Resistência

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Resistência

Mensagempor José Duarte » quinta set 19, 2019 1:49 pm

Boa tarde
Na última viagem surgiu-me uma situação para a qual não encontro explicação e pode, eventualmente, algum Companheiro me dar alguma ajuda.
Normalmente, quando me encontro em viagem e paro o motor, tenho o cuidado de antes desligar o frigorífico da energia. Pois, desta vez esqueci esse procedimento, dei marcha ao motor nas mesmas condições e o que aconteceu a partir daí?
O motor arrancou e a luz da resistência manteve-se acesa durante algum tempo.
A partir daqui e ao ligar a ignição acendem-se todas as luzes habituais menos a da resistência, acendendo-se de imediato assim que o motor pega, desligando-se após algumas dezenas de segundos.
Não noto, para já, alguma consequência da situação, (o frigorífico liga) mas não sei se a prazo provocará algum problema. Terei que procurar ajuda mecânica ou poderei aguardar pela próxima revisão?
Aceitam-se opiniões.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Resistência

Mensagempor Duque » quinta set 19, 2019 9:38 pm

Luz da resistência no quadrante do carro correto?

Se for esse o caso não passa de uma mera coincidência, terá alguma vela de incandescência no motor queimada e a necessitar de ser substituída. Dependendo do acesso da mesmas, optava por substituir todas as velas
Fiat Ducato 2.5TD LMC Liberty 6400
Duque
 
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 19, 2014 9:08 pm
Localização: Leiria

Re: Resistência

Mensagempor José Duarte » quinta set 19, 2019 11:07 pm

Boa noite
Afirmativo. Trata-se da luz da resistência.
Fiz cerca de 330Kms desde que a situação se manifestou.
O que acho estranho é ao ligar a ignição não aparecer a luz da resistência (normalmente acendia, apagava e dava ao arranque do motor). Surge após o arranque do motor e desaparece alguns segundos depois. De qualquer das formas deverá cumprir com o "aquecimento" porque o arranque é imediato (não existe arrastamento do motor).
Para já não noto qualquer diferença no desempenho do motor (Mercedes Sprinter 308D).
Por vários motivos, este ano devem ter terminado as deslocações, irei seguir a sugestão do Companheiro na próxima revisão (anual).
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Resistência

Mensagempor Duque » domingo set 22, 2019 4:46 pm

É o sintoma clássico de velas queimadas. Sendo apenas uma não se nota grande diferença.
mas não convém arrastar muito perigo da vela agarrar a cabeça e ao tentar tirar ela partir.
Fiat Ducato 2.5TD LMC Liberty 6400
Duque
 
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 19, 2014 9:08 pm
Localização: Leiria

Re: Resistência

Mensagempor José Duarte » segunda set 30, 2019 6:55 pm

Boa noite
Ponto de situação.
Inesperadamente tenho de me deslocar à zona da Covilhã. Como gosto, nestas deslocações, de as fazer na desportiva, não seguiria nesta viagem com as condições atuais da minha AC.
Assim, procurei ajuda para ultrapassar o problema que se manifestava com a resistência.
Conclusão: Foi substituído um módulo (temporizador) e, para já, está tudo em ordem.
Agradeço ao Companheiro Duque o tempo que dedicou a esta minha dificuldade.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes