Irregularidade relantin e falta de potencia

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Irregularidade relantin e falta de potencia

Mensagempor Mario » domingo jun 10, 2007 4:35 pm

Há por aí alguém que já tenha tido este problema?
A minha menina é uma Fiat Ducato com motor 2.8 idtd actualmente com 50.000Km até agora nada a assinalar.
Quando chega a hora de zarpar rumo a casa ao colocar o motor a funcionar reparei logo que o relantin estava irregular fiquei logo desconfiado da coisa no entanto fumo normal quando acelerava em ponto morto nada de especial se notava,mas ao iniciar a viagem logo na primeira subida quando lhe dei a quantidade habitual de acelerador notei logo que faltava potencia e até notava o motor a afogar como se fosse a gasolina a frio,depois de alguns Kms a apalpar terreno lá chegou a hora de puxar pelos cavalitos e depois de alguma hesitação inicial o motor lá resolveu despertar e até casa portou-se sempre bem,não sei se este motor tem válvula EGR,mas estou desconfiado desse componente.Aguardo noticias de alguém que tenha tido alguma situação semelhante.

Aquele abraço.


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avaria de valvula egr

Mensagempor vivi » domingo jun 10, 2007 9:37 pm

ola
apos ter lido o topico isso cheira-me a valvula egr
,como sempre a principal avaria de todas as marcas
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Mensagempor Paulo » domingo jun 10, 2007 9:47 pm

Boa noite,

Dada a minha ignorância em matéria de mecânica automóvel, peço-vos que nos elucidem sobre a questão da dita válvula EGR :shock: .

Obrigado.
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valvula egr

Mensagempor vivi » segunda jun 11, 2007 8:40 am

ola vou tentar explicar o funcionamento da valvula egr.
a valvula egr esta montada entre o colector de admissao e o colector de escape. a funçao e reciclar os gases de escape. ou seja volta a meter os gases de escape para dentro do colector de admissao. o que provoca o entupimento do colector de admissao ou entao a propria valvula egr começa a prender, se fica pressa na posiçao de aberta quando se puxar pelo motor o mesmo nao tem força pois os gases de scape esta a voltar para dentro da admissao. sim porque a valvula egr so funciona com o motor ao ralenti. nalgumas marcas quando a valvula começa a trabalhar a uma alteraçao no fluxo de ar se isso nao aconteçer aluz de avaria acende. eu no meu jipe eleminei a valvula egr com uma chapa.
nos motores mais recentes nao se pode eleminar porque tem de haver uma alteraçao de fluxo de ar. se nao acontecer la esta a dita luz.
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Mensagempor Luis Agostinho » segunda jun 11, 2007 11:20 am

Bom dia,

Se percebi bem a explicação do Vivi, essa válvula, não será o medidor de massa de ar que normalmente ao fim de alguns anos/Km's se avaria nos TDI ?
Eu digo isto porque, há uma avaria que dá exactamente os mesmos sintomas, e não tem nada a ver com essa válvula nem com o preço da mesma.
De três, na minha modesta opinião, pode ser: Pré filtro de gasóleo, filtro de gasóleo ou se eventualmente estiver equipada com uma vávula no pedal de travão de corte de abastecimento. Nos TDI confunde-se muitas vezes as duas avarias.(medidor de massa de ar/vávula de travão)

Nos motores mais modernos essa válvula de travão, corta o abastecimento na altura das travagens. Ao estar avariada, mesmo depois de se libertar o travão, o abastecimento de gásoleo ao motor é deficiente não permitindo subir de rotações. Daí o confundir-se as duas avarias já que os sintomas são os mesmos.
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Mensagempor Mario » segunda jun 11, 2007 1:10 pm

O meu agradecimento a todos os que resolveram responder ao assunto para já está marcada a intervenção :? na próxima 4ªfeira, pelo telefone o mecânico foi-me dizendo que pode ser tambem uma valvula de vácuo ...
Para já apenas suposições prometo deixar aqui o relato do assunto :cry:
Espero que não doía muito para não ter que alterar o plano de férias :oops:

Aquele abraço

Mário
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Mensagempor Luis Agostinho » segunda jun 11, 2007 1:27 pm

Boa tarde,

Peço desculpa, estar a postar outra vez, mas depois de ter lido mais atentamente o post do Mário, tirei mais umas conclusões.

Ora, se a tal válvula EGR, e pela explicação do Vivi, fôr na realidade a "wastgate", os sintomas referidos pelo Mário nunca se podem sentir ao ralênti. Porque a função dessa vávula é permitir a saída de gazes quando o turbo atinge pressões altas nos sobre regimes, e nunca a rotações baixas. Além disso o turbo só entra em funcionamento a partir de uma determinada rotação, e nunca ao ralênti.

No caso da válvula "medidor de massa de ar" destina-se exactamente aos motores com turbo de geometria variável, já que as duas coisas estão interligadas, em função da inclinação das pás da turbina assim a admissão de ar será maior ou menor permitida através do medidor.
Como o motor 2.8 idtd, (penso, não tenho a certeza) ainda não é equipada com turbo de geometria variável, mais uma vez, duvido que o problema resida nisso.

Aliás tecnicamente a explicação do Vivi, não está muito correcta,. porque não são os gazes de escape que voltam a entrar no motor.
O que os gazes de escape fazem, e essa é a função do turbo, é fazer girar uma turbina que "força" uma maior massa de ar a entrar no motor, sendo que essa turbinas estando montadas em paralelo, uma terá a função de expelir os gazes de escape e a outra aumentar a entrada de massa de ar.
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Mensagempor time_out » segunda jun 11, 2007 2:12 pm

Boa tarde

Penso haver alguma confusão quanto à definição dos 2 acessórios.


Waste gate = valvula que evita a sobre-pressão do turbo obrigando a um "bypass" de parte dos gases de escape diminuindo assim a pressão para os valores especificados.
Esta valvula está montada no caracol de escape do turbo compressor e analisa a pressão do ar comprimido na admissão.

ERG = valvula principal no controle da recirculação dos gases de escape. A valvula é colocada no colector de admissão e abre uma pequena passagem entre o escape e a admissão permitindo a entrada de uma quandidade controlada de gases de escape para o motor. Deste modo reduz-se a temperatura de combustão e ajuda-se a controlar a formação de oxidos de nitrogénio. A valvula é aberta pela aplicação de vaccuo no diafragma de controlo.
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egr novamente

Mensagempor vivi » segunda jun 11, 2007 11:21 pm

bom nao vamos fazer confusao egr e uma coisa medidor de massa de ar outra e wastgate outra. todas elas existem nos motores diesel com turbo com ou sem geometria variavel. eu so comentei a avaria possivel mas mas mas tudo depende do diagnostico da marca pois por vezes os siNtomas sao parecidos mas a a avaria NAO. AGUARDAMOS novidades espero que sejam de facil resoluçao. digo isto por esperiençia proprio. pois 20 anos de automoveis. enfim... tou farto de carros e avarias nunca sao as mesmas .
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Mensagempor Spider » quarta jun 13, 2007 1:12 am

Boa Noite:

Para além do que já foi dito:

A valvula EGR é um dos dispositivos que os construtores utilizam quando tem necessidade de baixar as emissões poluentes de molde a poderem homologar os motores conforme a norma europeia vigente. O seu funcionamento é o que foi descrito em post anteriores, funcionando por depressão, isto é, quando a pressão no colector de admissão é inferior à atmosférica, logo só com o motor ao ralenti.

O turbo-compressor, vulgarmente chamado turbo, é um compressor radial -comprime a ar no sentido do raio- e o movimento que necessita para funcionar é-lhe transmitido por uma turbina accionada pelos gases de escape. Compressor e turbina estão ligados por um veio, logo quando se arranca o motor o "turbo" funciona imediatamente embora o seu contributo para o desempenho do motor só se faça sentir a rotaçoes mais elevadas porque são necessárias cerca de 150000 rpm da turbina para que o compressor debite cerca de 1,5 bar de pressão. O tempo de resposta do turbo-compressor ,a suavidade da chegada da pressão e a possibilidade de comandar o sistema de injeção do combustivel independentemente da rotação do motor são os "culpados" do enorme aumento das prestações dos motores. E isto não fica por aqui...

Os turbo-compressores de geometria variável, não o são de facto. O que tem a possibilidade de variar são uns aneis no colector de escape, imediatamente antes da turbina, que optimizam o fluxo dos gases de molde a actuarem as pás da turbina com angulos mais favoráveis e assim diminuirem o "TURBOLAG" - tempo de resposta do TC.

O " WASTEGATE" valvula de descarga, funciona como foi descrito noutro post mas está ligado ao colector de admissão ( lê a preesão no colector de admissão e desvia os gases de escape da turbina o que faz cair drásticamente a rotação do compressor a com isso a pressão de sobrealimentação) por uma válvula eléctrica comandada pelo ECU (Engine Control Unit) unidade de control do motor, centralina, electrónica do motor, etc.. que faz variar a pressão maxima de sobrealimentação conforme a necessidade de binário do motor.

Cumprimentos
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Mensagempor batestradas » quarta jun 13, 2007 9:21 am

Viva companheiro spider.
Parabéns,pela sua resposta ao tema em debate,realmente quem se exprime assim não é gago,resposta curta clara e concisa,pena tenho de não me poder exprimir assim,que possivelmente também a daria.

Até uma próxima

comprimentos

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Mensagempor Mario » quarta jun 13, 2007 4:48 pm

Cá estou de volta ao assunto conforme prometido,para já o mecânico depois de ter analisado o assunto optou por mudar o filtro do gásoleo pois a AC apenas tem 50.000Km mas no calendário tem 7 anos e o filtro nunca tinho sido mudado,aproveitei tambem para substituir o filtro do ar oleo com substituição do respectivo liquido,Mobil One,adquiri tambem um liquido para adicionar ao gásoleo quando encher o depósito que vai limpar o sistema de injecção.Foram vistas as pastilhas de travão e o estado da correia de distribuição,tudo em ordem,claro que agora falta experimentar já que a viajem da oficina até casa é curta.
Amanhã darei noticias sobre a dolorosa até para poderem comparar as cotações :oops:
Aquele abraço.

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Mensagempor fluis » quarta jun 13, 2007 9:42 pm

Boa noite,

Mário, ainda bem que acabou por ser menos grave do que parecia inicialmente. Um filtro de gasóleo, original com 50.000 e 7 anos pode ser perfeitamente o causador dos problemas detectados e encaixa perfeitamente no facto de não haver emissões anormais de fumo, a acompanhar a perda de potência e a irregularidade do ralenti.
Votos de muitos mais km, sem mais surpresas.
Fernando Luís
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Mensagempor Mario » quinta jun 14, 2007 4:29 pm

Em relação ao meu anterior post refiro que a cotação do serviço efectuado com o repectivo material custou 110€+iva.
Espero que este contributo ajude outros companheiros a comparar os cambios.
Para já falta um teste mais a sério mas parece que a menina agora está de perfeita saúde.


Aquele abraço.

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Mensagempor Mario » sábado set 01, 2007 9:04 am

Saudações a todos os companheiros,cá estou de volta depois das férias e + 5000Km na minha AC.
Volto a este tópico porque tive um pequeno problema parecido com o anterior com os mesmos sintomas mas completamente diferente,pois aqui o fumo era impressionante.
Depois de cerca de 2 horas a rolar na famosa RN10 em direcção a Bordéus
após uma curta paragem para relaxar ao retomar a marcha o motor da Ac começou a trabalhar de forma irregular e uma fumaçada pelo escape absolutamente impressionante claro que fiquei logo com os "cabelos em pé".
Depois de algumas verificações como temperatura normal,nível de óleo normal, nada de "babanços"de óleo no motor o que será???Um concelho nunca esqueçam na memória do vosso telemóvel o nº do vosso mecânico pode ser uma ajuda fundamental o que veio a acontecer no meu caso,chamada e do outro lado as palavras que mais gozo me deu ouvir naquele momento..."não te preocupes isso é apenas um injector colado compra um litro de óleo mete no depósito atesta de gasóleo e fica bom..."confesso que não fiquei muito convencido mas que alternativa tinha?
Operação realizada com pleno sucesso :wink:
Portanto cá fica a dica neste caso uma solução simples que se revelou ajustada,não imaginam o meu alívio :arrow:
Editado pela última vez por Mario em domingo set 02, 2007 7:29 am, num total de 1 vez.
Aquele Abraço

Mário
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