Ajuda instalação elétrica

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » quarta abr 19, 2023 8:31 pm

Boa noite companheiro Blatzvid.

Em relação aos circuitos de ligação de 220v exterior/inversor que está no vídeo, assim é correto e mais seguro.

Em relação à sua dúvida, no disjuntor entre os painéis e o controlador, um de 30A é suficiente, era bom sinal que fosse abaixo, porque estava a gerar mais de 30A, mas sim pode colocar um de 40A. O objetivo principal é poder desligar os painéis. Segue o link dos modelos.

https://mauser.pt/catalog/index.php?cPa ... talho=2713

O de 40A, para painéis e o de 150A para bateria/inversor.

Em relação à caixa de fusíveis, dá e sobra ser de 100A.

Entre a bateria e a caixa de fusíveis, a meu ver, não precisa colocar nada, porque é alimentado com os 12v e a partir daí recebe as proteções para todos os circuitos, mas mesmo assim se quiser colocar mais um disjuntor, é só fazer as contas do que tem ligado, e como se tivesse tudo ligado ao mesmo tempo e achar um disjuntor um pouco acima. Ex: tudo ligado dá 32A, coloque de 40A, tudo ligado 45A, coloque de 60A.

Espero ter ajudado.

Abraço

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » quinta abr 20, 2023 8:30 am

Bom dia companheiro Blatzvid.

Eu não lhe perguntei, de que tipo são as suas baterias.

Atenção, se forem de chumbo/ácido normais de carro ou camião, não podem ficar dentro da célula(casa), porque quando estão a ser recarregadas e estão sempre a ser, enquanto houver sol, libertam gases, além de serem tóxicos, são inflamáveis e vão estar rodeadas de circuito eléctricos, ou seja, é uma bomba relógio.
Tem que ser colocadas em compartimento de acesso exterior com ventilação e longe de circuitos eléctricos, tipo o compartimento das garrafas de gás.


Para estarem dentro da casa, tem de ser AGM/seladas, Gel, estacionárias/seladas e Lítio(estas, só aconselho topo de gama, cuidado com as baratas).

Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » quinta abr 20, 2023 9:24 am

Bom dia companheiro Kimzé,

As baterias ainda não comprei, de momento falta-me comprar os fios / disjuntores , bombas submersíveis 12v, uma delas que funcione a quente, bem como as baterias.
Provavelmente vou optar por comprar baterias agm de longo ciclo, pois serão para ficar dentro da célula e a seguir ás de ácido foram as mais baratas que encontrei até agora.

Nos próximos dias irei trabalhar no diagrama elétrico e depois gostaria que desse a sua opinião, assim que possível colocarei aqui

Obrigado,
Cumprimentos
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » quinta abr 20, 2023 8:21 pm

Caro Kimzé,

Quando aconselha as tomadas 220v passarem por um diferencial de 25/30mA e um disjuntor de 13A, não entendi a parte de ligar ambos.

Por exemplo este link abaixo é de um diferencial 30ma mas de 25a, como saberei qual o correto e como ligar os dois na mesma ligação?

https://loja.watt.pt/material-electrico ... 225p-hager

Obrigado desde já
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » quinta abr 20, 2023 9:44 pm

Boa noite companheiro Blatzvid.

Segue dois vídeos de demonstração, como fazer as ligações e funcionamento na prática.

https://www.youtube.com/watch?v=rOhOeJj ... fsonChagas

https://www.youtube.com/watch?v=mztatOh ... C3%A9trica


É muito simples.
Lembre-se que estes, disjuntor e diferencial, têm que estar montados, de maneira que, quando usar a rede externa passe por eles, bem com, quando usar o inversor.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » sexta abr 21, 2023 7:47 am

Bom dia companheiro Blatzvid.

Segue este vídeo para usar um disjuntor bipolar, as Auto caravanas mais novas, trazem os disjuntores bipolares.

https://www.youtube.com/watch?v=aXDNGI6ik6g

Abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » sábado abr 22, 2023 1:06 pm

Boa tarde companheiro Kimzé,

Segue diagrama tendo em conta todos os conselhos, diga-me o que acha ou se falta alguma coisa.
Nas saídas da caixa de fusíveis, coloquei a potência dos mesmos apenas para registo, pois todos os fusiveis ficarão na referida caixa

Obrigado desde já

Imagem
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » sábado abr 22, 2023 8:38 pm

Boa noite companheiro Blatzvid.

O seu esquema está muito bom, parabéns.

Na parte da entrada com os 220v exteriores, está um pouco confuso, mas você já sabe, que usando uma rede externa ou o inversor, ambos, passam pelo diferencial e disjuntor.

Outra parte que não consigo ler, é entre os painéis e o controlador, mas aí é colocado o tal fusível/disjuntor de 40A.

Nas baterias, também fica confuso, mas também sabe que depois de juntar em paralelo, vai usar os bornes cruzados, ou seja, para todas as ligações, vai usar o borne positivo de uma e o negativo da outra (para qualquer ligação às baterias, são sempre usados esses bornes).

Onde vai ligar o carregador de baterias a 220v? Lembre-se do que falei, não pode estar no mesmo circuito do inversor.

Para não me esquecer, que já aconteceu uma vez, porque isto de dar informações por escrito, não é fácil, há sempre alguma coisa que me escapa. Quando montar pela primeira vez o controlador solar, ligue-o primeiro à bateria, para ele reconhecer a tensão de 12v, só depois são conectados os fios dos painéis.

Outra coisa, quando chegar o painel de 200W, diga-me quais as tensões de "Voc" e "Vmp", bem como dos de 100W que já tem montados. Essa informação encontra-se nas traseiras do painel num autocolante, junto à caixa estanque das ligações.

Companheiro Blatzvid, espero ter ajudado.

Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » sábado abr 22, 2023 10:09 pm

Boa noite companheiro Kimzé,

Segue link da imagem, creio que esteja mais nítida https://ibb.co/yNY4HxC

Entre os painéis e controlador tenho "interruptor", leva um fusível de 40a nesse lugar? e depois outro fusível 40a entre painéis e baterias?

Relativamente ás baterias sim uma vez que serão ligadas em paralelo já estou a par de que tenho de usar um borne de cada uma.

O carregador de baterias a 220v ainda vou estudar qual e como usar, mas talvez opte por um carregador de baterias convencional e colocarei uma ficha no exterior da carrinha para esse efeito (para carregar estando ligado á corrente externa)

Os painéis 100W têm 23.76V "Voc" e 19.8V "Vmp" , assim que chegar informarei do painel de 200W

Outra questão se puder ajudar, sabe de algum local para comprar fio 4mm2 ? Não está a ser fácil de arranjar em loja fisicamente

Cumprimentos e obrigado por toda a ajuda
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » domingo abr 23, 2023 4:45 pm

Boa tarde companheiro Blatzvid.

Afirmativo, entre os painéis e o controlador, podia levar só um interruptor, mas não é fácil encontrar um que aguente 30 ou 40A em corrente contínua, por isso coloque um destes antes do controlador e outro depois do controlador.

https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=009-6016


Em relação às tensões de “Voc” e ”Vmp”, dos painéis de 100W, já vi que tem que colocar antes das ligações em paralelo, as fichas com os díodos.

Em relação ao fio de 4mm2, é estranho, penso que qualquer loja de material eléctrico tem, não precisa de serem juntos e encapados, usa-se daquele que vem dois, um preto e outro vermelho, usado em corrente contínua nos carros. Eu compro num amigo que vende e monta, rádios emissores para carros e camiões.
Em último caso, onde for usar de 4mm2, pode usar de 6mm2, que não tem alteração. Ou se passar por Setúbal, compra o fio de 4mm2 e leva logo as fichas com os díodos.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » quarta abr 26, 2023 1:12 pm

Boa tarde companheiro Kimzé,

Já chegou o painel e o controlador solar, mais logo já lhe envio as informações do painel.

Deixei-lhe mensagem privada

Obrigado,
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » quarta abr 26, 2023 7:35 pm

Boa tarde caro Kimzé,

Dados do painel 200W:

22.10V (Voc)
18.2V (Vmp)

é inferior aos de 100W correto?

Obrigado
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » quarta abr 26, 2023 9:14 pm

Boa noite companheiro Blatzvid.

É afirmativo, é inferior aos de 100W.
Mas não é problema nenhum, porque tem um controlador MPPT e vai ter as fichas com os díodos.
Os painéis, sendo diferentes de marca, tem quase sempre alterações nas tensões "Voc" e "Vmp".

Foi você que montou os de 100W?
Acertou com as fichas MC4 na extensão com o Y?

Já me tiveram que fazer uma vídeo chamada, para resolver um problema, que com os painéis ligados e não passava corrente para as baterias. Ao conectar as fichas MC4, nos fios, a pessoa tende a seguir o positivo e coloca na extensão trocados, no controlador estava a entrar o + no - e o - no +, não sei como não queimou o controlador.
Por isso é bom fazer as extensões, sempre com cores diferentes.

Outro erro muito comum, é conectar a ficha MC4 no fio, e na ficha macho, colocar o pino fino, acaba por perder essa ficha. Eu costumo dizer que essas fichas são hermafroditas, porque a ficha macho, tem o pino fêmea e a ficha fêmea, tem o pino macho.

Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » quinta abr 27, 2023 8:20 am

Bom dia companheiro Kimzé,

Sim fui eu que montei, creio que estão bem montados.

Na extensão Y, uma delas tem entrada de 2 pinos cor vermelha com saida em ficha preto, enquanto que a outra tem entrada de 2 fichas preto com saída em pino de cor vermelha .

Os positivos liguei á entrada com ficha preto e com saida a vermelho, enquanto que os negativos liguei á entrada com pinos a vermelho e saida em ficha (negativo)

segue link da extensão y que tenho https://www.amazon.com/BougeRV-Connectors-Connector-Parallel-Connection/dp/B07DJ5PHSB/ref=sr_1_10?keywords=Mc4+Connector&qid=1682583558&sr=8-10

Agora será alterada para a extensão com 3 entradas e 1 saída visto que vou adicionar mais um painel

Para o corta corrente das baterias, posso usar um destes https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=576_2414_2715&products_id=010-1392 para as duas, ou terei de optar antes por este? https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=576_2414_2715&products_id=010-1393

Obrigado,
Blatzvid
 
Mensagens: 30
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » quinta abr 27, 2023 7:49 pm

Boa noite companheiro Blatzvid.

As ligações das fichas MC4, não tem como errar, pois só entram numa posição, quando se vai fazer de raiz uma extensão é que a porca torce o rabo e pode sair invertido ou perder-se algumas fichas.
A minha pergunta era em relação ao fio de 6mm2 que vai do "Y" para o interior da carrinha, mas fica já essa observação, para não haver erros.

Sim, agora é só fazer as ligações de todos os positivos no novo "Y" com mais uma perna (três entradas e uma saída), a mesma coisa com os negativos, depois ligar às já MC4 com o fio de 6mm2 para o interior da carrinha (verificar sempre a continuidade do fio positivo até o controlador).

Para corta corrente pode usar o mais simples, o primeiro, eu na minha coloquei um destes,

https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=010-0781

Espero ter ajudado .

Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 78 visitantes