Parte electrica / Baterias

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Parte electrica / Baterias

Mensagempor JCosta » segunda nov 13, 2017 3:10 pm

Boa tarde, a minha AC é uma Mercedes 316cdi 5 cl Pilote explorateur e tenho um problema de descarga na bateria do motor.... meti uma bateria nova em junho e já meti outra em outubro da bosh, já mudei o regulador do alternador e não me parece que o problema seja da parte do motor (acho eu)....tenho 2 paineis solares bateria do motor nova e bateria da habitaçao tambem nova 100ah tudo ligado com o power service nds plus 40 que está a funcionar perfeitamente (acho eu) .... quando a bateria do motor foi abaixo é estranho que a da habitação não foi.... outra coisa estranha é que de vez em quando o 12 volts vai abaixo por completo tendo eu que ir ao botão no painel e desligar e voltar a ligar para ter novamente energia, posso andar 1 mês e não acontecer nada como de repente num dia acontece meia duzia de vezes....se algum dos companheiros tiver conhecimento de algo parecido por favor ajudem ou me indiquem alguém que possa resolver isto, electrecista próprio de AC creio eu, neste momento não conheço ninguém...espero ter sido esclarecedor mas vou estar atento ás respostas...
Cumprimentos
JCosta
JCosta
 
Mensagens: 9
Registado: terça nov 07, 2017 12:06 pm
Localização: Barcelos

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor jgomes » segunda nov 13, 2017 8:31 pm

Boa noite.
Coisas de electricidade em autocaravanas são mais complexas do que se imagina.
Onde reside?
Torna-se mais fácil indicar alguém competente na matéria.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor JCosta » terça nov 14, 2017 12:40 pm

Barcelos
JCosta
 
Mensagens: 9
Registado: terça nov 07, 2017 12:06 pm
Localização: Barcelos

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor jgomes » terça nov 14, 2017 1:43 pm

Boa tarde.
CAMPINANDA - Matosinhos e Leça da Palmeira.

CERVOCAMPING - EN 13, KM111, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira.

Ambos têm site na internet.

Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor JCosta » sexta nov 24, 2017 10:43 am

Bom dia, este foi o primeiro tópico que enviei para o forum, pensei sinceramente que tivesse uma abrangência diferente, é a ideia que fico neste momento. Com todo o respeito pelo colega jgomes que foi o único a responder (obrigado por isso) mas como é evidente a resposta não acrescenta rigorosamente nada, tenho consciência que a campinanda e cervocamping e muitos outros resolveriam isto (ou não) mas o alcance do meu tópico é sim o debate/opiniões ou eventuais problemas idênticos de alguns colegas creio que é por isso que existe este forum, se estiver errado ou este tópico não está na parte certa corrijam-me por favor...
Cumprimentos
Jcosta
JCosta
 
Mensagens: 9
Registado: terça nov 07, 2017 12:06 pm
Localização: Barcelos

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor Salazar » sexta nov 24, 2017 3:10 pm

Eu lamento, mas a única vez que fiquei sem bateria de arranque foi porque me esqueci de desligar o alarme durante uma paragem maior. E o power service não conheço. Daí, abstive-me de comentar este tópico.

No entanto, na sequência do seu último posto, não posso deixar de estranhar o seguinte;
No seu primeiro post refere
ou me indiquem alguém que possa resolver isto, electrecista próprio de AC creio eu, neste momento não conheço ninguém


Pois agora refere
mas como é evidente a resposta não acrescenta rigorosamente nada, tenho consciência que a campinanda e cervocamping e muitos outros resolveriam isto (ou não) mas o alcance do meu tópico é sim o debate/opiniões


Desculpem-me todos, mas isto, para mim, é de uma falta de chá do cacete!
Vem pedir ajuda ou um contacto para resolver o problema.
À falta de ajuda específica para a resolução do problema, referem contactos. E vem dizer que isso não acrescenta nada.
Sinceramente...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor jgomes » domingo nov 26, 2017 5:47 pm

Estou de acordo consigo, companheiro Salazar.
Pediu ajuda, pediu opiniões (Jcosta), fiz o melhor, pois isto de electricidade em autocaravanas, não vem em opiniões nem em ideias, ou é ou não é. Talvez por ninguém querer arriscar numa opinião, é que o tópico teve tão fraca aderência. Foram-lhe dados possíveis reparadores da avaria e ainda por cima agradece nos termos que todos lemos. Estava à espera de algum perito na matéria!?
Quanto a debates ou opiniões, só para quem sabe ou percebe da matéria, o que pelos vistos não é o caso.
Pois é, tal como o Zé Povinho diz, de mal agradecidos está o inferno cheio.
Só espero que o Jcosta resolva o seu problema da melhor maneira.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor fluis » segunda nov 27, 2017 11:38 am

Bom dia,

Se há coisa que é apanágio neste fórum é o espírito de entre-ajuda existente. O importante é manter o espírito positivo, e lembrar que quem nos está do outro lado são autocaravanistas também, não é um help-desk profissional, disponível 24 horas para ajudar todos os membros que se inscrevem no fórum, e que imediatamente querem respostas para as suas questões. Quando não há respostas, não quer dizer que não houve interesse pela sua questão, é porque nenhum companheiro autocaravanista que já passou pelo tópico, tem experiência do problema pelo qual está a pedir ajuda, pelo que não tem nada para acrescentar.

Portanto só há que manter a calma a cordialidade, e o principio básico de um fórum ajudar e ser ajudado, acontecerá com naturalidade, e se haverá tópicos, em que a ajuda será reduzida, outros haverá em que a ajuda será maior.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor JCosta » segunda nov 27, 2017 2:07 pm

Bom dia, primeiro estão tão atentos á mensagem que não viram eu agradecer o jgomes, segundo a questão refere ( ou ) quer dizer algo mais, repito agradeci e torno a agradecer jgomes mas esperava mais do forum, acho que não disse nada de mal em dizer a minha opinião sobre isto e também refiro na mensagem que se estiver errado que me corrijam sou novato nisto como disse, não é preciso vir com sete pedras na mão e fazer um comentario tão desagradavel ( ....chá do cacete ) como fez esta pessoa que não é do norte. não vou contribuir com baixo nivel já que é uma regra base deste forum. Concordo com fluis, muito bem, agora repito agradeci e dei só a minha opinião, realmente tinha outra expectativa. este comentário sim corrigiu e não os dois anteriores que não engrandecem em nada o forum, mas como diz o ditado quem não está bem muda-se, se fôr esse o caso eu tenho a humildade de sair.
Cumprimentos
JCosta
JCosta
 
Mensagens: 9
Registado: terça nov 07, 2017 12:06 pm
Localização: Barcelos

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor fluis » terça nov 28, 2017 11:45 am

Bom dia,

Na minha opinião não há necessidade de medidas extremas.

A electricidade é ao mesmo tempo simples, mas complexa quando é necessário detectar avarias estranhas. Por exemplo aqui há uns valentes anos atrás tive um carro que parecia que tinha uma avaria eléctrica gravíssima, já que quando travava para além de acender os stop acendia os faróis da frente e quando ligava o pisca para a esquerda acendia qualquer outra luz que já não me lembro. Sabem o que era? O problema era a lâmpada de stop do lado esquerdo que estava a fazer curto circuito, e a lâmpada de piscas traseiro do lado esquerdo do mesmo modo, trocando as 2 lâmpadas tudo ficou correto.

Também tive há 3 anos um problema eléctrico intermitente, com a minha autocaravana. De repente tinha um apagão eléctrico, deixava de funcionar toda e qualquer função eléctrica, mas se medisse a bateria com um multímetro ela acusava como estando carregada, tão depressa como se apagava também voltava a funcionar. Foi muito difícil descobrir, mas acabou por se descobrir que era um conjunto de cabos que tinham ficado mal localizados de origem e que vinham da frente para trás, passando junto ao fogão e que numa altura sofrem um aquecimento e a blindagem sofreu com isso. Depois disso nunca mais tive problemas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor JCosta » terça nov 28, 2017 12:33 pm

obrigado
JCosta
 
Mensagens: 9
Registado: terça nov 07, 2017 12:06 pm
Localização: Barcelos

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor José Duarte » quarta nov 29, 2017 9:38 am

Bom dia
Concordo com o esclarecimento do Companheiro FLuis.
Comigo, situação aqui focada algumas vezes, após +- 4 anos de aquisição da minha AC (usada), comecei a ter um problema que começou com o frigorífico...depois baterias, etc. A única coisa comum andava à volta do separador de baterias (queimava fusíveis). Neste, posteriormente, chegou a derreter um fusível que não queimou (manteve a passagem de corrente). Foi substituído o separador, comecei outra vez a ter problemas com o frigorífico (não desligava os 12V com o motor parado).
Resumo de tudo isto e após análise de técnico, o anterior proprietário e de uma forma pouco visível, tinha colocado a bateria do motor e a da célula em paralelo e por alguma razão começou a dar problemas.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor JCosta » quarta nov 29, 2017 2:45 pm

Boa tarde S. José Duarte, obrigado pela resposta, isto realmente é complicado como está ligado em paralelo tambem nunca se tem certeza se o problema será no motor ou da parte de trás da AC, daí a minha duvida inicial em levar a AC á mercedes ou a um estabelecimento de Auto Caravanas em principio irei optar pela segunda hipotese.
JCosta
 
Mensagens: 9
Registado: terça nov 07, 2017 12:06 pm
Localização: Barcelos

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor José Duarte » quarta nov 29, 2017 8:02 pm

Boa noite
Sem S. por favor.
Que tudo corra pelo melhor.
Um abraço.
Saudações.
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Parte electrica / Baterias

Mensagempor becosemsaida » sexta dez 01, 2017 7:46 pm

JCosta Escreveu:Boa tarde S. José Duarte, obrigado pela resposta, isto realmente é complicado como está ligado em paralelo tambem nunca se tem certeza se o problema será no motor ou da parte de trás da AC, daí a minha duvida inicial em levar a AC á mercedes ou a um estabelecimento de Auto Caravanas em principio irei optar pela segunda hipotese.


Boa tarde,

Nao instalou nada na sua AC recentemente? E possivel que vem UMA bateria com defeito agora duas em tao pouco tempo e estranho. Fala no aparelho que divide as baterias (em questao de carga) foi montado antes ou depois estes problemas? Se quer fazer uma pequena bricolage desliga o controlador, retire o mesmo do circuito, e verifica se o problema persiste pode se dar o caso de nao funcionar correctamente e descarregar a bateria.

Ha dias tive o mesmo problema: numa semana descarregava a batt com tudo off (alarme, habitaculo etc. etc.) veio a verificar que um interruptor de porta estava avariado e ficavam as luzes acesas !!! E o que faz ter uma menina madura...... Ha sempre algo para melhorar/resolver.

Beco

Edit: Espero que ajuda em alguma coisa antes de gastar uma fortuna .......
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes