Emanuel1998 Escreveu:satmiller Escreveu:Outra coisa já vi que tem o CBE CSB-2 eu também tenho mas tome atenção a quantos voltes está regulado o controlador do painel solar se ultrapassar os 14.5 vai ferver as celular da bateria de arranque do motor caso seja de ácido neste caso o melhor é usar umas baterias Varta que são híbridas tanto servem para arranque como para alimentar a célula.
É que as baterias AGM não carregam da mesma forma que as ácidas.
Boas,
Eu ainda não precebo muito do tema. Eu tenho um Solsum 5.0x e tem estas características.
Qual é o valor de devo considerar? Os 13.7V ou os 14.4V.
Mesmo que considere os 14.4V não existe qualquer problema mesmo que a bateria do arranque do motor seja uma bateria de acido certo?
Cumprimentos
O final da carga é aos 14.4 se cortar mesmo nesse valor não tem problema mas se for acima é passe os 14.5v já começa a fazer estragos.
Alguns reguladores permitem a escolha do tipo de bateria e como as AGM carregam com uma voltagem superior e normal o pessoal se esquecer da bateria do motor que é ácida depois matam a do motor ao ponto de deixar mesmo de dar carga por fusão das células.
Nas autocaravanas o melhor é usar baterias híbridas do tipo seco próprias para autocaravanas assim não tem de se preocupar com esse problema, a diferença de preço não chega aos €40.