por Luis Agostinho » segunda jun 11, 2007 1:27 pm
Boa tarde,
Peço desculpa, estar a postar outra vez, mas depois de ter lido mais atentamente o post do Mário, tirei mais umas conclusões.
Ora, se a tal válvula EGR, e pela explicação do Vivi, fôr na realidade a "wastgate", os sintomas referidos pelo Mário nunca se podem sentir ao ralênti. Porque a função dessa vávula é permitir a saída de gazes quando o turbo atinge pressões altas nos sobre regimes, e nunca a rotações baixas. Além disso o turbo só entra em funcionamento a partir de uma determinada rotação, e nunca ao ralênti.
No caso da válvula "medidor de massa de ar" destina-se exactamente aos motores com turbo de geometria variável, já que as duas coisas estão interligadas, em função da inclinação das pás da turbina assim a admissão de ar será maior ou menor permitida através do medidor.
Como o motor 2.8 idtd, (penso, não tenho a certeza) ainda não é equipada com turbo de geometria variável, mais uma vez, duvido que o problema resida nisso.
Aliás tecnicamente a explicação do Vivi, não está muito correcta,. porque não são os gazes de escape que voltam a entrar no motor.
O que os gazes de escape fazem, e essa é a função do turbo, é fazer girar uma turbina que "força" uma maior massa de ar a entrar no motor, sendo que essa turbinas estando montadas em paralelo, uma terá a função de expelir os gazes de escape e a outra aumentar a entrada de massa de ar.