor de 15A, mas é melhor usar de 13A e colocar também um diferencial de 25/30mA, fica melhor protegido.

Companheiro espero ter ajudado.

Abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » sábado abr 15, 2023 2:40 pm

Boa tarde companheiro Blatzvid.

Segue o link também onde tem o controlador "SRNE", painel de 200W em 12v, fica mais caro que o de 460W, mas é mesmo assim, os pequenos são sempre mais caros que os grandes.

https://autosolar.es/panel-solar-12-vol ... cristalino


Abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » domingo abr 16, 2023 11:35 am

Boa tarde caro Kimzé,

Vou optar por mandar vir o painel 200W e o controlador solar que indicou SRNE. Ainda assim o painel está a melhor preço que na Amazon por exemplo.
Estive a verificar e infelizmente não cabe mais do que 1 painel no espaço que ainda tenho disponível.

O site é de confiança? Enviam para Portugal?

Obrigado,
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » domingo abr 16, 2023 2:03 pm

Boa tarde companheiro Blatzvid.

Sim, o site é de confiança, é empresa mesmo de energia solar e mandam para Portugal, penso que compras a cima de 150€, é frete grátis.
Uma vez que vai pedir painel e regulador, peça também a ficha de 3 placas em paralelo.
Se achar melhor, em vez de colocar os 4 cantos de plástico (suportes), opte por fazer como digo, em alumínio,
mas não conheço o teto da sua carrinha.

Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » segunda abr 17, 2023 7:45 pm

Boa tarde companheiro Kimzé,

Hoje já fui buscar o frigorífico e já fiz a encomenda do painel solar + regulador.
Uma pergunta, é necessário um fúsivel por tomada ou basta um fúsivel para todas as tomadas? Isto para saber se tenho de fazer ligação para cada uma das tomadas (220v ou 12v) ou se posso usar a mesma ligação para todas as tomadas.

Se não fuí explícito, o que quero saber é: imaginemos que do porta fusiveis até á tomada mais longe são 6 metros, tenho de comprar vários metros de modo a ligar a cada tomada ou posso usar o fio dessa tomada mais longe para ligar as restantes também que estão pelo caminho?

Obrigado desde já,

cumprimentos
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » segunda abr 17, 2023 9:48 pm

Boa noite companheiro Blatzvid.

Eu não sei ao certo como vai fazer as ligações, vou dar um exemplo como se faz na maneira mais simples.

-Tomada exterior de entrada 220v da rede pública (quando se liga num parque), a seguir à ficha de 3 pinos, tem que passar por um diferencial de 25/30mA e um disjuntor de 13A, segue para todas as tomadas 220v no interior da célula (casa), onde também alimenta o carregador de baterias, não precisa de fazer mais nada.

-Saída do inversor de corrente, uma pequena extensão, com um disjuntor de 13A em corrente Ac e a partir daí, pode seguir fio para mais uma ou duas fichas (tomadas 220v) pelo interior da casa. Não precisa fazer mais nada.

-Tomadas 12v, um fusível de 40A e o fio segue com as devidas derivações, não precisa fazer mais nada.

Na saída do inversor de corrente, geralmente o pessoal até liga qualquer aparelho direto nele, mas gosto de informar que qualquer curto num aparelho, o inversor, por mais proteções que traga de fábrica, o mais certo é não funcionar mais. Ou seja o inversor vai ter um fusível de corrente contínua antes e um disjuntor de corrente alternada depois.

Uma coisa que não tinha lhe explicado, o seu inversor, você disse que era de 1500W, isso é em constante ou
ou de pico? Porque vai haver diferença tanto na proteção de entrada como na saída.
Porque geralmente os inversores dizem ser 1500W e 3000W de pico, mas nunca aguentam essas potências e quando liga uma máquina de café de 1100W, ele entra em proteção e desliga, se conseguir saber, para confirmar as proteções. Imagine que na entrada em 12v, colocamos um fusível de 120A,(1440W) mas o inversor só aguenta 900W, se houver um curto em 12v queima o inversor e o fusível fica intacto.

Companheiro espero ter ajudado.

Abraço

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal


Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » terça abr 18, 2023 10:32 am

Bom dia companheiro Blatzvid.

O seu inversor, segundo ficha técnica é 1500W contínuo e 3000W de pico.
Diz também que na saída aguenta 1400W constante.

Em relação a carregar a bateria com o alternador da carrinha, nunca precisei de fazer esse tipo de ligações, mas precisa de colocar um "RELÊ" próprio para o efeito.

Sei que há companheiros que já montaram e podem explicar melhor que eu. Mas veja este vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=VN1u3Qk ... Automotiva

O princípio é o mesmo, para usar na musica ou o consumo da casa.

Abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » terça abr 18, 2023 5:07 pm

Boa tarde caro Kimzé,

Antes de mais quero agradecer pela grande ajuda que tem dado, tem sido excelente.

Sendo assim posso colocar um fúsivel de 120A na entrada em 12v para o inversor correto?

Outra dúvida, para as tomadas 220v posso usar a mesma ligação(fios) para rede exterior + inversor? Ou terei de ter tomadas distintas para cada tipo de fornecimento? (por exemplo rede exterior só funciona as tomadas 1 + 3 + 5 e inversor só funciona as tomadas 2 e 4)

Obrigado,
cumprimentos
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » terça abr 18, 2023 9:31 pm

Boa noite companheiro Blatzvid.

Sim, pode colocar o fusível de 120A entre a bateria e o inversor.

Eu faria exatamente assim, sistemas separados, o espaço no interior da casa(célula), também é curto.

Há quem faça com automatismos e uma só ligação, não aconselho, mas depende de cada um. Se optar por ser uma ligação só, faça de maneira manual, ou seja a ficha exterior de 3 pinos estar de maneira colocada na carrinha, que você com a extensão que sai do inversor vai ligar nessa de 3 pinos, porque assim nunca há o problema de ligar no exterior e ao mesmo tempo estar no mesmo circuito do inversor, iria assistir a uma desagradável experiência.

Assim já não era preciso na saída do inversor o disjuntor de 13A em corrente alternada, porque iria o sistema estar protegido com diferencial e disjuntor da entrada exterior 220v.

Uma vez que está nas montagens, existe uma simples coisa que pode fazer muita diferença e pelo preço acho que não compensa não a ter. São uns meros voltímetros digitais com percentagem de carga ou mesmo só voltímetro, ligados às baterias. Ex: as minhas estão debaixo do banco do condutor a do motor e as duas da célula debaixo do banco do pendura, coloquei um voltímetro com percentagem, em cada banco, como tem o botão liga e desliga, não estão sempre ligados com luzes acesas, ligar diretamente nos bornes antes do corta corrente, assim sabe a carga a qualquer momento, mesmo estando o corta corrente em OF.

Para si também seria bom colocar um termômetro digital duplo, para saber em tempo real a temperatura das baterias, uma vez que vai carregar com uma corrente mais elevada através dos painéis.

Vai os links, só para ter uma ideia, depois fica a seu critério, no caso do termómetro, se optar por um, coloque um interruptor para ON/OF.


https://prt.grandado.com/products/dc-4- ... QxMTYwODE1

https://pt.banggood.com/12V-or-24V-or-3 ... 1828758767

https://pt.banggood.com/Geekcreit-0_28- ... 1828758767

Este material, tem por cá em qualquer loja de eletrónica.

Como digo sempre, espere mais comentários, para chegar a uma conclusão, esta é a minha opinião.

Companheiro Blatzvid, espero ter ajudado .

Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » quarta abr 19, 2023 10:38 am

Bom dia companheiro Kimzé,

A ideia passaria por ser de forma manual, sempre que quiser usar a rede externa teria de retirar a extensão da tomada do inversor e ligar à rede externa. Será raro isso acontecer pois pretendo evitar parques de campismo ou algo idêntico.
Nesse caso, terei de colocar um disjuntor+diferencial a seguir à ligação inversor/externa correto? Deste forma se usar tanto rede externa como o inversor vou ter o disjuntor+diferencial após a ligação que pretender.
Ainda assim será melhor ter um interruptor na ligação de rede externa antes de ligar á ligação das tomadas correto? em baixo imagem ilustrativa

Imagem

Outra questão, apesar do controlador solar ser de 50a, será mais seguro colocar um disjuntor de 40a entre os painéis e o controlador uma vez que só vou ter 400W?
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » quarta abr 19, 2023 11:13 am

Boa tarde companheiro Blatzvid.

Eu acho que entendi o seu raciocínio, mas eu nunca deixaria os circuitos interligados, mesmo manual através de interruptor.

A meu ver, alguém me corrija se eu estiver errado, porque nunca sabemos tudo e estamos constantemente a prender.

Coloque o diferencial e disjuntor, numa caixa elétrica, logo a seguir à ficha 3 pinos, depois de maneira acessível, pode conectar e desconectar a extensão do inversor, pode dar um pouco mais de trabalho, mas nunca se vão cruzar as ligações.

Há companheiros que já vi, usarem geradores e outras fontes de energia a 220v, ligadas à ficha 3 pinos exterior, o que você vai usar é a extensão que vem do seu inversor, por isso eu dizia para fazer de maneira que fosse acessível.

MUITO IMPORTANTE:
Se tiver carregador de baterias alimentado pelo circuito de 220v, nunca, mas nunca, vai poder estar ligado com a energia vinda do inversor.

Percebe agora porque é sempre preferível ligações completamente independentes?

Espero ter ajudado.

Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » quarta abr 19, 2023 12:36 pm

Boa tarde Caro Kimzé,

Os circuitos nunca estarão interligados, uma vez que a ligação para as tomadas 220v ora está ligada no inversor ora está ligada na ficha fêmea proveniente do exterior. Coloco aqui o link de um vídeo que vi e que é mais ou menos aquilo que pretendo, a partir de 8m20s. https://www.youtube.com/watch?v=53hEH13AE14&t=721s&pp=ygUqVmlhamFudGVzIElucXVpZXRvcyBpbnN0YWxhw6fDo28gZWzDqXRyaWNh

Uma vez que vou ter 4 lugares fixos, vou optar por colocar toda a instalação elétrica + baterias por baixo dos bancos de trás e da mesa fixa. Será acessível através de um alçapão e colocarei uma grelha para circulação de ar. Para alternar entre rede externa e inversor basta levantar o dito alçapão ligar a extensão no lugar pretendido.

Tenho também as seguintes questões:

Apesar do controlador solar ser de 50a, será mais seguro colocar um disjuntor de 40a entre os painéis e o controlador uma vez que só vou ter 400W?

Para a caixa de fusíveis, a maior parte das que vejo á venda é de 100a, será suficiente para frigorifico+luzes+tomadas 12v+bombas? qual a potência a colocar no disjuntor antes de chegar á caixa?

Obrigado desde já
Cumprimentos
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 93 visitantes

cron