AC-PNEU SOBRESSALENTE/MUDANÇA RODA

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AC-PNEU SOBRESSALENTE/MUDANÇA RODA

Mensagempor EMAN » quinta mai 24, 2007 1:49 pm

Boas

Agora de repente e também por causa de uma experiência que tive nas férias de Verão 2006, lembrei-me de uma questão importante/interessante. :shock:

Quantos companheiros Acaravanistas na realidade já conferiram/analisaram pelo menos 1 vez como utilizar a roda sobressalente (retirá-la, mudá-la e voltar a recolocar) na AC?

E porquê esta questão?

Simplesmente que por exemplo no meu caso (Ford perfilada 125 CV de 2005), quando tive necessidade de proceder à mudança da dita (rebentamento pneu), constactei que dentro da jante vem um apoio metálico para a base do macaco ("fazer altura"), para quando levantamos a AC este ter capacidade de a elevar o suficiente para a dita mudança.

O retirar/recolocar a roda debaixo do chassis, até foi relativamente fácil, já que o mecanismo funcionou bem.

Já não falo na questão de se ver também a pressão da dita e ou analisar o estado ou aperto das porcas, que no caso de necessidade sabermos se as conseguiremos tirar?.

Acredito que em 99% dos casos, quando da aquisição da AC, nunca é explicado qual a composição/modo de actuação da roda sobresselente e respectivos acessórios.
Normalmente dizem-nos/mostram-nos que "está aqui o macaco" e pouco mais.

Já agora para terminar, parece que andam por aí fabricantes de chassis a não incluir uma 5ª roda :D :( :oops: . (giro, não?)

Na minha ex-AV, nunca precisei de utilizar a dita (ainda bem), mas de vez em quando verificava-a.

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Mensagempor Luis Agostinho » quinta mai 24, 2007 10:46 pm

Boa noite,

Mais uma achega áquilo que Eman, escreveu, e que normalmente só nos lembramos no momento.
Nos casos em que temos o azar de "furar" com a AC carregada, talvez seja mais eficaz um macaco hidráulico (da Wurt) até 5 toneladas, e já agora uma base sólida em ferro ou outro material resistente para o macaco não começar a "afundar" no caso de mudança num piso mole.

No caso da Ford c/rodado duplo, deve ser cá um petisco mudar o pneu de dentro. O kit que algumas AC,s já trazem é exactamente, um kit de reparação de furos, obrigando na mesma que seja depois revista a pressão correcta. As surpresas acontecem quando é necessário substituir um pneu, e o de reserva estar completamente vazio, por falta da tal verificação de pressão.
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Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta mai 25, 2007 10:29 am

Agora que falam nisso....não tenho pneu pra minha caravana!!! Lembrei-me ao principio e nunca mais me dei ao trabalho de ir comprar uma jante em ferro com um pneu! Inda por cima com as medidas que usa é barato... . Lá terei este fds de ir ás compras :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
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Mensagempor Luis Almeida » sexta mai 25, 2007 12:38 pm

Boa tarde.

Infelizmente tive oportunidade de viver a experiência de mudar um dos pneus traseiros, interior, da minha AC Ford de rodado duplo e ao contrário do que possa parecer à partida, a tarefa é simples e não será mais morosa do que mudar um pneu traseiro noutro tipo de carro.

Basicamente a diferença está em retirar dois pneus em vez de um só. :lol: O número de porcas e a facilidade ou dificuldade de as retirar é a mesma, para além de que a cava da roda é bastante grande nos carros de rodado duplo, o que facilita bastante o trabalho.

Tarefa difícil poderá ser retirar o pneu suplente quando este se encontra por debaixo do chassis da AC. Por isso mesmo, umas das primeiras coisas que também fiz na minha AC foi retirar o pneu suplente do sitio original e colocá-lo na garagem.

De quando em quando é conveniente fazer o exercício de retirar os pneus da AC, mesmo para os mais "sortudos".

Saudações a todos. :wink:
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Mensagempor fluis » segunda jun 04, 2007 2:15 pm

Bom dia,

Tal como a antiga AC do Luís Almeida, a minha também é de rodado duplo.

E se, para o caso de ter um furo atrás na roda interior tem de facto de se tirar as duas, se for na roda exterior tem a vantagem de não necessitar do macaco, basta com a roda interior subir por exemplo um calço de nivelamento.

Como a minha célula é de fabrico diferente, na minha AC é extremamente complicado retirar as rodas com o espaço deixado entre a cava das rodas e as rodas. Em relação à roda suplente felizmente o construtor da célula colocou-o num suporte na garagem, mesmo junto à porta, é só desviar meia dúzia de coisas na garagem e facilmente é retirada.

Uma última chamada de atenção em relação ao chassis Ford (pelo menos na série tracção atrás-rodado duplo 2000-2006, que tem uma capacidade máxima no eixo traseiro de 2600 kg ), os 1300 kg de capacidade máxima do macaco que vem como equipamento de série parece-me muito limitado. Razão pela qual eu optei por adquirir um pequeno macaco hidráulico de 2 toneladas.
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Mensagempor mfortunato » terça jun 05, 2007 2:03 am

Boas

Antes de mais obrigado ao EMAN por, com muita oportunidade, se lembrar deste assunto. Por mim foi uma experiência muito útil.
Tenho tido sorte nas minhas viagens, nunca tive necessidade se substituir um pneu, mas graças á lembrança do EMAN fui verificar tudo.

Vá lá o pneu está em condições e tinha pressão, agora digo-vos um coisa, tirar o pneu do “berço” é obra, ou então eu não percebi bem como funcionam as coisas.

Na minha AC o pneu suplente tem um “berço” na traseira entre as longarinas do chassis (Al-Ko, por sinal), mas o pior vem para manobrar o pneu suplente:

1. Tenho k colocar o macaco e fazer subir muito pouco o “berço”
2. Folgar os parafusos que fixam os ganchos e soltar o “berço”.
3. Fazer descer o macaco e todo o berço com o pneu.

E só depois temos o macaco disponível para utilizar na substituição do pneu montado na viatura.

Para voltar a colocar o pneu suplente no local é fazer todo o processo de novo, inversamente.

Tudo isto é feito com ferramenta já incluída.

Todo este trabalho de retirar e colocar o pneu suplente no local é feito de forma muito confortável, sempre deitado, :lol:, o que no meu caso n ajuda muito.

Quando fui investigar como se faz tudo isto na minha AC, fiquei logo com vontade de procurar numa sucata um pequeno sarilho como os usados para suportar os pneus suplentes em várias Pik-up’s e carrinhas de caixa aberta.

Mas vistas as coisas pelo lado positivo, se para mim, com a ferramenta própria, foi difícil a operação, acho k deve ser desmoralizante para os amigos do alheio.

Um abraço e boas viagens,

Miguel
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Mensagempor EMAN » terça jun 05, 2007 11:36 am

Boas

mfortunato

Realmente isso foi feito c/ "programação", num local próprio, com calma, etc.
Agora na estrada (qual? :shock: ), sob "pressão", dependendo da hora, etc, é obra . :D

O sistema varia de marca para marca (chassis). Os que têm AC c/ garagem podem colocar a sobressalente na dita e pronto.

Agora os que não têm e perante uma situação dessas, não será fácil.
No meu caso, o sistema de arrear/subir a roda é fácil.

De lado e com uma chave própria c/ extensão, faço rodar o sistema que tem um cabo de aço que enrola/desenrola.

Depois então é deitar-me (pois, aqui a parte chata), desencaixar um apoio que segura a jante pelo orificio central da dita e já está.

O macaco é só mesmo para levantar/baixar a AC.

Se nunca tivermos que fazer isto em rota é bom sinal.

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Mensagempor fluis » quinta jul 05, 2007 10:59 pm

Boa noite,

Infelizmente vejo-me obrigado a trazer este assunto de novo para cima.

Nestas mini-férias (6 dias) tive a desagradável surpresa de ter tido problemas com os pneus, mais propriamente um pneu de trás que arrebentou sem nenhum motivo aparente.

Circulando a cerca de 100 km/h numa nacional de Espanha, o barulho que se seguiu ao rebentamento foi completamente indescritível. Felizmente, como se trata de um modelo de rodado duplo, a trajectória do veículo não sofreu qualquer alteração, o mesmo já não se pode dizer do fundo da autocaravana que sofreu danos apreciáveis, que aguardam reparação no concessionário português.

Paragem em lugar seguro para proceder à mudança da roda, primeira constatação dos estragos provocados, entre outras coisas o pneu quase arrancou o estabilizador traseiro ( :!: ), uma chapa que faz um espécie de efeito de pala colocada atrás do eixo foi literalmente amachucada, enrodilhada e atirada para cima do pneu intacto completamente entalada e impossível de retirar dessa posição sem primeiro retirar as rodas.

1ª Dificuldade: três porcas aliviaram-se do aperto facilmente, as outras três começaram a moer no exterior na zona de encaixe da chave, mas movimento nada.

2ª Dificuldade: para a qual já me tinha mostrado apreensivo no post mais abaixo, a fragilidade do macaco cuja chave acabou por ceder partindo junto ao encaixe no macaco (:!:). O Macaco hidráulico previamente adquirido que se mostrou adaptado para as rodas da frente, aqui, como o ponto de encaixe é no eixo traseiro, fica demasiado alto pelo que o macaco não serve.

Conclusão: impossível de mudar a roda no local, contacto com a assistência em viagem em Portugal, que tratou de mandar um reboque para o local de modo a levar o veículo para uma oficina de pneus. Mais uma solução que se revelou impossível porque o imenso e baixo “porte-a-feux” da AC impediu que o mesmo subisse para cima do reboque, devido a acabar por tocar com o fundo no chão.
Com estas manobras de sobe e desce para o reboque, a referida chapa entalada no pneu, mudou de posição, o suficiente para conseguir desapertar os parafusos e retirá-la, o que permitiu realizar os cerca de 10 Km que nos separavam da oficina de pneus, a rolar atrás do reboque a velocidade moderada, apoiada num só pneu atrás do lado direito.
O resto não tem grande história, pernoita junto à oficina de pneus e, no dia seguinte, em meia-hora o problema estava resolvido

Agora vem o ponto curioso, é que tal como aconteceu ao Luís Almeida na sua antiga AC e, anteriormente, com outro companheiro cuja AC também é de base Ford de rodado duplo, o pneu que rebentou foi sempre o interior. Coincidência ou não?

O certo é que o pneu tinha a pressão correcta, tinha 46 000 km e não apresentava (tal comos os outros que ainda lá estão alias) desgaste, nem cortes nem sinais de se encontrar ressequido. Fica também aqui uma foto do pneu.

Clikem na foto para ver de um modo ampliado:
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Mensagempor time_out » quinta jul 05, 2007 11:20 pm

Boa noite

Efectivamente uma aventura nas férias, felizmente com resolução local.
No meu entender o rebentamento deveu-se a um objecto que ficou entre as duas rodas paralelas e que quebrou as telas laterais.
Acontece neste tipo de rodados.
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Mensagempor Luis Almeida » sexta jul 06, 2007 9:17 am

Time Out,

Tal como no meu caso, o pneu que rebentou não apresentava qualquer estrago em toda a sua superfície lateral, interior ou exterior.
Apenas o rasto do pneu, ficou na estrada.

No meu caso, cheguei mesmo a entregar o pneu rebentado na oficina, com ar dentro. :?

Já ouvi várias "teorias" sobre eventuais causas deste tipo de situação mas ainda nenhuma me convenceu em pleno.

Ainda no caso do FLuis, o muito calor que se fazia sentir, e um eventual objecto que poderá ter furado e esvaziado o pneu, parecem-me uma razão mais lógica.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

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