Painel solar e alternador da ac ?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Painel solar e alternador da ac ?

Mensagempor OTACUD » quinta ago 20, 2020 10:55 am

Bom dia, as duas baterias (total 200ha) que tenho na minha carrinha são carregadas apenas pelo alternador do veiculo e que passa por um peq.aparelho da Victron proprio para este efeito e que já funciona á uns anitos.
Como é normal, cada vez temos mais tralha a chupar eletricidade e sinto necessidade de colocar um painel solar fixo .
A minha duvida é; posso ir a rolar com a carrinha e ao mesmo tempo ter o painel a debitar carga para as baterias ? O regulador solar não entra em conflito com o tal regulador do alternador ?
Será melhor em andamento desligar o painel ?

Agradecido desde já por qualquer esclarecimento
Henrique Maia
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Painel solar e alternador da ac ?

Mensagempor OTACUD » domingo ago 23, 2020 8:35 am

Bom dia, é quase certo que neste forum há quem tenha um painel solar fixo na autocaravana.
E tambem tem carregamento das baterias atraves do sistema de carga do proprio veiculo.
Quando esta a rolar desliga a ligacão do painel ?
Desculpem a minha insistência mas não queria estragar nenhum do material que já adquiri.
Obrigado
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Painel solar e alternador da ac ?

Mensagempor time_out » domingo ago 23, 2020 10:12 am

Bom dia

A utilização de painéis solares nas autocaravanas é quase obrigatório pelo que a grande maioria já os tem instalados.

Contudo há várias formas de os conectar ao circuito eléctrico (directamente, através do separador, com recurso ao painel de controle do circuito eléctrico, etc).

Assim entende que não é fácil, para quem desconhece o que é o Victron, poder dar-lhe uma resposta concreta.

Talvez dando mais informação sobre o que tem instalado e que tipo de célula é (isto se se tratar de uma autocaravana de um construtor) ou se se trata de uma transformação caseira poderá ter mais sucesso em ter uma resposta positiva.

Cumprimentos
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Painel solar e alternador da ac ?

Mensagempor OTACUD » segunda ago 24, 2020 8:06 pm

Boa noite e desde já o meu obrigado.
È uma transformação caseira e o tal aparelho é um comp.eletronico que tem a função de fazer a carga das baterias da celula apenas num sentido, não permitindo ir á carga de bateria da carrinha.
Tambem faz a leitura da carga das mesmas,doseando a intensidade e desligando quando não é necessario mais carga. É aqui que esta a minha duvida , se me estiver a deslocar a meio do dia com sol forte , fico com dois sistemas de carga (inteligentes) em simultaneo , paineis solares e alternador, que possivelmente vão entrar em conflito !

Cmps
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Painel solar e alternador da ac ?

Mensagempor Salazar » segunda ago 31, 2020 9:14 am

Não existe qualquer problema em ter duas fontes de carregamento a funcionar em conjunto. Vai ter apenas mais Amp a entrar nas baterias. A leitura que o aparelho da Victron faz vai-se manter correcta.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Painel solar e alternador da ac ?

Mensagempor OTACUD » quinta set 03, 2020 8:07 am

Obrigado pelo esclarecimento.

Cmps
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes