Carregamento de baterias em parques de campismo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » terça mai 08, 2018 6:05 pm

Olá RMGM,

pois, pensei que colocar a carrinha a trabalhar fosse suficiente. Como lhe disse, percebo quase nada de mecânica e estou só agora a expandir os meus conhecimentos.
Em relação aos 220v da rede não vai ser possível para já. Só avançaremos com a colocação de uma tomada para carregar da rede, caso não existam outras alternativas de conseguir ter energia na carrinha.
Vamos supor que adquirimos um frigorífico desses e que quando conduzimos consome 12v e quando estamos parados o ligamos ao inversor. O risco de a bateria ficar sem energia suficiente para alimentar o frigorífico é grande, não é? Principalmente à noite? :? :(
Quando fala em gás, refere-se a quê propriamente?
Consegue mostrar-me uma foto de um frigorífico desses? Se quiser pode mandar-me mensagem no instagram e falamos por lá :)

Meus cumprimentos,

João


RMGM Escreveu:companheiro JMF1982

Pôr o motor a trabalhar não é a mesma coisa ,porque a rotação do alternador é muito mais baixa daí pouco carrega

Em relação ao Frigorífico quando falo nos 220 é da rede e não do inversor
O problema está no consumo eléctrico,como já disse eles a 12V consomem 10A o que quer dizer que têm uma potencia de 120W
Se o ligar ao inversor a potencia é a mesma daí o consumo também com a agravante do consumo do inversor
Sem certezas a bateria que refere estará no mínimo em 4H
A opção correta será a utilização a gás quando está parado a 12V em movimento e a 220V quando Houver a possibilidade de ligar à rede
Nunca usar a gás quando estiver em movimento
Eles são silenciosos porque trabalham com resistências e não com compressores
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor RMGM » quarta mai 09, 2018 6:35 pm

Quando falo em gás é o seguinte.

O funcionamento dos frigoríficos de Absorção tem por base o calor

Esse calor é produzido por resistência eléctricas a 12V e a 220V ou por um queimador de gás que não é mais de que um Bico de Bunsen

O Gás é o mesmo que utilizado no fogão de cozinha

Se fizer uma pesquisa na Internet por « Frigoríficos para autocaravanas » e outra por « Funcionamento de Frigoríficos de Absorção» vai ficar esclarecido de muitas duvidas.
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » sábado mai 12, 2018 2:01 pm

Olá RMGM,

grato mais uma vez.
Quanto ao frigorífico, nós não queremos ter gás na carrinha (pelo menos para já) e optámos pelo seguinte:

Imagem


Gostaria de perguntar também, se acha que este diagrama está correcto. Estive a fazê-lo, mas quero estar a certeza de que vou montar isto correctamente :oops: :?

Imagem

Cumprimentos e votos de um bom fim de semana :)

João


RMGM Escreveu:Quando falo em gás é o seguinte.

O funcionamento dos frigoríficos de Absorção tem por base o calor

Esse calor é produzido por resistência eléctricas a 12V e a 220V ou por um queimador de gás que não é mais de que um Bico de Bunsen

O Gás é o mesmo que utilizado no fogão de cozinha

Se fizer uma pesquisa na Internet por « Frigoríficos para autocaravanas » e outra por « Funcionamento de Frigoríficos de Absorção» vai ficar esclarecido de muitas duvidas.
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor RMGM » sábado mai 12, 2018 11:14 pm

Em relação ao diagrama de montagem é igual ao meu.
Quanto ao controlador de carga devia (em minha opinião) de ser de pelo menos de 30w
Este sistema tem o inconveniente de o controlador não proteger a bateria quanto ao nível de descarga pois o inversor não está ligado não está ligado ao controlador mas sim directo à bateria,assim quando a bateria atingir o mínimo ele vai desligar os ledes e todas as cargas ligadas ao painel,mas não o Inversor que se não for desligado manualmente continuara a descarregar a bateria e leva-la a 0,o que não é de forma alguma conveniente.

Quanto à arca refrigeradora ter em atenção que ela no máximo vai baixar a temperatura interior 18º a baixo da temperatura ambiente o que quer dizer que com 30º o máximo que consegue atingir são 12º e tendo em conta que que a potencia em funcionamento normal são 58W o consumo são +-5AH + consumo do inversor +consumo do transformador da arca vai de certo atingir -+7Ah

Esta arca trabalha a 12V e vem acompanhada de um transformador 220V/12V (incorporado) o que quer dizer que liga-la a 220V é um desperdício de potencia uma vez que ela tem um transformador 220V/12V para ela trabalhar.
Utilizar a ficha dos 12V será o mais correto

TZS First Austria - 40 Litros Cool Box com Rodas, para manter a comida quente ou fria Térmica 12 Volts e 230 Volts Elétrico Cool Box Mini

Descrição do Produto
Descrição:
Caixa
térmica termoelétrica de 40 litros Mantém sua comida quente, aquecendo e esfriando Tomada de
12 V e 230 volts, transformador AC / DC integrado
Rodas de borracha macia de alta qualidade e alça de transporte extra longa para facilitar o transporte
Consumo de energia de acordo com a classe de eficiência energética 75KWH por ano
Vertical ser usado como um mini refrigerador
Ruído na potência máxima durante 35dB, no modo econômico Extra silencioso
2 programas de energia: Frio - Quente
• 2 configurações de velocidade: Eco (somente 230 volts), máx.
Tampa amovível para facilitar a limpeza
Colocação da grelha removível na máquina de lavar louça
Abertura de drenagem de água, para que a água de condensação possa escorrer
Fusível de segurança intercambiável (t6,3al250 V) em conector universal de 12 volts para proteção da caixa fria
Luz LED vermelha quando o modo quente e LED verde acendem quando frio Modo
fácil de usar e pronto para uso com 2 chaves
Isolamento Gás Zyklopentan C5H10 Para melhor isolamento
Compartimento para arrumação de cabos, sempre pronto a funcionar
Potência: 58 W, Modo Eco 8 Watt
Altura máxima da garrafa: 34 cm
Comprimento do cabo 230 Volt Jack: 1,20 m
12 Volt Comprimento do cabo: 1,50 m
Interior: Largura: 40 cm Profundidade: 30 cm Altura: 30 cm
Dimensões exteriores: Largura: 57 cm Profundidade: 38 cm A: 42 cm
Peso do produto, incluindo Embalagem do produto: 7.902 kg
DHL Estação de embalagem: Não
Conteúdo da caixa:
Cool Box com ficha de 230 V e ficha de 12 V
1 x Dog Guard
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » segunda mai 14, 2018 7:44 am

Olá RMGM,

obrigado pelas incansáveis respostas e opiniões.
O controlador que temos é este, SUNIX® 10 A Solar Panel Charge Controller Charge Regulator Intelligence USB, LED Display 12 V/24 V:
Imagem

Em relação aos 30w, não consegui encontrar essa informação no nosso controlador.

Entendo o que diz sobre o inversor, ou seja, convém que em caso de quase descarga da bateria, eu desligue manualmente o inversor, certo? Basta no botão do power (on/off) do inversor, ou tenho de desconectá-lo da bateria? Que outro sistema sugere para que, por exemplo, possamos evitar isso?

Esta arca trabalha a 12V e vem acompanhada de um transformador 220V/12V (incorporado) o que quer dizer que liga-la a 220V é um desperdício de potencia uma vez que ela tem um transformador 220V/12V para ela trabalhar.
Utilizar a ficha dos 12V será o mais correto


Fiquei um pouco baralhado aqui. Nós vamos ligá-la aos 12v (painel de controlo que será alimentado pelo controlador de carga do painel solar). É suficiente, certo? :oops: :oops:

Meus cumprimentos,

João

RMGM Escreveu:Em relação ao diagrama de montagem é igual ao meu.
Quanto ao controlador de carga devia (em minha opinião) de ser de pelo menos de 30w
Este sistema tem o inconveniente de o controlador não proteger a bateria quanto ao nível de descarga pois o inversor não está ligado não está ligado ao controlador mas sim directo à bateria,assim quando a bateria atingir o mínimo ele vai desligar os ledes e todas as cargas ligadas ao painel,mas não o Inversor que se não for desligado manualmente continuara a descarregar a bateria e leva-la a 0,o que não é de forma alguma conveniente.

Quanto à arca refrigeradora ter em atenção que ela no máximo vai baixar a temperatura interior 18º a baixo da temperatura ambiente o que quer dizer que com 30º o máximo que consegue atingir são 12º e tendo em conta que que a potencia em funcionamento normal são 58W o consumo são +-5AH + consumo do inversor +consumo do transformador da arca vai de certo atingir -+7Ah

Esta arca trabalha a 12V e vem acompanhada de um transformador 220V/12V (incorporado) o que quer dizer que liga-la a 220V é um desperdício de potencia uma vez que ela tem um transformador 220V/12V para ela trabalhar.
Utilizar a ficha dos 12V será o mais correto

TZS First Austria - 40 Litros Cool Box com Rodas, para manter a comida quente ou fria Térmica 12 Volts e 230 Volts Elétrico Cool Box Mini

Descrição do Produto
Descrição:
Caixa
térmica termoelétrica de 40 litros Mantém sua comida quente, aquecendo e esfriando Tomada de
12 V e 230 volts, transformador AC / DC integrado
Rodas de borracha macia de alta qualidade e alça de transporte extra longa para facilitar o transporte
Consumo de energia de acordo com a classe de eficiência energética 75KWH por ano
Vertical ser usado como um mini refrigerador
Ruído na potência máxima durante 35dB, no modo econômico Extra silencioso
2 programas de energia: Frio - Quente
• 2 configurações de velocidade: Eco (somente 230 volts), máx.
Tampa amovível para facilitar a limpeza
Colocação da grelha removível na máquina de lavar louça
Abertura de drenagem de água, para que a água de condensação possa escorrer
Fusível de segurança intercambiável (t6,3al250 V) em conector universal de 12 volts para proteção da caixa fria
Luz LED vermelha quando o modo quente e LED verde acendem quando frio Modo
fácil de usar e pronto para uso com 2 chaves
Isolamento Gás Zyklopentan C5H10 Para melhor isolamento
Compartimento para arrumação de cabos, sempre pronto a funcionar
Potência: 58 W, Modo Eco 8 Watt
Altura máxima da garrafa: 34 cm
Comprimento do cabo 230 Volt Jack: 1,20 m
12 Volt Comprimento do cabo: 1,50 m
Interior: Largura: 40 cm Profundidade: 30 cm Altura: 30 cm
Dimensões exteriores: Largura: 57 cm Profundidade: 38 cm A: 42 cm
Peso do produto, incluindo Embalagem do produto: 7.902 kg
DHL Estação de embalagem: Não
Conteúdo da caixa:
Cool Box com ficha de 230 V e ficha de 12 V
1 x Dog Guard
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor Cardoso » segunda mai 14, 2018 12:38 pm

Amigo #JMF1982
Na minha modesta opinião e visto que esta a construir/alterar algo para si de raiz, acho que devia dar a devida atenção ao sistema electrifico pois , até é este que lhe poderá dar mais dores de cabeça.
Eu sou um ZERO a fazer esquemas e desenhos mas deixo-lhe aqui um esquema básico (feito por mim) com a ideia geral do que puderá ser uma instalação de autocaravana auto suficiente seja para usar apenas em parques livres, camping ou até durante todo o ano na autocaravana estacionada/arrumada.

Aproveito também para lhe deixar a minha opinião e experiencial no uso geral.
1- Não use carregadores de 220 voltes seja para o que for.
O mercado esta cheio de soluções de 12 voltes em carregadores seja para computadores portáteis, telemóveis , tablets smartfones , telemóveis etc.
Compre um carregador 12voltes adaptado ao seu portatil e poupa dores de cabeça e energia para além de ser muito mais pratico, existem até soluções no mercado que pode usar a 220v ou 12v no mesmo carregador.
2- No frigorífico, eu digo desde já que não sou fã dos frigoríficos trivalente,e de absorção
a minha recomendação é que procure e compre um frigorífico de compressor, de 12/24 voltes, de preferencia um profissional usado pelos "camionistas" e que facilmente encontra em qualquer área de serviço destinada a camiões a bons preços e com muitos modelos e feitios a escolha, são muito mais eficases, para além de materem em qualquer condição a temperatura que deseja , podem ainda congelar o que faz muito jeito para quem faz viagens de muitos dias e quer conservar os alimentos em boas condições e não apenas refrigerados, actualmente esses frigoríficos são bastante silenciosos e sendo o local de montagem bem escolhido nem se nota a sua presença enquanto se dorme.
Têm um consumo médio de 80w (cerca de 7 a) a 12voltes e uma efeciencia de 100% ao contrário dos polivalentes que deixam muito a desejar.
3- Aconselho vivamente a instalar a rede de 220 voltes por varias rasões. no entanto deve ter sempre em ideia que tudo que tem na autocaravana/autovivenda deverá preferencialmente funcionar a 12V

Dito isto deixo o meu pré esquema e ideia para a instalação mais eficiente.
explicação

- O relé 1 (60a) é ligado a lampada da bateria do carro , deste modo ativa o relé apenas quando o carro entra em funcionamento e mantém carregada a bateria do carro e redirecciona a carga extra para a bateria da celula ajudando a carregar a mesma.

-O relé 2 é ligado a bateria da celula e controlado por um botão geral que esta ligado na saída das lampadas do painel de controlo do painel solar, deste modo quando a bateria atinge a carga mínima o painel dispara, desligando este relé e deste modo salvaguarda a bateria.A saída deste volta ao painel de controlo para ser distribuída pelos fusíveis e interruptores do quadro para toda a instalação a 12 voltes do sistema

-O relé 3 é um relé de 220 voltes duplo, 2 entradas uma saida, serve para "controlar" as duas redes de 220 voltes, a proveniente do inversor e a da rede iletrica.
o relé (bobine) é ligado a entrada dos 220v da rede, deste modo quando se liga o inversor temos 220v na instalação, mas se ligar os 220v da rede ( mesmo com o inversor ligado) o rlé é ligado e faz a comutação desligando os polos do inversor e ficar a instalação a ser alimentada pela rede exterior. basicamente faz a comutação com uma UPS.

-Depois temos o carregador inteligente (notem que este esta ligado a rede de 220v rede exterior, portanto não funciona com o inversor) este carregador aconselho o inteligente, porque assim pode carregar,fazer manutenção de qualquer tipo de bateria que usarmos, liga-se e desliga conforme a bateria precisar, aconselho ainda que o mesmo tenha uma capacidade superior ao consumo total da autocaravana, para que deste modo possamos ter tudo a funcionar a 12v mesmo aparcados no parque de campismo e ligados a rede.
para quem usa a autocaravana apenas de verão e o resto do anos tem-na fechada em garagem no relé um pode por uma "chave" de ligação manual deste relé e assim o carregador tambem faz a "manutenção" da bateria do carro mantendo tudo carregado e optimizado, neste caso não esquecer de montar um diodo no fio que vem da lampada de bateria para que ao ligar a "chave" manual não haja retorno e ficar com o incomodo de ver a lampada da bateria no tablier acessa .

Qualquer duvida ou critica disponham ....

Imagem
Cardoso
 
Mensagens: 19
Registado: sábado dez 30, 2017 7:44 pm

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor RMGM » segunda mai 14, 2018 12:53 pm

Peço desculpa queria dizer 30A
Se a esse de 10A ligar a arca refrigeradora ela consome no mínimo 5 A + 1 carregador de PC 2A só lhe resta outros menos de 2A (com as percas)
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » quinta mai 17, 2018 8:06 am

Olá RMGM,

tenho de salientar que fico imensamente grato pelo tempo que despende a responder às minhas questões.
Estive a ler com calma o seu comentário, porque metade dos termos eu não entendi. Quando digo que sou novato nas andanças, sou mesmo. Já tive de aprender bastante para conseguir estar no nível que estou, e acredite que me sinto um "nabo" na mesma.
Por isso optei por um sistema eléctrico "básico", que seja pelo menos suficiente para não nos faltar energia. Não temos plano de construir uma central eléctrica, e nem temos budget nem tempo para investir tanto "apenas" na parte eléctrica.
Eu olho para o diagrama que partilhou e pouco percebo. Tenho de ser franco, se o uso da bateria principal do carro não é prejudicada ao ser usada para carregar a de lazer, eu tenho todo o interesse em optar por esse sistema. No entanto, vou ter de ser eu a fazer tudo isso, e neste momento, não sei se sou capaz. Não faço ideia do que seja um relé nem como se liga, e como não quero inventar de mais, acho que não vamos arriscar.
Assim como despender 400/500€ por um frigorífico não é, de todo, opção. Com esse valor, faço a insolação, monto painel solar e todo circuito eléctrico. Estivemos a rever a "coolbox" que lhe mostrei e talvez optemos por outra, do mesmo género, mas mais eficiente e com melhor "feedback" da parte de quem já a comprou.

Quanto aos carregadores de computador, fiz uma breve pesquisa e de facto encontrei bastantes (excepto para macbook). Mas se no final vamos ter a funcionar a 12v, tenho de perguntar: "então para que montamos 220v numa autovivenda?"

Meus cumprimentos,

João Ferreira
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor RMGM » quinta mai 17, 2018 6:24 pm

Companheiro "JMF 1982"

Não fui eu que partilhei o diagrama que fala
Eu apenas comentei o que foi publicado por si, porque é igual ao que tenho e chamei a sua atenção para o facto de ele não proteger a bateria da descarga total
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor Cardoso » sábado mai 19, 2018 8:49 am

JMF1982 ...
A "rede" de 220 voltes é usada, sempre que esteja por exemplo num parque de campismo (com o devido carregador inteligente) fica deste modo com tudo a funcionar e a recarregar as baterias para uma nova viagem, é muito útil ainda quando tem a autocaravana/autovivenda estacionada em casa para recarregar e fazer a manutenção das baterias.
Quanto á bateria do carro "perder vida", é um mito, as baterias apenas estão ligadas entre si , quando o motor esta em funcionamento e o alternador a carregar, e o que acontece é que o relé "deixa" passar a corrente excedente ( corrente perdida após carga da bateria principal) para a bateria secundária e ajudando deste modo a sua recarga e manutenção.

Quanto aos gastos, claro que deve pensar nas suas possibilidades e orçamento para o que pretende gastar e fazer, mas não esqueça que por vezes o "barato sai caro" pondere bem o que precisa e como o vai usar, pois no exemplo da "geladeira" que indica, se for para usar como " caixa de arrumação" é uma óptima escolha , mas como frigorífico, quando no verão estiver estacionado , seja em zona de lazer ou praia, com uns 30 a 40 graus no exterior nesse frigorífico apenas vai ter temperatura para arrumar as coisas e não para as conservar frescas, esta é a minha opinião baseada na experiencial e apenas vale o que vale...
Peço desde já desculpa por ser tão frontal.


PS: RElÈ : Pode ter varias funções e ser ligado de varias formas conforme o uso que se dá, neste caso por exemplo o relé 1 (ligado a lampada do alternador) é usado como um interruptor automático que liga e desliga a corrente do alternador para a segunda bateria.

no caso do relé 2 já é usado como interruptor, corta a corrente quando as baterias atingem uma determinada tensão , evitando desse modo danificar as mesmas, para além de salvaguardar o interruptor geral do quadro, de amperagens grandes em consumo.


qualquer dúvida disponha... é mais simples e barato fazer esse tipo de instalação do que pensa ou imagina.....
Cardoso
 
Mensagens: 19
Registado: sábado dez 30, 2017 7:44 pm

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor Cardoso » sábado mai 19, 2018 10:07 am

deixo um novo esquema, espero que desta forma seja mais facil de entender, deste modo a autocaravana/autovivenda é autónomo seja em parque campismo ou viagem,
se tiver dúvidas disponha.

alguém com ideias para melhorar também agradeço

Imagem
Cardoso
 
Mensagens: 19
Registado: sábado dez 30, 2017 7:44 pm

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » quarta mai 23, 2018 4:05 pm

Amigo RMGM,

tem toda a raZão. Peço desculpa, como estávamos só os dois a participar, nem li o nome do membro que comentou :oops:

RMGM Escreveu:Companheiro "JMF 1982"

Não fui eu que partilhei o diagrama que fala
Eu apenas comentei o que foi publicado por si, porque é igual ao que tenho e chamei a sua atenção para o facto de ele não proteger a bateria da descarga total
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » quarta mai 23, 2018 4:12 pm

Caro Cardoso,

muito obrigado pelos seus comentários. São bastante elucidativos e deram-me algum luz em relação a conectar as 2 baterias, a fim de fazer proveito da do carro.
Vou ter, mesmo assim, de averiguar a situação, pois os meus conhecimentos são praticamente nenhuns, e não sei se sou capaz de fazer tamanha "artimanha" :oops:
Posso tentar saber sobre uns colegas mecânicos que tenho, se eles podem fazer isso, porque a ideia interessa-me bastante.

Nem tenho como lhe agradecer o tempo que passou a desenhar esse diagrama e partilhá-lho comigo. Muito muito obrigado :oops: :roll:
Temos em consideração também o que referiu sobre o frigorífico.

Cumprimentos,

João


Cardoso Escreveu:JMF1982 ...
A "rede" de 220 voltes é usada, sempre que esteja por exemplo num parque de campismo (com o devido carregador inteligente) fica deste modo com tudo a funcionar e a recarregar as baterias para uma nova viagem, é muito útil ainda quando tem a autocaravana/autovivenda estacionada em casa para recarregar e fazer a manutenção das baterias.
Quanto á bateria do carro "perder vida", é um mito, as baterias apenas estão ligadas entre si , quando o motor esta em funcionamento e o alternador a carregar, e o que acontece é que o relé "deixa" passar a corrente excedente ( corrente perdida após carga da bateria principal) para a bateria secundária e ajudando deste modo a sua recarga e manutenção.

Quanto aos gastos, claro que deve pensar nas suas possibilidades e orçamento para o que pretende gastar e fazer, mas não esqueça que por vezes o "barato sai caro" pondere bem o que precisa e como o vai usar, pois no exemplo da "geladeira" que indica, se for para usar como " caixa de arrumação" é uma óptima escolha , mas como frigorífico, quando no verão estiver estacionado , seja em zona de lazer ou praia, com uns 30 a 40 graus no exterior nesse frigorífico apenas vai ter temperatura para arrumar as coisas e não para as conservar frescas, esta é a minha opinião baseada na experiencial e apenas vale o que vale...
Peço desde já desculpa por ser tão frontal.


PS: RElÈ : Pode ter varias funções e ser ligado de varias formas conforme o uso que se dá, neste caso por exemplo o relé 1 (ligado a lampada do alternador) é usado como um interruptor automático que liga e desliga a corrente do alternador para a segunda bateria.

no caso do relé 2 já é usado como interruptor, corta a corrente quando as baterias atingem uma determinada tensão , evitando desse modo danificar as mesmas, para além de salvaguardar o interruptor geral do quadro, de amperagens grandes em consumo.


qualquer dúvida disponha... é mais simples e barato fazer esse tipo de instalação do que pensa ou imagina.....
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » quarta mai 23, 2018 4:16 pm

Caros colegas, uma nova dúvida surgiu na hora de encomendar a bateria. Quando pensava que estava decidido, afinal não está.

Imagem

Imagem

A diferença de preço é considerável, mas a minha pergunta é por quê? A mais barata não será suficiente? A primeira não é AGM, correcto? Quais são as grandes diferenças? Não valerá a pena?`

Agradeço antecipadamente,

Meus cumprimentos,

João
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Carregamento de baterias em parques de campismo

Mensagempor JMF1982 » segunda jul 02, 2018 2:58 pm

Olá companheiros,

estive um tempo sem vir aqui ao fórum, pois a conversão tem me ocupado bastante :P
Mais uma vez quero agradecer a todos os que de alguma forma deram sugestões e me ajudaram bastante :oops:

Neste momento a carrinha tem a insolação feita com ARMAFLEX, o painel solar e a clarabóia instalados e estamos na fase do revestimento das paredes (portas).
Quero deixar umas fotos, mas também partilhar o link onde podem acompanhar passo a passo todas as etapas desta conversão: http://www.bthexception.com/en/pt/category/a-nossa-casa-sobre-rodas/ :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Meus cumprimentos,
João Ferreira
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes