por Salazar » terça fev 12, 2019 10:54 pm
Sim, o aquecimento da cabine e feito através de permuta de calor do líquido de refrigeração para o ar através do radiador de "chauffage".
Para não ter ar quente na ventilação (atenção: precisa que o motor esteja quente para ter ar quente a sair pela ventilação.), das duas, uma:
- ou não tem líquido de refrigeração no circuito (improvável);
- ou o radiador já teve uma fuga e o anterior dono optou por mandar fazer um bypass ao radiador em vez de reparar como deve ser e substituir o radiador.
Para ter o radiador entupido, já teria o motor gripado; o bloco e cabeça têm canais bem mais estreitos que o canais do radiador.
Nas Ducato X230 (as de 1994 a 2001), a troca do radiador é fácil. Fica por trás do cinzeiro, bastando retirar a parte inferior do tablier. O radiador deve andar entre os €50 e os €100, sem ter de ir para marcas com qualidade duvidosa.
Se não tem conhecimentos para meter mãos à obra, coloque a autocaravana numa oficina e solicite um orçamento para a reparação.