Conversão de Opel Movano

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Conversão de Opel Movano

Mensagempor JMF1982 » sexta abr 27, 2018 5:43 pm

Olá a todos,

sou membro novo no fórum, e espero que me possam ajudar a esclarecer algumas dúvidas que eu tenho em relação à transformação da minha carrinha.
Adquiri uma Opel Movano de 2013, com o objectivo de converter para uma "camper".
Agora é altura de começar a pensar com mais detalhe sobre materiais a usar, e a parte onde estamos (eu e a minha namorada) estagnados é na parte da insolação.
Já vimos horas a fio de vídeos no youtube de dezenas de conversões, mas não conseguimos chegar a uma decisão clara sobre que material usar.

Então as opções são:
- XPS
- EPS
- SPRAY FOAM INSOLATION (para preencher os espaços)
- ARMAFLEX (que surgiu mais recentemente e aparente ser a melhor opção)

Alguém passou por este processo já? Que sugestões nos podem dar? :oops:

Agradeço antecipadamente,

João

Imagem
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Conversão de Opel Movano

Mensagempor Salazar » sexta abr 27, 2018 8:16 pm

O isolamento deverá ser escolhido em função da utilização que for dar à carrinha. De qualquer das formas, eu excluía o EPS (vulgo esferovite) logo à partida. Já não se usa há uns valentes anos. Também tem o Thinsulate da 3M.

Em relação à Movano, chamo a atenção para a altura interior da versão H2 (a que mostra na foto). Para quem tem menos de 1,80m serve. Mas que tem mais que isso, anda a roçar a cabeça no tecto. E o facto do tecto ser arqueado piora bastante a situação nas laterais.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Conversão de Opel Movano

Mensagempor JMF1982 » sábado abr 28, 2018 7:22 am

Olá Salazar,

obrigado pela resposta.
O EPS estávamos a pensar para o chão, por ser o mais barato. E como vai ser comprimido, iria aumentar um pouco a densidade e o isolamento.
O Thinsulate vimos um vídeo bastante explicativo, mas a aplicacão é uma verdadeira "pain in the ass", assim como o Armaflex. Daí estarmos um pouco à deriva ainda :oops:

A carrinha vai ser usada tanto no Inverno, como no Verão. Vivemos na Suíça.

Sim, é um H2, e é suficiente para nós. Eu meço 1.75m e a minha namorada é mais baixa que eu, por isso não deve ser problema, mesmo com a insolação, etc.

Na sua opinião Salazar, que tipo de insolação deveríamos usar em vez do EPS?

Obrigado e cumprimentos,

João


Salazar Escreveu:O isolamento deverá ser escolhido em função da utilização que for dar à carrinha. De qualquer das formas, eu excluía o EPS (vulgo esferovite) logo à partida. Já não se usa há uns valentes anos. Também tem o Thinsulate da 3M.

Em relação à Movano, chamo a atenção para a altura interior da versão H2 (a que mostra na foto). Para quem tem menos de 1,80m serve. Mas que tem mais que isso, anda a roçar a cabeça no tecto. E o facto do tecto ser arqueado piora bastante a situação nas laterais.
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça

Re: Conversão de Opel Movano

Mensagempor Salazar » sábado abr 28, 2018 1:03 pm

Na construção de autocaravanas, hoje, o normal é utilizar painéis sanduíche com xps de 30mm nas paredes e até 60mm no chão e tecto. E oferecem um isolamento térmico muito superior a qualquer furgão, diga-se.

Por isso, no mínimo optava por painéis de xps para o chão.

Deixo-lhe aqui um link para melhor entender e poder comparar os vários materiais de isolamento:
https://www.van-magazine.fr/isolation-thermique-et-phonique-du-fourgon-amenage

Pode também encomendar este livro. Não sendo propriamente sobre só sobre furgões, tem muita informação útil para conversões.
https://haynes.com/en-gb/build-your-own-overland-camper
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Conversão de Opel Movano

Mensagempor JMF1982 » domingo abr 29, 2018 3:04 pm

Obrigado Salazar pela sua resposta, e sugestão.
Estamos a analisar e a tentar perceber os prós e contras de cada. A condensação é uma preocupação para nós, porque queremos evitar usar materiais que sejam propícios à criação de ferrugem com o passar do tempo.
Na sua opinião o XPS ajuda a combater isso?

E para preencher os espaços mais pequenos? A espuma (spray) é suficiente? Aparentemente é a mais fácil de usar para preencher esses espaços, não?

Obrigado pelos links :)

Cumprimentos,

João



Salazar Escreveu:Na construção de autocaravanas, hoje, o normal é utilizar painéis sanduíche com xps de 30mm nas paredes e até 60mm no chão e tecto. E oferecem um isolamento térmico muito superior a qualquer furgão, diga-se.

Por isso, no mínimo optava por painéis de xps para o chão.

Deixo-lhe aqui um link para melhor entender e poder comparar os vários materiais de isolamento:
https://www.van-magazine.fr/isolation-thermique-et-phonique-du-fourgon-amenage

Pode também encomendar este livro. Não sendo propriamente sobre só sobre furgões, tem muita informação útil para conversões.
https://haynes.com/en-gb/build-your-own-overland-camper
JMF1982
 
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 26, 2018 4:40 pm
Localização: Luzern, Suíça


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes

cron