Problemas bateria

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Problemas bateria

Mensagempor Emanuel1998 » sexta ago 17, 2018 7:33 am

Bons dia pessoal,

Espero que me consigam dar uma ajudinha.
Tenho dado uns passeios, e quando estou em repouso tenho ligado a ac nos 220v.
Ontem fui medir a tensão da bateria e estava em 13.7V, quando liguei uma lâmpada led e desliguei passado 1 minuto a tensão passou para 12.7V.
Algo não está bem certo?

Tenho os seguintes equipamentos:
-Painel 100w
-Bateria AGM 90 ah
-Solsum 5.0x
- EVS 30/12DS
- Calira board control 855
- CBE CSB-2

Espero ter dado todos os dados para que me possam ajuda.

Desde já um obrigado a todos
Emanuel1998
 
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 10, 2018 7:32 pm

Re: Problemas bateria

Mensagempor satmiller » sexta ago 17, 2018 9:44 am

Bom dia
Não disse qual a potência do Led.
Porém é normal isso acontecer a voltagem de uma bateria é 12v normalmente tem mais quando estão completamente carregadas podem ir aos 13/13.5 porém quando começa a descarregar quer por consumo quer por deixar de carregar a tendência é se aproximar dos 12v de novo.
Ao estar a medir a voltagem não consegue medir quantos amperes tem disponíveis de carga a capacidade em amperes é que é importante não a voltagem se andar nos 12v e nunca descer dessa voltagem não tem que se preocupar.
Um teste rápido para ver o estado é ligar a iluminação e medir se a bateria estiver boa não pode cair para menos de 12v se descer para os 11v é sinal que está a ficar já cansada.
Claro que falo de um pequeno consumo de cerca de 15/20w se fizer um alto consumo é normal descer para 11v mas rápidamente terminado o consumo retorna para 12.5v se estiver boa.
satmiller
 
Mensagens: 26
Registado: terça jul 25, 2017 6:21 am

Re: Problemas bateria

Mensagempor satmiller » sexta ago 17, 2018 9:49 am

Outra coisa já vi que tem o CBE CSB-2 eu também tenho mas tome atenção a quantos voltes está regulado o controlador do painel solar se ultrapassar os 14.5 vai ferver as celular da bateria de arranque do motor caso seja de ácido neste caso o melhor é usar umas baterias Varta que são híbridas tanto servem para arranque como para alimentar a célula.
É que as baterias AGM não carregam da mesma forma que as ácidas.
Editado pela última vez por satmiller em sexta ago 17, 2018 9:51 am, num total de 1 vez.
satmiller
 
Mensagens: 26
Registado: terça jul 25, 2017 6:21 am

Re: Problemas bateria

Mensagempor Emanuel1998 » sexta ago 17, 2018 9:51 am

satmiller Escreveu:Bom dia
Não disse qual a potência do Led.
Porém é normal isso acontecer a voltagem de uma bateria é 12v normalmente tem mais quando estão completamente carregadas podem ir aos 13/13.5 porém quando começa a descarregar quer por consumo quer por deixar de carregar a tendência é se aproximar dos 12v de novo.
Ao estar a medir a voltagem não consegue medir quantos amperes tem disponíveis de carga a capacidade em amperes é que é importante não a voltagem se andar nos 12v e nunca descer dessa voltagem não tem que se preocupar.
Um teste rápido para ver o estado é ligar a iluminação e medir se a bateria estiver boa não pode cair para menos de 12v se descer para os 11v é sinal que está a ficar já cansada.
Claro que falo de um pequeno consumo de cerca de 15/20w se fizer um alto consumo é normal descer para 11v mas rápidamente terminado o consumo retorna para 12.5v se estiver boa.


A potência do led é de 1w.
Ontem fiz esse teste e quando liguei as luzes da ac a tensão baixou para os 12.5v, não vi foi se a bateria recuperou para os 12.7v.
Vou fazer esse teste logo a noite.

Obrigado amigo
Emanuel1998
 
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 10, 2018 7:32 pm

Re: Problemas bateria

Mensagempor Emanuel1998 » sexta ago 17, 2018 10:35 am

satmiller Escreveu:Outra coisa já vi que tem o CBE CSB-2 eu também tenho mas tome atenção a quantos voltes está regulado o controlador do painel solar se ultrapassar os 14.5 vai ferver as celular da bateria de arranque do motor caso seja de ácido neste caso o melhor é usar umas baterias Varta que são híbridas tanto servem para arranque como para alimentar a célula.
É que as baterias AGM não carregam da mesma forma que as ácidas.


Boas,

Eu ainda não precebo muito do tema. Eu tenho um Solsum 5.0x e tem estas características.

Imagem


Qual é o valor de devo considerar? Os 13.7V ou os 14.4V.
Mesmo que considere os 14.4V não existe qualquer problema mesmo que a bateria do arranque do motor seja uma bateria de acido certo?

Cumprimentos
Emanuel1998
 
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 10, 2018 7:32 pm

Re: Problemas bateria

Mensagempor Emanuel1998 » sexta ago 17, 2018 10:20 pm

Boas noites
Deixo aqui os testes. Penso que estava boa a bateria.
Deve ser só a minha inexperiência a falar mais alto xD
Tinha 12.7v no inicio sem nada ligado, quando liguei as luzes quase todas baixou para os 12.5v.
Passado uns minutos mantinha-se nos 12.5v, depois de desligar manteve-se também nos 12.5v.
Penso de deve ser o comportamento da bateria.
Emanuel1998
 
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 10, 2018 7:32 pm

Re: Problemas bateria

Mensagempor satmiller » sábado ago 18, 2018 12:51 pm

Emanuel1998 Escreveu:Boas noites
Deixo aqui os testes. Penso que estava boa a bateria.
Deve ser só a minha inexperiência a falar mais alto xD
Tinha 12.7v no inicio sem nada ligado, quando liguei as luzes quase todas baixou para os 12.5v.
Passado uns minutos mantinha-se nos 12.5v, depois de desligar manteve-se também nos 12.5v.
Penso de deve ser o comportamento da bateria.

Boa tarde
Sim está boa, caso a bateria já esteja cansada começa a deixar a tensar descer abaixo dos 12v esse é o primeiro sinal de que brevemente vai ter de trocar.
Sendo assim não se preocupe está tudo normal.
satmiller
 
Mensagens: 26
Registado: terça jul 25, 2017 6:21 am

Re: Problemas bateria

Mensagempor satmiller » sábado ago 18, 2018 12:58 pm

Emanuel1998 Escreveu:
satmiller Escreveu:Outra coisa já vi que tem o CBE CSB-2 eu também tenho mas tome atenção a quantos voltes está regulado o controlador do painel solar se ultrapassar os 14.5 vai ferver as celular da bateria de arranque do motor caso seja de ácido neste caso o melhor é usar umas baterias Varta que são híbridas tanto servem para arranque como para alimentar a célula.
É que as baterias AGM não carregam da mesma forma que as ácidas.


Boas,

Eu ainda não precebo muito do tema. Eu tenho um Solsum 5.0x e tem estas características.

Imagem


Qual é o valor de devo considerar? Os 13.7V ou os 14.4V.
Mesmo que considere os 14.4V não existe qualquer problema mesmo que a bateria do arranque do motor seja uma bateria de acido certo?

Cumprimentos

O final da carga é aos 14.4 se cortar mesmo nesse valor não tem problema mas se for acima é passe os 14.5v já começa a fazer estragos.
Alguns reguladores permitem a escolha do tipo de bateria e como as AGM carregam com uma voltagem superior e normal o pessoal se esquecer da bateria do motor que é ácida depois matam a do motor ao ponto de deixar mesmo de dar carga por fusão das células.
Nas autocaravanas o melhor é usar baterias híbridas do tipo seco próprias para autocaravanas assim não tem de se preocupar com esse problema, a diferença de preço não chega aos €40.
satmiller
 
Mensagens: 26
Registado: terça jul 25, 2017 6:21 am

Re: Problemas bateria

Mensagempor Emanuel1998 » domingo ago 19, 2018 7:01 pm

[url][/url]Muito obrigado pelas opiniões.
Tenho uma outra duvida.
O que o led deste painel indica?

Imagem

Obrigada
Emanuel1998
 
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 10, 2018 7:32 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes

cron