Ajuda a escolher kit de painel solar

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor trabis » segunda Oct 17, 2016 6:13 pm

Olá a todos. Um amigo meu tem uma carrinha modificada e pediu-me para instalar-lhe um painel solar. A ideia é colocar o painel na horizontal sobre o tejadilho da carrinha e colocar uma tomada de 220v para alimentar um frigorifico pequeno (doméstico, tipo compressor) que consome 80w/hora.

Eu nunca instalei nenhum painel solar e pelo que vejo por aí, existem vários tipos de painéis solares, baterias e inversores.
Precisava então que me ajudassem a escolher o material necessário e se possível que me indicassem um local onde adquirir esse material.
Existe uma loja online chamada DamiaSolar mas não sei se é de confiança ou se terá os melhores preços e/ou qualidade.
Vivo no Bombarral, distrito de Leiria, se conhecerem uma loja aqui por perto que venda este tipo de material talvez fosse melhor opção.

Obrigado pela vossa atenção,
Ricardo
trabis
 
Mensagens: 4
Registado: quinta set 15, 2016 5:33 pm

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor nuno soares » segunda Oct 17, 2016 11:17 pm

Para total autonomia, terá de ter um conjunto de painéis que produzam 160 h dia!
Se as minhas contas estiverem certas, para um consumo de 80w/12v= 6,67 ah. Em 24horas são 160 h.
Se considerar um dia de 10 horas de sol, necessita de painéis que carreguem 16 ah que pelo que conheço seriam necessários 2 painéis de 160 w.
Para uma instalação desta dimensão é necessário muito espaço no tecto.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor Rodadossaurus » terça Oct 18, 2016 10:07 am

Por experiência própria, para verão: 2x 100w e 2 ou 3 baterias 100Ah chega e sobra.
Frigorífico 12v ligado 24h por dia (com termostato que o desliga, claro), para além de uma panóplia de dispositivos electrónicos e uns portáteis...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor trabis » terça Oct 18, 2016 6:42 pm

Obrigado pelas respostas mas o que pretendo é ligar um frigorifico a 220v e não a 12v. Suponho que as contas seriam 80wh/220v = 0,35ah. Se trabalhasse 24 horas gastaria 8,27 amperes e para 10 horas de sol, precisava de um painel que debitasse 0,82 amperes hora. Estarei correto? Obrigado pela ajuda :)
trabis
 
Mensagens: 4
Registado: quinta set 15, 2016 5:33 pm

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor Garrbel » terça Oct 18, 2016 8:17 pm

Boa noite
trabis Escreveu:Estarei correto?


Não sei nada de electricidade mas não pode estar correcto.

Se fosse um frigo a 12V seria 80/12=6,7 amperes/hora Como os 230V são originados das baterias a 12V o que vai gastar será os 6,7 mais o consumo do conversor.

Não será isto?
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor nuno soares » terça Oct 18, 2016 9:03 pm

A tensão a considerar nas contas deve ser 12v. Como já referido não estamos a considerar o consumo do conversor. O que desconhecemos será efetivamente as horas que o frigo vai trabalhar.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor fluis » quarta Oct 19, 2016 9:56 am

trabis Escreveu:Obrigado pelas respostas mas o que pretendo é ligar um frigorifico a 220v e não a 12v. Suponho que as contas seriam 80wh/220v = 0,35ah. Se trabalhasse 24 horas gastaria 8,27 amperes e para 10 horas de sol, precisava de um painel que debitasse 0,82 amperes hora. Estarei correto? Obrigado pela ajuda :)


Bom dia,

As contas são quase essas, contudo para calcular os amperes necessários tem de ser pela voltagem inicial da fonte de energia e não do frigo. Ou seja se o frigo é de 80w, então as contas são 80/12 = 6 ,6, ou seja 6,6 A, a esse consumo terá de adicionar o rendimento do conversor o qual não será de 100 %, ou seja irá acrescentar algum consumo em cima dos 6,6.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor trabis » quarta Oct 19, 2016 7:29 pm

Grato pela atenção, já estou esclarecido em relação aos amperes :)

Em relação às baterias, sei que existem de vários tipos (Gel, AGM, Ácido). Qual é o tipo de bateria que me aconselham?
trabis
 
Mensagens: 4
Registado: quinta set 15, 2016 5:33 pm

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor nuno soares » quarta Oct 19, 2016 9:56 pm

Na minha opinião as baterias com melhor relação preço desempenho são as AGM de nova geração. Estas permitem também funcionar como baterias de arranque e célula.
Na minha AC tenho instalado 3 Varta AGM 95 ah dual proposal e sstou satisfeito.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor germanii » quinta Oct 20, 2016 10:09 pm

nuno soares Escreveu:Na minha opinião as baterias com melhor relação preço desempenho são as AGM de nova geração. Estas permitem também funcionar como baterias de arranque e célula.
Na minha AC tenho instalado 3 Varta AGM 95 ah dual proposal e sstou satisfeito.


Tambem estou de acordo .
germanii
 
Mensagens: 160
Registado: segunda Oct 10, 2016 7:58 pm

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor Rodadossaurus » sexta Oct 21, 2016 9:14 am

Eu não.

Por causa da relação qualidade preço.
Se o peso e o espaço não forem um GRANDE constragimento, optaria por baterias normais.
Aliás, foi o que fiz. Pelo preço de uma bateria AGM compro as 3 de chumbo e ainda sobra dinheiro para umas jolas...
E as AGM não duram 3 vezes mais que as normais... (se forem bem cuidadas)
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor ahlagos » sexta Oct 21, 2016 9:08 pm

nuno soares Escreveu:Na minha opinião as baterias com melhor relação preço desempenho são as AGM de nova geração. Estas permitem também funcionar como baterias de arranque e célula.
Na minha AC tenho instalado 3 Varta AGM 95 ah dual proposal e sstou satisfeito.

Também estou de acordo!
Tenho uma Varta 100amp, e é espectacular! Para além de não emite gases tóxicos!
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Ajuda a escolher kit de painel solar

Mensagempor Ricardohiena » domingo jan 08, 2017 5:38 pm

Olá boas,andava a ver aqui tópicos de instalação de painéis solar na nossa autocaravana, alguém me sabe dizer se já algum tópico aqui aberto, pois tenho algumas dúvidas, pois já adquiri dois paíneis solar de 100w flexível e tenho duad baterias agm,de 100 w postas na reparcamping, estou a finalizar compre de um controlador mppt e de um inversor de o de pura, andava a ver um com a função de carregador e inversor mas acho que ia dar raia sei lá. Se ouver aqui quem me tire dúvidas para começar instalação diga. abraço autocaravanistas
Ricardohiena
 
Mensagens: 12
Registado: terça mai 17, 2016 4:13 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 40 visitantes