Amigo #JMF1982
Na minha modesta opinião e visto que esta a construir/alterar algo para si de raiz, acho que devia dar a devida atenção ao sistema electrifico pois , até é este que lhe poderá dar mais dores de cabeça.
Eu sou um ZERO a fazer esquemas e desenhos mas deixo-lhe aqui um esquema básico (feito por mim) com a ideia geral do que puderá ser uma instalação de autocaravana auto suficiente seja para usar apenas em parques livres, camping ou até durante todo o ano na autocaravana estacionada/arrumada.
Aproveito também para lhe deixar a minha opinião e experiencial no uso geral.
1- Não use carregadores de 220 voltes seja para o que for.
O mercado esta cheio de soluções de 12 voltes em carregadores seja para computadores portáteis, telemóveis , tablets smartfones , telemóveis etc.
Compre um carregador 12voltes adaptado ao seu portatil e poupa dores de cabeça e energia para além de ser muito mais pratico, existem até soluções no mercado que pode usar a 220v ou 12v no mesmo carregador.
2- No frigorífico, eu digo desde já que não sou fã dos frigoríficos trivalente,e de absorção
a minha recomendação é que procure e compre um frigorífico de compressor, de 12/24 voltes, de preferencia um profissional usado pelos "camionistas" e que facilmente encontra em qualquer área de serviço destinada a camiões a bons preços e com muitos modelos e feitios a escolha, são muito mais eficases, para além de materem em qualquer condição a temperatura que deseja , podem ainda congelar o que faz muito jeito para quem faz viagens de muitos dias e quer conservar os alimentos em boas condições e não apenas refrigerados, actualmente esses frigoríficos são bastante silenciosos e sendo o local de montagem bem escolhido nem se nota a sua presença enquanto se dorme.
Têm um consumo médio de 80w (cerca de 7 a) a 12voltes e uma efeciencia de 100% ao contrário dos polivalentes que deixam muito a desejar.
3- Aconselho vivamente a instalar a rede de 220 voltes por varias rasões. no entanto deve ter sempre em ideia que tudo que tem na autocaravana/autovivenda deverá preferencialmente funcionar a 12V
Dito isto deixo o meu pré esquema e ideia para a instalação mais eficiente.
explicação
- O relé 1 (60a) é ligado a lampada da bateria do carro , deste modo ativa o relé apenas quando o carro entra em funcionamento e mantém carregada a bateria do carro e redirecciona a carga extra para a bateria da celula ajudando a carregar a mesma.
-O relé 2 é ligado a bateria da celula e controlado por um botão geral que esta ligado na saída das lampadas do painel de controlo do painel solar, deste modo quando a bateria atinge a carga mínima o painel dispara, desligando este relé e deste modo salvaguarda a bateria.A saída deste volta ao painel de controlo para ser distribuída pelos fusíveis e interruptores do quadro para toda a instalação a 12 voltes do sistema
-O relé 3 é um relé de 220 voltes duplo, 2 entradas uma saida, serve para "controlar" as duas redes de 220 voltes, a proveniente do inversor e a da rede iletrica.
o relé (bobine) é ligado a entrada dos 220v da rede, deste modo quando se liga o inversor temos 220v na instalação, mas se ligar os 220v da rede ( mesmo com o inversor ligado) o rlé é ligado e faz a comutação desligando os polos do inversor e ficar a instalação a ser alimentada pela rede exterior. basicamente faz a comutação com uma UPS.
-Depois temos o carregador inteligente (notem que este esta ligado a rede de 220v rede exterior, portanto não funciona com o inversor) este carregador aconselho o inteligente, porque assim pode carregar,fazer manutenção de qualquer tipo de bateria que usarmos, liga-se e desliga conforme a bateria precisar, aconselho ainda que o mesmo tenha uma capacidade superior ao consumo total da autocaravana, para que deste modo possamos ter tudo a funcionar a 12v mesmo aparcados no parque de campismo e ligados a rede.
para quem usa a autocaravana apenas de verão e o resto do anos tem-na fechada em garagem no relé um pode por uma "chave" de ligação manual deste relé e assim o carregador tambem faz a "manutenção" da bateria do carro mantendo tudo carregado e optimizado, neste caso não esquecer de montar um diodo no fio que vem da lampada de bateria para que ao ligar a "chave" manual não haja retorno e ficar com o incomodo de ver a lampada da bateria no tablier acessa .
Qualquer duvida ou critica disponham ....